• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quem é Tom Bombadil?

Eu acho difícil o Tom Bombadil ser uma criatura que pulou para fora das "trevas do universo", assim como Ungoliant. É dito que só as criaturas mais bizarras habitavam essa escuridão. E o Tom Bombadil tem uma aparência bastante humana.


Sim, é verdade. Mas eu não quis dizer que ele era uma daquelas criaturas dos abismos terrestres. Eu quis dizer que ele poderia ser semelhante a elas, no sentido de ter tido a mesma origem ou algo assim. Mas, ainda assim, existe um grande "poderia" aqui: não tenho essa opinião sobre ele, mas usei apenas como um exemplo das complicações que surgem quando se tenta dar uma resposta a Tom Bombadil - justamente pelo fato de ser impossível, segundo Tolkien. :-)

[]'s!
 
Sim... uma resposta conclusiva é impossível, mas principalmente porque Tolkien não está mais aqui para lançar um novo material oficial que desvendaria o mistério.

Porque, no meu entender, há várias possibilidades para ele. Não é impossível que ele seja um dos Maiar ou Valar desfarçado, mesmo que eu não goste da idéia. E, na minha opinião, também não é impossível que ele seja um Anão, conforme a minha suposição. Se duas ou mais respostas podem ser certas, acaba que a resposta toma um caráter subjetivo. Cada um preferirá pensar de uma forma, e ninguém estará errado. Não gosto muito disso, mas é a verdade.
 
As vezes ele foi um Ainur mais apressado que Melkor para entrar en Arda e ninguem percebeu :P
 
Se duas ou mais respostas podem ser certas, acaba que a resposta toma um caráter subjetivo. Cada um preferirá pensar de uma forma, e ninguém estará errado. Não gosto muito disso, mas é a verdade.

Também não gosto desse tipo de coisa. Mas, infelizmente, é bem por aí, mesmo. Fazer o quê? =/

[]'s!
 
Muito bom Maniac, valeu pela musica! ^^


Tom é um dos meus personagens preferidos mesmo sem muitos detalhes sobre ele, então quanto mais melhor. Ele representa uma alma neutra pra mim, comparando-se a Eru, que embora estava "do lado do bem", permanecia impassivo mas tentava ajudar com perspectivas e dicas. Seria uma deidade que carregamos cada consigo para nos apoiar e mostrar que o que precisamos fazer é possivel.
 
Última edição por um moderador:
Porque, no meu entender, há várias possibilidades para ele. Não é impossível que ele seja um dos Maiar ou Valar desfarçado, mesmo que eu não goste da idéia. E, na minha opinião, também não é impossível que ele seja um Anão, conforme a minha suposição.

Também não gosto muito da idéia dele ser um Ainur, mas anão eu acho meio impossível ele ser, de qualquer forma (o anel não exerce poder sobre ele, lembra?). Acredito, assim como no artigo, que Tom seja parte da natureza.

TOKIEN WHY U NO LIVE? hahahaha
Ele nos responderia, talvez. Acho que a intenção dele era realmente deixar esse enigma.
 
É complicado falar de Tom Bombadil, não acho que ele seja Anão nem Elfo, mas sim um espírito que aprecia extrememante Arda e suas belezas, sua sabedoria também é notável, e a rapidez que ele chega para salvar Frodo e os outros hobbits é estranha para um ser "comum", muito díficil explicar, não acredito também na hipótese de que ele seja Iluvátar.

Ele é um ser separado das outras raças, acredito que nasceu de Arda, único...
 
Placebo, Tolkien afirmou explicitamente em uma de suas cartas que não há personificação de Ilúvatar na Terra-média.
 
Placebo, Tolkien afirmou explicitamente em uma de suas cartas que não há personificação de Ilúvatar na Terra-média

Exatamente...Tom não é Ilúvatar, e Ilúvatar (creio) também não é Tolkien...A não ser que visto sob o prisma de Tolkien ser o criador de Arda no sentido literário...afinal, foi criação da mente dele. Mas não acho que ele criou Ilúvatar como uma personagem inspirada nele próprio, e sim uma forma de representar Deus.
 
Exatamente...Tom não é Ilúvatar, e Ilúvatar (creio) também não é Tolkien...A não ser que visto sob o prisma de Tolkien ser o criador de Arda no sentido literário...afinal, foi criação da mente dele. Mas não acho que ele criou Ilúvatar como uma personagem inspirada nele próprio, e sim uma forma de representar Deus.

Então oq seria Tom? - vejam a ironia a tolkien... ao escrever silmarillion/senhor dos anéis por exemplo ele nega qualquer semelhanças com os acontecimento históricos nos idos de 1910-1045. tolkien é um grande brincalhão, assim como bombadil. tom bombadil é alter ego de tolkien, e isso não desmerece sua obra.
 
Tom é um ser único. Não há necessidade de classificá-lo em qualquer raça existente. Ele não é Eru, não é elfo, não é anão. Tom é simplesmente Tom. Não vejo objetivo em toda essa celeuma de classificação, que se estende a outros personagens da mitologia tolkieniana, como Ungoliant.

O problema de identificar Bombadil com Iluvatar é que, além de contrariar uma afirmação explícita do autor, vai contra todos os preceitos mais básicos de Tolkien. Nâo se esqueça que Tolkien pretendia criar uma versão do nosso próprio mundo. Por isso as concepções de Tolkien se refletiam na Terra-média. Ele não construiria a Terra-média com coisas que contrariavam a sua visão do mundo real.

E Tom ser Deus contraria as suas visões. Tolkien era católico devoto, um traço que influenciou grande parte de sua obra. A ideia de Deus se fazer presente fisicamente na Terra é afirmar que houve uma outra Encarnação - uma ideia que provoca horror em qualquer católico, ainda mais em Tolkien.
 
Última edição:
Assim como acontece com diversos personagens de Tolkien, Bombadil é, de fato, uma miscelânea de influências, referências e associações literárias/mitológicas diversas e até mesmo uma pitadinha de Avatar de Autor, o tropo da TV Tropes. Uma coisa não precisa eliminar a outra, essas analogias e ingredientes diversos coexistem dentro do conjunto de associações simbólicas sem que haja mútua exclusão entre quaisquer delas.

Dentro do mundo de Tolkien, por motivos diversos, quem conhece a obra sabe que vários personagens contêm pedaços e fragmentos de analogias com o próprio autor: Faramir ("As far as any character is 'like me', it is Faramir"), Fëanor, Gandalf, Aulë, Pengolodh, Beren, Aldarion, Bilbo e, acho, até mesmo Melkor, têm algo de Tolkien dentro de si. Por que não Bombadil então?

Quanto ao que Bombadil era e por quê Tolkien resolveu ser tão lacônico e misterioso a respeito do tema, qualquer dia desses, quando eu tiver paciência de escrever outro texto Ungoliant like ( ou seja, vai dar uma monografia, a coisa é MUITO COMPLICADA ), eu vou dar aquela que me parece ser a resposta infletindo na direção correta.

Só adiantando: a meu ver, existem motivos MUITO BONS E FORTES pra Tolkien ter resolvido sugerir a existência de explicação sem ter dado nenhuma pista forte "in universe" no fim das contas. Situações análogas com aquelas que redundaram na alteração retroativa provável da origem do nome Moria.

Palpite meu: o nome da localização original "real" da criação dos Anões Tolkienianos, estranhamente nunca revelado ( muito suspeito, né?), era, justamente, Moria, o local onde os patriarcas dos anões quase foram sacrificados pra aplacar o descontentamento de Eru em uma situação que remete ao seu análogo bíblico.

Tolkien repudiou o simbolismo por causa do medo de ser associado com idéias simpatizantes ao Zionismo judaico que culminou na criação do Estado de Israel. Uma posição com a qual ele , certamente, concordava até a época da redação do SdA mas, que , posteriormente, deve ter sido revista por ele, dado o modo com que a idéia acabou sendo implementada em data próxima da conclusão da escrita do livro, em 1948. E, devemos lembrar, Moria é a "Terra Prometida" para a qual os Anões querem voltar na época do SdA, a terra ocupada por inimigos "orientais" que usam cimitarras e outras armas associadas ao Oriente Médio.

Tem, inclusive, um bom bocado a ver com a relação de amor e ódio com a mitologia celta e com a negativa de influência desse complexo de mitos do noroeste da Europa sobre o Legendarium a despeito de todas as evidências em contrário. E muito a ver com o quê foi feito com esses mitos desde a década de vinte pra cá em termos de influência no imaginário popular e na configuração religiosa de nossa sociedade atual.

Devido à natureza enigmática do personagem, a princípio, penso eu, mesmo as especulações que Tolkien, explicitamente, descartou como a de Avatar de Ilúvatar, não são, de todo, desdenháveis; afinal de contas, existem motivos pra que tantas pessoas façam essa dedução independente umas das outras, vcs não acham? Até porque, lembremos, Tom Bombadil, assim como os Gigantes do Hobbit, NÃO HAVIA sido criado, originalmente, pra fazer parte da Terra Média.

Então, por essa lógica, é possível, sim, que ele contivesse algo de demiúrgico, a la Aslan de Narnia, na sua tessitura original, como o poder "mágico" da linguagem dele parece sugerir.

Mesmo que Tolkien, no fim, tenha pensando numa explicação viável pra ele dentro da cosmologia da Terra Media, ou seja, que não contradisesse a noção de não haver encarnação do Uno antes do Cristo, já que Arda é o nosso mundo no passado, como Meneldur bem explicou, isso NÃO QUER DIZER que não tenha ficado algo dessa idéia de "ser primordial cuja palavra é lei" no DNA do personagem ( assim como ficou uma pitadinha de Hela em Nienna reminiscente da caracterização sombria dela no Livro dos Contos Perdidos), uma idéia que Tolkien importou tanto da Bíblia quanto do Kalevala, onde Vainamoinen é um análogo de Bombadil em bem mais de um aspecto.

Vide aí a similaridade da capa da primeira edição portuguesa do As Aventuras de Tom Bombadil e essa pintura mostrando Vainamoinen tentando pegar Aino que depois teria se transformado num espírito da água ( Goldberry a filha do rio nem um pouco né) após fugir do Demiurgo casadoiro.

livro-as-aventuras-de-tom-bombadil-jrr-tolkien-1976_mlb-o-229694118_169-jpg.46250


aino.gif


tumblr_m5rb4ytsTn1qz6bpro1_1280.jpg


imagem.bmp




Que, também, coincidentemente(?) também é parecida com essa outra do Vainamoinen peitando a demoníaca Louhi na luta pela posse do Sampo. Considerando detalhes como a mão dele no leme da embarcação e o pé estirado das criaturas parece mesmo que o artista da Europa-América usou a pintura como um tipo de template.



E muita coisa que Tolkien falou sobre o seu universo, inspirações e intenções não se provaram como verdades absolutas
; então acho bom uma certa dose de tolerância e cautela pelas teorias divergentes, por mais desautorizadas que possam ser devido ao tropo Word of God que, bem ou mal, é tantas vezes invocado em se tratando de Tolkien.
 

Anexos

  • livro-as-aventuras-de-tom-bombadil-jrr-tolkien-1976_MLB-O-229694118_169.jpg
    livro-as-aventuras-de-tom-bombadil-jrr-tolkien-1976_MLB-O-229694118_169.jpg
    21,5 KB · Visualizações: 284
Última edição:
Dentre tantos artigos e especulações acerca da identidade real de Bombadillo que já tive a oportunidade de ler e spoilear, este está, indubitavelmente, entre os melhores.
Cadastrar-me neste fórum tem se mostrado uma das melhores coisas que já fiz na condição de fã do Professor.
Congratulações ao autor do texto.
 
Muito bacana o tópico. Reflexões tais que me fizeram abandonar minha própria teoria sobre Bombadil, pois figura como superficial ante argumentos tão bem construídos. Continuarei pesquisando na linha do meu argumento, mas reconheço que, a partir de agora, esse é o fundamento da minha teoria sobre Tom Bombadil... meu ponto de vista será apenas alternativo.
 
Para quem deseja entender o que se passou nessa luta dos desenhos acima que teria ocorrido entre Tom e Goldberry tem algumas passagens bem elucidativas sobre o primeiro e segundo encontro de Tom com ela.

Existe um material interessante sobre Tom Bom Bombadil do livro Tales From The Perilous Realm de Tolkien.

O livro inclui:
-Roverandom
-Farmer Giles of Ham
-The Adventures of Tom Bombadil
-Smith of Woothom Major
-Leaf By Niggle
-On Fairy Tales

Especificamente, a parte de Tom Bombadil relata os 2 primeiros encontros entre Tom e Goldberry e o casamento. Eu estou de posse do livro há algum tempo mas só recentemente tive oportunidade de olhar o conteúdo a respeito Tom.

A história The Adventures of Tom Bombadil se passa num mundo ainda mais mágico que o de SdA e se mistura com poesia em parte da leitura (realidade e fantasia apenas um pouco se confundem porque com certeza existe uma realidade intensa de conto de fadas no mundo de Tom) em que alguns detalhes escapam que deixam penetrar um pouco mais na vida de Tom. Segue-se abaixo o que me chamou a atenção:

...
Old Tom in Summertime walked about the meadows
Gathering the buttercups, running after shadows,
Tickling the bumblebees that buzzled among the flowers,
sitting by the waterside for hours upon hours.
Digno de nota sobre o comportamento dele nas áreas sublinhadas. O que seriam e o que significa correr atrás de sombras e o que queria dizer ficar sempre horas na beira do rio?
There his Beard dangled long down into the river:
up came Goldberry, the River-woman's daughter;
pulled Tom's hanging hair. In he went a-wallowing
under the water-lilies bubbling a-swallowing
.

Notar que ela puxou a barba dele e o arrastou para a água. Importante também a grafia de River com maiúscula. É rude, mas é interessante ver que a rudeza enriquece a relação de Tom e GoldBerry.

'Hey, Tom Bombadil! Wither are you going?
said fair Goldberry. 'Bubbles you are blowing,
frightening the finny fish and the brown water-rat,
startling the dabchicks, and drowning your feather-hat!'
Goldberry parece gostar de ironias.

'You bring it back again, there is a pretty maiden'
said Tom Bombadil. 'I do not care for wading.
Go down! Sleep again where the pools are Shady
far below willow-roots, little water lady!'

Lugares favoritos de Goldberry
Back to her mother's house in the deepest hollow
swam young Goldberry. But Tom, he would not follow;
on knotted willow-roots he sat in sunny weather,
drying his yellow boots and his draggled feather
.

Em SdA Tom parece ser resistente a encantamentos e a momice e traquinagem de Goldberry não o atraem nessa situação (o chapéu dele não é legal se ficar molhado). Próximo encontro:

...
[...]
But one day Tom, he went and caught the River-daughter,
in green gown, flowing hair, sitting in the rushes,
singing old water-songs to birds upon the bushes.
Notar o costume de cantar antigas canções da água de Fruta D'ouro.

He caught her, held her fast! Water rats went scuttering
reeds hissed, herons cried, and her heart was fluttering.
Said Tom Bombadil: 'Here's my pretty maiden!
You shall come home with me! The table is all laden:
yellow cream, honeycomb, white bread and butter;
you shall come under Hill! Never mind your mother
in her deep weedy pool: there you'll find no lover!'
Notar o hábito de convidar com comida na mesa. A seguir vem o casamento de Tom. Notar algumas ações interessantes:

Old Tom Bombadil had a merry wedding
...
...He sang like a starling,
hummed like a honey-bee, lilted to the fiddle,
clasping his river maid round her slender middle.

...
Old Tom Bombadil heeded not the voices,
taps, knocks, dancing feet, all the nightly noises;
slept till the sun arose, then sang like a starling:
'Hey come derry-dol, merr-dol, my darling!'
sitting on the door-step chopping sticks of willow,
while fair Golberry combed her tresses yellow.
 
Última edição:
.

Gostei muito da sacada de Bombadil ser Tolkien.

Certamente há quatro coisas bem intrigantes sobre o bom e velho Tom, que são:

1) Sua palavra é a Lei;

2) Não foi gerado por quem quer que seja;

3) É o mais antigo habitante de Arda, já estava aqui antes até dos Ainur;

4) É completamente imune ao Elemento Morgoth e inclusive tem poder sobre artefatos construídos para captar o Ingrediente Melkor (fez o Anel desaparecer, lembram-se disto?).

Ou seja, se ele não é Eru, então ele só pode ser Tolkien.

.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo