• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quem é Tom Bombadil?

Ótimo tópico! Realmente esclarece muitas coisas, mas mesmo assim...

Tom Bombadil, na minha opinião... ao mesmo tempo que é algo, também não o é. Ele é o "caos", a ultima das questões que deve ser discutida a fundo (diz a lenda que muitos sábios foram levados à loucura com essa questão, tá...parei).

Adoro o Tom, e ja tentei buscar a sua origem, mas agora nem ligo para isso. Ele é a personagem que não se deve tentar entender, ele simplesmente está lá... para ser apreciado.
 
Tom Bombadil, na minha opinião... ao mesmo tempo que é algo, também não o é. Ele é o "caos", a ultima das questões que deve ser discutida a fundo (diz a lenda que muitos sábios foram levados à loucura com essa questão, tá...parei).


Eu não seria assim tãããão taxativa, mas que muita gente já deve ter gastando uns bons neurônios tentando saber Quem é o Tom, ah com toda a certeza já deve ter tido...Eu sinceramente não gasto mais meus neurônios com ele, porque ele é indecifrável...Tem horas que eu penso que ele é um ser de outro mundo que acabou indo parar em Arda por acaso...Mas enfim o Tom é assim.8-O
 
Olá a todos, sou novo no fórum.
Já li O Hobbit, O Silmarillion e Contos Inacabados há muito tempo... porém nunca havia lido "O Senhor dos Anéis". Assisti os filmes, e julguei - equivocadamente -, que não perderia muito se deixasse de ler os livros. Tom Bombadil era um personagem desconhecido para mim até há pouco tempo, quando conversei com um amigo. Fiquei estupefato com os poderes desse enigmático ser.
Nessa última semana, comecei a ler O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel, e Tom entrou na história hoje. Fiquei extremamente curioso em saber "O que" seria Tom Bombadil, e assim que Frodo, Pippin, Merry e Sam deixaram o capítulo da casa do velho, já vim direto na internet pesquisar se alguém teria a resposta para isso. Não achei, porém, nenhuma resposta conclusiva. Encontrei este tópico, e as conjecturas se assemelham muitas com as que encontrei em fórums americanos - ainda que aqui esteja de forma mais completa.

Tenho, no entanto, um pensamento diferente de todos que vi até agora. Gostaria de comparilhar com vocês... ficaria ainda mais satisfeito se recebesse críticas quanto ao meu pensamento, ainda que este seja um tópico de 2009.


Bem... Quando Tom aparece pela primeira vez, a descrição que temos dele é de que ele seria "grande e pesado demais para ser um hobbit, embora não alto o suficiente para ser uma pessoa grande". Isto, ao menos para mim, me parece ser um anão. Todos que eu vi até agora, entretanto, descartam prontamente a possibilidade de Tom Bombadil ser um anão, unicamente por esta raça ter ganhado vida após os elfos. É fato que os elfos receberam o sopro da vida antes do que os anões, mas Aulë os criou antes que os primeiros elfos acordassem, e os utilizava como "marionetes", ainda que não tivessem vida. Então, tecnicamente, os Anões anadaram pela terra-média antes do que os Elfos.

Sinceramente eu não acredito que Tom Bombadil e Flor D'Ouro sejam Aulë e Yavanna. Os poderes dos Valar eram muito superiores a qualquer um apresentado na terceira era. É fato que Tom Bombadil tem um poder impressionante, mostrando-se imune aos efeitos do anel. Ouso até dizer que a sua canção é bem semelhante à canção primordial dos Valar... mas seu poder sobre a canção primordial é bem inferior ao nível criacionista dos Valar. Aulë, no entanto, criou os anões, e é dito que ele próprio criou e ensinou o idioma dos Anões. Se Tom Bombadil tiver sido "o mais antigo dos anões", imagino que o ferreiro deva ter tido um carinho muito especial com ele, e possa até ter ensinado para ele um pouco da canção primordial.

Não acredito que Tom Bombadil seja Aulë... são muito diferentes. Um é um ferreiro, e o outro é um "Senhor da Floresta".

Na minha opinião, Tom é o mais antigo dos anões. Aulë acordou com Ilúvatar que os Anões só acordariam após os Elfos, mas o deus supremo pode ter concedido a ele que apenas acordasse um deles. Ou talvez o ferreiro tenha descoberto um modo de acordar apenas um dos anões antes de tudo, às escondidas até mesmo de Ilúvatar! Não sei ao certo como, mas vejo muitas possibilidades de Tom Bombadil ser o mais antigo dos anões, mesmo que ele nunca tenha vivido como mum anão... imagino que ele tenha sido criado entre os Maiar que já habitavam a Terra Média antes dos Elfos. E, tal qual os primeiros Elfos (Fëanor, Fingolfin, Turgon) eram muito mais poderosos do que os dos dias da Terceira-Era, o primeiro de todos os Anões poderia ter uma força ímpar também. Em verdade, eu acredito que a força de Tom Bombadil seja equiparada com a de Finrod Felagund... Quando Sauron ainda era um general de Morgoth, os dois batalharam em pé de igualdade, e o futuro novo Senhor do Escuro só saiu vencedor por um mero detalhe. Aliás, um fato curioso é que Finrod também usava um pouco da "Canção Primordial" para combater, algo bem semelhante com o que Tom faz.
 
O Tom? Bom sabemos que ele é um boneco de infância dos filhos do Tolkein. Ele escreveu inicialmente As Aventuras de Tom Bombadil e resolveu inserir a personagem no Senhor dos Anéis. Para mim Tom é isso. Nada mais que isso.

Acho que Tolkien não quis achar na própria mitologia uma justificativa da presença dele no Senhor dos Anéis. Eu penso muito mais em um motivo pessoal ou sentimental. O Tolkien dizia:

Valinor disse:
Como Tolkien escreveu em uma carta de 1954, “… muitos o acharam um ingrediente estranho e verdadeiramente discordante. De fato historicamente eu o coloquei porque já o havia inventado… e queria uma “aventura” no caminho. Mas eu o mantive, e como ele eram porque ele representa certas coisas que de outro modo ficariam de fora”.

De todas as teorias a respeito do Tom a única que o Tolkien nega é do Tom ser Ilúvatar.
 
Última edição:
Na minha opinião, Tom é o mais antigo dos anões. Aulë acordou com Ilúvatar que os Anões só acordariam após os Elfos, mas o deus supremo pode ter concedido a ele que apenas acordasse um deles. Ou talvez o ferreiro tenha descoberto um modo de acordar apenas um dos anões antes de tudo, às escondidas até mesmo de Ilúvatar! Não sei ao certo como, mas vejo muitas possibilidades de Tom Bombadil ser o mais antigo dos anões, mesmo que ele nunca tenha vivido como mum anão... imagino que ele tenha sido criado entre os Maiar que já habitavam a Terra Média antes dos Elfos. E, tal qual os primeiros Elfos (Fëanor, Fingolfin, Turgon) eram muito mais poderosos do que os dos dias da Terceira-Era, o primeiro de todos os Anões poderia ter uma força ímpar também. Em verdade, eu acredito que a força de Tom Bombadil seja equiparada com a de Finrod Felagund... Quando Sauron ainda era um general de Morgoth, os dois batalharam em pé de igualdade, e o futuro novo Senhor do Escuro só saiu vencedor por um mero detalhe. Aliás, um fato curioso é que Finrod também usava um pouco da "Canção Primordial" para combater, algo bem semelhante com o que Tom faz.
Sim, mas essa teoria tem alguns furos. Por exemplo, porque o Anel não tem efeito sobre ele? Sabemos que os Anéis tem efeitos sobre os Anões.
 
Sim, mas essa teoria tem alguns furos. Por exemplo, porque o Anel não tem efeito sobre ele? Sabemos que os Anéis tem efeitos sobre os Anões.

Mas talvez não afetasse o primeiro dentre todos os Anões. Se ele tiver sido moldado, do barro, pelas próprias mãos de Aulë; se ele tiver sido uma obra prima de Aulë, um modelo para todos os Anões seguintes; Você não acha que ele poderia ser imune ao anel de Sauron, o Maia? Quer dizer... eu acho bem possível e provável Aulë ser capaz de construir algo que esteja além das capacidades das criações de Sauron. O que você acha?
 
Mas talvez não afetasse o primeiro dentre todos os Anões. Se ele tiver sido moldado, do barro, pelas próprias mãos de Aulë; se ele tiver sido uma obra prima de Aulë, um modelo para todos os Anões seguintes; Você não acha que ele poderia ser imune ao anel de Sauron, o Maia? Quer dizer... eu acho bem possível e provável Aulë ser capaz de construir algo que esteja além das capacidades das criações de Sauron. O que você acha?
Mas os próprios Maiar, criações de Eru, não conseguiam resistir ao anel (vide Gandalf). Além disso, o modo que Bombadil fala (estive aqui antes da primeira gota de chuva, etc.) faz parecer que ele estava aqui antes da própria Arda terminar de se formar, antes de Aulë sequer ter "tempo" para criar os Anões.
 
Última edição:
Mas os próprios Maiar, criações de Eru, não conseguiam resistir ao anel (vide Gandalf).

Eles são criações de Ilúvatar tal qual os Elfos e Homens o são. Ele é onipotente - ou ao menos algo muito próximo disso. Se a maioria de suas criações não são resistentes ao Anel, é porque ele desejou fazê-las assim. Aulë, por outro lado, como um ferreiro que é, prima pela eficiência. Se ele desejasse forjar uma criatura resistente a determinados efeitos mágicos, como os do anel, acredito que ele poderia. E há elfos mais poderosos do que os Maiar, como Finrod, Fëanor, Fingolfin, Ingwë e Turgon. Por que os primeiros anões também não poderiam ser bem superiores do que os da geração da 3ª era?

Além disso, o modo que Bombadil fala (estive aqui antes da primeira gota de chuva, etc.) faz parecer que ele estava aqui antes da própria Arda terminar de se formar, antes de Aulë sequer ter "tempo" para criar os Anões.

Do jeito como ele fala, eu não o imagino sendo uma criatura alienígena, que um belo dia pousou na terra, como os Valar e os Maiar. Eu imagino como se ele tivesse nascido em Arda, só que bem no princípio disso. Da forma como ele diz, a impressão que eu tenho é que ele fala do tempo de antes de haver o Sol e a Lua... talvez até antes. Veja bem, enquanto os Valar combateram contra Melkor, Arda estava em plena criação. Imagino-a como uma grande bola de fogo, e rochas móveis cheias de crateras (semelhante à criação do nosso próprio mundo). Pois bem, Aulë criou os Anões antes de os Elfos despertarem, mas, se não me engano, não é especificado exatamente quando ele os criou. Ele pode muito bem ter criado os primeiros anões antes mesmo de haver chuva, ora. Se certamente nem Sol havia, não é incabível pensar que "o dia que não havia chuva" era um passado tão anterior assim. Aulë pode até ter usado os "Anões marionetes" nas guerras contra Melkor; Por que não?
 
Última edição:
Porque eles estavam dormindo durante as guerras contra Melkor. E no momento em Aule ofereceu os anões a Ilúvatar foi dada a eles consciencia.
 
Só que antes que Ilúvatar conversasse com Aulë, o ferreiro os usou como marionetes (Não tinham vida própria, mas Aulë podia controlá-los com a sua vontade). E no Silmarillion nunca é dito por quanto tempo isso ocorreu... na velocidade em que a narrativa de lá se passa, é capaz de ele ter usado isso por séculos, ou até milênios.

A minha teoria sobre Tom ser um Anão gira justamente em torno de um descumprimento de Aulë ao acordo que fez a Ilúvatar. Ele pode ter descoberto como dar o sopro da vida a apenas um dos anões; ou pode até mesmo ter pedido a Ilúvatar uma única exceção, pois ele era o mais ansioso dentre todos os Valar a conhecer os povos de Arda. Outra possibilidade seria Aulë ter continuado a utilizar um dos anões como marionete, mesmo que descumprindo às ordens do deus supremo.

Só porque essa história não está lá registrada nos livros não deve ser descartada. O que não tem contradição torna-se uma possibilidade. Tudo o que eu acho é que a primeira descrição dada a Tom Bombadil indica claramente que ele seja um Anão: "robusto e grande demais para ser um Hobbit, mas não alto o suficiente para ser uma Pessoa Grande". Até agora ainda não vi a impossibilidade para ele ser um anão.
 
Última edição:
.

Penso que Bombadil, Fruta D'Ouro e Ungoliant já existiam antes até da criação dos Ainur e que não foram gerados por Eru, opinião um tanto quanto "herética", eu sei, mas esta é a única explicação que eu consigo encontrar para a existência deles.

.
 
Última edição:
Tom Bombadil é na minha opinião = O Personagem mais chato e não necessário no livro, e um dos motivos pelo qual abandonei a leitura de Sociedade do Anel a primeira vez que li. Eu posso estar bem errado. MAS eu não acho que ele seja Eru, ou um valar... eu posso estar errado, mas ele pra mim, é um saco! E eu sei que voces amam ele e tem motivos pra isso, devem ter estuda mais e afins. mas na minha opinião.

Se colocassem ele no filme, Sociedade do anel pegava uns 200milhões de dolares a menos...
 
.

É um personagem que exige um certo estado de espírito, mesmo. Mas, depois que você o decifra, você passa a gostar muito dele, comigo, pelo menos, foi assim.

.
 
Mas esse é o problema, decifra-lo, Todos os meus amigos locais que leram acham ele uma bodega (como eu) Porque só viram uma especie de Beorn que não vira urso, é metido a cantor e 1000 vezes mais sem graça que o Beorn Troca-pele (que é um dos meus personagens favoritos)

E com certeza todos acham os gigantes avulsos de o Hobbit, ou até mesmo os trolls bobos do mesmo personagens mais empolgantes que Tom Bombadil da ~~ que o pariu. Mas pode ser por isso, não os deciframos porque o personagem de primeira não cativa muito.
 
Não li o tópico inteiro pois está corrido aqui, então não sei se já comentaram o seguinte: em uma das famosas cartas, o professor Tolkien diz que embora Tom Bombadil não desempenhe um papel importante e crucial na estória, ele está ali para ser justamente um enigma insolúvel; ou seja, não há resposta para a pergunta "quem é Tom Bombadil?".

Na estória, tanto no Conselho de Elrond quando na viagem de volta pela estrada que ia ao Condado, Gandalf dá a entender que sabe perfeitamente quem e o que é Tom Bombadil, mas em nenhum momento isso serve para tornar o assunto mais claro; pelo contrário, faz com que o ponto de interrogação cresça ainda mais.

Agora, "quem Tom Bombadil não é?" já é uma pergunta que ao menos tem uma resposta oficial do próprio Tolkien, como já disseram: ele não é Eru; e creio que poderia ser afirmado, também, que ele não é nenhum dos Ainur, visto que no Conselho de Elrond é dito explicitamente por Gandalf que Tom não toma partido em lado algum e não está nem aí para guerras, anéis de poder ou qualquer coisa do tipo. No meu ver isso passa longe do modo de agir e pensar de qualquer Ainur, seja Valar, Maiar ou qualquer outra categoria que poderia existir.

Se tivesse de simplesmente chutar uma resposta, eu diria que talvez Tom seja como aqueles seres que, segundo Gandalf, habitam os lugares mais profundos da Terra, os quais nem mesmo Sauron conhece, pois seriam mais antigos do que ele; e Bombadil afirma de si mesmo que

"Eldest, that's what I am. (...) Tom remembers the first raindrop and the first acorn. (...) He knew the dark under the stars when it was fearless – before the Dark Lord came from Outside."​

Mas ainda assim isto não diz nada em absoluto, pois se poderia começar a levantar inúmeras questões: como e quando esses seres surgiram?; quem são eles?; qual seu papel na creação (com "e", mesmo) de Eru?; etc. No final volta-se ao que Tolkien disse: Tom é um enigma indecifrável.

Eu iria colocar aqui, também, o trecho da carta onde Tolkien fala isso, mas não estou com o livro em mãos. Um excelente artigo sobre a natureza de Bombadil pode ser encontrado neste link do Tolkien Gateway.


[]'s!
 
Ele é um arranhão no vinil Coral dos Ainur.

Não vou lembrar onde eu li isso, mas parece que Tolkien havia pensado no Tom Bombadil como um aborígene da Terra-média.

Bem, se a dissonância de Melkor acabou trazendo a personificação do Vazio que é Ungoliant, penso que alguma nota pode ter criado um baixinho barbudo e entediante.
 
.

A "imunidade" dele ao Anel equivale à antiluz de Ungoliant no sentido de fazê-los absolutamente singulares.

.
 
Eu acho difícil o Tom Bombadil ser uma criatura que pulou para fora das "trevas do universo", assim como Ungoliant. É dito que só as criaturas mais bizarras habitavam essa escuridão. E o Tom Bombadil tem uma aparência bastante humana.
 
Eu acho difícil o Tom Bombadil ser uma criatura que pulou para fora das "trevas do universo", assim como Ungoliant. É dito que só as criaturas mais bizarras habitavam essa escuridão. E o Tom Bombadil tem uma aparência bastante humana.

.

Bom, diria que "bizarro" ele é, Bombadil não é maligno, isto sim.

.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo