• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Que música estão ouvindo agora? (LEIAM O 1º POST ANTES)

E por falar na Ilha Quadrada, segue a Matriz Quadrada, que pode servir como guia aos interessados em algumas peças de referência do repertório erudito:


42623655962_90cc8d77c9_o.png


https://ilhaquadrada.com/matriz/
 
somegirls.jpg
Aniversário de 40 anos de lançamento do álbum Some Girls, dos Rolling Stones em 9 de junho de 1978.

Considerado por muitos críticos como o álbum que marca o retorno dos Stones ao rock mais puro desde o disco Exile on Main St. de 1972, aqui a faixa Miss You:

 
Hoje to precisando de energia, nada melhor que uma boa "espanholada" (como dizem os tugas) pra despertar até a última fibra do corpo :)

 
Então que tal o Concerto de Aranjuez, do Joaquin Rodrigo?

O famoso Adágio:



O concerto na íntegra:


** Posts duplicados combinados **
Ou então El Amor Brujo (a Dança Ritual do Fogo), do de Falla?

 
Ah, o Adágio eu já conhecia, foi composto pra violão clássico, que é lindo :)
El Amor Brujo é bem bacana, hein? Gostei mesmo.

Falando em instrumento popular na música clássica, você já viu uma cuíca fazendo participação especial em Bach - sem sambalizar a peça?

Já que desviei o assunto: acho bem legal quando há crossovers de instrumentos clássicos/populares, principalmente quando o instrumento respeita as características originais da música, como nessa participação da cuíca. Acho mais respeitoso para a música e mais honroso pro instrumento. O mesmo vale pra instrumentos clássicos batendo cabelo em música popular, adoro :)
Mas não tenho nada contra sambalizar eruditos nem eruditar populares, rs. Só não é minha preferência.
 
Eu já ouvi uma curiosa versão do Rondeau Alla Turca da Sonata K 331 de Mozart para formação de choro. Ficou engraçadinha:




Além desses casos há também os de instrumentos, digamos, não usuais.

Tem o Teremin, cuja obra mais famosa é o concerto do Aho. Aqui tem um trechinho:




O nosso Villa incluiu na instrumentação de Uirapuru um instrumento curiosíssimo, o violinofone (no vídeo a partir de 17:14):




Schubert escreveu uma famosa (e bela) sonata para um instrumento que praticamente sumiu, o Arpeggione. Aqui o primeiro movimento dela:


Hoje em dia ela é tocada com cello.
 
Meu compositor vivo favorito é o Penderecki, autor da famosa Trenodia às Vítimas de Hiroshima:



Também gosto muito de Lindberg, do Adams e o Pärt.
 
Meu compositor vivo favorito é o Penderecki, autor da famosa Trenodia às Vítimas de Hiroshima:

Também gosto muito de Lindberg, do Adams e o Pärt.

Penderecki também é um dos meus compositores favoritos dos atuais; aprecio muito as suas sinfonias e obras sacras.

Entre os compositores da corrente minimalista, John Adams é o que mais gosto.
 
Ouvir música clássica todo dia está sendo uma maravilha,duas otimas que escuto e reouço:

Concerto for Violin and Strings in E,Op. 8,N.1,R.269 "La Primavera": 3.Allegro (Danza Pastorale)


E a melhor música que já existiu e existirá:

Bagatelle in A Minor, WoO
, "Für Elise "


No caso estou ouvindo pelo spotify por isso esses títulos e meu deus é muito inspirador...Ainda vou aprender a tocar violino e tocar a Für Elise em meu sintetizador...
** Posts duplicados combinados **
Coecidencia o tópico estar em um momento música clássica rs...ainda mais citando Allegro
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo