1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)
  1. Abbadon

Abbadon Usuário

Primeiramente, olá, eu sou novo aqui e adorei este forum. Pulando tudo blá blá blá de apresentação eu postei este tópico, poi essa eh uma questão q tenho comigo a muito tempo.
    Existe alguma publicação que conte-nos algo sobre os acontecimentos da Quarta Era? (Eu ñ tenho o Contos Inacabados)
    Sobre o q aconteceu com os elfos depois de todos terem ido para o Oeste?
    Tipo todas as eras tem um senhor do escuro, quem seria ele na Q.E.?
    por favor c vcs tiverem alguma informação sobre a Q.E. postem aqui, obrigado.

2. Proview

Proview Go

Eu axo q Tolkien começou a escrever um conto sobre uma "nova sombra", mas desistiu pq de acordo com o proprio "não havia mais nada a ser contado"...
    Tah ai um link sobre isso:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Quanto aos elfos eu acredito q eles vivem lá em Valinor tranquilos e felizes esperando o final do mundo...

3. Krebain

Krebain Banned

talvez.....nós estejamos na quarta era!

4. Maglor

Maglor Lacho calad! Drego morn!

Não não, Tolkien disse que "estaríamos" em algo em torno da sétima era, se não me engano. :mrgreen:

Além do "Nova Sombra", que apesar de recusado por ser um vislumbre de como Tolkien imaginou aquela era, o que vale mesmo são as poucas descrições que estão nos próprios Apêndices do SdA. Foi a Era em que os elfos partiram permanentemente da TM, os anões foram se enfurnando nas suas minas e sumindo, e os Homens tomando e consolidando seu domínio na TM.

5. Vovin

Vovin Steve Vai, The Mars Volta

Vale lembrar que os hobbits também foram sumindo devido aos homens que tomavam suas terras e no fim se tornaram um povo diminuído e pobre.

Sobre o lance de Eras, é o seguinte:

Primeira Era: 541 Anos
    Segunda Era: 3442 Anos
    Terceira Era: 3021 Anos
    Quarta Era: Foi até a epoca do Dilúvio
    Quinta Era: Do dilúvio até o nascimento de cristo
    Sexta Era: 0 a 1945 (fim da Segunda grande guerra)
    Sétima Era: Agora

6. Maglor

Vovin, onde você leu sobre as eras após a quarta?

7. Skywalker

Skywalker Great Old One

É complicada a definição da Era atual... o máximo que eu encontrei foi uma carta do Tolkien (216) que ele fala do lapso de 60000 anos entre os acontecimentos do Senhor dos Anéis e os dias de hoje, e ele especula que estejamos na quinta Era, porém, como na concepção dele, as coisas mudam mais rápido atualmente, havia possibilidade de estarmos na sétima Era.

Mas em relação a eventos característicos, nunca encontrei nada, e isso que eu dediquei um tempinho à isso....

8. 60 mil anos entre a Terceira Era e nós? Hum... interessante... :think:

Só lembrando uma coisa: o início do calendário cristão (que diz-se começar no ano do nasciemnto de Cristo, o que não é verdade, e não quero discutir sobre isso aqui) dá-se no ano 1, e não no ano 0 como disse o Vovin. Por isso, por exemplo, o século 21 iniciou-se no ano de 2001, e não em 2000.

Quanto ao lance das Eras, isso é muito controverso. Como não há uma palavra oficial e definitiva do Professor, pode-se delimitar as Eras depois da Terceira de acordo com o gosto do freguês. Daria pra dizer, por exemplo, que acabou-se uma Era com a queda do Império Romano, ou com a Revolução Francesa, ou com alguma das Guerras Mundiais, ou até mesmo com o 11 de Setembro.

Temo que estejamos diante de mais uma discussão sem fim...

9. Vovin

Num dos livros do Ronald Kymsre

10. Faerum

Faerum Usuário

Nobre Maglor!
    O trecho que Vovin acaba de lhe escrever, foi tirado do Livro "Explicando Tolkien", do maravilhoso Ronald Kyrmse. :D

11. Proview

Proview Go

Tenho a impressão de ter lido q as Eras acabavam com o fim de uma grande Sombra (o nascimento de Cristo não é o fim de uma Grande Sombra ou é??)... O fim de alguma força tipo o Imperio Romano q tentou dominar o mundo...

Mas mesmo assim gostei dessas...

12. Maglor

Eu juro que quero ler esse trecho em que o Kyrmse fala sobre isso. Porque até onde eu sei, o que Tolkien escreveu é aquilo que o Skywalker disse.

O Kyrmse cita alguma fonte para essas informações?

13. Ka Bral o Negro

Ka Bral o Negro Tchokwe Pós-Moderno

Essa informação do Kyrmse é realmente oficial ou uma livre adaptação?

14. Vovin

Eu acho que é a visão dele, que eu também considero correta, excetona passagem para a Sétima Era, que eu considero a Revolução Francesa

15. Krebain

Krebain Banned

pode ser a 2 guerra mundial

16. Minduim

Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

E os últimos dúnedain, o que se deu deles?

17. Fëaruin Alcarintur ¥

Fëaruin Alcarintur ¥ Alto-rei de Alcarost

Maglor, eu sei que o próprio Tolkien disse que nós estaríamos no fim da Sexta ou começo da Sétima Era (isso em 1967m se não me engano). Há a "análise" do fim da Sexta Era ter sido marcada pela Segunda Guerra, por uma grande Guerra e queda de um grande ditador.

Só uma nota, a Primeira Era durou 590 anos. Em 541 Eärendil nem tinha chegado em Valinor ainda.

18. _Fingolfin_

_Fingolfin_ Usuário

É interessante essa visão, mas teria que ter havido uma grande perda de tecnologia de repente, pois gondor me parece bem mais avançada que Roma ou qualquer reino que antecede-a...

19. Fëaruin Alcarintur ¥

Fëaruin Alcarintur ¥ Alto-rei de Alcarost

Gondor era uma nação poderosa, mas não era tecnológica.

Pelo contrário; eles eram bastante conservadores, em virtude da cultura élfica intrincada na cultura gondoriana.

20. Minduim

Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

Acho que Gondor acabou por cair um dia, assim como todos os grandes reinos e impérios. A única coisa eu parece ter restado foi a bondade dos homens dos dúnedain, e mesmo assim ela vai se esvaindo a cada dia...
    (olha eu respondendo minha própria pergunta...) :?

Compartilhar