• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quarta Era

Abbadon

Usuário
Primeiramente, olá, eu sou novo aqui e adorei este forum. Pulando tudo blá blá blá de apresentação eu postei este tópico, poi essa eh uma questão q tenho comigo a muito tempo.
Existe alguma publicação que conte-nos algo sobre os acontecimentos da Quarta Era? (Eu ñ tenho o Contos Inacabados)
Sobre o q aconteceu com os elfos depois de todos terem ido para o Oeste?
Tipo todas as eras tem um senhor do escuro, quem seria ele na Q.E.?
por favor c vcs tiverem alguma informação sobre a Q.E. postem aqui, obrigado.
 
Não não, Tolkien disse que "estaríamos" em algo em torno da sétima era, se não me engano. :mrgreen:

Além do "Nova Sombra", que apesar de recusado por ser um vislumbre de como Tolkien imaginou aquela era, o que vale mesmo são as poucas descrições que estão nos próprios Apêndices do SdA. Foi a Era em que os elfos partiram permanentemente da TM, os anões foram se enfurnando nas suas minas e sumindo, e os Homens tomando e consolidando seu domínio na TM.
 
Vale lembrar que os hobbits também foram sumindo devido aos homens que tomavam suas terras e no fim se tornaram um povo diminuído e pobre.

Sobre o lance de Eras, é o seguinte:

Primeira Era: 541 Anos
Segunda Era: 3442 Anos
Terceira Era: 3021 Anos
Quarta Era: Foi até a epoca do Dilúvio
Quinta Era: Do dilúvio até o nascimento de cristo
Sexta Era: 0 a 1945 (fim da Segunda grande guerra)
Sétima Era: Agora
 
É complicada a definição da Era atual... o máximo que eu encontrei foi uma carta do Tolkien (216) que ele fala do lapso de 60000 anos entre os acontecimentos do Senhor dos Anéis e os dias de hoje, e ele especula que estejamos na quinta Era, porém, como na concepção dele, as coisas mudam mais rápido atualmente, havia possibilidade de estarmos na sétima Era.

Mas em relação a eventos característicos, nunca encontrei nada, e isso que eu dediquei um tempinho à isso....
 
60 mil anos entre a Terceira Era e nós? Hum... interessante... :think:

Só lembrando uma coisa: o início do calendário cristão (que diz-se começar no ano do nasciemnto de Cristo, o que não é verdade, e não quero discutir sobre isso aqui) dá-se no ano 1, e não no ano 0 como disse o Vovin. Por isso, por exemplo, o século 21 iniciou-se no ano de 2001, e não em 2000.

Quanto ao lance das Eras, isso é muito controverso. Como não há uma palavra oficial e definitiva do Professor, pode-se delimitar as Eras depois da Terceira de acordo com o gosto do freguês. Daria pra dizer, por exemplo, que acabou-se uma Era com a queda do Império Romano, ou com a Revolução Francesa, ou com alguma das Guerras Mundiais, ou até mesmo com o 11 de Setembro.

Temo que estejamos diante de mais uma discussão sem fim...
 
Vovin, onde você leu sobre as eras após a quarta?
Nobre Maglor!
O trecho que Vovin acaba de lhe escrever, foi tirado do Livro "Explicando Tolkien", do maravilhoso Ronald Kyrmse. :D
 
Tenho a impressão de ter lido q as Eras acabavam com o fim de uma grande Sombra (o nascimento de Cristo não é o fim de uma Grande Sombra ou é??)... O fim de alguma força tipo o Imperio Romano q tentou dominar o mundo...

Mas mesmo assim gostei dessas...
 
Eu juro que quero ler esse trecho em que o Kyrmse fala sobre isso. Porque até onde eu sei, o que Tolkien escreveu é aquilo que o Skywalker disse.

O Kyrmse cita alguma fonte para essas informações?
 
Eu acho que é a visão dele, que eu também considero correta, excetona passagem para a Sétima Era, que eu considero a Revolução Francesa
 
Proview disse:
Tenho a impressão de ter lido q as Eras acabavam com o fim de uma grande Sombra (o nascimento de Cristo não é o fim de uma Grande Sombra ou é??)... O fim de alguma força tipo o Imperio Romano q tentou dominar o mundo...

Mas mesmo assim gostei dessas...

pode ser a 2 guerra mundial
 
Maglor, eu sei que o próprio Tolkien disse que nós estaríamos no fim da Sexta ou começo da Sétima Era (isso em 1967m se não me engano). Há a "análise" do fim da Sexta Era ter sido marcada pela Segunda Guerra, por uma grande Guerra e queda de um grande ditador.


Só uma nota, a Primeira Era durou 590 anos. Em 541 Eärendil nem tinha chegado em Valinor ainda.
 
É interessante essa visão, mas teria que ter havido uma grande perda de tecnologia de repente, pois gondor me parece bem mais avançada que Roma ou qualquer reino que antecede-a...
 
Gondor era uma nação poderosa, mas não era tecnológica.

Pelo contrário; eles eram bastante conservadores, em virtude da cultura élfica intrincada na cultura gondoriana.
 
Acho que Gondor acabou por cair um dia, assim como todos os grandes reinos e impérios. A única coisa eu parece ter restado foi a bondade dos homens dos dúnedain, e mesmo assim ela vai se esvaindo a cada dia...
(olha eu respondendo minha própria pergunta...) :?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo