1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Quais os Poderes do um anel afinal?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Raphael S, 15 Ago 2008.

1. gorgol

gorgol Não sou mesmo um

O um possuía vontade própria e era sempre atraído pela vontade de seu criador. O portador do Anel, não importasse de qe lado estava, era atraído a conduzí-lo de volta a seu Mestre. O Anel era como uma parte vital de Sauron ou seja, Sauron precisava do Anel para continuar vivo e manifestar todo o seu poder, se o um fosse destruído, o espírito de Sauron seria reduzido a quase inexistência.

O anel possuía a propriedade de aumentar ou diminuir de tamanho e peso conforme o portador e a carga de energia negativa presentee Era indestrutível por qualquer arte de partilhada pelas raças da TM, a não ser a sua própria ou seja, ele era completamente indestrutivel exceto fogo onde havia sido feito.

corrijam-me se estou errado...

2. Excluído016

Excluído016 Excluído a Pedido

então... o UM só servia a Sauron mesmo...E todos sabiam disso na TM, pergunto eu : pq diabos tantos sentiam-se tentados pelo UM???
    (será que elaborei bem essa questão???:think: espero que entendam o que quis dizer:roll:)

3. cristhian_back

cristhian_back Usuário

Alguns com grande força de vontade podem controlar o UM, como Gandalf ou Aragorn, Isso ja foi dito. Mas veja Boromir, por exemplo, era um homem valoroso entretanto achou que poderia usar o poder do UM para ajudar Gondor. Pensou que poderia controlar o anel e usa-lo em beneficio próprio, foi ganancioso assim como Isuldur.

4. David-gondorian

David-gondorian Usuário

Se eu estiver enganado corrigem-me, eu acho que os poderes do anel variam de raças da terra média, por exemplo os hobbits só conseguem ficar invisiveis, mas o gandalf podia voar ou algo assim porque ele disse na irmandade do anel que se ele possuise o anel podia ficar com uma força que a do sauron.

5. Lord Almeida

Lord Almeida Usuário

eu concordo com vc em tudo...

6. Ramalokion

Ramalokion Mecha-de-Folha

Não, não, não... Cristhian esse é um erro comum, mas é exatamente o OPOSTO disso.

Tolkien nos diz em uma de suas Cartas (eu não vou postar qual e muito menos destacar o trecho pq ela está qui na Valinor; prefiro "forçar" vc a achá-la! :hanhan:) que na 3ª Era NINGUÉM (repare bem: N I N G U É M) poderia vencer Sauron pela posse do Um. Ele diz que TALVEZ (repito T A L V E Z), o Gandalf poderia mas mesmo assim APENAS depois de voltar como o BRANCO (ou seja: num fána).

Portanto a "sedução" do Um era uma artimanha em si mesma: "Ninguém me domina. Vc acha que pode? Duvido seu bocó! Vem tentar então... se conseguir eu te darei tudo o que vc mais quer" :mrgreen:

E não tem essa de "efeitos diferentes em raças diferentes", o que tinha era portadores diferentes com diferentes níveis de vontade e conhecimento. Só.

7. Snaga

Snaga Usuário não-confiável!!!

Ah, eu queria saber ser objetivo assim! Escrever pouco e dizer muito! :lol:

8. Deriel

Deriel Administrador

Não é bem verdade isso, não é assim "ninguém". Deixo com vocês a pergunta E20 do FAQ dos Anéis, que está em fase final de tradução por este que vos escreve (40 páginas em Word, fonte 10 :|). Peço perdão pelas citações em inglês, são justamente a parte na qual estou trabalhando agora, mas será suficiente pra sanar esta dúvida:

Percebam que a citação-chava, usada de forma equivocada pelo Ramalokion (:g:) é:

“In his actual presence none but very few of equal stature could have hoped to withhold it from him. Of 'mortals' no one, not even Aragorn.”

Ou seja, "none but a few" que é o mesmo que dizer "uns poucos".

Portanto sim, Sauron poderia ser vencido na Terceira Era por alguns poucos, mas não por mortais ("nem mesmo Aragorn"). Acredito que estas citações devam resolver esse assunto do "poderia ser derrotado ou não" :yep:

• Ótimo Ótimo x 2
  9. maninft

maninft Usuário

O poder completo fica realmente nebuloso, é dificil encontrar uma descrição incrivelmente completa, mas fica bem claro que o poder de sedução desse anel é gigantesco e a forma como os sentimentos são alterados por seu poder é incrivel.

10. varg_burzum

varg_burzum Usuário

Nossa, não tive paciência de ler tudo (pois a cada post eu discordava mais).

Pra mim e outro amigo meu que estávamos discutindo isso esses dias
    O anel vai realçar as suas habilidades, no caso dos hobbits, eles são silenciosos furtivos e podem passar praticamente despercebido, logo eles ficam invisíveis...

11. Snaga

Nada a ver.

A invisibilidade proporcionada pelo Anel era algo básico, que, sem controle, aconteceria com qualquer um que o usasse.

12. cristhian_back

cristhian_back Usuário

Bom, eu me baseei nesse paragrafo do Retorno do Rei, O último debate.
    " (Gandalf) - Agora Sauron sabe de tudo isso, e sabe que essa coisa preciosa que ele perdeu foi encontrada novamente; mas ainda não sabe onde está, ou pelo menos assim esperamos. E, portanto, agora ele está numa grande dúvida. Pois, se nós encontramos a coisa, há alguns entre nós com força suficiente para controlá-la. Isso ele também sabe."

Das duas uma: Ou Gandalf não dominava todo o conhecimento sobre o Anel ou Tolkien se equivocou ao escrever essa carta, onde diz que ninguém tinha o poder para controla-lo.

13. Vilya

Vilya Pai curuja, marido apaixonado

Todo esse bafafá gerado pelo tal 'Faq of The Rings' me deixou muito curioso. Fui ler o artigo e realmente tem muita coisa interessante abordada lá. Aqui nessa discussão muito foi sanado, ficou apenas um ponto. (O Deriel já havia chamado a atenção para isso num outro tópico).
    Tem uma imprecisão aqui neste post do nosso amigo Fëanor, pois não é a única função adicional.

Na carta 131 Tolkien escreve (Não vou traduzir ao pé da letra, mas passar a idéia do que está escrito):
    “While he wore it, his power on earth was actually enhanced. But even if he did not wear it, that power existed and was in ‘rapport’ with himself: he was not ‘diminished’.”

(De posse do anel Sauron tem seu poder ampliado, mas mesmo que não o esteja usando, o poder de Sauron que está no anel continua ligado a ele: ele não fica mais fraco).
    E como já dito pelo Deriel no outro tópico: Sauron não ficava mais fraco sem a posse do anel, mas se tornava mais forte com ele. O Anel foi feito por Sauron e portanto sozinho não poderia lhe conferir mais poder (não era um amplificador de poder). O Um era a chave de acesso ao que aumentava o poder de Sauron, justamente a essência que Melkor alienou de si e dissipou por Arda.

Para quem quiser ler o artigo, a explicação está na resposta E11 do
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Última edição: 28 Ago 2008
  14. varg_burzum

varg_burzum Usuário

O Snaga, foi um ponto de vista meu, não precisava ter-me negativado, eu achei que aqui era um fórum para discussão e aprendizado...

15. Snaga

Exatamente, discussão e aprendizado!

Você deu a sua opinião (errônea, por sinal) e eu a corrigi.

Se você tem bons argumentos para ir contra o que eu disse, use-os e discuta.

Se você não tem, ora, ora, vejam só, você aprendeu algo novo!!!

Não leva a mal, não, cara. Eu só respondi o seu post como responderia qualquer um.

16. varg_burzum

varg_burzum Usuário

Olá Snaga

Olha eu estava olhando os meus livros e me deparei com uma parte que pode ser muito útil em nossa discussão.
    É o capítulo VII “O ESPELHO DE GALADRIEL” na última pagina do capítulo.

“Ficaram em silencio por um longo tempo. Finalmente a senhora falou outra vez. – Vamos voltar! - disse ela – Amanhã cedo você deve partir, pois agora já fizemos nossa escolha, e as marés do tempo estão fluindo.
    - Gostaria de perguntar uma coisa antes de irmos – Disse Frodo – Algo que sempre quis perguntar a Gandalf em Valfenda. Tendo a permissão de usar o Um anel, por que não posso ver todos os outros anéis e adivinhar os pensamentos daqueles que os usam?
    - Você ainda não tentou – disse ela – Apenas três vezes colocou o Anel em seu dedo, desde que soube que o possuía. Não tente! Ele o destruiria. Gandalf não lhe disse que os anéis concedem poderes de acordo com a capacidade de cada um que os possui?”

Então, como você pode ver eu não estava completamente errado, e como você me negativou usando dos argumentos “Sem fundamentação nas obras e contraditório aos fatos.”
    Gostaria que você retirasse esse ponto negativo.

E desculpe a demora pra responder eu estava com muitos trabalhos na faculdade e tava sem tempo de entrar na Valinor.
    Até mais.

17. Deriel

Deriel Administrador

A frase é essa mesma, mas o exemplo é ruim, não é porque os Hobbits são sutis que eles se tornam invisíveis ao usar o Um, a frase é no sentido de "quanto mais poderoso, mais poder". A invisibilidade do Um tem outra origem:

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Outras perguntas importantes:

18. varg_burzum

varg_burzum Usuário

Concordo que no primeiro post o meu exemplo foi ruim.
    Mas de qualquer forma ele não precisava ter me dado esse ponto negativo... Que alias até hoje eu não sei pra que serve

19. Deriel

Deriel Administrador

Serve pra você avaliar, segundo sua cabeça, o posts das demais pessoas. E cada cabeça, uma sentença.

20. Snaga

Peraí... Quando você disse "negativar" você quis dizer que eu te dei um karma negativo??? :think:

Posso te garantir que não! Taí no anexo um print do meu perfil com os únicos 5 pontos de karma que dei até hoje! E, como pode ver, seu nome não aparece entre eles!

Acho que você está me confundindo!

Arquivos Anexados:

• imagem.JPG
      imagem.JPG
      Tamanho do arquivo:
      17,1 KB
      Visualizações:
      27

Compartilhar