• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quais os Poderes do um anel afinal?

O um possuía vontade própria e era sempre atraído pela vontade de seu criador. O portador do Anel, não importasse de qe lado estava, era atraído a conduzí-lo de volta a seu Mestre. O Anel era como uma parte vital de Sauron ou seja, Sauron precisava do Anel para continuar vivo e manifestar todo o seu poder, se o um fosse destruído, o espírito de Sauron seria reduzido a quase inexistência.

O anel possuía a propriedade de aumentar ou diminuir de tamanho e peso conforme o portador e a carga de energia negativa presentee Era indestrutível por qualquer arte de partilhada pelas raças da TM, a não ser a sua própria ou seja, ele era completamente indestrutivel exceto fogo onde havia sido feito.

corrijam-me se estou errado...
 
então... o UM só servia a Sauron mesmo...E todos sabiam disso na TM, pergunto eu : pq diabos tantos sentiam-se tentados pelo UM???
(será que elaborei bem essa questão???:think: espero que entendam o que quis dizer:roll:)
 
Alguns com grande força de vontade podem controlar o UM, como Gandalf ou Aragorn, Isso ja foi dito. Mas veja Boromir, por exemplo, era um homem valoroso entretanto achou que poderia usar o poder do UM para ajudar Gondor. Pensou que poderia controlar o anel e usa-lo em beneficio próprio, foi ganancioso assim como Isuldur.
 
Se eu estiver enganado corrigem-me, eu acho que os poderes do anel variam de raças da terra média, por exemplo os hobbits só conseguem ficar invisiveis, mas o gandalf podia voar ou algo assim porque ele disse na irmandade do anel que se ele possuise o anel podia ficar com uma força que a do sauron.
 
O Ramalokion e a Fairy já explicaram bem, mas vamos detalhar mais um pouco.

O Anel deixava seu portador invisível, pois o transportava para um limbo, um mundo entre a vida e a morte. Por isso Frodo viu a verdadei face dos Nazgul quando colocou o Anel.

Além disso, ele potencializa os sentidos. Turva a visão, mas ao mesmo tempo permite que o portador enxergue mais longe. Além claro, de aguçar a audição, oufato etc.

Sua função principal era controlar os anéis menores (os Três elficos, os Sete dos Anões e os Nove dos Humanos). Estes estavam com os líderes de cada raça, ou seja, dominando os líderes, dominava-se a raça toda, subjulgando-a e escravizando-a.

O portador do Anel poderia usar o Um para controlar os Nazgul, mas no fim das contas, faria, mesmo que inconscientemente, as vontades de Sauron, pois Sauron e o Anel era uma coisa só. O Anel possuia a excencia de Sauron.

E esse era o grande perigo: possuir o Anel tentando reverter a situação e subjugar Sauron, mas, ao contrário, o portador faria apenas o mal tal como Sauron queria. (Vide Gollum, que é o maior exemplo disso).

No final da Terceira Era, o medo, porém, era bem diferente disso: dominação (apesar desse medo fazer parte). O principal medo era outro. Mas estou sem tempo e escrevo mais amanhã.

eu concordo com vc em tudo...
 
Alguns com grande força de vontade podem controlar o UM, como Gandalf ou Aragorn,...

Não, não, não... Cristhian esse é um erro comum, mas é exatamente o OPOSTO disso.

Tolkien nos diz em uma de suas Cartas (eu não vou postar qual e muito menos destacar o trecho pq ela está qui na Valinor; prefiro "forçar" vc a achá-la! :hanhan:) que na 3ª Era NINGUÉM (repare bem: N I N G U É M) poderia vencer Sauron pela posse do Um. Ele diz que TALVEZ (repito T A L V E Z), o Gandalf poderia mas mesmo assim APENAS depois de voltar como o BRANCO (ou seja: num fána).

Portanto a "sedução" do Um era uma artimanha em si mesma: "Ninguém me domina. Vc acha que pode? Duvido seu bocó! Vem tentar então... se conseguir eu te darei tudo o que vc mais quer" :mrgreen:


E não tem essa de "efeitos diferentes em raças diferentes", o que tinha era portadores diferentes com diferentes níveis de vontade e conhecimento. Só.
 
Acho que é importante deixar algo bem claro (que o Snaga e o Ramalokion já abordaram em seus posts, mas não diretamente):

- Sauron só precisava estar com o Anel em sua posse para conseguir influenciar os portadores dos demais anéis (no caso, aqueles que ainda não estavam sob seu domínio: os Elfos. Não se aplica esse caso aos anéis dos Homens, que já haviam caído sob seu domínio).
Ah, eu queria saber ser objetivo assim! Escrever pouco e dizer muito! :lol:
 
Não, não, não... Cristhian esse é um erro comum, mas é exatamente o OPOSTO disso.

Tolkien nos diz em uma de suas Cartas (eu não vou postar qual e muito menos destacar o trecho pq ela está qui na Valinor; prefiro "forçar" vc a achá-la! :hanhan:) que na 3ª Era NINGUÉM (repare bem: N I N G U É M) poderia vencer Sauron pela posse do Um. Ele diz que TALVEZ (repito T A L V E Z), o Gandalf poderia mas mesmo assim APENAS depois de voltar como o BRANCO (ou seja: num fána).

Portanto a "sedução" do Um era uma artimanha em si mesma: "Ninguém me domina. Vc acha que pode? Duvido seu bocó! Vem tentar então... se conseguir eu te darei tudo o que vc mais quer" :mrgreen:


E não tem essa de "efeitos diferentes em raças diferentes", o que tinha era portadores diferentes com diferentes níveis de vontade e conhecimento. Só.

Não é bem verdade isso, não é assim "ninguém". Deixo com vocês a pergunta E20 do FAQ dos Anéis, que está em fase final de tradução por este que vos escreve (40 páginas em Word, fonte 10 :|). Peço perdão pelas citações em inglês, são justamente a parte na qual estou trabalhando agora, mas será suficiente pra sanar esta dúvida:

FAQ dos Anéis disse:
E20. Então quem poderia ter vencido Sauron usando o Anel, então?<o:p></o:p>
Em confronto face-a-face

Possivelmente Gandalf poderia tê-lo feito: “self to self. ... It would be a delicate balance.” [L #246 (332)]. Mas Tolkien segue dizendo que mesmo uma vitória seria uma derrota: “If Gandalf proved the victor, the result would have been for Sauron the same as the destruction of the Ring. ... But the Ring ... would have been the master in the end.”<o:p></o:p>
<o:p></o:p>
Tolkien é bem definitivo ao afirmar que, em uma confrontação, não apenas Frodo mas praticamente qualquer um teria entragado o anel a Sauron imediatamente: “In his actual presence none but very few of equal stature could have hoped to withhold it from him. Of 'mortals' no one, not even Aragorn.” [L #246 (332)]<o:p></o:p>
<o:p></o:p>
(Aragorn foi capaz de se colocar contra Sauron e disputar com ele o Palantír porque “In the contest with the Palantír Aragorn was the rightful owner” — e porque Sauron não era tão terrível através do Palantír como seria se estivesse na mesma sala. O fator da “autoridade correta” não teria ajudado muito com o Anel; bem ao contrário, na verdade, uma vez que o Anel era obra de Sauron).<o:p></o:p>
<o:p></o:p>
Por força militar

Tolkien diz no mesmo parágrafo [L #246 (332)] que possivelmente Galadriel ou Elrond poderiam ter usado o Um Anel para derrotar Sauron e colocar a eles mesmos em seu trono. Mas eles fariam isso criando exércitos e derrotando Sauron militarmente, destruindo-o por força normal. “Confrontation of Sauron alone, unaided, self to self was not contemplated.”<o:p></o:p>
<o:p></o:p>
Ao pensar sobre tal questão, devemos ouvir o aviso de Tolkien: “it was part of the essential deceit of the Ring to fill minds with imaginations of supreme power” [L #246 (332)], portanto talvez Galadriel estivesse enganada ao pensar [LotR II 7 (385)] que ela seria de fato capaz de suplantar Sauron. (É um ponto em vão, por ela já havia decidido não tentar.)<o:p></o:p>
<o:p></o:p>
E sobre Aragorn? Não nos é dito diretamente, mas parece ao menos possível que, se ele optasse por reclamar o Anel, Aragorn pudesse ter derrotado Sauron militarmente. Pois, apesar de tudo, mesmo quando Sauron tinha o Anel seus exércitos o desertaram quando encarados com o poderio de Ar-Pharazôn. Com o Anel, Aragorn e seus exércitos (menores) poderiam ser tão aterradores às forças de Sauron quando os exércitos de Ar-Pharazôn haviam sido. Claro que, se Aragorn tivesse feito aquilo usando o Anel, ele teria se tornado um tirano pior do que Ar-Pharazôn jamais fora.<o:p></o:p>
<o:p></o:p>
Mas não superestime o poder militar do Anel. Mesmo poderoso como era, o Anel não era invencível. Mesmo seu poder de comando não era absoluto. Lembre-se que enquanto Sauron estava usando o Anel, seus próprios exércitos o desertaram. Eles não foram derrotados por força de armas mas psicologicamente: “So great was the might and splendour of the Númenóreans that Sauron's own servants deserted him” [LotR A I(i) (1073)]. Se o Anel pudesse ter feito os exércitos de Sauron se manterem filmes, ele o teria usado dessa forma; uma vez que não o fez, nós podemos deduzir que ele não podia.<o:p></o:p>
<o:p></o:p>
E novamente, na Guerra da Última Aliança, Sauron foi derrotado enquanto usava o Anel. Se Sauron podia ser derrotado enquanto usava o Anel, quão improvável seria alguém mais usando o Anel pudesse alcançar uma vitória militar contra ele?<o:p></o:p>
<o:p></o:p>
Alguns sugeriram que o portador do Anel poderia usar os próprios exércitos de Sauron (capitaneados pelos Nazgûl) contra ele. Mas os Nasgûl não estavam usando os Nove Anéis e portanto não poderiam ser controlados desta forma. E enquanto Sauron vivesse. os Nazgûl teriam mantido suas lealdades a ele, mesmo por algum tempo após alguém ter reclamado o Anel. Lembre-se que Sauron estava confiante o suficiente em suas lealdades que apesar do Anel ele os enviou na caçada, conhecendo que eles sabiam o que o Anel era.<o:p></o:p>
<o:p></o:p>
Em termos puramente militares, o Anel talvez fosse uma ameaça a Sauron, mas longe de decisiva. O problema real para Sauron era de quando em algum momento alguém pudesse controlar o Anel o suficiente para que ele fosse um fator no progresso militar da guerra, Sauron já teria sido pessoalmente reduzido à impotência, assim como se o Anel tivesse sido destruído.<o:p></o:p>

Percebam que a citação-chava, usada de forma equivocada pelo Ramalokion (:g:) é:

“In his actual presence none but very few of equal stature could have hoped to withhold it from him. Of 'mortals' no one, not even Aragorn.”

Ou seja, "none but a few" que é o mesmo que dizer "uns poucos".

Portanto sim, Sauron poderia ser vencido na Terceira Era por alguns poucos, mas não por mortais ("nem mesmo Aragorn"). Acredito que estas citações devam resolver esse assunto do "poderia ser derrotado ou não" :yep:
 
O poder completo fica realmente nebuloso, é dificil encontrar uma descrição incrivelmente completa, mas fica bem claro que o poder de sedução desse anel é gigantesco e a forma como os sentimentos são alterados por seu poder é incrivel.
 
Nossa, não tive paciência de ler tudo (pois a cada post eu discordava mais).

Pra mim e outro amigo meu que estávamos discutindo isso esses dias
O anel vai realçar as suas habilidades, no caso dos hobbits, eles são silenciosos furtivos e podem passar praticamente despercebido, logo eles ficam invisíveis...
 
O anel vai realçar as suas habilidades, no caso dos hobbits, eles são silenciosos furtivos e podem passar praticamente despercebido, logo eles ficam invisíveis...
Nada a ver.

A invisibilidade proporcionada pelo Anel era algo básico, que, sem controle, aconteceria com qualquer um que o usasse.
 
Não, não, não... Cristhian esse é um erro comum, mas é exatamente o OPOSTO disso.

Tolkien nos diz em uma de suas Cartas (eu não vou postar qual e muito menos destacar o trecho pq ela está qui na Valinor; prefiro "forçar" vc a achá-la! :hanhan:) que na 3ª Era NINGUÉM (repare bem: N I N G U É M) poderia vencer Sauron pela posse do Um. Ele diz que TALVEZ (repito T A L V E Z), o Gandalf poderia mas mesmo assim APENAS depois de voltar como o BRANCO (ou seja: num fána).

Portanto a "sedução" do Um era uma artimanha em si mesma: "Ninguém me domina. Vc acha que pode? Duvido seu bocó! Vem tentar então... se conseguir eu te darei tudo o que vc mais quer" :mrgreen:


E não tem essa de "efeitos diferentes em raças diferentes", o que tinha era portadores diferentes com diferentes níveis de vontade e conhecimento. Só.

Bom, eu me baseei nesse paragrafo do Retorno do Rei, O último debate.
" (Gandalf) - Agora Sauron sabe de tudo isso, e sabe que essa coisa preciosa que ele perdeu foi encontrada novamente; mas ainda não sabe onde está, ou pelo menos assim esperamos. E, portanto, agora ele está numa grande dúvida. Pois, se nós encontramos a coisa, há alguns entre nós com força suficiente para controlá-la. Isso ele também sabe."

Das duas uma: Ou Gandalf não dominava todo o conhecimento sobre o Anel ou Tolkien se equivocou ao escrever essa carta, onde diz que ninguém tinha o poder para controla-lo.
 
Todo esse bafafá gerado pelo tal 'Faq of The Rings' me deixou muito curioso. Fui ler o artigo e realmente tem muita coisa interessante abordada lá. Aqui nessa discussão muito foi sanado, ficou apenas um ponto. (O Deriel já havia chamado a atenção para isso num outro tópico).
- Sauron só precisava estar com o Anel em sua posse para conseguir influenciar os portadores dos demais anéis (no caso, aqueles que ainda não estavam sob seu domínio: os Elfos. Não se aplica esse caso aos anéis dos Homens, que já haviam caído sob seu domínio).

Esse é a única função adicional do Um nas mãos de Sauron. O poder que Sauron depositara nele, como o Ramalokion bem disse, estava acessível para o mesmo independentemente de onde o Anel estivesse, contanto que estivesse inteiro.
Tem uma imprecisão aqui neste post do nosso amigo Fëanor, pois não é a única função adicional.

Na carta 131 Tolkien escreve (Não vou traduzir ao pé da letra, mas passar a idéia do que está escrito):
“While he wore it, his power on earth was actually enhanced. But even if he did not wear it, that power existed and was in ‘rapport’ with himself: he was not ‘diminished’.”

(De posse do anel Sauron tem seu poder ampliado, mas mesmo que não o esteja usando, o poder de Sauron que está no anel continua ligado a ele: ele não fica mais fraco).
E como já dito pelo Deriel no outro tópico: Sauron não ficava mais fraco sem a posse do anel, mas se tornava mais forte com ele. O Anel foi feito por Sauron e portanto sozinho não poderia lhe conferir mais poder (não era um amplificador de poder). O Um era a chave de acesso ao que aumentava o poder de Sauron, justamente a essência que Melkor alienou de si e dissipou por Arda.

Para quem quiser ler o artigo, a explicação está na resposta E11 do FAQ of the Rings
 
Última edição:
O Snaga, foi um ponto de vista meu, não precisava ter-me negativado, eu achei que aqui era um fórum para discussão e aprendizado...
 
O Snaga, foi um ponto de vista meu, não precisava ter-me negativado, eu achei que aqui era um fórum para discussão e aprendizado...
Exatamente, discussão e aprendizado!

Você deu a sua opinião (errônea, por sinal) e eu a corrigi.

Se você tem bons argumentos para ir contra o que eu disse, use-os e discuta.

Se você não tem, ora, ora, vejam só, você aprendeu algo novo!!!

Não leva a mal, não, cara. Eu só respondi o seu post como responderia qualquer um.
 
Olá Snaga

Olha eu estava olhando os meus livros e me deparei com uma parte que pode ser muito útil em nossa discussão.
É o capítulo VII “O ESPELHO DE GALADRIEL” na última pagina do capítulo.

“Ficaram em silencio por um longo tempo. Finalmente a senhora falou outra vez. – Vamos voltar! - disse ela – Amanhã cedo você deve partir, pois agora já fizemos nossa escolha, e as marés do tempo estão fluindo.
- Gostaria de perguntar uma coisa antes de irmos – Disse Frodo – Algo que sempre quis perguntar a Gandalf em Valfenda. Tendo a permissão de usar o Um anel, por que não posso ver todos os outros anéis e adivinhar os pensamentos daqueles que os usam?
- Você ainda não tentou – disse ela – Apenas três vezes colocou o Anel em seu dedo, desde que soube que o possuía. Não tente! Ele o destruiria. Gandalf não lhe disse que os anéis concedem poderes de acordo com a capacidade de cada um que os possui?”

Então, como você pode ver eu não estava completamente errado, e como você me negativou usando dos argumentos “Sem fundamentação nas obras e contraditório aos fatos.”
Gostaria que você retirasse esse ponto negativo.

E desculpe a demora pra responder eu estava com muitos trabalhos na faculdade e tava sem tempo de entrar na Valinor.
Até mais.
 
Concordo que no primeiro post o meu exemplo foi ruim.
Mas de qualquer forma ele não precisava ter me dado esse ponto negativo... Que alias até hoje eu não sei pra que serve
 
Serve pra você avaliar, segundo sua cabeça, o posts das demais pessoas. E cada cabeça, uma sentença.
 
Concordo que no primeiro post o meu exemplo foi ruim.
Mas de qualquer forma ele não precisava ter me dado esse ponto negativo... Que alias até hoje eu não sei pra que serve
Peraí... Quando você disse "negativar" você quis dizer que eu te dei um karma negativo??? :think:

Posso te garantir que não! Taí no anexo um print do meu perfil com os únicos 5 pontos de karma que dei até hoje! E, como pode ver, seu nome não aparece entre eles!

Acho que você está me confundindo!
 

Anexos

  • imagem.JPG
    imagem.JPG
    17,1 KB · Visualizações: 27

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo