1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Quais os Poderes do um anel afinal?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Raphael S, 15 Ago 2008.

  1. Raphael S

    Raphael S Desperto

    Eu só ví os filmes e me pergunto... Além de te deixar invisível e mega procurado o que mais o anél fazia de bom afinal?

    Pela importãncia o anél deveria esmagar coisas, transformar o usuário num ser virtualmente indestrutível, raios lasers, algo assim... Mas o que mais o anél podia fazer?
     
  2. Ben Kenobi

    Ben Kenobi Aprendendo com um

    :lol:concordo,tem bastante tópicos relacionados a isso mas naum vi nenhum respondido claramente porque o Um Anel é fodastico...
     
  3. Sauron

    Sauron Dark Lord

    Sendo direto, o Um Anél foi forjado para ter controle sobre a ação de outros seres (Anões, Elfos e Homens) que foram seduzidos pelos anéis do poder e se renderam ao uso dos mesmos, anéis estes que foram forjados pelos ferreiros de Celebrimbor com o auxílio dos conhecimentos de Sauron, disfarçado de Anatar. Nas mãos de um Hobbit o Um não teria muita serventia, mas com alguém com grande espírito e força de vontade (Galadriel, Gandalf, etc) poderia tornar o usuário um instrumento em potencial para o mal. O anél chega a ter vontade própria e como dito obedece unicamente a Sauron e seu único desejo é voltar ao mesmo, já que a essência do seu poder é parte da potência do espírito do maia, pois para controlar os outros anéis isso era necessário. Resumindo, controlando os povos livres da Terra-Média através de seus senhores que iriam tornar-se servos do Senhor do Escuro, seria uma forma rápida de subjulga-la sem guerras e maiores esforços.
     
    Última edição: 15 Ago 2008
  4. Almirante Ackbar

    Almirante Ackbar Usuário

    Olha, seria bom da uma olhada neste Tópico:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Não vale a pena ler o tópico todo, até por que há muita flodação (o que me deixou puto:osigh:), mas te digo logo que a 1ª idéia criado por mim no tópico foi logo descartada na 2ª página.
     
    Última edição: 16 Ago 2008
  5. cpm22

    cpm22 Visitante

    o poder dele era fazer o mau junto ao seu mestre
    ele e muito poderoso mas na minha opiniao o poder dele era bem maior com sauron
     
  6. Raphael S

    Raphael S Desperto

    Hahhhhhhhhhhh, entendi, então o um anél era apenas político... tsc tsc... MAs foi realmente uma idéia incrível dentro do contexto que tolkien criou. Dou os parabéns a ele.

    Só tem um ponto que me escapa à logica...

    Se o um anél estava com o frodo e ele podia controlar os outros, o frodo não poderia comandar os cavaleiros negros se quisesse?
     
  7. _Eldariel_

    _Eldariel_ Usuário

    Nas mãos de um hobbit o anel daria uma vida inacreditávelmente longa (vide Sméagol e Bilbo), além de aguçar sentidos.
    Mas de fato... Sem raois laser, por favor!
    Quanto á sua função política... vai além de apenas tomar "terras", é realmente subjulgar as raças da terra-média, dominá-los e seguir as intenções de Morgoth.

    O anel dá controle ao dono de seu poder... Saruman queria o anel para si, mas em suas mãos o anel exerceria o mal apenas, e Saruman não teria controle sobre isso! Frodo não conseguiria dominar a força do anel, assim como Isildur não conseguiu.
    Como o "Sauron"citou aqui, o próprio anel tinha vontade própria.
     
    Última edição: 16 Ago 2008
  8. Ramalokion

    Ramalokion Mecha-de-Folha

    Basicamente o Um era uma ligação direta entre seu Senhor (Sauron) e a mente de queme stivesse portando um dos outros Grandes Anéis. Como Sauron era a mais poderosa criatura (mentalmente) da TM na 3ª Era, os portadores seriam controlados. Imagine o que vc poderia fazer controlando os "grandões" dos povos mais poderosos da Terra.

    Agora imagine o que Sauron pdoeria fazer! :mrgreen:

    Bom pr acomeço de conversa: não, era não era politico! Ele tinha uam função bem "direta", servir como um "celular cerebral" e assim permitir que Sauron controlasse os portadores dos outros anéis.

    Frodo não tinha a "força mental" de Sauron (ninguém tinha aliás na 3ª Era); Tolkien descreve a relação Frodo-Nazguls mais ou menos assim:

    " Imagine que os 9 são soldados experientes e muito bem armados, ams então deparam-se com um homem comum porém com o controle de uma bomba atômica na mão"; eles iriam FINGIR obediência a Frodo ams toamriam o Um e matariam o hobbit na primeira oportunidade.

    Lembre que o Um não faz nada por si só, ele faz o que sua programação (por assim dizer) diz, e isso é voltar ao Mestre e dominar mentes.
     
  9. madalena

    madalena Uma Rosa Para

    acho que era intigar o mal e controlar os orcs, outras criaturas, não me lembro de mais nada, a não ser ficar invisivel... por aí.:think:
     
  10. arwensp

    arwensp quer falar comigo? manda MP!!

    sim, bem agora me senti culpada (desculpa)
    mas o post do meu saitor, o primeiro, tah super completo, quem quiser vai lá ler

    o meu tbm lá disse tudo
    vou colar um trechinho aqui

     
  11. Gerbur Forja-Quente

    Gerbur Forja-Quente Defensor do Povo de Durin

    Acho que além de muitas coisas, uma das coisas que o anel faz é servir o seu portador exatamente como esse pretende. Por exemplo: Quando Frodo utilizou "sem querer" pela primeira vez o anel, no bar em Bri, ele chamou a atenção de todo mundo e o que ele queria naquele momento era desaparecer, isso o anel pode fazer mesmo para um hobbit. Bilbo também era muito esquisito e não gostava dos seus vizinhos hobbits, ficar invisível para ele também é muito interessante. Para Gollum, a invisibilidade foi uma questão e sobrevivência, primeiro entre seus parentes qundo estes o descobriram como um assassino, depois nas cavernas com os orcs.

    Mas o anel não faz só desaparecer. Numa fortaleza perto da toca da laracna, Sam abri caminho entre os orcs para chegar até Frodo e ele segura o anel em seu punho apertado, o anel da um aspecto assustador para ele, e os orcs olham para sam e não vêem um hobbit, mas um grande guerreiro élfico, algo belo e terrível, a pró´pria morte para os orcs que fogem com medo. Nesse momento Sam precisava muito afugentar e amedontrar os orcs para chegr a Frodo.

    Eu também li em algum lugar que como os espectros do anel não pensam em outra coisa a não ser o anel, se frodo ordenasse algo a eles, eles o obedeceriam a não ser que a ordem de frodo batesse de frente com o objetivo principal dos nazgul (recuperar o anel).
     
  12. cristhian_back

    cristhian_back Usuário

    (...) - Você já está sendo forçado. Revelou-se a mim agora há pouco, de maneira tola. Devolva-o para Sméagol, você disse. Não diga isso denovo! Não permita que esse pensamento cresça em seu íntimo! Você não vai tê-lo de volta. Mas o desejo de possuí-lo pode atraiçoá-lo e conduzi-lo a um fim amargo. Você não vai tê-lo de volta. Em extrema necessidade, Smeágol, eu colocaria no dedo o precioso, e o precioso o dominou há muito tempo. Se eu, usando-o, precisasse comandá-lo, você obedeceria, mesmo que fosse para pular de um precipício ou se jogar no fogo. E esta seria minha ordem. Então, tome cuidado, Sméagol! - AS DUAS TORRES, O PORTÃO NEGRO ESTÁ FECHADO.

    Ai está um de seus principais poderes.
     
  13. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    O Ramalokion e a Fairy já explicaram bem, mas vamos detalhar mais um pouco.

    O Anel deixava seu portador invisível, pois o transportava para um limbo, um mundo entre a vida e a morte. Por isso Frodo viu a verdadei face dos Nazgul quando colocou o Anel.

    Além disso, ele potencializa os sentidos. Turva a visão, mas ao mesmo tempo permite que o portador enxergue mais longe. Além claro, de aguçar a audição, oufato etc.

    Sua função principal era controlar os anéis menores (os Três elficos, os Sete dos Anões e os Nove dos Humanos). Estes estavam com os líderes de cada raça, ou seja, dominando os líderes, dominava-se a raça toda, subjulgando-a e escravizando-a.

    O portador do Anel poderia usar o Um para controlar os Nazgul, mas no fim das contas, faria, mesmo que inconscientemente, as vontades de Sauron, pois Sauron e o Anel era uma coisa só. O Anel possuia a excencia de Sauron.

    E esse era o grande perigo: possuir o Anel tentando reverter a situação e subjugar Sauron, mas, ao contrário, o portador faria apenas o mal tal como Sauron queria. (Vide Gollum, que é o maior exemplo disso).

    No final da Terceira Era, o medo, porém, era bem diferente disso: dominação (apesar desse medo fazer parte). O principal medo era outro. Mas estou sem tempo e escrevo mais amanhã.
     
  14. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    De modo bem tosco, podemos dizer que o Anel Governante funciona como uma ferramenta de auto-ajuda-que-serve-apenas-seu-criador. Quer coisa mais apelativa do que um anel lhe sussurrar maravilhas em sua mente? Dizer que você pode ser o banbanban de toda a Terra-média e viver para sempre? Quer ajudar os outros? O Anel lhe fará isso, é isso, é ssssssssim!!! Bisbilhotar a mente alheia para ver se não estão tramando algo contra você? Certamente, o Um fará o trabalho por seu mestre.

    Tudo isso a um preço camarada! A sua vontade.
     
  15. Almirante Ackbar

    Almirante Ackbar Usuário

    Não vamos esquecer que esses "efeitos colateriais" do Anel, só agiu em mortais. Elfos ou em outros seres mais poderosos (como Gandalf) os poderes concedido ao novo portado imortal pode ser bem diferentes desses citados acima.

    o resto, todo mundo já disse:mrgreen:

    Minha Linda, como seu Saitor eu teria te chamado atenção se você tivesse flodado, não era a você que me referia...:roll:
     
  16. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Enfim...

    Continuando o que eu dizia:

    O medo no fim da TE não era o da dominação pelos Anéis. Afinal, ninguém mais cairia na lábia de Sauron e colocaria um Anel no dedo a pedido dele.

    O principal medo era perder os Três Anéis Elficos. Estes eram o únicos ainda ativos na TM. Se Sauron pegasse de volta o Um, os Anéis seriam escondidos novamente (tal qual foram antigamente) e tudo o que eles fizeram seria desfeito.

    Daí vem todo o dilema da história: se entregamos o Anel a Sauron, ele terá seu poder supremo de volta e os elfos perderão todas as suas obras derivadas dos Anéis. Se destruissem o Um, Sauron já era, mas... os elfos perderiam tudo de de qualquer forma, pois os Três perderiam seu poder.

    Sauron não precisava mais do Anel para ganhar a guerra. Com os 10% de poder que lhe restavam sem o Anel, ele já havia formado um exército de centenas de milhares e estava pronto para invadir toda TM (Mordor, Moria Dol-Guldur e Isengard estavam atacando todas juntas).
     
  17. Tuor

    Tuor Usuário

    Quando Frodo foi colocou o Anel, ele viu como os Nazgûl eram n'outro mundo: eram brancos. Para que isso acontecesse a Frodo, ele ficou invisível. Essa era a característica do Anel. Quando Frodo foi apunhalado pelo Nazgûl, logo depois, em Asfaloth, é dito que ele estava começando a ver os Nazgûl na forma em que ele havia visto quando pôs o Anel em Amon Sûl.

    É sabido que os Nazgûl não vêem, somente farejam. Os cavalos são seus olhos. Ao mesmo tempo em que Frodo começa a ver os Nazgûl em sua forma branca sem usar o Anel, depois de ferido, os mesmos começaram a enxergá-lo. Obviamente, Frodo estava entrando em seu mundo.

    Seguindo essa linha de raciocíni, posso dizer que Frodo estava começando a ficar invisível, estando um pouco num mundo e um pouco n'outro? Ou ele era visível no mundo dos vivos, mas só sua visão estava primeiramente captando o que havia no mundo dos mortos?
     
  18. Ramalokion

    Ramalokion Mecha-de-Folha

    Opa calma aê Snaga! Com ou sem o Um não tem essa de sauron ter menos ou mais poder, ele sempre esteve igual. O Um era uma espécia de "receptáculo on line de poder" (nooooossa... e isso que nem bebi ainda!).

    Essa confusão de achar que com anel Sauron er amais forte vem muito fato que ao se destruir o Um o sauron foi pro saco junto; porém isso é um "efeito colateral" de depositar sua essência em um objeto. Saurom era 100% na T.E., ele ficou fraco após Numemor por motivos óbvios e a separação do Um na batalha da Última Aliança foi um "choque" muito grande, mas ele se recuperou IGUALZINHO.
     
  19. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Sim, o veneno da espada do Rei Bruxo começou a transportar Frodo para o mundo deles, o limbo, como eu disse.
    Frodo ainda não estava ficando invisível, mas estava se tornando um deles aos poucos. Acabaria por se tornar um espectro com o tempo.

    E só corrigindo, Frodo não os vê Brancos. Isso é coisa dos filmes. Se não me engano, no livro a aparência dos Nazgul não é descrita. Diz apenas que Frodo os viu e que ele usavam coroas.

    Sim, Ramalokion, eu concordo. Sempre entendi bem essa questão. O que eu disse, ao me referir a 10% (que não é uma conta exata, é só uma convenção na qual chegamos), realmente confundiu um pouco.

    O que quis dizer é que, mesmo com 90% da excência de Sauron presa no Anel, esse poder poderia ser ativado por Sauron quando bem quisesse.

    A questão de Sauron ter "morrido" ao fim da história, quer dizer apenas que esse poder foi "dissipado" com a destruição do Um, ou seja, que Sauron não tinha mais o "recipiente onde guardava seu poder". Devido a isso, perdeu a vontade que movia seus exércitos e mantinha de pé a Torre Negra.

    Acho que to me estendendo demais em um assunto que tenho certeza que ambos concordamos! :lol:
     
  20. Fëanor

    Fëanor Fnord Usuário Premium

    Boa definição! :lol:

    Acho que é importante deixar algo bem claro (que o Snaga e o Ramalokion já abordaram em seus posts, mas não diretamente):

    - Sauron só precisava estar com o Anel em sua posse para conseguir influenciar os portadores dos demais anéis (no caso, aqueles que ainda não estavam sob seu domínio: os Elfos. Não se aplica esse caso aos anéis dos Homens, que já haviam caído sob seu domínio).

    Esse é a única função adicional do Um nas mãos de Sauron. O poder que Sauron depositara nele, como o Ramalokion bem disse, estava acessível para o mesmo independentemente de onde o Anel estivesse, contanto que estivesse inteiro.
     

Compartilhar