1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Proselitismo na TV

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Morfindel Werwulf Rúnarmo, 11 Out 2010.

?

Você é a favor do uso da TV para fazer Proselitismo Religioso?

1. Sim

10,0%
  2. Não

90,0%
  1. Morfindel Werwulf Rúnarmo

Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

Proselitismo:

2. Neithan

Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

É aquela coisa: Existe, mas assiste quem quer. Não sou contra.

3. Indily

Indily Balrog de Pantufas Fofas

Não gosto... mas não sou contra, afinal, quem num quiser muda de canal!

4. Morfindel Werwulf Rúnarmo

Não exatamente, o Brasil (pelo menos na Constituição) é laico e a televisão é uma concessão pública, onde a sua finalidade é informar, entreter etc e na Constituição (se não me engano) no artigo 19 diz: é proibido o Estado subvencionar cultos religiosos ...
    E se estão ganhando dinheiro com a concessão, o Estado está subvencionando.

5. Neithan

A questão é: Incomoda? Muda de canal. Se é constitucional ou não, aí tem de ver com o governo. Mas EEEUU não sou contra.

6. Indily

Indily Balrog de Pantufas Fofas

Até acho que ele ta ganhando pra ficar quieto e não intervir, mas de qquer forma cada rede de televisão tem um "dono" e cada dono é de uma religião... a Record é do Macedo, vc acha mesmo que ele não vai autorizar os cultos e os "fala que eu te escuto?"

A Globo é católica, mas é um pouco mais esperta ao passar novelas destinadas a qquer religião, espírita, protestante, católica, candomblé... tudo um pouco...

Agora, na novela num deixa de ser entretenimento, mas se vc parar pra pensar "afeta as mentes pequenas" e até converte umas... Já arecord passa cultos descaradamente... (:think: embora a Globo passe as missas aos domingos né)....

Bla bla bla aqui e ali... não se o que leva o governo a se meter nisso, estando ou não na constituição... eles só intervém qdo é pra ganhar algo ou quando algo os complica... no mais, como eu disse e o Neithan reforççou, sou a favor do "não quer ver? muda de canal e pronto" Ou melhor: VÁ LER UM LIVRO!

7. Morfindel Werwulf Rúnarmo

Eu concordo, mas aquele horário seria melhor utilizado para algo mais útil e não acho que cultos religiosos devam ganhar dinheiro as minhas custas, como concessão pública nos pertencem.

8. Neoghoster Akira

Neoghoster Akira Brandebuque

Eu vejo a questão do seguinte modo. O governo deve proteger os direitos tanto de quem procura veicular quanto de quem procura consumir o produto veiculado. Da mesma forma funciona na hora de cobrar os deveres dos dois. Se a proposta do canal for apresentada e seguida, o público alvo terá responsabilidade em acompanhar e fiscalizar para ver se realmente aquilo que está sendo apresentado condiz com o contrato de criação da empresa de TV. Assim, a TV Cultura precisa ter uma cota de programação educativa, uma de horário político etc...

A liberdade de expressão protegida no seu âmbito, não permite ações lesivas aos consumidores. Em caso de o proselitismo começar a prejudicar a sociedade juntam-se as provas e o caso é investigado. Mas de modo geral, o convencimento é uma ferramenta usada tanto para o bem quanto para o mal e cada caso é um caso.

9. Morfindel Werwulf Rúnarmo

Vocẽ já viu no Brasil uma rede de televisão ser fechada? Como na Venezuela, se fechassem, não importando a causa, seria dito que era atentado à liberdade de imprensa, mesmo que a dita rede estivesse tentando dá um golpe ou coisa parecida.

10. Neoghoster Akira

O correto é estar previsto em lei que as transgressões de uma empresa possam levá-la ao fechamento. No Brasil a constituição sustenta tudo, abre-se um buraco e a constituição está lá, levanta-se uma pedra e ela também estará lá sustentando o ato de levantar a pedra. Por isso são necessárias provas de que estão usando convencimento em prejuízo de outros.

11. Morfindel Werwulf Rúnarmo

E está, mas vá alguém tentar, nenhum político vai se atrever, ele teria medo daquela rede empreender uma cruzada contra ele.

12. Neoghoster Akira

:lol: Soa bem familiar, as leis existem mas as ações para implementá-la são desorganizadas. Um dos maiores exemplos de ineficiência hoje é a falta de comunicação entre um ministério e outro. Os caras ficam tão atolados resolvendo coisas entre si que o mercado se incendeia.

13. Finwë

Finwë Alto Oficial de Erebor

Não sou contra; mas também há certos canais/programas passam do limite insultando outros modos de pensar/ser, acho que deve haver alguma multa para evitar esse tipo de crime (que inclusive deve se estender até os templos também). Sem isso é um programa de televisão qualquer.

Última edição: 11 Out 2010
  14. Kainof

Kainof Sr. Raposo

Quando eu estou pra baixo, de mal-humor, eu assisto um destes programas e aí dou muitas risadas e me sinto bem. Eu sou a favor deles. Sério.

15. Elrond

Elrond "OFF" it will last two months

Nada contra. Todos tem o direito de manifestar seu credo religioso. Assistem que quer, quem não vai ver outra coisa.

16. Morfindel Werwulf Rúnarmo

Manifestar é uma coisa fazer proselitismo é outra, eu quando ligo a televisão quero ter opções e ver um pastor ou padre falando sobre sua religião ser a melhor não é uma delas.

17. Neithan

Mas ver o pastor é apenas mais uma opção, oras! Se não quer ver o pastor, mude de canal. Procure um que não tenha pastor.

18. Knolex

Knolex Well-Known Member In Memoriam

E outra: o espaço do pastor na TV é pago pela igreja dele. Se um católico quiser (e alguns querem e fazem), se um muçulmano quiser, budistas, hindus, judeus, whatever, é só comprar espaço.

O Estado dá a concessão pública à emissora, e a emissora vende parte do espaço pra quem quiser comprar. Simples assim.

Não gostou? Muda de canal ou desliga a TV. Sem mimimi.

• Gostei! Gostei! x 1
  19. Éomer

Éomer Well-Known Member

O Silas Maracutaia me faz rir mais do que o Tiririca.

E não podemos nos esquecer do Pastor Pilão
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Última edição por um moderador: 6 Out 2013
  20. Snaga

Snaga Usuário não-confiável!!!

Não sou a favor e nem contra. Totalmente indiferente à essa questão.

As redes de TV são privadas e funcionam como tal, ou seja, vendo espaço para fazer dinheiro, assim como qualquer outra empresa privada que vende seu produto para fazer lucro. Não há nada de errado nisso!

E as TVs abertas, como bem já disseram, são concessão do governo, ou seja, são concedidas a alguns privilegiados que, de alguma forma, conseguiram isso. O fato do governo ter de conceder a permissão para a transmissão de uma emissora, é apenas para se manter organizado o espectro das ondas de transmissão, para que assim, uma rede não sobreponha a outra no espectro, ou seja, não transmita seu sinal sobre o sinal de outra.

O que as redes pagam pela concessão pode ser encarado um aluguel. A partir do momento que eu alugo um apartamento, posso fazer festas, receber visitas, pintar as paredes etc. O dono do apartamento não pode me proibir disso. A única coisa que preciso fazer é entregar o apartamento como estava antes. No caso da concessão, é a mesma coisa.

E eu não entendi uma coisa, Morfindel. Você é a favor do fechamento de canais de TV, assim como foi feito na Venezuela?

Última edição: 25 Out 2010

Compartilhar