• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Programação : Pascal

8O Nossa Pascal!!!!!
Me faz lembrar os 10 meses que passei estudando isso ano passado, depois passei p/ Delphi que é bem melhor (sou meia preguiçosa :mrgreen:!! ). Como disseram Pascal é muito bom p/ a pessoa pegar o início da lógica e tls.
Depois de 2 anos estudando programação decidi... programação é legal e muito interessante mas particularmente tô fora, mudei de área.
_________________

"I watched my heart turn to stone
I thought that I was left to walk this wicked world alone."

Bon Jovi - Something to believe in
 
Sou formado em Engenharia de Computação e vi Pascal em boa parte do meu curso, principalmente no início do curso. Posso dizer, baseado na minha experiência, que a linguagem Pascal é uma das melhores para se começar a estudar algoritmos e programação.

Se você parte direto pra uma linguagem com objetos, como Java, há muuuuitos outros conceitos para serem estudados. Começar a estudar programação com C também acredito ser não muito legal, principalmente porque C mexe direto com ponteiros, endereços, etc, coisas que o Pascal também possui mas de forma muito mais simples e fácil de aprender.
 
Private Sub Command2_Click()
End
End Sub

Private Sub cmddia_Click()
num = InputBox("Digite o numero:", "Entrada de Dados")
If num < 1 Then
MsgBox "Dgite somente numeros valido "
ElseIf num > 7 Then
MsgBox "Digite somente numeros validos"
End If
Select Case num
Case 1
MsgBox "domingo"
Case 2
MsgBox "Segunda"
Case 3
MsgBox "Terça"
Case 4
MsgBox " Quarta"
Case 5
MsgBox " Quinta"
Case 6
MsgBox " Sexta"
Case 7
MsgBox "Sabado"
End Select
End Sub

Private Sub cmdsair_Click()
End
End Sub


Este eo programa mais inutil q eu ja fiz
e em vb
 
Quando fiz engenharia, aliás não acabei o curso, estudei Turbo Pascal, não sei se é a mesma coisa, pois não tenho boas recordações dessa matéria, não entendia nada e não consegui descobrir a finalidade dessa programação.
 
LordofFire disse:
Até coisas em Assembler já tive que fazer :roll:

Eu tb hehe, num trabalho de "Organização de computadores", tive que fazer um programa num simulador do Intel 8080, que verifica-se se um vetor era Palindromo ou não, ficou grandinho....

Putz, ainda usam isso? Judiação. Eu tive que enfrentar a implementação de um montador (que no final não funcionou). Cheguei no ponto de ficar trocando o significado de algumas siglas cotidianas pelo significado que elas tinham em Assembly 8086, tamanha foi a bitolação...
 
assembly é legal qnd se quer fazer pequenas coisas, tipo controlador de semáforo ou elevador. Me divertia qnd tinha que fazer esses lances úteis inúteis. Mas ainda bem que hj não vejo mais isso... não cheguei onde a swanhild chegou, mas cansei de ver assembly

comecei a estudar java e to achando muuuito massa. o lance do c, e tb pq gosto, é que vc pode ter controle total de qq máquina, fazer qq coisa, de modo mais "simples", coisa que eu ainda não conheço em outra linguagem do nível do c (e antes de inventarem o windows).
 
.: gloin :. disse:
assembly é legal qnd se quer fazer pequenas coisas, tipo controlador de semáforo ou elevador. Me divertia qnd tinha que fazer esses lances úteis inúteis. Mas ainda bem que hj não vejo mais isso... não cheguei onde a swanhild chegou, mas cansei de ver assembly

comecei a estudar java e to achando muuuito massa. o lance do c, e tb pq gosto, é que vc pode ter controle total de qq máquina, fazer qq coisa, de modo mais "simples", coisa que eu ainda não conheço em outra linguagem do nível do c (e antes de inventarem o windows).

Eh tb acho, o C te possibilita a tudo, vc manda no seu programa e isso eh o mais legal, eh mais dificil aprender eh verdade, mas o resultado eh mto melhor, principalmente qdo vc faz um bom curso
 
O que e legal mesmo no C e que, com esse poder de controlar tudo numa maquina, ela e uma linguagem super concisa. Voce tem que saber relativamente poucos conceitos para entender aquilo. A sintaxe e feia, mais feia do que Pascal, por exemplo, mas se a gente for pensar em como aquela sintaxe e analisada por um compilador, a coisa toda faz muito sentido (e adquire uma porcao bem real de beleza estetica :grinlove: ). E quem estuda C geralmente acaba aprendendo tambem como o programa fica no final, compilado. Eu ja tentei aprender outras linguagens, mesmo estruturadas, e descobri que nao gosto de nao saber de que jeito os meus codigos e dados vao ficar na memoria.

Pascal e muito legal para aprender a programar estruturado e tambem para aprender estruturas de dados basicas. A linguagem nao atrapalha na hora de se estudar os conceitos. E muito mais dificil de entender por exemplo passagem de parametros por valor e por dependencia pra quem comeca direto com C... :tsc:
 
Hummm me professor tava falando com agente que:

Pascal: A Linguagem na verdade foi desenvolvida para fins academicos, para se aprender as estruturas de dados, e nao ter muitos problemas com indices de vetores etc (isso eh um problema depois, pq a linguagem fica menos eficiente)...

C : A linguagem foi desenvolvida pra criar sistemas. A intenção era de criar uma linguagem de alto nivel que, quando compilada, um programador Assembler nao conseguiria fazer melhor. Ou seja, apesar de dificil (vc praticamente, em algumas horas escreve em linguagem de maquina. Ponteiros que os digam...) ela eh mto eficiente.
 
Eu comecei a programar foi com Delphi. Achei bem fácil, me dei muito bem com a linguagem, e depois passei pra VB. Quer dizer, era tudo orientado a objeto, como dizia um amigo meu, "programado com o mouse".

Recentemente comecei a ver uma linguagem bem facinha, Python. Faz uns programinhas bestas, a meu ver, tipo assembly. Se bem que o código que gera uma sequência de fibonacci tem um décimo do que levou pro programador pascal fazer. Bem, é divertido. E como por enquanto eu to só programando de brincadeira mermo, tá valendo pra mim.

Mas, minha meta é aprender C. Me parece a linguagem máximo, que faz o cacete a quatro, fodona e tal. Num sei se devo aprender Java antes ou depois, se isso vai ajudar alguma coisa... sei que quando começar a faculdade vai ser java. 8-)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo