• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Problemas no PC - Ajuda aqui e apenas aqui

tardiamente eu percebi que meu som do Windows não está stereo, tá 'monaural'. Descobri isso depois de tomar muitos headshots indevidos no Counter-Strike. No jogo, se eu jogo uma granada e viro 90°, era esperado que eu ouvisse apenas de um lado, mas ouço dos dois. Também vi que as mp3 também estão mono. Nem se ouve os instrumentos bem distribuídos, sai tudo uniformemente dos dois lados. Isso é mais triste ainda ao reproduzir meus vídeos com som 5.1, e não posso nem ter o gostinho de um stereo 2.0.

Minha placa de som é Creative Live 5.1. O cara que inicialmente instalou meu Win XP SP2, que também foi quem pôs a placa no slot, instalou todos os programas associados à placa que vieram naquele CD, como eu achei que havia muita coisa supérflua, eu desinstalei todos os programas, mas não os drivers, que eu saiba.

Até agora, eu:
- Testei o fone no pc de um amigo, e lá funciona bonito no CS. O fone é inocente;
- Tentei navegar profundamente pelos controles de audio do painel de controle, e nada encontrei sobre 'stereo' ou '2.0' ou '2 canais' ou nada associado;
- Desloquei para o mesmo lado todos os balanços dentro do controle avançado de volume, e ainda assim o som é reproduzido em ambos os lados do fone;
- Nas configurações avançadas de auto-falante, mudei o perfil para "fones de ouvido estereofônicos", nada;
- Introduzi o conector verde do fone de ouvido em cada uma das cinco entradas da placa de som, inclusive a própria verde, nada;
- Alterei o dispositivo de audio padrão para a placa de som onboard, "Soundmax digital audio";
- Executei o config padrão do Counter-Strike mas eu não havia mudado nada relacionado a audio;
- Tentei uma atualização de driver de som, quando perguntado se eu queria acionar o windows update eu disse sim, ficou meia hora pesquisando e nada;
- Aí eu fiquei preocupado.

Alguém tem alguma idéia?
Agradeço desde já.
 
Bem, as opções que daria para sugerir você já tentou.

Tenta fazer uma restauração de sistema para uma data anterior às mudanças que você fez.
 
Bem, as opções que daria para sugerir você já tentou.

Tenta fazer uma restauração de sistema para uma data anterior às mudanças que você fez.

Já pensei nisso, mas cheguei à conclusão de que esse problema tem muito tempo, e se eu restaurar para um ponto muito remotamente no passado, devo perder várias outras configurações que eu alterei nesse tempo, o que pode me dar ainda mais dor de cabeça.
 
Já pensei nisso, mas cheguei à conclusão de que esse problema tem muito tempo, e se eu restaurar para um ponto muito remotamente no passado, devo perder várias outras configurações que eu alterei nesse tempo, o que pode me dar ainda mais dor de cabeça.

Nesse caso, realmente, não é muito aconselhável. E provavelmente uma restauração para um ponto muito longe não esteja disponível.

Acho que você vai ter que desinstalar a placa e instalar os tais programas de volta mesmo.
 
Será que isso ajuda?

usuário de outro fórum disse:
Procure no proprio site da creative, talvez vc encontre algum drive mais novo.
Mesmo se não achar algum mais recente, desisntale o drive de som da creative e reinstale o mesmo e não instale apenas os drives, talvez algum daqueles programas que vc não instalou poderiam ser softwares do painel de controle de audio onde é feita a seleção da saida de som em 2.0, 2.1, 4.0 e 5.1.
Outra coisa que também notei quando vc falou que selecionou o "Soundmax" e que vc instalou os drives de som onboard junto com o som da creative, assim desisntale tb os drives de som onboard e vá na BIOS da placa mãe e o desative-o por lah tb e use somente o som da creative.

minha resposta disse:
Veja, este problema tem alguns meses apenas, certamente menos do que o tempo que faz que este computador foi formatado. Isso começou devido a algo que aconteceu que não tem a ver com a instalação ou desinstalação dos programas/drivers de som, e o que me incomoda é que todas as medidas que eu já tomei, pela minha experiência, já deveriam ao menos apontar um suspeito, mas nada.

Os drivers de som da placa mãe, onboard, provavelmente não foram instalados junto com os da placa de som, offboard, afinal não importa o intervalo de tempo entre as duas instalações, já que uma nem se sobrepõe à outra, só dependendo de qual das duas o usuário irá deixar ativa e qual deixará inativa.

E tenho quase certeza que tudo que eu desinstalei era apenas 'costmético', pois drivers não são desinstalados da maneira convencional (adicionar ou remover programas, painel de controle), mas sim atualizando-os no gerenciador de dispositivos ou no painel de controle, mas não no add/remove...

Isso parece uma tentativa de me poupar do "difícil trabalho" de ir ao site da Creative buscar algo mais recente, eu sei... mas no princípio, apesar de ter vindo o CD da placa de som, eu, teimosamente, fui ao site procurar o mais recente mesmo tendo o CD. Passei só raiva, o site não deixava claro qual era a placa e o driver em questão.

Mesmo assim, valeu pelo que me ajudou até agora, Metalúrgico!!
Alguma outra idéia?

réplica do usuário disse:
http://us.creative.com/support/downloads/

Se sua placa for Creative Sound Blaster Live! 5.1, creio que o driver seja esse:
http://ccftp.creative.com/manualdn/D...-Pack(ENG).exe

Talvez uma das coisas que voce desinstalou fizesse esse controle de Stereo/Mono, na tentativa de resolucao de problemas com hardware a primeira coisa a se fazer é reinstalar o driver.

Depois seguem os outros procedimentos mais trabalhosos, como testar em outro PC, reinstalar o Windows, ver se nao tem nada errado na BIOS e etc.

minha tréplica disse:
Obrigado, MASSSSS...

Pronto, agora que embaralhou de vez!!
"Setup could not detect any audio card on your system. Please ensure that your Sound Blaster hardware is properly installed before running this setup program. Setup will now exit."

MAS COMO É POSSÍVEL?? Só se meu OS tá interpretando a placa que aqui tem como uma 'placa genérica' (nunca vi nada parecido antes!!) pois agora mesmo estou com ela sendo utilizada, tocando música na TV através de cabo AV que liga o pc à TV. O Mic e fone também funcionam, sendo esse último o problemático: tá monaural.

No Aida32, programa que exibe informações sobre o sistema e dispositivos, diz um nome mais específico da placa: Creative PCI128 (Ensoniq ES1371) Sound Card. Digo isso porque no primeiro link que vc citou eu fiz a busca refinada do driver para a placa, em português, para Creative Live 5.1 etc etc e nenhum resultado com tais critérios foi encontrado. Aumentando a busca para "tudo" (não somente drivers) e também abranger coisas em inglês, achei exatamente o driver que vc indicou no segundo link, que foi o que deu o erro acima.

Devo apelar para algo mais drástico?
 
Eu a tive um problema com uma Live 5.1.
O pc parou de tocar qualquer som (sonzinhos do windows, em sites, games), só os players de audio e video continuaram a funcionar (os vídeos só tocavam som, se o audio dele fosse mp3).
Tentei reinstalar os drivers e não deu nada, ativei a onboard e ficou na mesma. Tentei um monte de coisa e nada deu certo. Algum tempo depois o mesmo problema aconteceu no pc da minha namorada e de um amigo meu.
Só resolvi formatando o pc. Depois de mais ou menos uma semana, o problema volta. Formatei e carreguei uma imagem do Ghost que eu tinha feito (ja esperava que poderia acontecer denovo, então fiz isso pra não ter o trabalho de instalar o win denovo). Fui instalando os programas novamente e a única coisa que eu fiz diferente foi ter instalado outro codec pack (em vez do k-lite coloquei o cccp) pode ter sido isso, não sei.

No anexo, é o winamp listando meus dispositivos de wave out. O wave mapper do windows não tá lá, no lugar ta uns risquinhos estranhos.
Tomara que vc encontre algum jeito de resolver seu problema, mas tem coisas que no windows só vai formatando mesmo.
 

Anexos

  • !cid_000701c6bb93$dd94f030$774607c9@demonwiz.jpg
    !cid_000701c6bb93$dd94f030$774607c9@demonwiz.jpg
    64,3 KB · Visualizações: 23
attachment.php

Clica no botão onde tá escrito em cima "toggle crossfade..."
Pra fazer isso tem que ser na no winamp modern.

Ou então muda o output pra wave out nas preferências. (ctrl p)
 

Anexos

  • crossfade.JPG
    crossfade.JPG
    76,4 KB · Visualizações: 252
Novo detalhe: mudando o dispositivo padrão de audio para a placa de som onboard, ele funciona. O som do CS fica exatamente como eu queria, das músicas também. Mas não pode ficar assim porque eu preciso das outras entradas que tem na placa de som offboard, pois uma entrada é pro fone e outra é pro cabo AV que vai pra TV. Mas se eu volto a deixar a Creative como dispositivo padrão, o som volta a ficar monaural. :(
 
Bom, aqui em casa estou com um grande problema. No Real Alternative, quando abro alguns arquivos aqui, aparece uma borrado multicolorido, no topo da tela, e um perpendicular à ele verticalmente, mais para a direita do que para a esquerda. Acontece que, só acontece isso com os arquivos desse fonte, logo, meu primeiro pensamento é de que estariam todos com defeito, porém, testei esse arquivos em outros computadores, e em nenhum deu qualquer problema, logo, penso que o modo de gravação dos arquivos não é compatível com meu PC, talvez esteja faltando algum Plugin ou o meu Codec esteja desatualizado, logo, estou postando para saber se isso já aconteceu com alguém aí, e como resolveram o problema, e também para me indicarem um bom Codec de vídeo, visto que por mais que o problema não esteja relacionado à isso, preciso atualizar o que está sendo usado.
:think:
 
Cuidado com esses codec packs.
Não sei se algum vem com codec de Real player.
O melhor seria instalar novamente.
 
Cuidado com esses codec packs.
Não sei se algum vem com codec de Real player.
O melhor seria instalar novamente.

Tipo, eu tentei desinstalar o alternative e por o Real, mas deu um monte de problema... Vou ver se roda por outro programa, coisa que acho difícill, e depois tentarei reinstalar o Alternative, mas não sei ainda...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo