1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Porcentagem da população

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por mcnegox, 25 Set 2005.

  1. mcnegox

    mcnegox Usuário

    Alguem sabe me dizer a porcentagem da população da Terra-Média?
    Por exemplo:
    Humanos.....45%
    Anões.........30%
    Hobbits.......15%
    Elfos...........10%
    Hein? :think:
     
  2. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Isso vai depender da Era em questão. Mesmo assim não creio que seja algo muito possível de se estimar não. Mas o fato é que Elfos e Anões foram desaparecendo, enquanto os Humanos aumentavam em número. Os Hobbits eu creio que sempre se mantiveram estáveis até que começacem a desaparecer, durante a Quarta Era, creio.
     
  3. mcnegox

    mcnegox Usuário

    O tempo seria logo após Smaug se alojar em Erebor, e alguns anos antes de O hobbit
     
  4. Imadofus

    Imadofus Banana Hammock!

    Humanos sempre foram maioria (a não ser quando não existiam :roll:), eu colocaria eles acima de 50% para qualquer era.
     
  5. mcnegox

    mcnegox Usuário

    mas oq vcs acham q seria o aproximado de todas as raças? é disso q eu preciso saber...
     
  6. Idril

    Idril Usuário

    Isso seria especulação, em se tratando de exatidão. Pra definir uma porcentagem exata é necessário saber exatamente quantos de cada população existiam, coisa que Tolkien não escreveu.

    Dá pra chutar números de acordo com as eras; sde você pegar a Quarta Era, especule que a população de humanos gire em torno de 60%, uma vez que os elfos estavam deixando a Terra-média.
     
  7. Nilmë

    Nilmë Usuário

    Bom é quase impossivel dizer o numero certo, já que mesmo Karen Wynn Fonstand, não especificou o numero certo em sua obra (O Atlas da Terra Média), e mesmo ela sendo uma grande estudiosa das obras de Tolkien. Mas mesmo no livro possui tres mapas com cores diferentes detalhando a população da terra média na primeira, segunda e terceira era, é bem interesante, mais porcentagem mesmo n possui, mas quem quiser pode fazer uma com esses mapas que eu citei.
     
  8. mcnegox

    mcnegox Usuário

    você pode dar esses dados para mim fazer a porcentagem?
     
  9. Nilmë

    Nilmë Usuário

    É dificil porque ele ta em 3 mapas, e n tem como eu te passa as imagens, mais eu vou passa aqui oque a autora diz sobre a terceira era
    "A população da terra média no final da terceira Era era extremamente esparsa. Os elfos haviam continuado a navegar para o oeste, até que restassem apenas os do nordeste da Floresta das trevas, de Lorien, de Valfenda e dos portos cinzentos. Os anões haviam sido expulsos dos seus lares em todas as montanhas da Névoa e Montanhas cinzentas e encontravam-se principalmente nas montanhas Azuis, nas colinas de Ferro e na montanha Solitataria. O reino de Arnor fora virtualmente despopulado pela guerra e pela peste. Em todas as vastas terras de Eriador, os únicos povoados evidentes eram os do condado e de Bri-a área para além deles era chamada de terras solitarias. No extremo norte viviam os Lammoth, a oeste de Isengard ainda vivia gente no sul da Terra Parda e ao longo da costa."
     
  10. Numenorean

    Numenorean Usuário

    nao sei se os humanos estariam em maioria...eles eram sim a raça que se reproduzia com mais velocidade...á excepcçao dos nossos amigos orcs! xD

    talvez assim

    orcs-40%
    Homens-35%
    Elfos-10%
    Anoes-10%
    Hobbits-5%
     
  11. Lord Khamûl

    Lord Khamûl Usuário

    É como Padantur disse e acrescento:

    Definitivamente! Com relação a proporção da população? Não há como afirmar em números um valor médio da distribuição da população.<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /><o:p></o:p>
    <o:p></o:p>
    Existem fatos que devemos colocar, por exemplo:<o:p></o:p>
    <o:p></o:p>
    • a era (dependendo ea era a população possui variações).<o:p></o:p>
    <o:p></o:p>
    Há algo interessante:<o:p></o:p>
    <o:p></o:p>
    Nos anos finais principalmente os duzentos anos em diante até o ano 1 da quarta era, percebe-se uma notável variação da população, ou seja, houve uma migração de certas populações da Terra Média para outros locais. Me refiro aos elfos que deixavam Imladris, Mirkwood, Lothlórien e Forlindon para irem às Terras Imortais. Portanto, a população humana não cresceu e sim, houve uma considerável diferença e posição proeminente devido às mirgrações.
    <o:p></o:p>
    <o:p></o:p>
    A única estimativa que podemos fazer com relação a um valor próximo e mesmo assim com uma margem de erro de 2 a 4,5% são os orcs de Mordor.<o:p></o:p>
    <o:p></o:p>
    Entre neste tópico que eu criei e você verá que há respaldos bibliográficos para tais definições populacionais de Mordor.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    <o:p></o:p><o:p></o:p>
    Portanto, não há como ter um valor nem sequer da proporcionalidade das populações da Terra Média. Tolkien não deixa isso em suas obras e portanto é um tema que possivelmente ficará em aberto. Até mesmo nos atlas o que existem é uma suposição populacional.
    <o:p></o:p>
    <o:p></o:p>
    Mas uma coisa é fato, a diferença entre elfos e homens por exemplo na quarta era é perceptível. Os homens são maioria justamente pelas mirgrações élficas so final da terceira era e parte da quarta era.<o:p></o:p>
     
  12. Numenorean

    Numenorean Usuário

    <?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /><o:p></o:p>
    <o:p></o:p>
    A única estimativa que podemos fazer com relação a um valor próximo e mesmo assim com uma margem de erro de 2 a 4,5% são os orcs de Mordor.<o:p></o:p>
    <o:p></o:p>
    Entre neste tópico que eu criei e você verá que há respaldos bibliográficos para tais definições populacionais de Mordor.


    continuo a nao perceber, se os orcs eram a raça que mais depressa se reproduzia como é que eles eram tao poucos? :think:
     
  13. Deriel

    Deriel Administrador

    Eles morriam muito rápido também. Foram praticamente exterminados na Quarta Era, pelo Rei Elessar Telcontar =]

    Com certeza os Homens eram maioria absoluta desde muito tempo. O povo de Rohan, por exemplo, considerava os Elfos de Lothlórien quase uma lenda. Ou seja, além de serem poucos o contato entre os povos também se reduziu.
     
  14. Lord Khamûl

    Lord Khamûl Usuário


    Bom, que população você espera que Mordor teria? Mesmo que os orcs tinham a habilidade de se multiplicarem, não quer dizer necessáriamente que isso os colocaria com uma população maior que a dos homens por exemplo.

    Temos que levar em consideração que todos eles viviam num mundo antigo mesclado de características medievais e também pré-medievais. E a população vai de acordo com as eras em que eles viviam. Deve-se levar em consideração o espaço geográfico e outros fatores.

    A população de orcs não era pequena para os padrões da Terra Média. Se pensar somente em Mordor a população apresenta uma estimativa de 70,000 a 110,000. Esse cálculo eu fiz baseado nos dados que Tolkien deixou em seus relatos. Existe uma margem de erro nestes meus cálculos, entretanto, esta margem de erro é normal e natural, está sob controle.

    Agora se pensar em populações orcs extra Mordor, com certeza o número será maior. Bom, mas qual seria este número? Não há evidências concretas de se afirmar o valor exatou ou valor aproximado, e neste caso, qualquer palpite leva a erros grosseiros.

    Agora, eu vou dar um chute (vou no chutômetro) -acredito que a população total de orcs deveria ser da ordem de 250,000 a 300,000 orcs, se nós levarmos em consideração toda a Terra Média.

    Agora outro chutômetro que dou: se levar em consideração todas as raças da Terra Média como homens, elfos, anões, orcs, hobbits a população que eu estou estimando deve ser em torno de 2,7 milhões a 3,5 milhões não mais que isso e mesmo assim é apenas uma suposição minha e grosseira.

    Qualquer atlas por mais detalhado que for, por mais bem profissionalizado for, os dados com relação a quantidade de população apresentará uma grande, mas grande margem de erro. Eu falo isso porque tenho conhecimento sobre isso (gosto de ser prudente com relação a população total aproximada).
    Não há como nos basearmos nos livros do Tolkien para estimarmos a população total aproximada, não há indícios concretos com relação e este objeto de dicussão. Qualquer estimativa, não passa de uma mera e simples estimativa grosseira e com uma expressiva margem de erro.
     
  15. Wilwarin Vanya

    Wilwarin Vanya Usuário

    Concordo com a idéia de rápida multiplicidade dos orcs ;)
    Mas creio que os homens na TM eram a maioria, pois os elfos já a estavam deixando e os anões estavam diminuindo com o passar dos anos...
    Os ents eu também creio que não tenham encontrado as Enteposas e desapareceram...
    Os trolls também desapareceram, assim como outras criaturas que não existem mais...
    eu não consigo imaginar a idéia dos hobbits desaparecendo do nada... penso que talvez a sua raça tenha se modificado ou miscigenado (apesar também que essa idéia é remota, já que Elessar proibiu a entrada d homens no domínio dos hobbits), mas penso que a modificação tenha vindo igual como aconteceu com Merry e Pippin quando beberam água da floresta d Fangorn(?) e cresceram um pouquinho, lembram? Eu achei essa parte muito comédia :D
     
  16. Foxwulf

    Foxwulf Banned

    Porcentagem, eu não sei... Mas, na minha cabeça, considerando apenas a Terra Média, na época da guerra do Anel. A escala ficaria assim:

    Homens
    Hobbits
    Elfos
    Anões

    Homens seriam a maioria absoluta, afinal, em tudo que era buraco da Terra Média, tinha homem. Os Hobbits viviam confortaveis lá no Condado, sem problemas e comendo bem, apenas correndo pelos campos e dançando ciranda, logo, também deveria ser numerosos, mas, um pouco, menos que os homens.

    Os elfos, já eram raros, pois estavam partindo, mas, ainda tinham muitos em Valfenda e em Lórien.

    Os anões, não curtiam se reproduzir, o barato deles era pegar no martelo. Logo, eles seriam menos numerosos.
     

Compartilhar