• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que teorias de conspiração são atraentes

Engethor

Son of Jango
Por que teorias de conspiração são atraentes

Todo mundo já ouviu alguma teoria de conspiração. Um tipo comum de teoria de conspiração é aquele em q um grupo (geralmente o governo ou uma parte dele) oculta algo (ETs, homem não foi à Lua, Elvis não morreu, etc) do resto da população. O impressionante é como elas se proliferam, ainda mais na era da internet.
Alguns autores já propuseram razões pelas quais as pessoas são tão atraídas por elas. Vamos a elas:

- Para expressar desconfiança pela autoridade. Jovens de todas as idades adoram desafiar a Autoridade. E têm um gosto especial em manifestar desconfiança por ela, especialmente se for o governo ou algo correlacionado. (Como se o governo tivesse algo melhor para fazer q encher os bolsos com nossos impostos...) Pode tb ser desconfiança contra algum país em particular, notadamente os EUA.

- Para parecer esperto. Teorias de conspiração geralmente apelam para o ego dos incautos, fazendo-os crer q foram capazes de notar algo q os outros não notaram, fazendo-os crer q os "manés" são aqueles q não concordam com a tal teoria de conspiração.

- Para estar "por dentro". Saber de algo "que os outros não sabem" dá um certo prazer, torna o detentor do "segredo" alguém especial, um sujeito "antenado".

- Por entretenimento. A vida real é chata (ou pelo menos, parece chata para os conspiracionistas). O fantástico e o extraordinário atiçam a imaginação. A teoria de conspiração vem atender a essa demanda, fornecendo doses de fantasia para os insatisfeitos com seu dia a dia. Fantasia é sempre atraente. Mas o fato de alguém desejar alguma coisa não a torna real.

- Para explicar as divergências de observação. Em qualquer ocorrência, é extremamente raro ter várias versões idênticas dos eventos, sem ambiguidades. Mesmo ocorrências cotidianas e rotineiras estão sujeitas a alguma margem de dúvida, mas ninguém repara nesses casos. Ou seja, as pessoas pensam q não há inconsistências em atividades normais e legítimas. Mas é justamente essa falha de percepção q os conspiracionistas usam. Eventos importantes são olhados numa lupa e qualquer inconsistência será hiper-valorizada. E vão usar a alegação (absurda) q a existência da tal inconsistência é a evidência de q toda a explicação do evento é falsa e uma nova e mais complicada teoria (a q ele propõe) é a mais indicada.

Inspirado em: http://www.clavius.org/why.html


--
Que mais existe de atraente nas teorias de conspiração? Como desmistificá-las?
 
Eu respondo esse topico com uma pergunta:
Por que o governo iria esconder que Elvis está vivo? Isso é meio sem logica, nao? :eek:

Bom, eu acho que as pessoas costumam desconfiar das autoridades. Sempre que acontece algum fato "inexplicavel"(como ETS) ou "grandioso" (como o homem ter ido a lua) as pessoas tendem a questionar as coisas. E quando nao encontram nenhuma explicação, elas colocam a culpa no governo. Ou ainda, colocam a culpa no governo por nao querer acreditar em alguma coisa.
Isso acontece tambem pela falta de clareza e explicacoes a populacao. Se a NASA tivesse explicado e respondido todas as perguntas das pessoas, eu nao acho que ainda teria gente por ai dizendo que o homem nao foi a lua.
Ou sera que eles nao passam muitas informacoes porque isso nao aconteceu?
Misterio.. misterio.. :roll:
 
As pessoas tendem a confundir senso crítico com essa teoria da conspiração. Sabe, desde que eu entrei no curso de História fui alertado para evitar o caminho das teorias da conspiração. Nas ciencias humanas, é mais facil explicar os fenomenos humanos assim. Um caso clássico é estudar a História da Igreja, a Cristandade Medieval, ou constantiniana. É lugar comum entender as manobras da Igreja como processo de uma conspiração perpetrada durante os séculos, quando muitas vezes não havia uma concordancia entre os vários segmentos da Igreja, ate mesmo por questões geográficas, quando muitas vezes as decisões eram tomadas seguindo o rumo das conjubturas da época, e quando havia planejamento, não era desprovido de fé.

Esse é um exemplo, o que eu estudo mais, existem inúmeros outros. Teoria da conspiração é no mínimo generalizante e mau fruto de pesquisas seguindo linhas estruturalistas superadas.
 
Ja que vc foi falar de igreja..
eu acho que o Vaticano esconde varias coisas sobre a biblia e talz.. Alguem concorda comigo?
(nossa, isso foi uma teoria de conspiracao)
 
Num sei, sabe, eu acho mto estranho isso... mas talvez, seja importante manter algumas informações longe do alcanbce de qualquer um. Como no MIB. Akilo poderia virar uma catástrofe.
O problema eh que não eh facil manter um segredo por mto tempo... :eek:
 
Clarice Starling disse:
Eu respondo esse topico com uma pergunta:
Por que o governo iria esconder que Elvis está vivo? Isso é meio sem logica, nao? :eek:
Porq ele morto vira mito. E passa a vender mais q o gordo em fim de carreira q ele era na ocasião. Na verdade, essa não é bem culpa do governo, e sim das gravadoras. :aham:


Clarice Starling disse:
Isso acontece tambem pela falta de clareza e explicacoes a populacao. Se a NASA tivesse explicado e respondido todas as perguntas das pessoas, eu nao acho que ainda teria gente por ai dizendo que o homem nao foi a lua.
O caso da lua é um paradigma. Tem uma overdose de informação a favor do pouso. Aliás, tem uma quantidade obscena de provas a favor.
Mas os conspiracionistas são cabeças-duras. Eles usam todas as falácias possiveis (topico fixo lá de cima) e essas coisas q citei acima e muito mais.



O problema eh que não eh facil manter um segredo por mto tempo... :eek:
Boa! E tem outra: uma teoria de conspiração geralmente exige uma escala muito grande. Muita gente mancomunada. Complicado demais. Aí eu chamo a Navalha de Occam.
 
O caso da lua é um paradigma. Tem uma overdose de informação a favor do pouso. Aliás, tem uma quantidade obscena de provas a favor.
Mas os conspiracionistas são cabeças-duras. Eles usam todas as falácias possiveis (topico fixo lá de cima) e essas coisas q citei acima e muito mais.

Bem, mas a bandeira estava balancando! :twisted:
 
eu acho q em sertas ciuaçoes eh mais facil acreditar na mentira q na verdade dai a mentira fica forte e se ramifica.... eu sou um grande fã de arquivo X, eu acredito q o governo americano esconde muita coisa sobre ovins e talz.... ja acreditei mais mas hoje eu estou cada dia mais cetico.... acredito q jfk foi morto pelo fbi (pela cia nao afinal a grande prova q ele nao foi morte pela cia eh o fato dele estar morto nao eh?? (piada ameriocana muito boa)) eu quero acreditar..... eu achuq o fato de eu nao acreditar em deus eh errado afinal 90% do mndo acredita a probabilidade de tanta gente estar errada e eu cero eh muito pequena, mas eu nao posso me dar ao luxo de acreditar em nada sem embasamento teoria plausivel.... eu achu q as teorias sao atraentes pq tem gente q quer acreditar mas nao para e pensa antes de faze-lo.....


ps.: perdoe-me se eu nao fui muito claro mas estou meio triste....


abraços Dwarf
 
Pq as pessoas fazem teorias de conspiração?
Simples!
pq é legal! :twisted:

Veja aqui no forum?
Temos as luzinhas de geladeira, a linguiça do dirhil, os olifantastico tem a maldição...
Agora muitas pessoas fazem isso para desviar da realidade, é mais facil acreditar q vc nao pode fazer nada e tudo da errado com vc pq esta todo mundo conspirando contra vc, do q vc tentar superar seus problemas e obstaculos!
é mais facil culpar o governo do q tentar fazer alguam coisa pra melhor as coisas!

Teorias de conspiração existem des de a antiguidade!
Pode se dizer q os primeiros deuses surgiram de teorias de cosnpiração!
Os homems achavam q as cosias aconteciam pq existia algums er surpemo q controalva tudo e nao ia com a cara deles, entao eles adoravam esse deus pra q nada desse errado! Ou seja, eles achamvam q os deuses existiam so pra atasanar a vida deles e nao tinham mais nada pra fazer na vida! :mrgreen:
nao deixa de ser uam teoria de cosnpiração!
elas sempre existiram e sempre vao existir!

Vcs virama quele filme "Mente Brilhante"? é um exemplo muito bom de teoria de conspiração!
 
Vou escrever aqui um texto (de 1995) extraído do livro de RPG GURPS - Illuminati, uma inesgotável fonte de paranóias e teorias de conspiração.

Para Toda Conspiração Existe uma Conspiração Igual e Contrária

Uma característica importante da teoria da conspiração é a contradição flagrante que existe entre as idéias mais populares. Não é possível que todas elas sejam verdade... é?
Por exemplo, existe claramente uma trama comunista e ateísta com o objetivo de minar o moral americano. Mas existe também uma trama fascista-religiosa para manter os Estados Unidos presos "à moralidade classe-média" do século XIX.
É óbvio que existe uma conspiração socialista e autoritária com o objetivo de incapacitar as grandes empresas com leis e impostos. Mas existe também uma trama complexa comandada pelas grandes empresas e o complexo industrial/militar para tomar conta do governo.
Qualquer um é capaz de ver a conspiração dos legisladores e dos burocratas para manter seu cargo. Mas todos são capazes de ver também a conspiração anarquista para forçar a saída de todos detentores de cargos públicos, bons ou maus, e criar o caos.
O colapso do Império Soviético mostrou que os super-estados monolíticos não são capazes de sobreviver. Ou será que ele mostra que alguma coisa maior e mais poderosa que a URSS desejava eliminá-la?
E todo mundo pode ver que um monte de gente está se divertindo a valer espalhando mentiras e rumores sobre conspirações. Será que isso não seria uma conspiração?

:mrgreen:
 
Alguns anos atrás, eu cheguei a conclusão de que toda teoria de conspiração aparece para explicar tudo aquilo que foi pouco explicado, ou então aquilo que não é aceito como o ideal ou o certo por todos. Sempre achei complexo demais manter um segredo por tanto tempo, mesmo que este segredo pudesse causar pânico em toda a população, como é tratada a existência de ETs nos filmes MIB. Não dá, mais cedo ou mais tarde, sempre aparece alguém para mostrar a verdade (vixi, não era pra parecer Arquivo X...). :mrgreen:
 
Mas existe segredos sim q são muito bem guardados!
Por exemplo, vc acha mesmo q tudo q esta nos livros de historia é verdade? Nao q alguemq invertigue não consiga descobrir a verdade, mas de qq forma muitas coisas são segredos e nao são descobertas!

Até hoje ninguem sabe pq o John Kened morreu, nao q nao existam pessoas q saibam, mas isso é uam coisa q dificilmente vai vasar! Mas as vezes por ser um fato mais marcantes, tem mais chances de vasar q outros assuntos aparentemente menos importantes q não vasariam!

Muitos fatos historicos pode tem sido frades, q ninguem nunca vai saber direito!
Vc pode criar milhoes de teorias de conpiração com relação, mas a pergutna é pq as pessoas fazem isso?
Eu acho q cada um pode ter um interesse diferente... diverção, fuga da realidade, interesses ficanceiros e pessoais...
 
Bom pelo muito ou pouco, tudo que li...eu vou citar quanto o por que colocar a culpa nos governos etc, sabe o que eu acho?
Acho que as pessoas não pesquisando o suficiente(estudando)para tentar entender tais acontecimentos, ou até mesmo não procurando informações necessárias e claras(pq tem informações, mas são poucos os que entendem)colocam a culpa no governo, afinal qual organização mais grandiosa do que o governo que possa colocar a culpa?(talvez a oni..hehehe...etc)e acabam colocando a culpa no governo...mas...sempre há um porém...o governo sempre tem culpa em certa parte, por exemplo, não esclarecer as dúvidas que surgem...etc...
Agora por que as teorias de conspiração são atraentes...deixa-me ver...acho que alguém já escreveu mas não lembro quem...são mais atraentes pq as pessoas possam acreditar em algo fascinantemente fantástico que os atraiam, que seja diferente de todas as baboseiras que ouvem todos os dias...e que possam planejar algo fantástico que os faça 'famoso', conhecido, nem que seja por pouco tempo, mas é isso que querem...eu acho :roll:
 
Digo_s disse:
Até hoje ninguem sabe pq o John Kened morreu

É exatamente por isto que existem várias teorias de conspiração sobre a morte dele. Ninguém achou uma prova convincente do porquê ele foi assassinado e quem o matou. Aí são mais problemas de conjecturas...

O outro problema, das fraudes históricas, já acho que não tem nada a ver com teorias de conspiração, mas com diversos fatores políticos sociais e econômicos. Este tipo de fraude só ocorre por que existem ou existiam interesses por trás, ou até mesmo certa ingenuidade. Há estudos, por exemplo, que mostram que que foram acrescentados na bíblia diversos textos toda vez que era copiada.
 
Sinceramente gostaria de saber como conseguem esconder fatos de uma cidade, país ou do mundo inteiro. Eu não consigo que algumas informações fiquem sigilosas nem no âmbito do fórum. Queria ter essa receita.

Eu sinceramente acho que é tédio: as pessoas se entendiam com suas vidas e fantasiam. Um primo moderno das religiões.
 
Paranóia nos casos mais graves e falta do que fazer nos casos mais brandos.

Mas não se pode negar que muitas são divertidas de tão toscas! Tipo cinema trash!
 
Falando nas conspirações, não sei se vcs concrodam, mas a igreja adulterou por séculos as escrituras bíblicas.

Inclusive um possível texto que falaria sobre reencarnações "Jesus voltará... isso significa que as almas retornam a este mundo, não vão para o inferno ou coisa parecida", mas a biblia adulterou essa parte.

Hmmm... o que acham?
 
Valanice disse:
Falando nas conspirações, não sei se vcs concrodam, mas a igreja adulterou por séculos as escrituras bíblicas.

Inclusive um possível texto que falaria sobre reencarnações "Jesus voltará... isso significa que as almas retornam a este mundo, não vão para o inferno ou coisa parecida", mas a biblia adulterou essa parte.

Hmmm... o que acham?

Se é ela quem edita a bíblia, é relativo vc dizer que ela adulterou, talvez essa palavra não seja a mais apropriada. Digamos que ela a mudou da maneira que queria e pronto. Mas é tudo conjectura e, teoria de conspiração, apenas uma falácia.
 
Deriel disse:
Sinceramente gostaria de saber como conseguem esconder fatos de uma cidade, país ou do mundo inteiro. Eu não consigo que algumas informações fiquem sigilosas nem no âmbito do fórum. Queria ter essa receita.
Tipo, o forum é pequeno!
Informações sempre vasao, agente queria ou nao!
Um amigo contra pro melhor amigo, q conta pro melhor amigo e quando ve todo mundo ja sabe! A melhor forma de esconder um segredo seguramente é so vc saber e nao falar pra ninguem!
Ou seja, se alguem com certesa vai ficar sabendo e espalhar, no forum, é muita mais facil espalhar do q em uma cidade, um pais ou no mundo todo!
Ah não se q essa informação chegue a midia, mas oq tb nao é garantia de q ela vai espalhar a informação, apenas se for interessante a ela!

Por isso é tao facil ver os governantes escondendo informações q deveriam se espalhar rapidamente!
 
Digo_s disse:
falou um mooooooooooooooonte de teoria
vc soh esqueceu a mais intrigante q a do JFK

Como realmente morreu hitler?! assassinado pelos EUA e suas tropas especiais, assassinado por sua mulher e/ou general mais proximo, ou ele realmente se suicidou?!
ngm sabe.........
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo