• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que o Um Anel não afetava Bilbo?

Concordo com suas colocações, mas não seria tão "factual", diria apenas (e já disse), que os fatores foram a debilidade de Sauron, e toda a pressão acerca da jornada de Frodo.

Abraços. =]
 
Como ja foi dito anterirmente, Sauron estava "fraco" durante aquele período, mas acho que isso não quer dizer que o anél não tivesse afetado Bilbo, lembrem-se de que, ele não contou a Guendalf que o tinha achado (eu acho), o Um Anél também o corrompia, só que mais devagar do que fez com Frodo, pois como também ja foi citado a pressão da jornada sobre ele foi muito maior.
Bilbo exitou nos ultimos momentos (apesar de ter sido o unico na história a livrar-se do anél de livre e "espontanea" vontade). Bilbo não era imune ao anél, mas isso não tira seus méritos, pelo contrário, os multiplica, ele foi muito mais forte que todos os outros no quesito "força de vontade", até mesmo que Sauron, já que o anél foi tirado deste a base do fio de espada.
 
creio eu que não surgia efeito,por falta de informação,apenas ele(bilbo)pensava que era um anél comum(bom anéis comuns não dão invisibilidade)e pro sauron não saber seu paradeiro...bom se alguem quiser me explicar melhor..estou sempre pronto a novos ensinamentos
 
Bom... e o Smeagol? Acho que ele também não sabia que o anél era o Um Anél, mas mesmo assim foi dominado por sua ambição logo de cara... até matou o primo (era o primo dele não era)...

Isso aí meu bom Pinguin...
 
Já tratamos acerca disso, mais uma vez, o cerne da questão da ação do Anel está ligado à ambição de seu usuário, e na frequência de seu uso, e para quais fins.

Abraços.
 
Última edição:
Entendo sua colocação Erian.
Após leitura de O Hobbit, podemos constatar que de certa forma Bilbo enxerga no Anel apenas uma possibilidade de "furtar", se esgueirar, de se "dar bem" em muitas situações. E nada é dito sobre o poder que lhe exercia o Um.
De fato, talvez, a forma curiosa e desinformada pela qual ele adquire o Um Anel, o fato dos movimentos iniciais de Sauron ainda estarem se articulando, e o "braço de Sauron ainda ser curto", influenciem neste quesito.

O fato é que, como colocou Neithan, a questão principal é a ausência de um poder organizado de Sauron. O Um, consequente da vontade de Sauron, buscava seu Mestre, por esse motivo acabou nas mão de Bilbo, tentando livrar-se do coração das Montanhas Sombrias e da ocultação.
Mas podemos crer, que, ainda estava latente o poder de Sauron.

Bilbo faz uso do Um em sua jornada, e não sofre a mesma pressão que Frodo sofre, usando talvez menos o Anel que Bilbo, e a isso creio dever-se a questão do Poder latente de Sauron.
As explicalções foram bem elucidativas, apenas gostaria de acrescentar os pontos acima citados. =]
De fato, não existem relatos em O Hobbit, tanto pela questão literária em si, é uma idéia embrionária ainda, quanto pela questão do desenvolver dos poderes de Sauron.

Abraços.
Faço minhas as suas palavras! Muito boa a explicação!
Também temos que levar em consideração que Frodo estava levando o Um Anel para bem próximo de Sauron (e de onde ele tinha sido criado), e acho que quanto mais próximo se está de Mordor, mais cresce a pressão do anel.

Ermehon,
Como dizia meu avô: 'Quanto mais próximo você estiver com o Um Anel de Mordor, mais próximo você vai estar com o Um Anel de Mordor, e isso quer dizer alguma coisa. (eu acho)' 8-O
 
Ermehon... mas Tolkien já pretendia escrever o Senhor dos Anéis quando escreveu o Hobbit, ou não? Ou melhor, sendo provável que pretendesse, ele já queria dar um destino 'malévolo' ao Anel? Tolkien falou alguma coisa sobre isso?
 
Quanto ao destino do Um, ao menos em minha compreensão de notas presentes em cartas, e do conteúdo em si, creio que o Um Anel, assim como muito bem esclarecido em Contos Inacabados, e perceptível no decorrer das obras em gerais, tinha um único propósito, a Dominação; "Um Anel para a todos dominar...".

Abraços.
 
Ermehon... mas Tolkien já pretendia escrever o Senhor dos Anéis quando escreveu o Hobbit, ou não? Ou melhor, sendo provável que pretendesse, ele já queria dar um destino 'malévolo' ao Anel? Tolkien falou alguma coisa sobre isso?

Aqui, peguei na Biografia do próprio Site Valinor:

Era costume de Tolkien contar histórias, criadas por ele próprio, para seus filhos. Certo dia, quando corrigia provas da faculdade, ele se deparou com uma folha em branco e, movido por um impulso inexplicável, escreveu nela: "Numa toca no chão vivia um hobbit". Tolkien decidiu então "descobrir" o que era o tal hobbit, e a partir disso criou mais uma história para seus filhos, com as aventuras do hobbit Bilbo. A história, datilografada, chegou às mãos de Stanley Unwin, da editora George Allen and Unwin, que pediu a seu filho de 10 anos, Rayner, para resenhá-la. O garoto adorou o livro, e Stanley Unwin decidiu publicá-lo em 1937 com o título "O Hobbit". O sucesso foi tamanho que o editor pediu a Tolkien uma continuação das aventuras de Bilbo.

Tolkien decidiu escrever a continuação, mas a história, atraída irresistivelmente na direção das velhas lendas élficas, demorou mais de 16 anos para ser escrita e se tornou um épico de mais de mil páginas.

Então, como O Hobbit foi criado mais como algo que, acredito, divertir os filhos de J.Tolkien, então acho que ele não pensava não na possibilidade de continuar a história até que o livro fosse publicado e "exigisse" uma continuidade. Acho que se O Senhor dos Anéis já tivesse sido arquitetado, o livro d'O Hobbit em si seria muito maior e "complexo" do que realmente o é.
 
Com certeza, temos ainda essa questão, muito bem lembrada, que coloquei rapidamente em posts anteriores, a questão literária.
Em O Hobbit, Tolkien não tinha em mente a elaboração de todo o Mito.

Abraços.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo