1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Por que o Um Anel não afetava Bilbo?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Erian, 19 Jun 2007.

1. Erian

Erian Mornië Alantië

Durante a longa jornada carregando seu fardo, Frodo Bolseiro, ao colocar o Um Anel, era sempre afetado por Sauron. Porém o mesmo não parecia acontecer com Bilbo, que, ao colocá-lo, apenas desaparecia. Então surgiu em minha cabeça altamente indagadora uma pergunta: Por que o Um não surtia nenhum efeito prejudicial a Bilbo Bolseiro?:think:
    E aí... O que vocês acham?

2. Neithan

Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

Surtia efeito sim. Tanto e que ele relutou bastante antes de entregar o Um à Gandalf.
    Parece que não tinha efeito, também porque Bilbo o usava pouco, só pra desviar dos Sacolas-Bolseiro...e também, porque com Frodo, Sauron estava mais forte, e os Nazgul estava à sua procura (espera o Arácano pra ele te dar uma reposta muito boa e mais conclusiva, mas é basicamente isso)

3. Vainkan

Vainkan Não sou um

Concordo com tudo, acho que o destaque principal é que Sauron nem queria o anel quando este estava com Bilbo, estava fraco demais para isso e não sabia onde ele estava, mas quando este foi passado para Frodo tudo o que faltava para ele ter full-power era o bendito anel, e por isso se fez descobrir onde este estava e foi atrás, o "olho" procurando cada passo e os Nasgûl correndo sempre por perto.

Assim como também concordo que passar a bola para o Arácano é a melhor alternativa para a complitude que requeres.

4. Neithan

Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

Na verdade queria sim, ele sempre buscou seu pressciosso, mas ainda não estava forte o suficiente.

5. LatinoAmericano

LatinoAmericano Aqui jaz Alcarecco

Concordo com tudo o que foi dito, e acrescento que uma partem em que se vê claramente como Bilbo era afetado pelo Um, é a parte dos portos Cinzentos, e, claro, também espero a resposta do Arácano.

6. Vainkan

Vainkan Não sou um

Há uma ordem de prioridades, primeiro ande para depois correr, quando a unica coisa que faltava era o Um ele colocou todo o seu empenho nisso.

7. Erian

Erian Mornië Alantië

Agradeço os esclarecimentos de todos!:joinha:
    Porém ainda acho muito estranho que não haja nenhum relato n'O Hobbit de que Bilbo era afetado. Mesmo porque em SDA, desde a primeira vez que Frodo utilizou o Um, isso se mostrou um terrível tormento para a mente do hobbit. O que indago é o porquê dessa diferença.

8. Olórin

Olórin ai que uó

Claro que existe! o proprio Bilbo fala pro Gandalf que ele estava se sentindo "fino e esticado, como manteiga espalhada num pedaço muito grande de pão".
    Sem falar que ele não envelhecia e tal.

E quando o Frodo usou o Anel pela priemira vez já tinha se passado muitos anos desde a última vez usada por Bilbo. Sauron já estava bem mais forte e sua "atração" sobre o Anel era maior.

Última edição: 19 Jun 2007
  9. Aracáno Elessar

Aracáno Elessar Nietzsche

Entendo sua colocação Erian.
    Após leitura de O Hobbit, podemos constatar que de certa forma Bilbo enxerga no Anel apenas uma possibilidade de "furtar", se esgueirar, de se "dar bem" em muitas situações. E nada é dito sobre o poder que lhe exercia o Um.
    De fato, talvez, a forma curiosa e desinformada pela qual ele adquire o Um Anel, o fato dos movimentos iniciais de Sauron ainda estarem se articulando, e o "braço de Sauron ainda ser curto", influenciem neste quesito.

O fato é que, como colocou Neithan, a questão principal é a ausência de um poder organizado de Sauron. O Um, consequente da vontade de Sauron, buscava seu Mestre, por esse motivo acabou nas mão de Bilbo, tentando livrar-se do coração das Montanhas Sombrias e da ocultação.
    Mas podemos crer, que, ainda estava latente o poder de Sauron.

Bilbo faz uso do Um em sua jornada, e não sofre a mesma pressão que Frodo sofre, usando talvez menos o Anel que Bilbo, e a isso creio dever-se a questão do Poder latente de Sauron.
    As explicalções foram bem elucidativas, apenas gostaria de acrescentar os pontos acima citados. =]
    De fato, não existem relatos em O Hobbit, tanto pela questão literária em si, é uma idéia embrionária ainda, quanto pela questão do desenvolver dos poderes de Sauron.

Abraços.

10. Erian

Erian Mornië Alantië

Ótimo! Compreendi vossas colocações, e eis que se tornaram mais que satisfatórias para o dizimar de minhas dúvidas. Meus agradecimentos aos que postaram neste tópico.

11. Aracáno Elessar

Estou sempre disposto à uma boa discussão acerca das obras!
    Parabéns pelo tópico amigo Erian.

Abraços. =]

12. Menegroth

Menegroth Bocó-de-Mola

Bem Erian... eu acho que se você pensar que Bilbo e Frodo são hobbits (eu ia dizer pessoas) diferentes e que ambos tinham o anel em situações diferentes, você acha sua resposta.

Bilbo - Ele nem sabia do que se tratava o anel. Sauron estava ainda meio que adormecido e se recuperando. Aquilo somente era a forma de (como já foi dito) se dar bem. O anel afetava ele sim, tanto que botou uma corrente nele para não perde-lo (assim como Gollum perdeu). Ele se sentia mais "fino" e "esticado" (porque o anel estava dando a ele uma longevidade que não lhe era natural. Relutou para entregar o anel, e na primeira oportunidade que teve...quase o tomou de volta. Tudo isso da pra dizer que Bilbo foi sim afetado pelo poder do anel.

Frodo - Ele já pegou o anel sabendo que baita encrenca ele se meteu. Gandalf já havia dito do tamanho do poder do anel. E pior. Ele teria que ir até a "cozinha" de Sauron e destruir o anel. Isso por si só basta para que ele próprio se atormentasse todas as vezes que iria usar. Sauron já estava acordado e vigilante. Frodo deu dois passos para fora do Condado e os Espectros já estavam na sua bota.

Enfim, ambos foram afetados, mas de formas e maneiras diferentes.

13. Alanië

Alanië Usuário

Totalmente diferentes, eu diria.

Só completando o que o Mene disse, na época d'O Hobbit, ainda não se tinha muita idéia dos anéis de poder. Então, o anel mágico que Bilbo encontra é só "mais um". Nem Galdalf desconfiou no 1º momento.

Agora, no caso de Frodo, ele já sabia das consequências se o usasse para fugir ou para ajudar em alguma coisa. Então a influência do Um nele foi bem diferente e bem mais intensa.

14. Ramalokion

Ramalokion Mecha-de-Folha

Só um pitaco: lembrem que quando o Um foi parar ans maõs do frodo Sauron tinah colcoado sua "Vonatde" com maior força no seu "precioso". Se perceberem bem verão que muito da influência do Um sobre Frodo é amis o emdo deste último sobre o fardo que carregava do que uma "força especifica" em si.

Além disso lembrem que Frodo a cada dia estava mais PERTO de Mordor...

15. Aracáno Elessar

Sim, assim como coloquei em meus posts (e parece que somente o Erian leu), a questão se resume na "presença" do Mestre do Um, e na questão da "responsabilidade", Frodo tinha de salvar Arda, Bilbo queria "se dar bem", apenas isso.

16. Olórin

Olórin ai que uó

Eu coloquei antes de você. :coelho:
    E o Neithan antes de mim e wtv...

17. Aracáno Elessar

Sim, e citei vocês, não disse que não leram, hahaha. =]
    Mas, de qualquer forma, apenas repassei a bola que me passaram, de forma mais elucidativa e embasada.

Abraços.

18. Olórin

Olórin ai que uó

Linguagem formal não é sinônimo de embasamento. Não vejo o porque de sua resposta ser melhor que a de qualquer outro. :eh:
    Anyway...

19. Aracáno Elessar

Não disse isso, apenas embasei minhas colocações, em fatos da própria obra, fui simplista, por isso disse elucidativo.
    Linguagem formal nesse caso, seria necessária para evitar equivocos. =]
    Mas, de forma alguma disse ser melhor.

Abraços, não leve a mal.

20. Gildor Schapelië

Gildor Schapelië Aprendiz de Jack Sparrow

Aqui...

Só queria registrar o que penso a respeito:

Acho que a questão é mais tipo... "Por que o Anel afeta bem mais a Frodo que a Bilbo?"

E eu penso os motivos são:
    1) Na época de Bilbo, Sauron tava um zero à esquerda, enquanto na de Frodo, ela estava poderoso.

2) Na época de Bilbo, ele se manteve distante de Sauron, enquanto na época de Frodo, o objetivo era, de certa forma, aproximar-se do Senhor dos Anéis, o que debilitou, e muito, Frodo.

3) Frodo tomou uma espadada do Nazgûl supremo maligno das trevas(heheh). Isso, de certa forma, interfere também. Ele fica mais "vulnerável".

4) Não foi só o Anel que detonou Frodo. Acredito que o cansaço e as péssimas condições da jornada (o que Bilbo sofreu, mas nem tanto), contribuíram para desgastar o Frodo ainda mais.

5) Ele sabia o que era o Anel e tinha os Nazgûl na cola dando aqueles malditos "gritos estridentes", que afetavam Frodo mais que os outros, com certeza, devido a ele estar portando o Anel.

No mais é isso.
    Até!!

Compartilhar