1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Por que o Um Anel não afetava Bilbo?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Erian, 19 Jun 2007.

  1. Erian

    Erian Mornië Alantië

    Durante a longa jornada carregando seu fardo, Frodo Bolseiro, ao colocar o Um Anel, era sempre afetado por Sauron. Porém o mesmo não parecia acontecer com Bilbo, que, ao colocá-lo, apenas desaparecia. Então surgiu em minha cabeça altamente indagadora uma pergunta: Por que o Um não surtia nenhum efeito prejudicial a Bilbo Bolseiro?:think:
    E aí... O que vocês acham?
     
  2. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Surtia efeito sim. Tanto e que ele relutou bastante antes de entregar o Um à Gandalf.
    Parece que não tinha efeito, também porque Bilbo o usava pouco, só pra desviar dos Sacolas-Bolseiro...e também, porque com Frodo, Sauron estava mais forte, e os Nazgul estava à sua procura (espera o Arácano pra ele te dar uma reposta muito boa e mais conclusiva, mas é basicamente isso)
     
  3. Vainkan

    Vainkan Não sou um

    Concordo com tudo, acho que o destaque principal é que Sauron nem queria o anel quando este estava com Bilbo, estava fraco demais para isso e não sabia onde ele estava, mas quando este foi passado para Frodo tudo o que faltava para ele ter full-power era o bendito anel, e por isso se fez descobrir onde este estava e foi atrás, o "olho" procurando cada passo e os Nasgûl correndo sempre por perto.

    Assim como também concordo que passar a bola para o Arácano é a melhor alternativa para a complitude que requeres.
     
  4. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Na verdade queria sim, ele sempre buscou seu pressciosso, mas ainda não estava forte o suficiente.
     
  5. LatinoAmericano

    LatinoAmericano Aqui jaz Alcarecco

    Concordo com tudo o que foi dito, e acrescento que uma partem em que se vê claramente como Bilbo era afetado pelo Um, é a parte dos portos Cinzentos, e, claro, também espero a resposta do Arácano.
     
  6. Vainkan

    Vainkan Não sou um


    Há uma ordem de prioridades, primeiro ande para depois correr, quando a unica coisa que faltava era o Um ele colocou todo o seu empenho nisso.
     
  7. Erian

    Erian Mornië Alantië

    Agradeço os esclarecimentos de todos!:joinha:
    Porém ainda acho muito estranho que não haja nenhum relato n'O Hobbit de que Bilbo era afetado. Mesmo porque em SDA, desde a primeira vez que Frodo utilizou o Um, isso se mostrou um terrível tormento para a mente do hobbit. O que indago é o porquê dessa diferença.
     
  8. Olórin

    Olórin ai que uó

    Claro que existe! o proprio Bilbo fala pro Gandalf que ele estava se sentindo "fino e esticado, como manteiga espalhada num pedaço muito grande de pão".
    Sem falar que ele não envelhecia e tal.

    E quando o Frodo usou o Anel pela priemira vez já tinha se passado muitos anos desde a última vez usada por Bilbo. Sauron já estava bem mais forte e sua "atração" sobre o Anel era maior.
     
    Última edição: 19 Jun 2007
  9. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    Entendo sua colocação Erian.
    Após leitura de O Hobbit, podemos constatar que de certa forma Bilbo enxerga no Anel apenas uma possibilidade de "furtar", se esgueirar, de se "dar bem" em muitas situações. E nada é dito sobre o poder que lhe exercia o Um.
    De fato, talvez, a forma curiosa e desinformada pela qual ele adquire o Um Anel, o fato dos movimentos iniciais de Sauron ainda estarem se articulando, e o "braço de Sauron ainda ser curto", influenciem neste quesito.

    O fato é que, como colocou Neithan, a questão principal é a ausência de um poder organizado de Sauron. O Um, consequente da vontade de Sauron, buscava seu Mestre, por esse motivo acabou nas mão de Bilbo, tentando livrar-se do coração das Montanhas Sombrias e da ocultação.
    Mas podemos crer, que, ainda estava latente o poder de Sauron.

    Bilbo faz uso do Um em sua jornada, e não sofre a mesma pressão que Frodo sofre, usando talvez menos o Anel que Bilbo, e a isso creio dever-se a questão do Poder latente de Sauron.
    As explicalções foram bem elucidativas, apenas gostaria de acrescentar os pontos acima citados. =]
    De fato, não existem relatos em O Hobbit, tanto pela questão literária em si, é uma idéia embrionária ainda, quanto pela questão do desenvolver dos poderes de Sauron.

    Abraços.
     
  10. Erian

    Erian Mornië Alantië

    Ótimo! Compreendi vossas colocações, e eis que se tornaram mais que satisfatórias para o dizimar de minhas dúvidas. Meus agradecimentos aos que postaram neste tópico.
     
  11. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    Estou sempre disposto à uma boa discussão acerca das obras!
    Parabéns pelo tópico amigo Erian.

    Abraços. =]
     
  12. Menegroth

    Menegroth Bocó-de-Mola

    Bem Erian... eu acho que se você pensar que Bilbo e Frodo são hobbits (eu ia dizer pessoas) diferentes e que ambos tinham o anel em situações diferentes, você acha sua resposta.

    Bilbo - Ele nem sabia do que se tratava o anel. Sauron estava ainda meio que adormecido e se recuperando. Aquilo somente era a forma de (como já foi dito) se dar bem. O anel afetava ele sim, tanto que botou uma corrente nele para não perde-lo (assim como Gollum perdeu). Ele se sentia mais "fino" e "esticado" (porque o anel estava dando a ele uma longevidade que não lhe era natural. Relutou para entregar o anel, e na primeira oportunidade que teve...quase o tomou de volta. Tudo isso da pra dizer que Bilbo foi sim afetado pelo poder do anel.

    Frodo - Ele já pegou o anel sabendo que baita encrenca ele se meteu. Gandalf já havia dito do tamanho do poder do anel. E pior. Ele teria que ir até a "cozinha" de Sauron e destruir o anel. Isso por si só basta para que ele próprio se atormentasse todas as vezes que iria usar. Sauron já estava acordado e vigilante. Frodo deu dois passos para fora do Condado e os Espectros já estavam na sua bota.


    Enfim, ambos foram afetados, mas de formas e maneiras diferentes.
     
  13. Alanië

    Alanië Usuário

    Totalmente diferentes, eu diria.

    Só completando o que o Mene disse, na época d'O Hobbit, ainda não se tinha muita idéia dos anéis de poder. Então, o anel mágico que Bilbo encontra é só "mais um". Nem Galdalf desconfiou no 1º momento.

    Agora, no caso de Frodo, ele já sabia das consequências se o usasse para fugir ou para ajudar em alguma coisa. Então a influência do Um nele foi bem diferente e bem mais intensa.
     
  14. Ramalokion

    Ramalokion Mecha-de-Folha

    Só um pitaco: lembrem que quando o Um foi parar ans maõs do frodo Sauron tinah colcoado sua "Vonatde" com maior força no seu "precioso". Se perceberem bem verão que muito da influência do Um sobre Frodo é amis o emdo deste último sobre o fardo que carregava do que uma "força especifica" em si.

    Além disso lembrem que Frodo a cada dia estava mais PERTO de Mordor...
     
  15. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    Sim, assim como coloquei em meus posts (e parece que somente o Erian leu), a questão se resume na "presença" do Mestre do Um, e na questão da "responsabilidade", Frodo tinha de salvar Arda, Bilbo queria "se dar bem", apenas isso.
     
  16. Olórin

    Olórin ai que uó

    Eu coloquei antes de você. :coelho:
    E o Neithan antes de mim e wtv...
     
  17. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    Sim, e citei vocês, não disse que não leram, hahaha. =]
    Mas, de qualquer forma, apenas repassei a bola que me passaram, de forma mais elucidativa e embasada.

    Abraços.
     
  18. Olórin

    Olórin ai que uó

    Linguagem formal não é sinônimo de embasamento. Não vejo o porque de sua resposta ser melhor que a de qualquer outro. :eh:
    Anyway...
     
  19. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    Não disse isso, apenas embasei minhas colocações, em fatos da própria obra, fui simplista, por isso disse elucidativo.
    Linguagem formal nesse caso, seria necessária para evitar equivocos. =]
    Mas, de forma alguma disse ser melhor.

    Abraços, não leve a mal.
     
  20. Gildor Schapelië

    Gildor Schapelië Aprendiz de Jack Sparrow

    Aqui...

    Só queria registrar o que penso a respeito:

    Acho que a questão é mais tipo... "Por que o Anel afeta bem mais a Frodo que a Bilbo?"

    E eu penso os motivos são:
    1) Na época de Bilbo, Sauron tava um zero à esquerda, enquanto na de Frodo, ela estava poderoso.

    2) Na época de Bilbo, ele se manteve distante de Sauron, enquanto na época de Frodo, o objetivo era, de certa forma, aproximar-se do Senhor dos Anéis, o que debilitou, e muito, Frodo.

    3) Frodo tomou uma espadada do Nazgûl supremo maligno das trevas(heheh). Isso, de certa forma, interfere também. Ele fica mais "vulnerável".

    4) Não foi só o Anel que detonou Frodo. Acredito que o cansaço e as péssimas condições da jornada (o que Bilbo sofreu, mas nem tanto), contribuíram para desgastar o Frodo ainda mais.

    5) Ele sabia o que era o Anel e tinha os Nazgûl na cola dando aqueles malditos "gritos estridentes", que afetavam Frodo mais que os outros, com certeza, devido a ele estar portando o Anel.

    No mais é isso.
    Até!!
     

Compartilhar