1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Por que Gimli sentiu tanto medo nas Sendas dos Mortos?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Meglin Celebrandir, 25 Jun 2009.

  1. Meglin Celebrandir

    Meglin Celebrandir Hansi Ilúvatar

    Estou relendo O Retorno do Rei e acabei de passar pela parte em que Aragorn, Legolas, Gimli, Elladan e Elrohir e os Dúnedain do norte chegam às Sendas dos Mortos.

    Entretanto fiquei realmente intrigado pelo pavor que toma conta de Gimli. Nunca imaginei que um anão, forte, resistente, resoluto, pudesse sentir tanto medo assim!

    Trechos do livro:

    Esta é a parte que mais me impressionou:

    Por que razão, afinal, Gimli estava sentindo tanto medo assim??? Nenhum outro personagem ficou tão abalado.
     
    • Ótimo Ótimo x 2
  2. Éomer

    Éomer Well-Known Member

    Talvez pq ele fosse o que era mais apegado a vida. Legolas era um elfo imortal e Aragorn e os outros dunedain eram da raça antiga que aceitava o fardo da morte melhor que os outros homens. Ou então pq era o mais cagão mesmo.
     
  3. Mairon

    Mairon Alquimista Andarilho

    Os anões para mim representam seres mais logicos e materialistas que se fixam mais no que podem ver e compreender. Gimli provavelmente ficou com mais medo porque não podia explicar nem ver os fantasmas isso deve deixar anões especialmente aterrorizados.
    Um elfo como legolas não temia os mortos pois os elfos eram mais calmos e cientes dos ciclos da natureza, os dúnedain eram homens muito corajosos e alem de terem um estilo de pensamento parecido com o élfico tinham tambem sangue elfico em suas veias
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  4. General Artigas

    General Artigas Não tá morto quem peleia

    Aragorn, e provavelmente os outros dúnedan, sabia o que havia nas Sendas dos Mortos, a maldição de Isildur e tals e Aragorn estava com Andúril, não havia grandes motivos pra terem medo.

    Legolas era um elfo, pra quê iria temer os mortos já que ele tinha um lado espiritual elevado como todos os elfos? E caso ele morresse, ele iria aparecer em Valinor, pra ele tanto faz morrer ou não, ele sabe que só estará "meio morto".

    Gimli alí era o que menos tinha noção das coisas, acredito que os anões nunca triveram contato com fantasmas e tals, daí o medo de Gimli, ele não sabia exatamente o que os fantasmas poderiam fazer.

    Acho que é isso :g:
     
  5. Meglin Celebrandir

    Meglin Celebrandir Hansi Ilúvatar

    Mas será que precisava exagerar tanto??? O coitado se arrastava no chão, seus joelhos tremiam. Só faltou Tolkien falar que ele suava e sua barba estava encharacada como se ele tivesse passado pelo Anduin. hehehehehehe

    Sei lá... Sempre achei que os anões fossem mais durões. Pra mim o Gimli amarelou e perdeu grande parte do respeito que eu tinha por sua raça.
     
  6. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri

    Interessante observação, mas esse não foi o único momento que ele sentiu tanto medo assim. Quando estavam em Moria fugindo os orcs, Gimli esbugalhou seus olhos de medo e susto quando viu o Balrog vindo atrás deles. Acho que pra mim esse foi o pior momento de medo de Gimli. Vale lembrar que quando estavam fugindo do Balrog, eles não tiveram nem tempo de expor seus sentimentos de medo com relação ao "ser angelical". Na Senda dos Mortos Gimli tinha tempo de expor suas dúvidas e medo com relação ao perigo, coisa que em Moria não tinham, pois se ficassem falando de medos, sustos e etc seria mortos pelos orcs ou pelo próprio Balrog.

    Agora, não perderia o respeito de sua raça pelo fato de ter medo, até porque Gimli não estava acostumado a tantas emoções como seus antepassados da Primeira Era.
     
  7. Passo'Gigante

    Passo'Gigante Aran adan

    Bem sobre esta temática considero que Gimli agiu da forma que agiu por causa do mito que criaram do local, provavelmente esse local seria conhecido dos Anões ao qual o temiam...
    É de realçar que os Homens também o temiam e apenas os Dunedain, Legolas, Elrohir e Elladan tiveram coragem de lá penetrar pois os Dunedain estavam cientes de que o seu povo devastado dependia disso e os elfos não temiam a morte, pois apesar de serem imortais mas morrerem a armas inimigas já tinham vivido durante muitos anos e estes são calmos e frios sempre cientes das consequências dos seus actos...

    Esta frase implica que Gimli se fosse uma caverna normal seria o primeiro a entrar em direcção ao ouro, porem naquela apenas as trevas se erguiam e o perigo de morte iminente, ao que o grupo teriam a oportunidade de não entrar lá e prosseguir caminho com os rohirim ao contrario do que se passa em Moria e que são forçados a lá entrar...
     
  8. Sindar Princess

    Sindar Princess Que deselegante...

    O medo é uma reação natural perante o desconhecido.
    Alguns conseguem lidar melhor com alguns tipos de enfrentamento, outros nem tanto.
    O maior medo de Aragorn era encarar seu destino, sua posição, sua escolha e a escolha de Arwen e defender o Reino dos Homens.
    Legolas amedrontou-se com a sombra dos nazgûl sobrevoando.
    E Gimli apavorou-se com o que via.
    Mas encarou.
    Cada um com seus fantasmas.
     
    • Gostei! Gostei! x 2
    • Ótimo Ótimo x 1
  9. Fernanda

    Fernanda Andarilho de Eriador e

    Pelo menos ele não disse "Ai, ai, fantasmas!". :hanhan:

    Eu vejo quatro razões para a reação mais forte do Gimli.

    1) Anões me parecem mesmo mais apegados a terra como disse Elessar Fox. Tão apegados que os aneis não conseguiam levá-los para a zona espectral como faziam com os humanos.

    2) Legolas vivia na Floresta Negra, não seria um bando de fantasmas de humanos renegados que ia realmente impressioná-lo. Os filhos de Elrond e os homens de Aragorn sabiam o que tinham pela frente. Conhecimento ajuda a controlar o medo. O pobre do anão era o que estava em pior situação.

    3) Talvez por ser uma caverna a coisa tenha ficado pir pro Gimli. Ele vivia em cavernas, sabia exatamente como cavernas deviam ser. Era mais adaptado ao "clima" de cavernas do que qualquer outro deles. A profunda alteração do ambiente familiar pode ter sido bem mais perturbadora para ele exatamente por ser o avesso do familiar.

    4) Mas o que eu acho que mais influencia é a própria natureza dele (ou dos anões em geral, realmente não sei). Gimli não gosta do ambiente pesado de Faragorn, nem do Belrog que afinal é um ser sobrenatural assim como teme os fantasmas. Ele se sente melhor confrontando inimigos mais corpóreos. Mandem cem orcs, dez trolls e uma montaria de Nazgul que ele enfrenta e conta bravata. Mas esqueçam os ambientes de terror.
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  10. Sauron

    Sauron Dark Lord

    Concordo com a Sindar Princess...

    Coragem não é a ausência do medo, mas agir mesmo sob efeito dele e isso Gimli fez.

    Mesmo que com dificuldades encarou seu medo e foi até o fim. Isso não me faria perder o respeito por sua raça. Não é um indivíduo que determina as qualidades de todo um grupo a que pertence. E mesmo que fosse, para mim ele ganhou pontos. :D
     
  11. Gerbur Forja-Quente

    Gerbur Forja-Quente Defensor do Povo de Durin

    Fernanda e Sindar Princess responderam muito bem.

    E Meglin, acho que não é o caso de perder o respeito pela raça. Muito pelo contrário, os anões são extremamente corajosos. Os elfos tem sempre a possibilidade de pegar um barco e zarpar da TM se a coisa ficar realmente preta. Os anões e os homens, não.

    Além disso, são os anões que vivem nas profundezas do mundo encarando tudo quanto é tipo de criatura: Balrog, dragões, Ungoliant (se não me engano, ela se escondeu nas Montanhas Azuis, onde vivem os anões de Nogrod e Belegost), "criaturas sem nome" que Gandalf encontrou nas Profundezas de Moria e mesmo ele as temeu, e os inimigos de sempre como orcs e trolls. Meu, não é qualquer povo que literalmente "mora" com o inimigo, como os anões. As cavernas que eles vivem, são as mesmas cavernas que todos esses monstros costumam viver. Por isso os anões nada tem de medrosos e continuam sendo a raça da TM que eu mais me identifico.

    Agora, claro, "cada um com seus fantasmas", como disse Sindar. Mesmo o perfeito Aragorn tem medo. Medo de ser rei de fato, assumir o que era para ele assumir, essa é praticamente a temática principal de "O Retorno do Rei", que tem isso como temática até no nome.

    E o fato de Gimli ter ficado bastante apreensivo nas Sendas, não o diminui, a meu ver, mas engrandece o terror das Sendas dos Mortos. É para o leitor ter uma idéia de como realmente era assustador o lugar. Capaz de assustar uma das criaturas mais resistentes como Gimli, que além de anão, foi um herói lendário da Guerra do Anel. As Sendas não são um lugar que qualquer um enfrenta "na boa". Talvez até os outros tenham ficado com bastante medo também, mas o professor jogou o foco em Gimli, que era da raça mais resistente ao frio, a fome, ao cansaço, etc. Tudo isso para enaltecer as Sendas.

    N'O Retorno do Rei, o professor descreve brilhantemente o combate de Eowyn/Dernhelm, Merry e o Rei-Bruxo. É incrível, só lendo para ter uma idéia de como o Rei-Bruxo era assustadoramente medonho, montado no nazgûl então nem se fala, ele fedia e seu grito enlouquecia os cavalos dos rohirrim. O professor escreve que o Rei-Bruxo não deu mais atenção a Merry que daria para um verme rastejando na lama. Olhem isso! Merry era um verme pro general de Mordor. Isso não diminui Merry no meu conceito, pelo contrário, enaltece primeiramente o Rei-Bruxo, como vilão, e os heróis mother-fuckers corajosos de encarar esse cara: Eowyn e Merry, de encarar esse terror. O mesmo raciocínio eu sigo para Gimli nas Sendas dos Mortos.
     
    • Ótimo Ótimo x 2
    • Gostei! Gostei! x 1
  12. Sindar Princess

    Sindar Princess Que deselegante...

    :rofl:
    Bem lembrado, Fernanda!
     
  13. Daisy_Lee82

    Daisy_Lee82 Humano, Demasiado

    Ah... eu também teria medo!!!
     
  14. Poxa Daisy, tudo bem qualquer um ter medo...mas um anão?!
     
  15. ruims

    ruims "Mais uma cerveja!" diz o

    Eu já conheci pessoas que não têm medo de quase nada.
    Apanham cobras com as mãos, passeiam aranhas nos braços, jogam porrada com todo o mundo, etc.
    E no entanto, essas mesmas pessoas não gostam de cemitérios e coisas assim.

    Sei lá, a mente humana pode ter coragem para o real e um medo doido para o irreal e o sobrenatural.
    Gimli não tinha medo de nada do que via.
    Mas provavelmente, tinha medo do que não via e somente sentia.

    Coragem não é uma palavra total.
    Depende das cirscunstâncias.
     
  16. Dorak

    Dorak -Morgoth! Não me chame de

    Acho que o Gerbur, a Fernanda e minha Saitorë Sindar falaram tudo... adorei a defesa deles sobre o medo de Gimli!
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  17. Tywin Lannister

    Tywin Lannister Já fui Nómin e Baldwin

    Não li todas as respostas, portanto peço desculpa se vou repetir algo que já foi dito. Mas na minha opinião, os anões não são tão corajosos assim, mesmo os mais respeitáveis! Vejamos Thorin, n'O Hobbit; primeiro, no encontro do grupo com os Trolls. Passo a citar o que disseram os anões (na tradução portuguesa):

    [quote="O Hobbit" - Carneiro Assado, página 39, edição Europa-América:]
    - Agora é a vez do assaltante - disseram, referindo-se a Bilbo.
    - Deve-se avançar e descobrir tudo a respeito desta luz, para que serve e se é tudo perfeitamente seguro e prudente - disse Thorin ao hobbit. - Vamos, ponha-se a andar e volte depressa, se tudo estiver bem. Se não estiver, volte se puder! Se não puder, pie duas vezes como uma coruja e uma vez como um mocho, e nós faremos o que pudermos.[/quote]

    Depois temos o exemplo da parte em que conseguem abrir a porta secreta que dá acesso ao salão onde Smaug se encontra:

    [quote="O Hobbit" - Informação Interna, página 184, edição Europa-América]
    Durante Muito tempo, os anões ficaram parados na escuridão diante da porta, a debater-se, até que Thorin falou, finalmente.
    - Chegou a altura do nosso estimado Sr. Baggins, que demonstrou ser um bom companheiro na nossa longa viagem, um hobbit cheio de coragem e iniciativa que em muito excedem o seu tamanho e, se me é permitido dizê-lo, possuidor de uma sorte que excede também em muito a parte que habitualmente toca a cada um. Como ia dizendo, chegou a altura de desempenhar o serviço para o qual foi incluído na nossa companhia, chegou a altura de ganhar a sua recompensa.[/quote]

    Com todo esse blábláblá, Thorin queria incitar o hobbit a entrar no túnel. Mas ok, depois vem a tal história de que 'O Hobbit' foi uma obra à parte do resto das obras de Tolkien, mas aí temos o exemplo de Mîm, que traiu Túrin e o seu grupo.

    A minha opinião, é que os anões eram robustos e fortes, e grande parte, corajosos. Mas há muitos casos de cobardia por parte de anões, e acho que a de Glimi é só mais uma.
     
    Última edição: 26 Jun 2009
  18. Anwel

    Anwel Nazgûl Cavaleiro


    Acho que a pergunta a se fazer não é por que Gimli ficou com medo, e sim porque os outros não ficaram!

    E a resposta pode ser encontrada nos excelentes posts acima do meu!
    :D
     

  19. Muito bem lembrado!! Acho que o medo de Gimli foi bem normal, mesmo pra um anão! Até o nome do lugar dá medo! E ele tentou disfarçar o que estava sentindo, isso deve ter até piorado a situação, porque além de lutar contra o próprio medo, Gimli estava lutando tambem contra a vergonha de ser o único a temer o lugar.
     
  20. Concordo com a Sindar e a Fernanda.
    É normal sentir medo, e talvez seja, como já citado anteriormente, anões são mais materialistas e provavelmente nunca viram um fantasma na vida, o desconhecido nos causa medo.
     

Compartilhar