Meglin Celebrandir
Hansi Ilúvatar
Estou relendo O Retorno do Rei e acabei de passar pela parte em que Aragorn, Legolas, Gimli, Elladan e Elrohir e os Dúnedain do norte chegam às Sendas dos Mortos.
Entretanto fiquei realmente intrigado pelo pavor que toma conta de Gimli. Nunca imaginei que um anão, forte, resistente, resoluto, pudesse sentir tanto medo assim!
Trechos do livro:
Esta é a parte que mais me impressionou:
Por que razão, afinal, Gimli estava sentindo tanto medo assim??? Nenhum outro personagem ficou tão abalado.
Entretanto fiquei realmente intrigado pelo pavor que toma conta de Gimli. Nunca imaginei que um anão, forte, resistente, resoluto, pudesse sentir tanto medo assim!
Trechos do livro:
"- Meu sangue está gelado - disse Gimli, mas os outros ficaram em silêncio, e a voz do anão morreu nas úmidas agulhas de abeto aos seus pés."
"(...) E ali ficou Gimli, o anão, completamente sozinho.
Os joelhos tremiam, e ele estava furioso consigo mesmo. - Esta é uma coisa que ninguém nunca ouviu falar! - disse ele. - Um elfo entra debaixo da terra e um anão não tem coragem! - Com isso mergulhou para dentro. Mas parecia-lhe que seus pés pesavam como chumbo na entrada; imediatamente foi acometido de uma cegueira, até mesmo ele, Gimli, filho de Glóin, que já caminhara em muitos lugares profundos do mundo."
"(...) Elladan, na retaguarda, levava outra [tocha], e Gimli, aos tropeços, lutava para conseguir alcançá-lo."
"- Ele [Aragorn] não sente medo? - murmurou o anão. - Em qualquer outra caverna Gimli, filho de Glóin, teria sido o primeiro a correr em direção ao brilho do ouro. Mas não aqui! Que o ouro fique onde está!"
Esta é a parte que mais me impressionou:
"Do tempo que se seguiu, uma ou muitas horas, Gimli se recordaria pouco. Os outros continuaram avançando, mas ele sempre ficava para trás perseguido por um terror que o procurava e parecia estar o tempo todo prestes a agarrá-lo; atrás dele vinha um rumor como a sombra do ruído de muitos pés. Avançou aos tropeços até ficar rastejando como um animal no solo, sentindo que não suportaria mais aquilo: devia ou achar um caminho e escapar ou correr alucinadamente ao encontro do medo que o perseguia."
Por que razão, afinal, Gimli estava sentindo tanto medo assim??? Nenhum outro personagem ficou tão abalado.