1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Por 2 votos a mais que Bolsonaro, petista assume Comissão e Direitos Humanos

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Clara, 27 Fev 2014.

1. Clara

Clara Antifa Usuário Premium

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Perdeu, tranqueira.
    :yep:

Última edição: 27 Fev 2014
    • Gostei! Gostei! x 2
    • Ótimo Ótimo x 1
  2. Ana Lovejoy

Ana Lovejoy Administrador

não sei se vou conseguir colocar isso de forma clara, mas vá lá, se me entenderem errado eu me explico melhor depois:

eu tenho pensado muito sobre isso, desde que comecei a ouvir "tem que votar direito e cuidar para esses bolsonaros e felicianos não voltarem" e coisas do tipo. aí pensei: pera, não rolou golpe. não teve falcatrua. e muito menos teve voto meu nesses caras ou nos partidos desses caras. só que o processo que o colocou lá foi legítimo, pessoas votaram nele. é o lado ruim da democracia: às vezes a vontade de uma "maioria" não é igual à nossa. mas aí vamos para o outro ponto: ano passado a comissão só foi presidida pelo feliciano porque o pt largou o osso para assumir outra comissão (que provavelmente naquele momento tinha maior prestígio). deu todo o bafafá, eles voltaram os olhos para essa comissão, e (por pouco, vale ressaltar), garantiram que bolsonaro não entrasse nessa. mas e ano que vem, se o pt largar o osso de volta? como fica?

todo esse blablabla só para dizer que esse tipo de situação tem me deixado um tanto frustrada com relação à política do nosso país. porque olha, eu posso votar bonitinho e escolher um cara x, mas a longo prazo isso não faz a menor diferença, porque quem escolhe quem preside uma comissão de direitos humanos não é o povo. pior: quem escolhe são representantes escolhidos pelo povo que, aparentemente, tem se revelado em maioria evangélica. aliás, já pensaram se um doido desse naipe sai para presidente, e consegue ganhar? de novo: o processo é legítimo. é isso que me quebra as pernas. vou dizer o quê? que tem que tirar o cara de lá? que ele não pode ser deputado?

enfim, uma droga o rumo que isso está tomando. em 2010 já fiquei chocada com o fato de dilma e serra ficarem mendigando voto para evangélico (para quem não lembra, temos isso >>
    e isso >>
    como exemplo da palhaçada que foi a reta final do segundo turno), o negócio é que em quatro anos eles ganharam muito mais força. pode não ter um bolsonaro da vida saindo como presidente, mas vocês podem ter certeza que existirão muitos bolsonaros da vida trocando apoio para candidato por algum cargo. enfim, sei lá. eu recebi essa notícia sobre o bolsonaro não conseguido a presidência da comissão como algo meio agridoce. ao mesmo tempo que penso "opa, que bom", aquela diferença de apenas dois votos desce muito mal.

• Ótimo Ótimo x 4
    • Gostei! Gostei! x 4
  3. Mavericco

Mavericco I am fire and air. Usuário Premium

É... Acho que você foi bem clara sim, Anica. Complicado esse tipo de coisa. Ainda mais com o discurso em defesa dos Direitos Humanos tão em baixa (é; já é escroto você ter que sequer defender Direitos Humanos, como se isso fosse algo alienígena e não uma conquista histórica). Uma diferença de só 2 votos é de desanimar. E um cara como o Bolsonaro sabe atiçar o povo. E a maior parte das pessoas que deveriam bater de frente racionalmente com um cara como o Bolsonaro, esquerda ou direita, preferem colocar o chapéuzinho de fascista.

Mesmo porque, o Assis do Couto é contra o aborto. Ele disse em entrevista que sabe diferenciar as duas coisas (
    ), mas ainda assim... Aquele pé atrás.

4. Clara

Concordo em parte, pois se o Bolsonaro não foi eleito pra presidência da Comissão de DH acredito firmemente que isso se deu pela pressão do eleitores que foram protestar na Câmara várias vezes, como desta vez aqui:

em 13/03/2013:

Certeza que o PT não quis queimar o filme em ano de eleição deixando o Bostanaro ficar na presidência da Comissão.
    Infelizmente é isso, tem que ficar em cima, não basta "votar direitinho" como a maioria de nós faz.
    Tem que acompanhar, escrever e-mails, protestar pessoalmente quando possível.
    Eu sei que é um saco e a gente morre de preguiça disso tudo.
    Eu pelo menos vivo com o saco cheio de ler as merdas que o Bolsonaro fala; de ver o ridículo do Feliciano; de olhar o Genoíno e o Roberto Jefferson fazerem cara de vítima nos jornais; ler que, com a mudança no STF, oito condenados do mensalão foram absolvidos.

5. Ana Lovejoy

o problema é esse, clara. "em ano de eleição". e nos outros 3 anos? vão provavelmente só mandar um ¯\_(ツ)_/¯ e assumir alguma comissão que no momento eles achem mais relevante.

• Gostei! Gostei! x 4
  6. Pearl

Pearl Usuário

Uai, mas o congresso só tem o PT e o PP? Cade os outros partidos?

• Gostei! Gostei! x 1
  7. Grimnir

Grimnir Usuário

Mais ou menos, Ana.

Olha esse trecho d'O Caminho da Servidão, de Hayek:

O lado ruim da democracia a que você se refere, suponho eu, é a possibilidade dessas figuras chegarem democraticamente ao poder e inventarem as mais arbitrárias leis. A questão, no entanto, é que deve haver um valor acima da democracia: A liberdade do indivíduo.

Eu vou até um pouco além do que você disse, e digo que seria indesejável se figuras como Bolsonaro ou Feliciano fossem excluídos do cenário político. Ora, eles representam parte da população. O problema, no entanto, é a extensão dos poderes legislativos deles. Uma figura religiosa, por exemplo, que queira proteger a liberdade de crença, estará possivelmente fazendo um bom trabalho. Por outro lado, se for para solapar as liberdades individuais e criar regras arbitrárias como a definição de homem e mulher como unidade familiar, então tem algo de errado nesse suposto estado democrático. É possível ser autoritário de forma democrática, vide o caso da lei anti-gay em Uganda.

--

Sobre o tópico em si, acho bem tenso que ele tenha perdido por 2 votos. Uma vitória bem meia boca, na verdade.

• Ótimo Ótimo x 2
    • Gostei! Gostei! x 1
  8. Clara

Tava pensando no que te responder e, adivinhe?
    Não sei o que responder.

Eu não sou de ir a protestos em Câmaras (de deputados ou vereadores) o máximo que faço é enviar e-mails pra os que elegi (e pra os que não elegi também, claro) fora isso, só me resta torcer pra que eles façam direito seu trabalho e morrer de raiva quando não fazem. :tsc:

É uma merda, mesmo.

9. Ana Lovejoy

eu não entendo bem como funciona o processo todo, mas lembro que quando o feliciano entrou alguns membros acho que do pv e do psol se retiraram. tem isso aqui também, ali da notícia >> "Apesar do critério da proporcionalidade, que dava direito ao PT de indicar o presidente da comissão". enfim, não entendo como funciona o processo de formação da comissão (e acho que boa parte da população não entende). se alguém souber e quiser compartilhar aqui conosco, é mais do que bem-vindo. acho que só temos a ganhar sabendo desse tipo de coisa.

• Gostei! Gostei! x 1
  10. Grimnir

Grimnir Usuário

Teoricamente, por esse regra, não deveria ter briga pelas comissões, mas...

Então...

Não ficou totalmente claro pra mim, mas já quebra um galho.

• Gostei! Gostei! x 3
  11. Calib

Calib Visitante

Barroso diz que sistema eleitoral brasileiro é "um engodo".

Acho que a mudança podia começar por aí.
    Porque, do jeito que tá, podemos dizer mais: a democracia brasileira é um engodo.

• Gostei! Gostei! x 1
  12. Grimnir

Grimnir Usuário

Quociente eleitoral é uma imoralidade. Por mais que o Jean Wyllys possa ter participação positiva (não sei julgar), por exemplo, ele só foi eleito deputado por causa do quociente, já que o Chico Alencar teve trocentos votos. Eu até entendo o espírito da ideia: Se alguns candidatos mega-pop obtiverem milhões de votos (Enéas e Tiririca), então faltarão deputados para preencher as vagas. Teoricamente esse não deveria ser um problema, né? Quer dizer, pelo menos eu acho que esse é o argumento para a existência do quociente eleitoral.

13. Calib

Calib Visitante

Outra coisa que me incomoda é:
    Votamos em deputados e em vereadores sem praticamente conhecer os candidatos porque eles têm, tipo, dez ou trinta segundos para "propor" alguma coisa na propaganda eleitoral. Daí a gente acaba tendo candidatos "temáticos", tipo o cara que vai lutar pelos idosos, o cara que vai lutar pelos gueis, o cara que vai lutar pelos deficientes, o ex-jogador que vai fazer qualquer coisa genérica envolvendo esportes, e assim vai. Daí quem se enquadra nesse tema simpatiza e vota nele. Mas quando ele chega lá ninguém sabe como o cara pensa sobre educação, segurança, economia, etc. É quase sempre um tiro no escuro.

§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§
    Em tempo, para descontrair: :lol:

14. Fúria da cidade

Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Não foi a saída definitiva do Bolsonaro do cenário político, mas levando em conta tudo o que vinha acontecendo na comissão que ele presidia até então, vê-lo fora de ação desse cargo já anima um pouco.

15. Ana Lovejoy

não era o bolsonaro que presidia a comissão, era o feliciano.

16. Fúria da cidade

Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Esses dois são tão abomináveis e parecidos no que aprontam que acabo até confundindo.

17. Ranza

Ranza Macaco

Mas quanto ao processo democrático aqui no meu trabalho, um monte de gente se sentiu super feliz com as últimas declarações do Bolsonaro. Por pessoas como essa é que esses caras estão sempre no cenário político. Talvez o grande problema da democracia no Brasil seja a falta de informação, a inconsequência, pois grande parte das pessoas não sabem as causas que certas medidas podem ter a longo prazo. Infelizmente, e digo isso em nome dos brasileiros pois nunca participei do processo político de outros países, não existe uma real discussão sobre as coisas, normalmente todo os problemas são resolvidos por criações de leis que muitas vezes batem de frente uma as outras se invalidando, talvez falte debates. Veja por exemplo debates políticos que acontecem em BH, normalmente aqueles grupos que se consideram de esquerda, debate entre eles, enquanto os que se consideram de direita se reúnem em outro local, dessa forma não a conflito de idéias (não o suficiente) para que se tome certas opiniões, preferem ficar chamando uns aos outros de nomes pejorativos.

• Gostei! Gostei! x 4
  18. Grimnir

Grimnir Usuário

É claro que o Bolsonaro fala muita merda, mas acho que uma das mais chocantes e alarmantes é: "a minoria deve se curvar a vontade da maioria". Essa é a noção de democracia para ele. Ou seja, o autoritarismo justificado pela democracia.

• Gostei! Gostei! x 3

Compartilhar