• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

PODERES DE PREVISÃO FEMININOS

JAQUELINE_S

Usuário
Uma coisa que eu sempre reparei em todas as obras de Tolkien que eu já li é que muitos personagens femininos tem poderes de previsão,desde Varda até Idril.O que será que isso significa?As mulheres das obras de Tolkien são mais sensitivas ou algo assim?
 
Nao é bem um poder em si, e sim uma caracteristica dos elfos, e nao somente mulheres, Elrond por exemplo tb tinha e outros elfos tb tiveram isso, ex quando se falou que o nazgul nao seria morto por um homem mortal, isso ja foi dito a muuito tempo.
 
Lothíriel. disse:
Nao é bem um poder em si, e sim uma caracteristica dos elfos, e nao somente mulheres, Elrond por exemplo tb tinha e outros elfos tb tiveram isso, ex quando se falou que o nazgul nao seria morto por um homem mortal, isso ja foi dito a muuito tempo.

É exatamente isso, porém esse dom de prever coisas não é uma característica pertencente somente aos Eldar, não se esqueça de Malbeth, O Vidente, que previu que o Herdeiro de Isildur deveria tomar às Sendas dos Mortos e convocar os que não cumpriram o Juramento, para alcançar a vitória.
Só para lembrar, o Elfo que previu que o Senhor dos Nazgûl não seria derrotado por um homem, foi Glorfindel.
 
CERTO,CERTO,O QUE EU QUIS DIZER É PARA AS MULHERES EM GERAL,NÃO SÓ AS ELFAS.MUITAS MULHERES HUMNAS DE TOLKIEN TB TEM PODERES DE PREVISÃO...
 
Eu acho que isso é uma enfluencia das culturas que Tolkien utilizou para elaborar suas obras.
Pq em muitas dessas culturas que Tolkien se inspirou,o dom sensitivo é pertencente as mulheres :wink:
 
Eu não vejo as mulheres como sendo mais sensitivas, até porque isso não seria um poder em si. Há duas formas de se prever o futuro para os encarnados. Uma é utilizar as informações que estão disponíveis e imaginar as conseqüências. Essa é realizada por qualquer pessoa dezenas de vezes por dia. A previsão de Círdan de que Narya seria útil a Gandalf foi desse tipo, e era ele que tinha o maior talento para isso na Terceira Era, não uma mulher. A outra é a visão vindo diretamente de Eru, que sabe o futuro e pode revelá-lo à alguém. Eru revela de acordo com seus desígnios, se privilegia as mulheres eu não sei, mas não vi motivos que me façam crer nisso.
 
Ringil disse:
Eu não vejo as mulheres como sendo mais sensitivas, até porque isso não seria um poder em si.

Mulheres são sim mais sensitivas que homens. Na cultura celta, as bruxas (ou Wiccas) são quase somente mulheres, pois tem poderes diferente dos homens. Sensibilidade e Ituição são características basicamente femininas, e são sim poderes. Já que Tolkien se inspirou nessa e em outras culturas nórdicas, há esses detalhes em comum
 
Siëlenor disse:
Mulheres são sim mais sensitivas que homens. Na cultura celta, as bruxas (ou Wiccas) são quase somente mulheres, pois tem poderes diferente dos homens. Sensibilidade e Ituição são características basicamente femininas, e são sim poderes.

Não, não é um poder, no sentido místico/super-heroístico. É no máximo um talento, o de conjecturar. A previsão mística não é verdadeira na Obra, e seus praticantes seriam praticantes de artes negras, maléficas, oriundas de Morgoth.

Já que Tolkien se inspirou nessa e em outras culturas nórdicas, há esses detalhes em comum

Você pode demosntrar onde? Eu mostro a minha fonte:

"Pengolodh aqui elabora (embora não seja necessário ao seu argumento) esta questão de "previsão". Nenhuma mente, ele afirma, conhece o que nela não está. Tudo o que fora experimentado está nela, apesar de que no caso dos Encarnados, dependendo dos instrumentos do hröa, algumas coisas podem ser "esquecidas", não estando imediatamente disponíveis para recordação. Mas nenhuma parte do "futuro" lá está, pois a mente não pode vê-lo nem tê-lo visto: isto é, uma mente situada no tempo. Tal mente pode aprender sobre o futuro apenas a partir de outra mente que o tenha visto. Mas isto significa apenas diretamente de Eru, ou por intermédio de alguma mente que tenha visto em Eru alguma parte de Seu propósito (assim como os Ainur, que agora são os Valar em Eä). Só assim um Encarnado pode conhecer algo do futuro: por instrução derivada dos Valar, ou por uma revelação vinda diretamente de Eru. Mas qualquer mente, seja dos Valar ou dos Encarnados, pode deduzir pela razão o que pode ou irá ocorrer. Isto não é previsão, mesmo que possa parecer claro em termos e, de fato, mesmo mais preciso do que vislumbres de previsão. Nem mesmo se isto é formado por visões vistas em sonho, um meio segundo o qual a "previsão" é freqüentemente revelada à mente.

Mentes que possuem grande conhecimento do passado, do presente, e da natureza de Eä, podem predizer com grande precisão, e quanto mais próximo o futuro, mais claro ele se apresenta (exceto, sempre, pela liberdade de Eru). Portanto, muito do que é chamado "previsão", em palavras desatentas, é apenas a dedução do sábio; e se isto é recebido, como advertência ou instrução, dos Valar, isto pode ser somente a dedução do mais sábio; embora isto possa às vezes, por outro lado, ser "previsão"."

Ósanwë-kenta:

http://www.valinor.com.br/kb.php?mo...p;o=1&sid=0d3217710b6c6b7872e3f23f233697e
 
Ringil disse:
Siëlenor disse:
Mulheres são sim mais sensitivas que homens. Na cultura celta, as bruxas (ou Wiccas) são quase somente mulheres, pois tem poderes diferente dos homens. Sensibilidade e Ituição são características basicamente femininas, e são sim poderes.

Ringil disse:
Não, não é um poder, no sentido místico/super-heroístico. É no máximo um talento, o de conjecturar. A previsão mística não é verdadeira na Obra, e seus praticantes seriam praticantes de artes negras, maléficas, oriundas de Morgoth.

Pelo que eu me lembro, o Espelho de Galadriel previu o que iria acontecer com o Condado. Definitivamente isso não foi uma "arte negra".

Já que Tolkien se inspirou nessa e em outras culturas nórdicas, há esses detalhes em comum

Ringil disse:
Você pode demosntrar onde? Eu mostro a minha fonte:

"Pengolodh aqui elabora (embora não seja necessário ao seu argumento) esta questão de "previsão". Nenhuma mente, ele afirma, conhece o que nela não está. Tudo o que fora experimentado está nela, apesar de que no caso dos Encarnados, dependendo dos instrumentos do hröa, algumas coisas podem ser "esquecidas", não estando imediatamente disponíveis para recordação. Mas nenhuma parte do "futuro" lá está, pois a mente não pode vê-lo nem tê-lo visto: isto é, uma mente situada no tempo. Tal mente pode aprender sobre o futuro apenas a partir de outra mente que o tenha visto. Mas isto significa apenas diretamente de Eru, ou por intermédio de alguma mente que tenha visto em Eru alguma parte de Seu propósito (assim como os Ainur, que agora são os Valar em Eä). Só assim um Encarnado pode conhecer algo do futuro: por instrução derivada dos Valar, ou por uma revelação vinda diretamente de Eru. Mas qualquer mente, seja dos Valar ou dos Encarnados, pode deduzir pela razão o que pode ou irá ocorrer. Isto não é previsão, mesmo que possa parecer claro em termos e, de fato, mesmo mais preciso do que vislumbres de previsão. Nem mesmo se isto é formado por visões vistas em sonho, um meio segundo o qual a "previsão" é freqüentemente revelada à mente.

Mentes que possuem grande conhecimento do passado, do presente, e da natureza de Eä, podem predizer com grande precisão, e quanto mais próximo o futuro, mais claro ele se apresenta (exceto, sempre, pela liberdade de Eru). Portanto, muito do que é chamado "previsão", em palavras desatentas, é apenas a dedução do sábio; e se isto é recebido, como advertência ou instrução, dos Valar, isto pode ser somente a dedução do mais sábio; embora isto possa às vezes, por outro lado, ser "previsão".

Todos nós sabemos que Tolkien se inspirou nas culturas gália e celta para criar suas obras, que são culturas nórdicas.
Sim, sim, eu concordo com isso.
Eu disse que a intuição e a sensibilidade são características basicamente femininas. "Intuição" é como um pressentimento, diferente de "previsão", que é como "a leitura do futuro". Nunca falei em mulheres lerem o futuro.
Você não acha isso um poder, e esta é a sua visão, e eu a respeito. :wink:
 
CERTO,CERTO,O QUE EU QUIS DIZER É PARA AS MULHERES EM GERAL,NÃO SÓ AS ELFAS.MUITAS MULHERES HUMNAS DE TOLKIEN TB TEM PODERES DE PREVISÃO...
Eu acho que isso é uma enfluencia das culturas que Tolkien utilizou para elaborar suas obras.
Pq em muitas dessas culturas que Tolkien se inspirou,o dom sensitivo é pertencente as mulheres

sim, mas isso também acontece com homens (melhor ainda: indivíduos masculinos, assim inclui os elfos), nunca vi nada (dentro das obras de Tolkien, pelo menos) que possa levar acreditar que isso é um dom feminino
 
Acho q Tolkien coloca as mulheres mais sensitivas tanto pelas culturas em q se baseou tanto pela realidade(na minha vã filosofia)... Na minha opinião as mulheres são mais emotivas q os homens, sendo assim mais sensíveis e intuitivas, além do que sempre existiu o "fato" da famosa intuição feminina...
 
O espelho de Galadriel previu o que is acontecer com o Condado tanto quanto um ser humano normal pode prever alguma coisa. Lembrem-se das palavras de Galadriel, sobre o perigo de se guiar pelas previsões do Espelho. O que ele mostrava sobre o futuro podia nem mesmo acontecer, exceto se a pessoa tentasse impedir o acontecimento. E quem sabe se não havia nele alguma coisa do poder de Sauron? Frodo pôde ver o Olho lá. Aquilo não foi uma "previsão". Lembrem-se de que Galadriel usava um dos Anéis e Sauron estava sempre tentando ler a mente dela usando isso.

Não que eu ache que o Espelho era maligno. Mas ele era perigoso, devia ser usado com cautela, e a confiança no que ele mostrava devia ser bem ponderada.
 
Olá pessoal!,
Li em algum lugar das obras de Tolkien (acho que foi se foi no silmarilion) que as mulheres dos Eldar tinham uma habilidade especial de prever os futuros dos bebês.
Eu também tenho meus argumentos para defender essa afirmação:
Como é que a Miriel ia saber que seu filho Fëanor teria um "espírito de fogo" (este é o significado do nome dele) se ela não tivesse previsto isso?
 
Helluin disse:
Olá pessoal!,
Li em algum lugar das obras de Tolkien (acho que foi se foi no silmarilion) que as mulheres dos Eldar tinham uma habilidade especial de prever os futuros dos bebês.
Eu também tenho meus argumentos para defender essa afirmação:
Como é que a Miriel ia saber que seu filho Fëanor teria um "espírito de fogo" (este é o significado do nome dele) se ela não tivesse previsto isso?

Porque quando ele nasceu ela percebeu que ele tinha um espírito de fogo. Assim como a Galadriel ( seu nome significa, pelo que eu me lembro, donzela coroada com cabelos dourados ) Õu Maglor ( olhos penetrantes). Quer dizer, as mães e pais observavam as características dos filhos e colocavam o nome de acordo com elas.
 
Com certeza.. Míriel chamou Curunfinwë de Fëanor, pelo que eu entendi, exatamente por ele ter sugado tanto as energias dela. disso ela concluiu que ele tinha um espírito ardente, forte.
Siëlenor disse:
Porque quando ele nasceu ela percebeu que ele tinha um espírito de fogo. Assim como a Galadriel ( seu nome significa, pelo que eu me lembro, donzela coroada com cabelos dourados ) Õu Maglor ( olhos penetrantes). Quer dizer, as mães e pais observavam as características dos filhos e colocavam o nome de acordo com elas.
só um detalhe: "olhar penetrante" foi o nome que Eöl deu a Maeglin, ñ Maglor :)
 
PODERES DE PREVISÃO

É, gente, tá certo;
mas eu ainda sei que li em algum lugar que as mães élficas tem um dom especial de "prever" o futuro dos filhos. (é algo desse tipo)
 
Concordo que de alguma forma a cultura popular tenha influenciado Tolkien nesse aspecto... afinal, quem já não ouviu falar na famosa 'intuição feminina'??? :D

jimmy-Brandebuque disse:
Talvez seja porque as mulheres dedicam mais tempo pensando nisso,no futuro de seus filhos,marido,etc...

Nossa, isso soou um tanto qto machista :disgusti:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo