• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pedágio Urbano. Funciona?

Pra que reinventar a roda? Mania boba que temos no Brasil. É só ver as soluções que as grandes metrópoles utilizam. Não tem essa de "diferente", pq não é não =]

Dica: metrô integrado com trem.
 
O trem de superfície é uma ótima, e todas as grandes regiões metropolitanas do país deveriam ter uma rede assim. Estive na capital argentina, e lá tem um sistema de trens urbanos para subúrbios vizinhos que parece funcionar muito bem (sem contar que o transporte coletivo lá tem menos da metade do preço que tem aqui). Ao menos, deveriam fazer ligando as cidades mais populosas da região, e os dormitórios aos centros de trabalho. O trânsito melhora em muito e a cidade e sua economia ficam muito mais dinâmicas.
 
Eu nem gostaria de entrar na discussão do preço, neste estágio, mas com certeza trem urbano é uma maravilha. Quem teve a chance de usufruir sabe as benesses - metrô na cidade e trenzão pro subúrbio ou cidades próximas.

Aliás, é um absurdo que o Brasil tenha aberto mão dos trens. Fico sonhando com uma linha de trem entre Curitiba e a Bettegolândia e entre Curitiba e São Paulo. E nem precisa ser muito rápida. A diferença em termos de conforto já compensaria.
 
Deriel, não é bem assim.

Metro é bacana? Até pode ser, mas é incompatível com um país de terceiro mundo, um absurdo se pensarmos que existem formas alternativas de transporte coletivo que oneram muito menos o Poder Público e permite que o mesmo possa investir em outras áreas sociais.

Curitiba é o próprio modelo disso: foi graças a um transporte barato - o que não implica em precariedade, porque aqui funciona melhor que em qualquer cidade do Brasil - que a prefeitura pode alocar recursos em educação e saúde, e garantir a qualidade de vida que a cidade tem e faz da mesma a melhor capital do país.

São Paulo e Rio, cidades pródigas com seus orçamentos, ergueram linhas e linhas de metrô que não foram capazes de garantir um bom sistema de transporte e ao mesmo tempo contraíram dividas gigantescas que não param de crescer porque tanto a construção como a manutenças caríssimas se transformam em preços finais muito altos para a população e forçam o subsidio estatal.


Eu não quero Metrô.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo