• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Para o Oeste temos Mar... e para o Leste?

Vocês podem encontrar os mapas que quiserem aqui.

Caramba, a Dúvendor não saiu do ar mesmo! :ahn?:

Peonia Cachopardo disse:
Nunca havia pensado nisso, mas pela sua fala Odril, Tolkien pensou até mesmo na deriva continental em sua obra?

Provavelmente ele pensou sim, já que Arda era a Terra de muito antigamente - logo, existiam placas tectônicas e os continentes derivam e tals. Ao menos é o que parece ao ver esses mapas todos que buscam interpretar o que Tolkien escrevia. :think:
 
A Terra-média é um continente (do qual Beleriand fazia parte), não dois imensos e nem o mundo todo e fica no meio de Arda. Valinor é outro continente, que fica a oeste da Terra-média (Oeste de Arda). E esse outro continente, que tem algo a ver com Sol (e no mapa do Fëanor aparece como Dark Land, que nada tem a ver com o nome que Sauron deu a Mordor), é o tal continente à Leste. =]

Aliás, Fëanor. Entrei no Enclyclopedia of Arda e esse mapa que você colocou aqui é citado como sendo pouca coisa após a Primeira Era. Valinor tá muito próxima da Terra-média ainda - embora o continente ao Leste não esteja muito diferente do que aparece no mapa da 3ª Era. :think:
Então vamos lá!
Idril diz que temos dois continentes: TM e Valinor. Depois ele diz que o mapa da Primeira Era traz Valinor mais perto da TM. Isso me fez entender que na Terceira Era os continentes estavam mais afastados! Por isso relacionei com a deriva continental, que faz os continentes se afastarem, conforme os movimentos das placas tectônicas.
Acho que foi isso.
 
Então vamos lá!
Idril diz que temos dois continentes: TM e Valinor. Depois ele diz que o mapa da Primeira Era traz Valinor mais perto da TM. Isso me fez entender que na Terceira Era os continentes estavam mais afastados! Por isso relacionei com a deriva continental, que faz os continentes se afastarem, conforme os movimentos das placas tectônicas.
Acho que foi isso.

Cara, na Terceira Era Aman não estava mais afastada de Endor, o que houve foi que ela foi retirada dos círculos do mundo na Segunda Era, e mesmo nesta, ela não estava mais tão próxima de Endor por ter se afastado como resultado de uma deriva continental, e sim porque Beleriand afundou.
Acredito que não tenha havido uma deriva continental em Arda, porque essa teoria não vai de acordo com os princípios cristãos, nos quais Tolkien tanto acreditava, e que, consciente ou inconscientemente, ele pôs em suas obras. Sem contar que demoram milhões de anos para que haja deriva significativa, e segundo tanto o cristianismo, quanto à mitologia de Tolkien, a terra teria uma dezena de milhar de anos mais ou menos, então...

P.S.: Era essemapa que eu disse Calimadil, os do Atlas são muiiiito melhores... (planos de comprar ele pro natal, ou pedir pra alguém...)
 
Última edição:
Hum:think:
Tudo bem... acho que foi viagem minha mesmo!
Mas me explica uma coisa: porque o cristianismo haveria de ser contra a deriva continental? Essa eu não entendi.:tsc:
 
ShidoSan disse:
Cara, na Terceira Era Aman não estava mais afastada de Endor, o que houve foi que ela foi retirada dos círculos do mundo na Segunda Era, e mesmo nesta, ela não estava mais tão próxima de Endor por ter se afastado como resultado de uma deriva continental, e sim porque Beleriand afundou.
Acredito que não tenha havido uma deriva continental em Arda, porque essa teoria não vai de acordo com os princípios cristãos, nos quais Tolkien tanto acreditava, e que, consciente ou inconscientemente, ele pôs em suas obras. Sem contar que demoram milhões de anos para que haja deriva significativa, e segundo tanto o cristianismo, quanto à mitologia de Tolkien, a terra teria uma dezena de milhar de anos mais ou menos, então...

P.S.: Era essemapa que eu disse Calimbadil, os do Atlas são muiiiito melhores... (planos de comprar ele pro natal, ou pedir pra alguém...)
Mas esse mapa é "digrátis" :dente:
Peonia Cachopardo disse:
Hum:think:
Tudo bem... acho que foi viagem minha mesmo!
Mas me explica uma coisa: porque o cristianismo haveria de ser contra a deriva continental? Essa eu não entendi.:tsc:
Foi Moisés quem abriu o mar vermelho, não um maremoto!:mrgreen:
Terremotos são a ira de Deus!:mrgreen:
Se não pagar seu dízimo o vulcão vai estourar tudo!:mrgreen:
etc.
 
Hum:think:
Tudo bem... acho que foi viagem minha mesmo!
Mas me explica uma coisa: porque o cristianismo haveria de ser contra a deriva continental? Essa eu não entendi.:tsc:

Segundo a teoria da deriva continental, o mundo tem milhões e milhões de anos. Segundo o cristianismo, o mundo tem cerca de 10 mil anos...
 
Sempre se diz que a Terra-media é o nosso mundo mas em uma era mitica a muito esquecida...isto é certo?

A idade da Terra-Media pode ser contada? assim seria mais fácil responder várias perguntas sobre a sua geografia...
estava pensando em contar as datas dos reis de númenor, e soma-las com as épocas dos reinados de Gondos (pelos regentes) e depois contar as datas das guerras (as Grandes Batalhas de Beleriand) e somar tudo de novo. O problema é que eu não me lembro de ter datas até a criação das árvores e isso dificulta muito para descobrir a idade da terra-Media...se bem que não tenho certeza se estão as datas no Silmarillion ou nos Contos Inacabados, depois tenho que ver tudo isto.

Se alguém aqui fizer isto também seria de grande ajuda.

Ia esquecendo. Os magos azuis foram mandados para as regiões onde moravam o povo de Haradrim e aqules outros humanos que no passado eram servos de Morgoth? isso pode solucionar umas dúvidas sobre a geografia da Terra-media Também...
 
Mas esse mapa é "digrátis" :dente:

Foi Moisés quem abriu o mar vermelho, não um maremoto!:mrgreen:
Terremotos são a ira de Deus!:mrgreen:
Se não pagar seu dízimo o vulcão vai estourar tudo!:mrgreen:
etc.

Segundo a teoria da deriva continental, o mundo tem milhões e milhões de anos. Segundo o cristianismo, o mundo tem cerca de 10 mil anos...

Tudo bem gente, mas o mundo tem milhões de anos e terremotos são explicáveis pela tectônica de placas!:blah:
Mas valeu pelas explicações. Tava tentando pensar nisso, mas não chegava a lugar nenhum sozinha. Valeu!:D
 
NÃO, Terremotos não são causados por movimentos de placas!
É a ira de Jesus! Pague o dízimo infiel!:rofl:

Na verdade terremotos são causados pelos jogos de bolinhas de gude divinos, enquanto furacões ciclones, tufões e maremotos são as bufas do cara lá de cima.
 
NÃO, Terremotos não são causados por movimentos de placas!
É a ira de Jesus! Pague o dízimo infiel!:rofl:

Na verdade terremotos são causados pelos jogos de bolinhas de gude divinos, enquanto furacões ciclones, tufões e maremotos são as bufas do cara lá de cima.

Daqui há pouco vem algum (a) cristão protestante pentecostal e vocês vão tomar lição de moral, seus bando de ateu pecador:chibata:
 
Opa!
Nós mudamos o assunto do tópico.
Mas terremotos e vulcões não tem nadinha a ver com a Ira de Deus! :blah:

Mas gente, os continentes na TM estão ou não se afastando???
 
Eu creio que Tolkien não imaginava ou pensava nessa hipótese, já que ele era católico fervoroso. E o que a religião tem a ver com isso?
Pergunte a uma pessoa muito religiosa, se ela acredita que os continentes estão afastando e que a terra antigamente era como a Pangéia. E saberá o que a religião tem a ver.
 
Opa!
Nós mudamos o assunto do tópico.
Mas terremotos e vulcões não tem nadinha a ver com a Ira de Deus! :blah:

Mas gente, os continentes na TM estão ou não se afastando???

Como terremotos e vulcões não tem nada a ver com a ira de deus? Nunca viste um programa da Universal não? O bispo Edir Macedo nos esclareceu isso, terremotos e vulcões, e todas as qualidades de desastres naturais são diretamente ligados à predisposição e humor divinos. Por isso que tem terremoto no Japão, EUA, todos são países sem IURD, não pagadores de dízimo...

Mas quanto à deriva na Terra Média, acredito que não estejam, porém só Tolkien poderia dizer algo de absoluto...
 
Putz, essa semana eu li algo sobre a relação dos Valar com desastres naturais na Terra-média, só não me lembro onde :doh:

Sei só desse trechinho sobre Manwë, da Enciclopédia: como Súlimo, o "Que Respira", Manwë é o mestre dos céus e controla o ar e o clima de Arda. Sua respiração governa os ventos, sua visão clareia as sombras, e sua fúria gera as tempestades que castigam a terra. Com Varda, ele determina o curso da luz que cruza os céus.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo