1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Outro mistério do SDA

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Elenedhel Voronwien, 12 Out 2008.

  1. Muitos falam que o maior mistério das obras de Tolkien é o personagem Tom Bombadil mas, estou reelendo o SDA e me deparei com outro personagem muito diferente e misterioso do professor, Beorn.
    No capítulo "Muitos encontros" da Sociedade do Anel, Glóin conta á Frodo as "novidades", ele se refere á Grimbeorn, filho de Beorn que era " [..]senhor de muitos homens vigorosos, e em sua terras, entre as Montanhas e a Floresta das Trevas, nem orcs nem lobos ousavam entrar."Esses eram os beornings.
    Aí eu me perguntei, mas o que de fato era Beorn? Como ele teve um filho?Quem então era sua mulher...será que ela se transformava em urso assim como o marido e o filho?Eles não eram homens comuns, na verdade acho que nem eram homens...o que eles então poderiam ser?:think:

    Alguém tem algum palpite sobre a origem de Beorn e sua família?
     
    • Ótimo Ótimo x 5
  2. cristhian_back

    cristhian_back Usuário

    O Beorn é um personagem que me fascina, assim como o Bombadil. Já pensei muitas vezes nele, mas não sei qual é a descendência desse cara. Talvez a vida dele seja até mais obscura que do Velho Tom. Gostei do tópico!

    Não me arrisco a palpitar sobre ele. Mas gostaria, também, de obter uma resposta pra isso.
     
  3. Mariana Hoffmann

    Mariana Hoffmann Meldanë

    Eu arrisco a chutar que vai ser mais uma daquelas perguntas quase sem respostas, que a gente só consegue levantar mais meios para questionar!!!! Mas de todo jeito, sempre é bom vasculhar a obra para tentar encontrar indícios... Eu não tinha pensado muito nele não, mas agora que você falou eu fiquei intrigada também...
     
  4. Deusa

    Deusa Usuário

    eu tambem nao tenho a menor ideia, eu estive pensando se não existe um povo, uma raça de homens-ursos... talvez o Beorn por algum motivo tenha se desgarrado... mas sinceramente eu ainda não tenho uma idéia sensata a respeito. Vou ter que estudar mais.
     
  5. Obrigada...:mrgreen:
    Pois é, do Tom a gente ainda desconfia de algo...mas do Beorn não tem jeito!Já pensei nele como um Maia mas logo desisti da idéia.

    Por isso que eu adoro Tolkien, nós fãs podemos "entrar " na história fazendo especulações e formando opiniões próprias sobre os personagens.Eu também não havia dado muita importância ao velho Beorn, mas como estou reelendo o SDA me surgiu essa dúvida.Sinceramente...não sei em que raça classificá-lo!
     
  6. Mariana Hoffmann

    Mariana Hoffmann Meldanë

    Pois é... Como maia? Mas será que o Professor, sabendo disso e fazendo Gandalf e Beorn se encontrarem n'O Hobbit não faria menção alguma ao fato? Vou reler o Hobbit
     
  7. Hum..uma raça diferente tipo os Ents?Se existia ents poderia existir homens-ursos...:think: pensando que pra ele ter tido um filho teria que existir mais alguém igual á ele (sua mulher no caso) é uma hipótese válida.

    Talvez...Beorn pode ser:
    1- Um "personagem-acidente" nas obras de Tolkien, exemplo, ele criou Beorn pro Hobbit somente e depois teve problemas com ele pq no começo ele não teria que justificar sua origem mas, com a continuação do Hobbit ele teve que encaixá-lo no meio da história.
    2- Ele é mais um personagem que nem o Tom, nem Tolkien sabia sua origem.
     
  8. Mariana Hoffmann

    Mariana Hoffmann Meldanë

    Um personegem acidente é uma boa hipótese, mas eu creio que isso seria simplificar a obra, alegando erros na composição. Creio que agora é preciso reler os textos com base numa das hipótese levantadas. Eu vou faze isso com aquele capítulo de O Hobbit.
     
  9. Bom, não acho que isso seria simplificar a obra...e erros tinham muitos, tanto é que Tolkien estava sempre corrigindo-os.
    Voltando á sua ipótese de que Tolkien mencionaria algo no encontro de Beorn e Gandalf(se ele fosse um Maia) bem, talvez Tolkien ainda não soubesse da importância de Beorn quando escreveu o Hobbit, se Tolkien classificasse Beorn como um Maia certamente isso teria ocorrido depois ou durante a composição do SDA.
    Mas Beorn poderia ser um espírito que desceu em Arda no início dos tempos...ou não? Tom também poderia ser.
     
  10. Mariana Hoffmann

    Mariana Hoffmann Meldanë

    Ah!! tem isso também!!! Pois é, ele podia não supor a complexidade das suas afirmações a respeito de Beor.
     
  11. Mas se Beorn fosse um espírito que desceu em Arda, o que seria a mulher dele?Outro espírito? Ela seria tipo a Fruta D'Ouro?
     
  12. Elwë_Singollo

    Elwë_Singollo O de sonoridade ímpar!

    Personagem-acidente é minha aposta também. Hobbit era inicialmente uma história simples que desenvolveu-se em SdA.
     
  13. Personagem acidente na Obra de Tolkien podemos dizer (e n me olhem de cara feia) que todos são!
    A questão toda é Tolkien relatou a criação de um mundo e em muitos casos ele não foi o escritor e sim somente o relator...Gosto de imaginar Tolkien como Eru...Ele deu os temas, mandou a chama imperecível pro vazio e disse Eä!
    Ach oque tolkien lançou a idéia principal e apartir dai a história se desenvolveu quase que por conta própria...
    Mas em relação a Beorn...Não existe classificação "oficial" pra ele, mas podemos supor como estamos fazendo ^^
    Eu acredito que a príncipio...Omfg, acabei de achar a origem do Beorn...Eu achava que era, mas agora eu praticamente tenho certeza...Beorn é um dos "kelvar" assim como Barbarvore é um dos "olvar" de Yavanna...Segue citação:
    "Despertou então Manwë, desceu até Yavanna na colina Ezellohar e sentou-se a seu lado, à sombra das Duas Árvores. E Manwë falou: - Ó, Kementári, Eru pronunciou-se e disse: “Será que algum Vala supõe que eu não tenha ouvido toda a Música? Mesmo o som mais ínfimo da voz mais fraca? Vejam!Quando os Filhos despertarem, o pensamento de Yavanna também despertará, e ele convocará espíritos de muito longe, que irão se misturar aos kelvar e aos olvar, e alguns ali residirão e serão reverenciados, e sua justa ira será temida. Por algum tempo: enquanto os Primogênitos estiverem no apogeu, e os Segundos forem jovens.” Não te lembras agora, Kementári, que teu pensamento cantava, nem sempre sozinho? Que teu pensamento e o meu tampouco se encontravam, de modo que nós dois alçávamos vôo juntos como grandes aves que sobem acima das nuvens? Isso também irá se passar pela intenção de Ilúvatar; e, antes que os Filhos despertem, as Águias dos Senhores do Oeste surgirão com asas como o vento”."
    Apesar de não existir menção expressa a Beorn...Acredito que essa possa ser a melhor explicação...Comentem, agora fiquei curioso ;)
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  14. TorUgo

    TorUgo a.k.a. Tortoruguito...

    muito bom... White Wizard German fizeste uma observação muito boa! Provavelmente Beorn será um desses espíritos que se juntaram aos animais. Eu não sei se estarei a viajar, mas não serão todos aqueles seres pensantes e falantes, que supostamente não o deviam ser, descendentes desses "Espíritos"?...

    Lembro-me dos pássaros em Erebor, dos cavalos meara, daquela árvore maldosa da Floresta Velha (que já ouvi dizer que era um huorn!... será?)... e talvez me lembre de mais alguém se tentar! xD...

    Agora uma pergunta!... Barba de Árvore (ou Barbárvore, lá como vocês chamam! xD) era imortal, ou pelo menos parecia! então porque não seria assim também com Beorn!?

    ;D
     
  15. Excluído038

    Excluído038 Excluído a pedido

    Suponho que Beorn, assim como Tom Bombadill, é um daqueles personagens que fazem toda a fantasia da história, por serem tão antigos, poderosos e estranhos que simplesmente não se envolvem.
    É um personagem de contos de fadas, sem explicação, pra trazer diversão a história. Existem alguns pontos das histórias que são válidos de questionamentos (os elfos, os homens, os bebes dos Valar, as asas dos Balrogs XD) e outros não, é apenas muito mais fácil e interessante aceitar algumas coisas como são. Pessoalmente, eu não gostaria de saber a origem de Beorn e de Tom, porque algumas coisas deixariam de ter graça.
     
  16. elrohir99

    elrohir99 Banned

    Beorn é certamente invenção de alguma força superior, uma experiencia sem seguimento... tal como os anões iriam ser se não fosse Eru.
     
  17. _ Sauron _

    _ Sauron _ Senhor dos Lobisomens

    Hum... Beorn. ACHO que Beorn era de uma raça de ursos que recebeu uma dádiva de se transformar em humano por algum feito benéfico ao mundo, mas a raça foi quase extinta até que Beorn a ressucitou. Muito improvável e sem confirmações, mas meu único pensamento possível de seu surgimento.
     
  18. Thalion

    Thalion Mas que puxa!

    Acho muito provável que seja isso que falaram mesmo... Dos kelvar e tal... Pode ser o correspondente animal dos ents... Um protetor, guardião ou o que quer que seja...

    Mas, até onde eu sei, os ents não são imortais não... Só são muito velhos
     
  19. Dáin-Pé-de-Ferro

    Dáin-Pé-de-Ferro Citando posts esquecidos

    Aqui a melhor pesquisa que consegui fazer. Espero ter esclarecido um pouco...
     
  20. Ettelen

    Ettelen eu sou mesmo um

    Acho que Beorn é da mesma estirpe que Bombadil [e, por isso, tão fascinante quanto]. Não de mesmo poder, mas um dos guardiões das coisas sagradas da natureza.

    Como entidade, não acho que Tolkien tenha pensado muito sobre uma antescedência, deixando-o no mesmo nível de mistério que Bombadil :mrgreen:
     

Compartilhar