• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Outro mistério do SDA

Fuçando por aí dentro do Fórum eu encontrei um artigo que fala sobre esse outro mistério:



Fonte

Confirmando o que o Ispaine/Estus disse e lançando mais uma hipótese. Será que Radagast tinha a "habilidade" de partilhar de seu poder? Eu acho pouco provável.

A pergunta é: pq Radagast passaria parte de seu poder á Beorn? Talvez Beorn fosse uma personagem essencial na história de Arda e fez coisas que ajudaram muito mas nós nunca ficamos sabendo...que nem os Magos Azuis e Radagast.Caso contrário fica difícil imaginar um Maia passando parte de seu poder pra um humano.

kra.....embora eu naum me lembre de nenhuma citação sobre druidas nas obras d Tolkien eu me arriscaria a dizer q Beorn eh um deles.....pelo fato d se transformar em um animal,no caso um urso

Druidas? Acho bem improvável...
 
Existe algum caso confirmado de alguém passando poderes para outro?

De cabeça o que eu me lembro é o caso do Um Anel que alterou Gollum e deu uma longevidade fora do comum para Bilbo. Mas era um item mágico.
 
Talvez Radagast tenha ensinado algo a Beorn.

Algo que Tolkien diz que os Magos Azuis possam ter feito no Leste.
 
Os anéis provavelmente foram escolhidos porque são discretos, portanto alguém que não seja portador pode deixar de vê-los sem problemas (imagina se as Roupas de Poder fossem invisíveis a qualquer um que não portasse uma!) e pequenos. Quer outro exemplo? As adagas do Ponente, "cheias de encantos para a destruição de Mordor", segundo Aragorn, e as Espadas Élficas encontradas em O Hobbit, para não mencionar os Palantíri. O "poder das nascentes" não era das nascentes em si, mas da preparação que os Ents davam à água.

Sim, Correto!!
Mas o que eu quis dizer é que tudo na obra de Tokien tudo tem um começo, uma explicação!!! Talvez Beorn ou mesmo Bombadil posam ser personagens que Tolkien tenha colocado lá por ser uma forma que ele encontrou de Eru ter uma participação mais ativa na história!!! Eru pode ter enviado eles para a TM para ajudar seus filhos!!! Frodo não teria conseguido completar sua demanda se Tom não o tivesse ajudado, ou mesmo os anões não teriam conseguido completar sua viagem se Beorn não os tivesse auxiliado!!
Não sei se vcs entenderam o que eu quis dizer!!!
Está é, lembrando, uma opinião minha!! tenho certeza de que outros possam ter opiniões bem divergentes!!!
Mas se eu estiver falando alguma besteira podem dar um puxão de orelha!!!rsrsr!!:panela:
 
Hail!<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /><o:p></o:p>
<o:p></o:p>
Bom... a discussão é fascinante!!!<o:p></o:p>
<o:p></o:p>
Como sempre!<o:p></o:p>
<o:p></o:p>
As especulações são sempre fascinantes (e sedutoras), mas podem levar a falsas conclusões.<o:p></o:p>
<o:p></o:p>
De fato Tolkien dizia que o bom e velho Beorn era um homem (mas isto ocorreu numa carta e não na ficção propriamente dita)... Nunca disse que era puramente humano... <o:p></o:p>
<o:p></o:p>
Configura-se improvável a transferência de "poder" de Radagast para Beorn, vez que não era dado aos Istari influir diretamente no assunto dos homens... Ao menos Gandalf não o fez. Saruman tb não: agiu com intenções meramente egoísticas. Não sei se seria possível isso para o Mago Castanho.<o:p></o:p>
<o:p></o:p>
De outro lado, a teoria dos kelvar e olvar é verossímil, vez que posta na mitologia, e, indiretamente, passível de associação com o Beorn. Entretanto, mais uma vez, sou levado a acreditar que caminhamos no rumo das especulações... <o:p></o:p>
<o:p> </o:p>
É um tema difícil... A idéia de uma raça me parece interessante, vez que, da forma como está escrito na versão da Martins Fontes - “ele É um troca peles” (g.n.), dá a impressão de que existem outros como ele... ou talvez um clã? É um tema árido mesmo! Alguém pode nos brindar com a versão em inglês do fragmento de “O Hobbit”? <o:p></o:p>
<o:p> </o:p>
Apenas para incrementar a discussão: Assim como as questões polêmcias circundam Tom Bombadil, Beorn, as Águias “que falam” (estas me parecem mais a versão animal de Fangorn do que o nosso caro Beorn... mas não sei se existe algum escrito neste sentido e, salvo engano, há um tópico específico sobre elas.. procurarei para me informar), etc., indago sobre a Espada do Elfo Negro (Eol?) e a própria espada de Turin Turambar. Forjadas com o metal que caiu das estrelas e que conversavam com seus donos, também não “encaixam” (utilizei esta expressão na falta de uma melhor) na mitologia... <o:p></o:p>
<o:p> </o:p>
O que quero ressaltar com isto, sem fugir ao tema do tópico, é justamente o que dá a fantasia ao trabalho do professor: existe o lado sério, repleto de valores e questionamentos (conforme o artigo do Min. Ives Gandra), como também o lado “irreal”, que carece de qualquer explanação, mas que, ainda que irreal, torna-se tão crível por conta do conjunto da obra. <o:p></o:p>
<o:p> </o:p>
É o que me parece que acontece com Beor: um homem, com alguns poderes mágicos, mas impossível de determinar a origem desta magia, atiça a curiosidade, gera debates, mas com o que temos hoje (material publicado), pouco provável chegar a alguma conclusão. <o:p></o:p>
<o:p> </o:p>
Quem sabe com o texto original de O Hobbit, dê para analisar algo mais.<o:p></o:p>
 
Hail!<o:p></o:p>
<o:p></o:p>
Bom... a discussão é fascinante!!!<o:p></o:p>
<o:p></o:p>
Como sempre!<o:p></o:p>
<o:p></o:p>
As especulações são sempre fascinantes (e sedutoras), mas podem levar a falsas conclusões.<o:p></o:p>
<o:p></o:p>
De fato Tolkien dizia que o bom e velho Beorn era um homem (mas isto ocorreu numa carta e não na ficção propriamente dita)... Nunca disse que era puramente humano... <o:p></o:p>
<o:p></o:p>
Configura-se improvável a transferência de "poder" de Radagast para Beorn, vez que não era dado aos Istari influir diretamente no assunto dos homens... Ao menos Gandalf não o fez. Saruman tb não: agiu com intenções meramente egoísticas. Não sei se seria possível isso para o Mago Castanho.<o:p></o:p>
<o:p></o:p>
De outro lado, a teoria dos kelvar e olvar é verossímil, vez que posta na mitologia, e, indiretamente, passível de associação com o Beorn. Entretanto, mais uma vez, sou levado a acreditar que caminhamos no rumo das especulações... <o:p></o:p>
<o:p> </o:p>
É um tema difícil... A idéia de uma raça me parece interessante, vez que, da forma como está escrito na versão da Martins Fontes - “ele É um troca peles” (g.n.), dá a impressão de que existem outros como ele... ou talvez um clã? É um tema árido mesmo! Alguém pode nos brindar com a versão em inglês do fragmento de “O Hobbit”? <o:p></o:p>
<o:p> </o:p>
Apenas para incrementar a discussão: Assim como as questões polêmcias circundam Tom Bombadil, Beorn, as Águias “que falam” (estas me parecem mais a versão animal de Fangorn do que o nosso caro Beorn... mas não sei se existe algum escrito neste sentido e, salvo engano, há um tópico específico sobre elas.. procurarei para me informar), etc., indago sobre a Espada do Elfo Negro (Eol?) e a própria espada de Turin Turambar. Forjadas com o metal que caiu das estrelas e que conversavam com seus donos, também não “encaixam” (utilizei esta expressão na falta de uma melhor) na mitologia... <o:p></o:p>
<o:p> </o:p>
O que quero ressaltar com isto, sem fugir ao tema do tópico, é justamente o que dá a fantasia ao trabalho do professor: existe o lado sério, repleto de valores e questionamentos (conforme o artigo do Min. Ives Gandra), como também o lado “irreal”, que carece de qualquer explanação, mas que, ainda que irreal, torna-se tão crível por conta do conjunto da obra. <o:p></o:p>
<o:p> </o:p>
É o que me parece que acontece com Beor: um homem, com alguns poderes mágicos, mas impossível de determinar a origem desta magia, atiça a curiosidade, gera debates, mas com o que temos hoje (material publicado), pouco provável chegar a alguma conclusão. <o:p></o:p>
<o:p> </o:p>
Quem sabe com o texto original de O Hobbit, dê para analisar algo mais.<o:p></o:p>
Por favor use o texto branco, senão fica difícil de ler.
Tolkien disse que Gandalf cria que Beorn era um humano, e eu não vejo motivos para duvidar. As águias eram relmente uma versão dos ents, só que eram emissárias de Manwë e não de Yavanna.
 
HEuehueh
Texto em "branco" facilita mesmo ^^
Concordo plenamente, alguns pontos são ou pelo menos agora devem ser uma vez que Tolkien morreu, algo que apenas deve instigar a imaginação e não nossa razão, no entanto, uma vez que esse tópico e mtos outros se dispuseram a encontrar "teorias" para o que é absolutamente "inconcreto", para o q há de mais "imaginário" na Mitologia de Tolkien (É aquele que pergunta na aula de história se não vão ter aula sobre a Terra-Média =) ).
Quanto à teoria dos Kelvar e dos Olvar, é a única q eu encontrei no Legendarium (adorei essa palavara) que poderia corroborar esse tipo de ser (Beorn), aos humanos não é dado magia, mto menos "mudar sua aparencia", esse fato é característico dos Ainur e não dos Eruhín...À excessão de Beren e Lúthien, que se "vestiram" com as peles de Draugluin e da Vampira q eu n lembro o nome... Isso não acontece em nenhum outro lugar, e permitam me dizer, acredito que Beorn seja um personagem sem precendentes nenhum na historia.
Então a teoria dos Kelvar e dos Olvar não comprova, corrobora a personagem Beorn!
;P
 
HEuehueh
Texto em "branco" facilita mesmo ^^
Concordo plenamente, alguns pontos são ou pelo menos agora devem ser uma vez que Tolkien morreu, algo que apenas deve instigar a imaginação e não nossa razão, no entanto, uma vez que esse tópico e mtos outros se dispuseram a encontrar "teorias" para o que é absolutamente "inconcreto", para o q há de mais "imaginário" na Mitologia de Tolkien (;P

Concordo plenamente com este seu posicionamento!!! A razão, neste caso, apenas se aplica para o estudioso/científico... era essa minha intenção.:yep:

De outro lado, nós, fervorosos admiradores da obra do professor, queremos mesmo é especular! Criar teoririas e, com isso, até mesmo descobrir alguma coisa que ninguém viu e que poderá trazer uma luz !!!.

Enfim...

Agradeço os esclarecimentos sobre as águias. :D

P.S.: vocês devem usar o fundo "preto", certo? Por isso não deve ficar muito "Legível".... :cool:
 
É mas nas Obras não temos como saber. Afinal não é citado nenhum antecedente de homens-urso ou qulquer tipo de troca-peles, exceto n'O Silmarillion quando se fala brevemente de lobisomens...
 
Existe algum caso confirmado de alguém passando poderes para outro?

De cabeça o que eu me lembro é o caso do Um Anel que alterou Gollum e deu uma longevidade fora do comum para Bilbo. Mas era um item mágico.

Não que eu me lembre...mas eu acho que isso seria meio impossível não?Se fosse assim Gandalf poderia passar parte de seu poder pra Frodo.
Mas aí entra uma dúvida,no caso de Bilbo por exemplo, o anel deu á ele uma longevidade mas não podemos esquecer que quem passou poder pro anel foi Sauron então eu me pergunto, será que isso só funcionava com objetos ou seria possível com seres vivos?
Talvez Radagast tenha ensinado algo a Beorn

Seria possível já que pássaros conseguiram ensinar Elwing a voar...


Configura-se improvável a transferência de "poder" de Radagast para Beorn, vez que não era dado aos Istari influir diretamente no assunto dos homens... Ao menos Gandalf não o fez. Saruman tb não: agiu com intenções meramente egoísticas. Não sei se seria possível isso para o Mago Castanho.<o:p></o:p>
<o:p></o:p>
De outro lado, a teoria dos kelvar e olvar é verossímil, vez que posta na mitologia, e, indiretamente, passível de associação com o Beorn. Entretanto, mais uma vez, sou levado a acreditar que caminhamos no rumo das especulações... <o:p></o:p>
<o:p> </o:p>
É um tema difícil... A idéia de uma raça me parece interessante, vez que, da forma como está escrito na versão da Martins Fontes - “ele É um troca peles” (g.n.), dá a impressão de que existem outros como ele... ou talvez um clã? É um tema árido mesmo! Alguém pode nos brindar com a versão em inglês do fragmento de “O Hobbit”? <o:p></o:p><o:p></o:p><o:p></o:p>

Mas Radagast poderia ter interfirido mesmo sendo proibido.
Eu gosto dessa teoria dos kelvar e olvar, acho que é a ipótese mais próvavel da origem de Beorn.
Á mim a frase também passa essa sensação, a de que poderia existir uma raça (já que ele possui esposa) e aí eu volto pra teoria dos kelvar e olvar...eles poderiam ser essa raça ou ter alguma ligação.


Acredito que Beorn* seja um Lycan. Tipo um Lobisomen mas nesse caso se transforma em urso. Isso existe no D&D.

Pra isso precisaríamos saber se a esposa dele também se transformava em urso, se sim é provável que exista uma raça de homens-ursos, se não eu acho a ipótese inválida.
É mas nas Obras não temos como saber. Afinal não é citado nenhum antecedente de homens-urso ou qulquer tipo de troca-peles, exceto n'O Silmarillion quando se fala brevemente de lobisomens...

Lobisomens foram seres criados/transformados/torturados/corrompidos por Melkor certo?Eu não me lembro muito bem...eles eram lobos normais ou o que?Ou algo parecido com Carcharoth talvez?
 
Saitorë acho que os Lobisomens eram espíritos que tomaram a forma de animais (nesse caso específico, lobos) e os corromperam, dando inteligencia e malícia (o q na minha cabeça compõe um Lobisomen, obviamente sem o adereço humano na uma vez que os atani ainda estavam longe de surgir e já existiam lobisomens).
 
Saitorë acho que os Lobisomens eram espíritos que tomaram a forma de animais (nesse caso específico, lobos) e os corromperam, dando inteligencia e malícia (o q na minha cabeça compõe um Lobisomen, obviamente sem o adereço humano na uma vez que os atani ainda estavam longe de surgir e já existiam lobisomens).

Mas então por que o nome "lobisomen"( creio que Tolkien não deixou esse nome por acaso)? Se fosse assim eles seriam simples lobos corrompidos, caso do Carcharoth.
 
Carcaroth não ERA um lobisomem? Não tenho certeza, mas acho que algo do tipo é dito em O Silmarillion... Alguém pode verificar por favor?
 
É dito que ele era um dos filhotes da raça de Draugluin, que era um poderoso lobo. Carcharot era alimentado pelo próprio Morgoth e ficava sentado ao seu lado, alí as fogueiras de Morgoth emanavam vapores fétidos que se impregnavam nele, onde ele acabou sendo possuído por um espirito, atormentado, devorador, terrivel e forte!!
Não sei se após essa "incorporação" ele possa ter se tornado um lobisomen!!!! Mas até onde eu sei ele era apenas um lobo, um lobo extremamente poderoso, mas ainda sim um lobo!!!
 
Carcaroth não ERA um lobisomem? Não tenho certeza, mas acho que algo do tipo é dito em O Silmarillion... Alguém pode verificar por favor?

É dito que ele era um dos filhotes da raça de Draugluin, que era um poderoso lobo. Carcharot era alimentado pelo próprio Morgoth e ficava sentado ao seu lado, alí as fogueiras de Morgoth emanavam vapores fétidos que se impregnavam nele, onde ele acabou sendo possuído por um espirito, atormentado, devorador, terrivel e forte!!
Não sei se após essa "incorporação" ele possa ter se tornado um lobisomen!!!! Mas até onde eu sei ele era apenas um lobo, um lobo extremamente poderoso, mas ainda sim um lobo!!!

Draugluin era um Lobisomem...N to com o livro aqui, mas ele era os pais dos Lobisomens em Angband

Bem, segundo o Silmarillion Drauling era mesmo o pai dos lobisomens de Angband.Charcaroth era da raça de Drauling mas, mas Charcaroth era um lobo não um lobisomen certo? Então, será que Drauling recebeu o nome de "pai dos lobisomens" apenas por ser o lobo mais poderoso apesar de ser só um lobo? Ou "lobisomens" significam outra coisa no mundo de Tolkien?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo