• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Outro mistério do SDA

Beorn (criatura misteriosa e secundária na obra de Tolkien) seria uma espécie de Yeti, meio homem meio animal, antecessor a Smeagol, talvez ele tivesse sido a origem de Smeagol, dos Hobbits já que possuiam pés peludos, somente no seu tamanho é que diminuiu. Mas realmente não há relatos mais profundos sobre o personagem, talvez em algum rascunho de Tolkien que deve estar bem guardado por sua família, como uma jóia a ser revelada em mais uma bela obra.
 
Personagem acidente na Obra de Tolkien podemos dizer (e n me olhem de cara feia) que todos são!
A questão toda é Tolkien relatou a criação de um mundo e em muitos casos ele não foi o escritor e sim somente o relator...Gosto de imaginar Tolkien como Eru...Ele deu os temas, mandou a chama imperecível pro vazio e disse Eä!
Ach oque tolkien lançou a idéia principal e apartir dai a história se desenvolveu quase que por conta própria...
Mas em relação a Beorn...Não existe classificação "oficial" pra ele, mas podemos supor como estamos fazendo ^^
Eu acredito que a príncipio...Omfg, acabei de achar a origem do Beorn...Eu achava que era, mas agora eu praticamente tenho certeza...Beorn é um dos "kelvar" assim como Barbarvore é um dos "olvar" de Yavanna...Segue citação:
"Despertou então Manwë, desceu até Yavanna na colina Ezellohar e sentou-se a seu lado, à sombra das Duas Árvores. E Manwë falou: - Ó, Kementári, Eru pronunciou-se e disse: “Será que algum Vala supõe que eu não tenha ouvido toda a Música? Mesmo o som mais ínfimo da voz mais fraca? Vejam!Quando os Filhos despertarem, o pensamento de Yavanna também despertará, e ele convocará espíritos de muito longe, que irão se misturar aos kelvar e aos olvar, e alguns ali residirão e serão reverenciados, e sua justa ira será temida. Por algum tempo: enquanto os Primogênitos estiverem no apogeu, e os Segundos forem jovens.” Não te lembras agora, Kementári, que teu pensamento cantava, nem sempre sozinho? Que teu pensamento e o meu tampouco se encontravam, de modo que nós dois alçávamos vôo juntos como grandes aves que sobem acima das nuvens? Isso também irá se passar pela intenção de Ilúvatar; e, antes que os Filhos despertem, as Águias dos Senhores do Oeste surgirão com asas como o vento”."
Apesar de não existir menção expressa a Beorn...Acredito que essa possa ser a melhor explicação...Comentem, agora fiquei curioso ;)

Puxa, muito bem lembrado.. Será que o Tom também se encaixa?

Suponho que Beorn, assim como Tom Bombadill, é um daqueles personagens que fazem toda a fantasia da história, por serem tão antigos, poderosos e estranhos que simplesmente não se envolvem.
É um personagem de contos de fadas, sem explicação, pra trazer diversão a história. Existem alguns pontos das histórias que são válidos de questionamentos (os elfos, os homens, os bebes dos Valar, as asas dos Balrogs XD) e outros não, é apenas muito mais fácil e interessante aceitar algumas coisas como são. Pessoalmente, eu não gostaria de saber a origem de Beorn e de Tom, porque algumas coisas deixariam de ter graça.

Talvez perdesse a graça mas, minha curiosidade é maior! :mrgreen:

Aqui a melhor pesquisa que consegui fazer. Espero ter esclarecido um pouco...

Mas agora fiquei com uma dúvida."Troca-peles", pode estar se refrindo á uma raça, e é uma hipótese válida pq o filho dele também mudava de pele então, Beorn não era um único com capacidade de trocar de pele...e havia também a mulher dele.

Beorn (criatura misteriosa e secundária na obra de Tolkien) seria uma espécie de Yeti, meio homem meio animal, antecessor a Smeagol, talvez ele tivesse sido a origem de Smeagol, dos Hobbits já que possuiam pés peludos, somente no seu tamanho é que diminuiu. Mas realmente não há relatos mais profundos sobre o personagem, talvez em algum rascunho de Tolkien que deve estar bem guardado por sua família, como uma jóia a ser revelada em mais uma bela obra.

Acho meio difícil ele ser antecessor de Sméagol mas, ele pode ser uma "mutação" como o Sméagol, só que não causado pelo anel e sim por alguém.:think:
 
Tolkien é bem claro. Beorn era um humano. Não existe discussão sobre que ele era. O que se pode discutir é a magia que ele possuia. Que tipode magia era? Que outros humanos tinham magia?
 
Eu deixei minha opinião (mais séria) no outro tópico:

Haran Alkarin disse:
Eu acho que os beornings era uma linhagem que descendiam de uma união de maia com um humano. Como Lúthien, eram da raça do cônjuge eruhín, embora permaneciam com características do maia (que no caso de Lúthien era sua extrema beleza, e suas habilidades mostradas quando adormece Melkor). No caso, a característica maia dos beornings conseguiu permanecer através das gerações.


Embora eu creia que Beorn é um elemento do legendário menos maduro que não passara por um total esclarecimento. Tal total esclarecimento creio que nem Tolkien pensou a respeito - o mesmo caso com a bolsa falante, gigantes de pedra, cães garçons, etc. Mas podemos fazer conjecturas, claro.
 
Fuçando por aí dentro do Fórum eu encontrei um artigo que fala sobre esse outro mistério:

A origem do "dom" de Beorn é um enigma deixado por Tolkien, que é claro ao dizer que apesar de sua capacidade incomum, Beorn é humano. Alguns dizem que Radagast passou um pouco de seu poder para ele, mas não há confirmações de que essa teoria é verdadeira.

Fonte

Confirmando o que o Ispaine/Estus disse e lançando mais uma hipótese. Será que Radagast tinha a "habilidade" de partilhar de seu poder? Eu acho pouco provável.
 
Última edição:
Também acho meio tosco, porque é dito que todos os beornings tinham a habilidade. Algo "genético", como uma ascendência maia, faz mais sentido para mim. E, mesmo com tal ascendência, eles seriam humanos (como Lúthien).
 
É preciso confirmar direitinho se os beornings tinham a mesma habilidade que Beorn.

Outra pergunta interessante é: existiam outros humanos com poderes semelhantes?
 
Também acho meio tosco, porque é dito que todos os beornings tinham a habilidade. Algo "genético", como uma ascendência maia, faz mais sentido para mim. E, mesmo com tal ascendência, eles seriam humanos (como Lúthien).

Lúthien jamais seria humana pelo simples fato de ser filha de uma Maia e de um Elfo...Lúthein erdou características de sua mãe, mas os elfos também eram poderosos em canções de poder (como a q ela usa para adormecer Morgoth ou derrotar Sauron)...Seria melhor evitar Lúthien nessa discussão, uma vez q é bem mais complicado ter q distinguir entre poderes de 3 raças ao invés de 2 só...Acredito q a melhor explicação, embora possam existir ainda muitas outras plausíveis, é a que coloquei alguns posts atrás...Sobre os espíritos que seriam convocados pelo pensamento de Yavanna para proteger os olvar e os kelvar...
 
Lúthien jamais seria humana pelo simples fato de ser filha de uma Maia e de um Elfo...

Eu estava me referindo ao fato de Lúthien ser eruhín mesmo tendo ascendência maia, do mesmo jeito que Beorn ou algum antepassado dele. Mesmo tendo a ascendência maia, eles teriam a "raça" do cônjuge do maia.
 
Muitos falam que o maior mistério das obras de Tolkien é o personagem Tom Bombadil mas, estou reelendo o SDA e me deparei com outro personagem muito diferente e misterioso do professor, Beorn.
No capítulo "Muitos encontros" da Sociedade do Anel, Glóin conta á Frodo as "novidades", ele se refere á Grimbeorn, filho de Beorn que era " [..]senhor de muitos homens vigorosos, e em sua terras, entre as Montanhas e a Floresta das Trevas, nem orcs nem lobos ousavam entrar."Esses eram os beornings.
Aí eu me perguntei, mas o que de fato era Beorn? Como ele teve um filho?Quem então era sua mulher...será que ela se transformava em urso assim como o marido e o filho?Eles não eram homens comuns, na verdade acho que nem eram homens...o que eles então poderiam ser?:think:

Alguém tem algum palpite sobre a origem de Beorn e sua família?
kra.....embora eu naum me lembre de nenhuma citação sobre druidas nas obras d Tolkien eu me arriscaria a dizer q Beorn eh um deles.....pelo fato d se transformar em um animal,no caso um urso
 
Foi uma piada e tal. :dente:

Quanto a habilidade dos descendentes de Beorn serem troca-peles, a Enciclopédia de Arda diz:

The were led by the descendants of Beorn, who for many generations retained their ancestor's ability to take the shape of a bear.

Mas de fato, apesar de sempre ter aceito essa informação, não me lembro de nenhuma evidência dentro das obras. Talvez seja uma fala rápida em O Hobbit ou entre Frodo e Gloin. Ou talvez seja uma boato difundido, apenas.
 
Realmente, Beorn é um personagem muito enigmatico de Tolkien!!!
Existem realmente algumas coisas nas obras do Professor que não tem muita explicação, e eu gosto de pensar, que tenha sido uma forma que Tolkien encontrou para Eru ter uma participação mais ativa em seu próprio mundo!!!! Por exemplo, Tom Bombadil, ninguém sabe de onde veio, qual era seu objetivo na TM ou para onde foi!! Talvez Eru o tivesse colocado lá sem os Valar ficarem sabendo!! Ou por exemplo, de onde vem o poder das nascentes (que não lembro o nome) de onde Merry e Pippin beberam e ficaram maiores??
Ou ainda será que só os anéis do poder poderiam dar poderes para uma pessoa ou existiam outros objetos( que realmente existem)??
Acho que Beorn se enquadra nisto, um personagem sem explicação, onde só podemos fazer expeculações em cima de relatos vagos escritos sobre ele, do qual não podemos tirar nenhuma conclusão concreta!!!
 
Beorn é fascinante, todos concordamos. A partir do mistério que o envolve podemos construir teorias, apesar de eu não ter uma. Acho que Beorn se enquadraria mais na hipótese de que Radagast passou parte de seus poderes a ele mesmo. De qualquer forma, adoro ele!
 
Realmente, Beorn é um personagem muito enigmatico de Tolkien!!!
Existem realmente algumas coisas nas obras do Professor que não tem muita explicação, e eu gosto de pensar, que tenha sido uma forma que Tolkien encontrou para Eru ter uma participação mais ativa em seu próprio mundo!!!! Por exemplo, Tom Bombadil, ninguém sabe de onde veio, qual era seu objetivo na TM ou para onde foi!! Talvez Eru o tivesse colocado lá sem os Valar ficarem sabendo!! Ou por exemplo, de onde vem o poder das nascentes (que não lembro o nome) de onde Merry e Pippin beberam e ficaram maiores??
Ou ainda será que só os anéis do poder poderiam dar poderes para uma pessoa ou existiam outros objetos( que realmente existem)??
Acho que Beorn se enquadra nisto, um personagem sem explicação, onde só podemos fazer expeculações em cima de relatos vagos escritos sobre ele, do qual não podemos tirar nenhuma conclusão concreta!!!

Os anéis provavelmente foram escolhidos porque são discretos, portanto alguém que não seja portador pode deixar de vê-los sem problemas (imagina se as Roupas de Poder fossem invisíveis a qualquer um que não portasse uma!) e pequenos. Quer outro exemplo? As adagas do Ponente, "cheias de encantos para a destruição de Mordor", segundo Aragorn, e as Espadas Élficas encontradas em O Hobbit, para não mencionar os Palantíri. O "poder das nascentes" não era das nascentes em si, mas da preparação que os Ents davam à água.

Foi uma piada e tal. :dente:

Quanto a habilidade dos descendentes de Beorn serem troca-peles, a Enciclopédia de Arda diz:

The were led by the descendants of Beorn, who for many generations retained their ancestor's ability to take the shape of a bear.

Mas de fato, apesar de sempre ter aceito essa informação, não me lembro de nenhuma evidência dentro das obras. Talvez seja uma fala rápida em O Hobbit ou entre Frodo e Gloin. Ou talvez seja uma boato difundido, apenas.
:think: Se bem me lembro essa passagem aparece em SdA, mas seria preciso ler para confirmar. Acho que aparece na descrição dos feitos do povo de Erebor na Guerra do Anel ou na Batlha dos 5 Exércitos, mais provavelmente a primeira.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo