• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os poderes de Gandalf

Mas todos os exemplos de 'espíritos de fogos' que temos também são Maiar: os balrogs e Arien.

Os espíritos de fogo não são necessariamente uma raça distinta dos Maiar.
 
Desculpe-me, mas sou extremamente ignorante em relação áquelas primeiras partes do Silmarillion ( que fala sobre as primeiras guerras dos Valar e de Melkor, aquelas lamparinas, etc.)

Por isso, o que são espíritos de fogo?
 
São Maiar que tem uma afinidade natural pelo elemento Fogo. Gandalf pra mim tem tudo pra ser um Espirito de Fogo, e não vejo essa "incompatibilidade psicologica" que outros veem. Ele é sábio e bondoso, mas tambem é explosivo e guerreiro. Ele ganhou sua piedade com a Valië das lagrimas, acho que se chamava Nienna, nao lembro, o que mostra que isso não era tão presente nele de inicio, e que foi algo ganho com o tempo.
 
Servidor do fogo secreto, que controla a chama de Anor. Anor, é o sol não? Minas Anor, a torre do Sol. Apesar de nada ser provado nada impede que Gandalf fosse um espírito de fogo que escondesse a sua verdadeira forma. Seria complicado aparecer aos mortais com a forma real que ele teria no Reino Abençoado, pois até elfos como Glorfindel escondiam a verdareira forma que possuiam nas terras imortais, como é visto na SDA. E além disso ao vir para a TM os istari tiveram seus poderes reduzidos, não? Não estou com isso querendo dizer que ele fosse de fato um "Balrog" do bem, mas sim que essa teoria não é assim tão descabida. E é fato que Gandalf era particularmente habilidoso para controlar o fogo em geral, habilidade não presente nos demais istari, pelo que me consta.
 
Agora que você mencionou me parece sensato.

Ele tem grande afinidade com fogo, isso é fato. E recebe o anel do fogo e quando fala com o balrog de Khazad-dûm ele menciona termos que indiciam que ele tinha alguma relação a isso.

E sobre ele ser calmo e paciente, acho que nem sempre, muitas vezes eu percebi que ele se alterava e com anos de experiência na Terra-Média acho que ele teve tempo para aprender a se controlar.

No final eu concordo com a hipótese... É nessas horas que eu gostaria de Tolkien vivo para discutir/responder com enigmas as nossas dúvidas.
 
Morgoth fala...

Nas primeiras versões do capítulo da Ponte em Moria, Gandalf fala algo como "White Fire", "White Flame" ou "the White Flame", em contraposição ao "Red Fire" e à "Black Shadow". Isso poderia ser também uma alusão a ele, Gandalf, ser servidor dos Valar, a quem o Balrog deveria conhecer muito bem :)

Mas vejo essa de espírito de Fogo como uma boa hipótese, sem dúvida nenhuma!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo