• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os Nomes de Gandalf

The_Who

Usuário
Há um tempinho visito o fórum e decidi me cadastrar hoje, num sei ainda se esse tópico já foi feito por alguém (procurei na busca mas não achei).

Vocês sabem TODOS os nomes pelos quais gandalf podia ser chamado?

eu sei alguns mas eu sei que tem muitos além de mithrandir, o cinzento, o branco...

se vocês souberem a origem de cada nome dado à gandalf pelos diferentes povos seria legal por a origem também...

falou! :D
 
Tsc, sem kerer outro dia achei a parte do livro onde ele diz os seus vario nomes, mais nao achei agora pra postar aki :| , bom, vou procurar mais,s e achar eu posto..... :wink:
 
Entre os Elfos - Mithrandir (Peregrino Cinzento)
Entre os Anões - Tarkûn
Em Aman - Olórin (não sei ao certo, mas é algo relativo a sonho, visão, fantasia)
No Sul - Incánus
No Norte - Gandalf (O Elfo do Cajado)

Eu não encontrei o significado de Tarkûn e de Incánus, mas se encontrar eu posto aqui. :roll:
 
Sobre o significado de Olórin - Contos Inacabados Pág. 436-7
Significado de Gandalf - Contos Inacabados Pág. 429
Significado de Mithrandir - eu já sabia :mrpurple:

Ah, sim! Acabei de encontrar o significado de Tharkûn: Homem do Cajado. (Contos Inacabados Pág. 438) :wink:
 
Ange||us disse:
Tsc, sem kerer outro dia achei a parte do livro onde ele diz os seus vario nomes, mais nao achei agora pra postar aki :| , bom, vou procurar mais,s e achar eu posto..... :wink:

No SdA mesmo?
 
tinha também um nome que era tipo: corvo das não sei o que...
era um nome de um pássaro seguido de uma locução adjetiva (da ....)
 
Corvo da Tempestade. Gríma chama ele assim quando ele chega a Edoras, e acho que Denethor também o chama disso. Mas é mais um xingamento que um nome.
 
Charlie Brown, o Minduin,

Valeu pela resposta rápida. Na verdade é isso mesmo o que eu estou procurando, qualquer nome (ou xingamento, como queira) que ela é chamado em qualquer uma das obras do tolkien.
 
O nome Incánus tem um significado obscuro; segundo Christopher Tolkien, é um nome "alienígena", por não ser nem westron nem élfico, seja sindarin ou quenya, nem nenhuma língua dos homens do norte.
Em Contos Inacabados disse:
"Uma nota no Livro do Thain diz que é uma forma, adaptada ao quenya, de uma palavra no idioma dos Haradrim que significa simplesmente 'espião do norte' (Inká+ nus).*"

* Os Istari - Nota 11: Um sinal sobre a última letra de Inká-nús sugere que consoante final era sh

No final do mesmo capítulo, contudo, Christopher retorna à questão da etimologia do nome Incánus:

Em Contos Inacabados disse:
"Com base nessa suposição [de que Incánus foi um nome que Gandalf recebeu em Gondor], é proposta uma etimologia a partir dos elementos quenya in(id) - "mente" e kan - "soberano", em especial em cáno, cánu, "soberano, governador, chefe" (este último constitui o segundo elemento nos nomes Turgon e Fingon). Nessa nota, meu pai referiu-se à palavra latina incánus, "grisalho", de maneira a sugerir que esta fosse a origem real deste nome de Gandalf quando O Senhor dos Anéis foi escrito, o que, caso verdadeiro, seria muito surpreendente. E, ao final da discussão, observou que a coincidência de formas entre o nome em quenya e a palavra latina deve ser vista como um "acidente", do mesmo modo que o sindarin Orthanc "elevação bifurcada", por acaso coincide com a palavra anglo-saxã orthanc, "invenção astuciosa", que é a tradução do nome real na língua do rohirrim."


O nome Olórin teria raiz na palavra quenya Olor, que é algo como sonhar, ou sonho, mas não o sonho de sono, mas sim o sonho de visão.

Ufa! :D
 
Corvo da Tempestade. Gríma chama ele assim quando ele chega a Edoras, e acho que Denethor também o chama disso. Mas é mais um xingamento que um nome.
nesse mesmo paragrafo se nao me engano, o Grima ainda chama Gandalf de Láthspell, Más-noticias.
 
Lothiriel. disse:
nesse mesmo paragrafo se nao me engano, o Grima ainda chama Gandalf de Láthspell, Más-noticias.
Hum...hum! Bem que eu percebi que alguma coisa estava faltando!
Alguém sabe onde está?
 
Está no capitulo "O palacio Dourado" (acho que é esse o nome).
É quando Gandalf chega no Meduseld, Edoras em Rohan.
 
The_Who, achei no SDA sim... se nao me engano e qdo alguem o chama de mithrandir perto dos hobbits que perguntam pq os homens dakela regiao o chamavam dakele nome... ai ele diz que ele tem varios nomes e akele era um dos... q ele chamado de tal nome em tal regiao, etc....
e disso que eu me lembro mais posso estar enganado... foi a moonwitch que achou e nao eu.... onde esta essa parte moonwitch ??? :o?:
Valew :wink:
 
Eu não tinha procurado no SdA. Tinha visto no Contos Inacabados. Mas no SdA:AdT, A Janela Sobre o Oeste, pág. 285, tem assim:

"Nós o chamávamos de Mithrandir, à maneira dos elfos - disse Faramir -, e ele ficava satisfeito. Tenho muitos nomes em diferentes lugares, dizia ele. Mithrandir entre os elfos, Tharkûn para os anões; eu era Olórin em minha juventude no Oeste que está esquecido; no sul, Incánus, no norte Gandalf; para o Leste eu nunca vou."

:wink:
 
Mithrandir eu sei que fala mais de uma vez no livro... mas os outros acho que só são falados nessa parte mesmo (no SdA), por isso eu não conseguia lembrar...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo