• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os Filmes de Hayao Miyazaki

Lucas_Deschain

Biblionauta
[align=justify]Animes costumam gerar opiniões extremas: há aqueles que odeiam e há aqueles que adoram. Porém, para além dessa da admiração ou do ódio, ou de todo o estigma que essa arte possui, vivificado desde os clássicos Dragon Ball até a recente “yellow fever” de Naruto, os animes em longa metragem são um caso a parte, uma categoria especial. Dentro dessa categoria restrita de animes em longa-metragem famosos, em que talvez Akira, de Katsuhiro Ôtomo seja o título mais famoso, há um certo diretor cuja obra vem se celebrizando e angariando elogios e fãs em todo o mundo: Hayao Miyazaki.

Esse diretor japonês, nascido em 1941 em Tóquio, é responsável por obras cinematográficas como Nausicaä do Vale do Vento, de 1984; Meu Vizinho Totoro, de 1988; Princesa Mononoke, de 1997; Viagem de Chihiro, de 2001; O Castelo Animado, de 2004 e o recente Ponyo à Beira Mar, lançado em 2008 que chegou aos cinemas brasileiros recentemente.[/align]

CONTINUE A LER ESSE ARTIGO NO BLOG MEIA PALAVRA
 
[align=justify]Em 2001 estréia A Viagem de Chihiro, que causa um frenesi mundial por conta da beleza de suas cenas e do sucesso que vinha angariando junto tanto ao público quanto à crítica. Esse filme está no seletíssimo grupo de animações que ganharam Oscar.

A Viagem de Chihiro, por exemplo, é uma viagem a sentimentos como a ganância, a bondade, o altruísmo através de um verdadeiro show de imagens e efeitos e símbolos da cultura japonesa. Chihiro embarca numa trilha transcendental rumo a lugares misteriosos com personagens que beiram o non-sense mas que na verdade guardam um sentido especial sobre a vida e os sentimentos humanos.[/align]

CONTINUE A LER ESSE ARTIGO NO BLOG MEIA PALAVRA
 
Não sabia que "O Castelo Animando" era baseado em um romance, supunha que todos os roteiros eram de autoria do Miyazaki...

Os filmes dele têm mesmo algo especial, uma forma de contar uma história fantástica com profundidade, sem aquele estereótipo de "herói mata o dragão" (a danação da adaptação de "Alice"), e ao mesmo tempo sem aquela complexidade de outras animações japonesas, que deixariam o público ocidental entediado.

Curioso também que cada filme dele tem seus fãs... Pra mim "Nausicaä" é especial, um cenário absolutamente incrível, embora seja justamente o único a que nunca tenha assistido em filme...
 
Amo todos!
Principalmente Chihiro e Castelo Animado.É tudo tão bonito, simples e bem-feito, acho que são os únicos filmes que, pra mim, estão acima de qualquer crítica.
 
O que acho importante na obra dele é a resistência às novas tecnologias. A cena das flores de Chihiro é toda pintada a mão! É incrivel e de encher os olhos.
 
[align=justify]Tenho que concordar com o Gigio, meu predileto é Nausicaä. Não diria que por causa da qualidade da animação, nem pelo show visual, mas pelo ritmo da história e a fundamentação daquele universo. Em segundo lugar colocaria Chihiro, que acho fabuloso, ele é transcendental, fantástico, parece ao mesmo tempo non-sense e coerente, e de uma experiência visual tremenda.[/align]
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo