1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Os elfos exilados

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Citrus121, 22 Out 2012.

  1. Citrus121

    Citrus121 Usuário

    Alguém saberia me dizer qual tipo de elfos estão exilados na terra-média? Seriam apenas os Noldor? Porque Gildor, no começo do primeiro livro, diz estar indo para os portos com alguns elfos. Eles não são da estirpe dos Noldor? Agradeço desde já
     
  2. Eriadan

    Eriadan Usuário Usuário Premium

    Salvo engano, Gildor era um sinda, e boa parte da companhia dele também, provavelmente.

    Mas não confunda: existem dois momentos de "exilados". Primeiro, o termo foi usado para os noldor que acompanharam Fëanor à Terra-média, antes do Nascer do Sol e da Lua. Depois, o termo foi para todos os elfos, inclusive aqueles que sequer estiverem em Valinor, que estavam abandonando a Terra-média. Portanto, vários do segundo grupo não faziam parte do primeiro, e eram dos mais diversos grupos élficos.
     
    Última edição: 22 Out 2012
  3. Citrus121

    Citrus121 Usuário

    Então os sindar sempre tiveram direito de irem a Valinor? A partir de qual momento os Noldor tem direito a voltar pras Terras Imortais?
     
  4. Eriadan

    Eriadan Usuário Usuário Premium

    Rapaz, aqui você me pegou, eu teria que dar uma conferida no Silmarillion para lhe dar uma resposta convicta. Mas acredito que, como a convocatória inicial dos Valar para residirem em Valinor foi a todos os Primogênitos, os sindar sempre tiveram direito, com a exceção do período em que as Terras Imortais estiveram indisponíveis a qualquer um que as buscasse de fora, após a Rebelião e o Fratricídio.

    Quanto a sua segunda pergunta, acho que a Condenação de Mandos jamais foi revogada. Tanto que me lembro de algo sobre Galadriel ter recebido seu perdão individualmente.
     
  5. Citrus121

    Citrus121 Usuário

    Obrigado pelas respostas! =)
     
  6. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Ocorreu de os elfos Noldor receberam misericórdia depois que Earendil, o renomado, foi até Aman pedir ajuda em nome das duas famílias (homens e elfos) diante dos poderes por causa do poder esmagador de Melkor. Especula-se que ele tenha conseguido o feito entre outros motivos por causa do poder da Silmaril que levava. De modo que ao fim da guerra da ira os elfos que desejavam puderam seguir Eonwë de volta a convite dos Valar (Sauron e os filhos sobreviventes de Feanor são convocados a voltar).

    Muitos Noldor na época da última guerra escolheram permanecer nas terras mortais. Galadriel, por exemplo, havia procurado o exílio entre outras razões porque queria governar e só voltaria depois que seu destino fosse cumprido. O teste final parece ter sido recusar tomar posse do UM anel e ajudar a derrotar Sauron.
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  7. Pearl

    Pearl Usuário

    Galadriel foi uma excessão ao perdão dos noldor porque mesmo depois da primeira era ela continuou exilada. Por ter sido uma das líderes da rebelião dos noldor, no fim da primeira era ela deveria retornar a Aman para ser julgada, mas ela recusou. O perdão por seu crime só foi alcançada após ela recusar o Um anel. E a autorização para ela voltar foi dada por Gandalf.
     
  8. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

    Tem algum lugar que diga explicitamente que ele é Sinda? Ele diz que faz parte da casa de Finarfin, então sempre pensei nele como Noldo. :think:
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  9. Pearl

    Pearl Usuário

    Eu sempre pensei nele como um noldo também. Mas eu acho que ele é um personagem derivado dos escritos mais antigos do Tolkien não? No livro ele fala que é da casa de Finrod (não Finarfin), enfim não existe essa casa que ele fala :/
     
  10. Éomer

    Éomer Well-Known Member

    Se ele é da Casa de Finarfin, com certeza ele é dos Noldor.
     
    Última edição: 23 Out 2012
  11. Eriadan

    Eriadan Usuário Usuário Premium

    Não me lembrava de ele dizer que era da Casa de Finarfin. Então ele era um noldo sim. :yep:

    Isso, isso, isso. Só não sabia dessa autorização ter sido dada pelo próprio Gandalf.
     
    Última edição: 23 Out 2012
  12. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

    Sim, ele diz que e Gildor Inglorion (filho de Inglor) da Casa de Finrod. Mas na época que Tolkien escreveu o Senhor dos Anéis, ele chamava Finrod Felagund de Inglor e chamava Finarfin de Finrod - tanto que Galadriel afirmava, na primeira edição do livro, ser filha de Finrod. Atualizando os nomes, Gildor diz ser filho de Finrod, da Casa de Finarfin.

    Não ha ninguém a família de Finarfin com esse nome. Muita gente interpreta esse "Casa" num sentido mais amplo, com Gildor servindo Finarfin.
     
  13. Éomer

    Éomer Well-Known Member

    O que não exclui a possibilidade de ele ser um Noldo. Engraçado, isso era meio que claro para mim até surgir esse tópico. :rofl:

    edit: que ele era um dos altos-elfos fica claro no livro.
     
  14. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

    Mas se fica claro que ele era um Alto-elfo ele só podia ser Noldo, já que os Vanyar não saíram de Valinor.
     
  15. Ana Lissë

    Ana Lissë Nazgûl boazinha

    Oi, pessoal!

    To aqui com meu SdA e achei a passagem onde Gildor entra na história.
    Ele é um Noldo sim, bem como os outros elfos, olhem só:

    1 - Eles cantavam a Elbereth Gilthoniel. Olhem o que diz Frodo ao ouvir sua canção:

    2 - O nazgûl que estava atrás dos Hobbits fugiu ao ouvir os elfos chegando.
    Não sei onde eu li, mas os Espectros temiam muito aqueles que haviam visto a Luz das Árvores.

    Bem, só fiquei em dúvida com uma coisa:

    Galadriel era uma líder da revolução? Como assim, se ela não fez qualquer juramento e só foi à Terra Média porque gostou da ideia de ter um reino a seu gosto, como é dito no Silma?

    Pelo que eu entendi, ela não fez muita coisa de errado não... Mas me corrijam se eu estiver errada, please. XD
     
  16. Eriadan

    Eriadan Usuário Usuário Premium

    Nossa, como fui esquecer de Frodo falando "Estes são Altos-elfos!", e a fala dele no quenya? :think: É tempo de fazer a minha releitura bienal.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
    • LOL LOL x 1
  17. Ana Lissë

    Ana Lissë Nazgûl boazinha

    Acontece. Eu também teria deixado passar se não tivesse lido isso praticamente ontem.

    Muito detalhe junto dá nisso. XD
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  18. Erendis

    Erendis I'm a motherfucking woman

    concordo com você, pois está escrito:
    - no Silmarilion:
    "(...) mas Galadriel, a única mulher dos noldor a se apresentar naquele dia, alta e valente entre os príncipes em conflito, estava ansiosa por partir. Não fez nenhum juramento, mas as palavras de Fëanor acerca da Terra-média haviam reverberado em seu coração, pois ela ansiava por ver os vastos territórios desprotegidos e estabelecer ali um reino a seu gosto"

    - no Contos Inacabados:
    "Assim aconteceu que, quando se desvaneceu a luz de Valinor, para sempre, como pensavam os noldor, ela se união à rebelião contra os Valar que os mandavam ficar. E, uma vez que pôs os pés neste caminho, não quis voltar atrás e rejeitou a última mensagem dos Valar, incorrendo, assim, na Condenação de Mandos. (...) Seu orgulho recusava-se a permitir que retornasse derrotada, suplicante por perdão."

    Também no Contos Inacabados, Christopher Tolkien relata uma "nota muito tardia e parcialmente ilegível" em que está dito que: "longe de se unir à revolta de Fëanor, ela se opôs a ele de todas as maneiras. Na verdade desejava partir de Valinor e ir ao amplo mundo da Terra-média para exercer seus talentos (...) Esse desejo de Galadriel era do conhecimento de Manwë, e ele não lhe proibira nada, mas ela também não recebera permissão formal para partir."

    então, ao meu ver, todas as fontes, por mais diversas que sejam, informam que ela não fez nada, realmente optou pelo auto-exílio.
     
  19. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    Talvez um dos motivos de Tolkien não fazer a correção também no nome "Inglorion" para algo do gênero "Finrodion" é justamente para que Gildor fosse filho de um Inglor qualquer, que não fosse descendente de Finarfin. Afinal isso iria requerer algumas explicações mais detalhadas sobre o sujeito. Se fosse descendente de Finarfin, ele poderia talvez ter assumido o alto reinado dos noldor, por exemplo. Mas é uma pena que ele não seja realmente tão importante na história, seria legal Frodo ter encontrado um descendente de Finarfin no caminho.

    Quanto à Galadriel, há diversas versões no Contos sobre o perdão ser aplicado a ela ou não, isto é, se ela ficou na Terra-Média, após a revogação do exílio, por vontade própria ou por imposição dos valar. Inclusive há uma versão que ela vai para a Terra-Média de modo totalmente independente dos demais noldor. Talvez fosse uma tentativa de explicar porque a maldição não foi tão cruel com ela.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  20. Glonduil

    Glonduil Quase uma forja de anão

    Concordo com a Ana, pois ela foi para a Terra-Média movida pelo desejo de possuir terras que fossem suas, e não pela vingança dos demais noldor. Ela apenas pegou "carona" por assim dizer.
     

Compartilhar