• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os elfos exilados

A história de Galadriel é complicada. Na versão presente no Silmarillion, postada pela Renata, Galadriel é sim considerada uma líder na rebelião (embora dissociada de Fëanor). Tolkien explicita isso na Carta 320:
[...]Galadriel era uma penitente: em sua juventude uma líder na rebelião contra os Valar (os guardiões angelicais). Ao final da Primeira Era, ela orgulhosamente recusou o persão ou a permissão para retornar. Ela foi perdoada por causa da sua resistência à tentação final e esmagadora de tomar o Anel para si mesma.

Quando ela fez o seu lamento em Lórien, ela acreditava que o banimento seria permanente; por isso ela diz "perdida para aqueles do Leste está Valimar" e implora para que Frodo possa ir para Valinor. Seu pedido é atendido, mas a sua própria interdição é suspensa também.

Porém, em escritos bem tardios, Tolkien muda a história de Galadriel. Nessa última versão, Galadriel se encontra com Celeborn em Aman e os dois resolvem partir para a Terra-média. Nesse ínterim, explode a Rebelião de Fëanor. Nessa caso, Galadriel não teria absolutamente nada a ver com a Rebelião. Mas Tolkien morreu antes de ter tempo de fazer todos os ajustes, e essa última versão ficou incongruente com o resto da história.
 
Essa versão de que ela resolve deixar Aman com Celeborn eu não conhecia. Com certeza é mais agradável do que a outra, em que ela é líder de uma rebelião.
 
Porém, em escritos bem tardios, Tolkien muda a história de Galadriel. Nessa última versão, Galadriel se encontra com Celeborn em Aman e os dois resolvem partir para a Terra-média. Nesse ínterim, explode a Rebelião de Fëanor. Nessa caso, Galadriel não teria absolutamente nada a ver com a Rebelião. Mas Tolkien morreu antes de ter tempo de fazer todos os ajustes, e essa última versão ficou incongruente com o resto da história.
Francamente, não coloco o Contos Inacabados entre os meus livros preferidos por causa disso: droga, são realmente INACABADOS! :lol: Gosto de entender a história como una, e as diversas versões de Tolkien me confundem. No caso de Galadriel, fico com a versão do Silmarillion.
 
Estou com você, Eriadan.

Creio que os Contos seriam mais para curiosidade do que para uso nos estudos do Legendarium.

Portanto o fato de Galadriel ter pego uma carona com os Noldor é mais lógico.

Quanto ao seu lamento, de certo ela pensou que, mesmo pegando essa carona, sem más intenções, seria complicado voltar ao Oeste por conta dos erros de seu povo. Parece uma mistura de vergonha alheia com insegurança em relação ao modo como os Valar passaram a ver os Noldor.
 
Creio que os Contos seriam mais para curiosidade do que para uso nos estudos do Legendarium.

Portanto o fato de Galadriel ter pego uma carona com os Noldor é mais lógico.

Quanto ao seu lamento, de certo ela pensou que, mesmo pegando essa carona, sem más intenções, seria complicado voltar ao Oeste por conta dos erros de seu povo. Parece uma mistura de vergonha alheia com insegurança em relação ao modo como os Valar passaram a ver os Noldor.

sim sim... só quis enfatizar, de que, apesar de ela estar junto na rebelião e na Fuga dos Noldor, ela não seria culpada de todos os erros ocorridos e inclusive, depois ela foi deixada para trás por Fëanor, quando da queima dos barcos, ou seja, ela somente se juntou a rebelião, porque queria ir para a Terra-média mesmo, mas não estava de acordo com tudo que foi feito... correto???

na verdade, eu ainda estou lendo o Contos Inacabados e também não gostei muito da parte sobre Galadriel, gostei mesmo foi da parte que eu já li, sobre Númenor e principalmente, A-MEI a história de Aldarion e Erendis...
de resto, ainda não tenho opinião formada...
 
Última edição:
sim sim... só quis enfatizar, de que, apesar de ela estar junto na rebelião e na Fuga dos Noldor, ela não seria culpada de todos os erros ocorridos e inclusive, depois ela foi deixada para trás por Fëanor, quando da queima dos barcos, ou seja, ela somente se juntou a rebelião, porque queria ir para a Terra-média mesmo, mas não estava de acordo com tudo que foi feito... correto???

Mas pelo que eu sei todo os Noldor que fugiram para a TM estavam sujeitos à Maldição de Mandos.Só foram polpados da maldição aqueles que se arrependeram e voltaram junto com Finarfin para Valinor.
 
A história de Galadriel é complicada. Na versão presente no Silmarillion, postada pela Renata, Galadriel é sim considerada uma líder na rebelião (embora dissociada de Fëanor). Tolkien explicita isso na Carta 320:
[...]Galadriel era uma penitente: em sua juventude uma líder na rebelião contra os Valar (os guardiões angelicais). Ao final da Primeira Era, ela orgulhosamente recusou o persão ou a permissão para retornar. Ela foi perdoada por causa da sua resistência à tentação final e esmagadora de tomar o Anel para si mesma.
Quando ela fez o seu lamento em Lórien, ela acreditava que o banimento seria permanente; por isso ela diz "perdida para aqueles do Leste está Valimar" e implora para que Frodo possa ir para Valinor. Seu pedido é atendido, mas a sua própria interdição é suspensa também.

Mas pelo que eu sei todo os Noldor que fugiram para a TM estavam sujeitos à Maldição de Mandos.Só foram polpados da maldição aqueles que se arrependeram e voltaram junto com Finarfin para Valinor.

sim, claro, é que isso já havia sido citado anteriormente, pelo nosso amigo Meneldur...
novamente, o que eu quis salientar, é que ela não era propriamente culpada de TODOS os "crimes", entende?
pelo que entendi, tanto no Silmarillion, quanto nos contos, Tolkien não tinha a intenção de que ela estivesse "mancomunada" com Fëanor, ela simplesmente quis ir para a Terra-média junto com ele, mas em vários pontos entendi que ela até discordava dele...
 
Pra mim não fica claro, no Silmarillion, que a Galadriel não tenha participado do fratricídio dos teleri. Ela não fez nenhum juramento e nem gostava do Fëanor, mas tinha a mesma disposição de Fingon (que era belicoso e audaz, segundo as próprias palavras do Tolkien) e estava com o grupo dele na fuga, que alcançou Fëanor já no calor da batalha em Alqualondë. Eles se atiraram na batalha confusos, sem saber direito o que estava acontecendo e até pensando que os próprios teleri tinham começado tudo, em defesa dos Valar. Ali, eu fiquei com a sensação de que todos que estavam na vanguarda do grupo do Fingolfin (Galadriel incluída) entraram na matança. Então, além de ela ter sido condenada, com todos os noldor que fugiram para a TM, ela também tinha sangue teleri nas mãos. Mas posso ter me esquecido de alguma passagem, mais pra frente, que desminta isso, não me lembro agora (se alguém lembrar, dá um toque).
 
Estou com você, Eriadan.

Creio que os Contos seriam mais para curiosidade do que para uso nos estudos do Legendarium.

Portanto o fato de Galadriel ter pego uma carona com os Noldor é mais lógico.

Quanto ao seu lamento, de certo ela pensou que, mesmo pegando essa carona, sem más intenções, seria complicado voltar ao Oeste por conta dos erros de seu povo. Parece uma mistura de vergonha alheia com insegurança em relação ao modo como os Valar passaram a ver os Noldor.
Só pra lembrar: a versão em que Galadriel é líder da rebelião dos Noldor é a versão mais completa e consistente; a inconsistente é justamente a que ela não tem nada a ver com a revolta.

Aliás, a liderança de Galadriel é explícita n'O Silmarillion. Trecho do livro:
Então, Fingolfin, ao ver que Fëanor o havia deixado para perecer em Araman ou retomar humilhado a Valinor, encheu-se de rancor. Desejava agora mais do que nunca chegar de algum modo a Terra-média para reencontrar Fëanor. Assim, ele e sua gente muito caminharam em condições deploráveis, mas seu valor e sua capacidade de resistência cresciam com as dificuldades, pois eram um povo poderoso, os filhos mais velhos e imortais de Eru Ilúvatar, porém recém-chegados do Reino Abençoado e ainda não desgastados com o cansaço da Terra.
O ânimo de seus corações tinha energia; e, liderados por Fingolfin e seus filhos, e por Finrod e Galadriel, eles ousaram penetrar nas regiões mais hostis do norte.

Galadriel não prestou juramento a Fëanor, é verdade; mas ainda assim quebrou a ordem dos Valar de não deixar Valinor.

Se não podemos considerar o Contos para estudo por ele ser inacabado, tampouco podemos considerar o Silmarillion. O Silma é tão cheio de inconsistências quanto o Contos. A diferença é que Christopher "maquiou" as inconsistência do Silma para publicação, coisa que ele não fez no Contos.
 
Última edição:
Meneldur:

Então creio que vou ter de reler ambas as versões ;)

Se bem que, pelo que entendi desse trecho postado por você, Galadriel estava liderando o povo nesta passagem até a Terra Média, o que não caracteriza uma liderança explícita na rebelião. Eu vejo dessa forma: ela queria ir para fora de Valinor, mas independente da revolta de Fëanor, tanto que não prestou juramento a ele, tal como você disse. Prestar juramento a ele é engajar-se na revolta. Não prestar e não aderir a ela. Simples. Ela apenas desobedeceu à ordem dos Valar, mas isso não caracteriza o mesmo tipo de rebelião na qual Fëanor se envolveu e esta culpa não pode recair sobre ela, embora ela tenha tomado para si uma condenação equivalente à dos revoltosos, que seria o não retorno a Valinor.


Quanto aos Contos, lá se acha muita coisa boa...
Mas eu ainda uso os Contos mais para curiosidade do que para estudos. Preferência minha. ;) Muita coisa desencontrada. Sou mais as "maquinações" do Christopher. XD
 
Meneldur:

Então creio que vou ter de reler ambas as versões ;)

Se bem que, pelo que entendi desse trecho postado por você, Galadriel estava liderando o povo nesta passagem até a Terra Média, o que não caracteriza uma liderança explícita na rebelião. Eu vejo dessa forma: ela queria ir para fora de Valinor, mas independente da revolta de Fëanor, tanto que não prestou juramento a ele, tal como você disse. Prestar juramento a ele é engajar-se na revolta. Não prestar e não aderir a ela. Simples. Ela apenas desobedeceu à ordem dos Valar, mas isso não caracteriza o mesmo tipo de rebelião na qual Fëanor se envolveu e esta culpa não pode recair sobre ela, embora ela tenha tomado para si uma condenação equivalente à dos revoltosos, que seria o não retorno a Valinor.


Quanto aos Contos, lá se acha muita coisa boa...
Mas eu ainda uso os Contos mais para curiosidade do que para estudos. Preferência minha. ;) Muita coisa desencontrada. Sou mais as "maquinações" do Christopher. XD

Ana, concordo em tudo com você!
eu ainda não terminei de ler os Contos e como eu disse, achei meio desinteressante a parte sobre Galadriel, são muitas versões pra uma mesma história que já achei ótima no Silmarillion...
Meu interesse no Contos, era puramente a respeito de Númenor e seu povo, pode até ser que eu encontre alguma outra coisa interessante, mas sinceramente não sei... :P
 
Mas se todos os elfos que foram pra TM não podiam voltar, como Gildor e os outros elfos estavam voltando? Frodo também não diz que às vezes nos bosques do condado, aparecem elfos que devem estar indo para os portos?
 
Mas se todos os elfos que foram pra TM não podiam voltar, como Gildor e os outros elfos estavam voltando? Frodo também não diz que às vezes nos bosques do condado, aparecem elfos que devem estar indo para os portos?

A explicação é por causa do mérito de Earendil, o renomado, que conseguiu o perdão para os elfos que são novamente convocados a irem para o oeste depois da guerra da Ira levando com eles Melkor diante dos Valar

E apesar de Mandos ter dito no conselho que os elfos deviam ficar exilados Manwe responde a Mandos que quem tem poder para decidir se os elfos estão ou não exilados é o Rei Mais Velho que é o único Vala sagrado e que conhece a vontade de Eru.

Enviou então Manwë um exército capitaneado por Eonwë para as terras mortais para derrotar Melkor e chamar os elfos que ainda habitavam lá:

Silmarillion, pg. 322, Da Viagem de Earendil e da Guerra da Ira
Então, Eonwë, como arauto do Rei Mais Velho, convocou os elfos de Beleriand para partir da Terra-média. Maedhros e Maglor, porém não quiseram obedecer;

Em outras palavras, até mesmo os filhos de Fëanor, sobre os quais a maldição pesava mais do que em cima de qualquer outro elfo de acordo com o Silmarillion, foram convocados a voltarem para o oeste. Não por causa de Mandos, mas porque Manwë anulou a interdição dos exilados em favor do cumprimento da profecia realizado por Earendil que pediu ajuda em nome dos elfos e dos homens.

Nesta segunda convocação muitos retornam mas uma boa parte decide permanecer, dentre eles Galadriel, Elrond, Círdan, Gil Galad e o que viria a ser o reino da floresta.
 
Citrus o exílio dos elfos (Galadriel é excessão) termina no final da primeira era. A história do Senhor dos Anéis ocorre na terceira era, nessa época os elfos tinha liberdade de deixar a Terra-Média e ir a Aman.
 
Após ao Ocaso de Valinor devido à malevolência de Mornacossë, muitos de nosso Povo Noldorin juraram a Fëanáro Curufinwë à exceção dos Finarfinehíni. Mas ao fim da Segunda Era, foi decidido por Manwë que eles deviam voltar para Avallónnë de Eressëa como os cavalos voltam aos seus pastos com o assovio de seus senhores, de modo a que aguardassem o veredicto dos Valar, os Guardiães do Mundo. Mas Altarië realmente não voltou, permanecendo, por muito tempo, em Endor, esperando, talvez, um sinal para que retornasse.

Ni ná linta, híni!
 
Última edição por um moderador:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo