• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

os anéis de poder

Exato, o fato de Iarwain Ben-Adar mostrar-se resistente ao Um Anel somente prova que sua força era superior a força de Sauron, não podendo então permitir-nos classificá-lo como Maia ou Vala, talvez Ainu, mas não arrisco.
Quanto há um detalhesinho, o plural de Silmaril[silmarill-] é Silmarilli, vindo do quenya, "Esplendor de Pura Luz" tem seu plural em -i.
(Translated "radiance of pure light" in Letters:148)

Abraços
 
Eu não acho que Tom seja amis poderoso que Sauron, embora seja uma possibilidade. No Conselho de Elrond quando se discutia se o Um deveria ficar com Bombadil, a decisão é descartada pro 2 motivos. Um deles era que Tom eventualmente iria esquecer do Um e abandoná-lo e a outra razão (posso estar errado, faz um tempo q li), acho, era que nem mesmo Bombadil poderia deter Sauron caso ele atacasse suas terras.
Claro essas palavras não foram usadas, mas acho que o sentido é mais ou menos esse.

Só podemos especular a natureza de Tom, mas de fato ele era um ser único.
 
É concordo com o Proview acho que o Tom era unico tanto que a Fruta d'ouro(acho que é esse o nome da esposa dele) disse que ele é o tom e mais nada...
E sobre o Tom ser mais forte que Sauron discordo pois assim como o Proview disse no conselho de Elrond esse mesmo falou algo parecido com:

"Ele foi o primeiro a chegar e seria o ultimo a cair"

Ou seja o Sauron derrotaria todos antes do Tom,mas que ele seria derrotado seria;e quanto ele ser um valar,maiar,ainur e tudo mais acho que não é certo dizer,pra mim o Tom é um ser unico que não teve igual e não terá...
 
Aiya,
Desculpe se estou escrevendo algo que já foi dito.
Mas, Tom Bombadil não tinha o destino ligado ao de Arda, ele toma a mesma posição que os Valar, a de não intervir diretamente.
Lembrem-se ele veio á arda antes que o próprio Melkor (que é o primeiro), e que ele é chamado pelos elfos de "o primeiro e sem PAI" (Iarwain Ben-Adar).
 
É um anel que ele disse que forjou para si mesmo. Na tradução brasileira ele foi cortado; eu estou tentando achar o parágrafo que comprova a existência do anel, mas os links que eu tento aqui na Valinor estão com erro de atalho (eu acho que foi por causa da migração).

Uma coisa é importante destacar, mesmo que seja óbvia: esse anel de Saruman nem chagava aos pés do poder do Um, pois ele não tinha esse poder para tanto. Tem mais coisas para falar a respeito, mas eu não vou arriscar porque estou enferrujado nesse assunto. :dente: Alguém pode dar uma ajudinha? :mrgreen:
 
A lista de erros da tradução pode ser encontrado na Enciclopédia Valinor, aqui. Mas vou citar o trecho que nos importa:

Omissão - pg. 390-1 (MF94), pg. 268 (MFU01)
O anel de Saruman:

"... Passei por baixo do arco, e o portão se fechou silenciosamente atrás de mim; de repente senti medo, embora não conhecesse motivo para isso.
- (*)
– "Então você veio, Gandalf," disse-me ele..."

No original:

“'... I rode under the arch, and the gate closed silently behind me, and suddenly I was afraid, though I knew no reason for it.
'BUT I RODE TO THE FOOT OF ORTHANC, AND CAME TO THE STAIR OF SARUMAN; AND THERE HE MET ME AND LED ME UP TO HIS HIGH CHAMBER. HE WORE A RING ON HIS FINGER.
' "So you have come, Gandalf," he said to me...'

Foi omitido o parágrafo: “Mas eu cavalguei até o pé de Orthanc, e cheguei à escadaria de Saruman; e ali ele me recebeu, conduzindo-me até seu aposento mais alto. Ele usava um anel em seu dedo.

Importante lembrar que pouco após ele refere-se a si próprio como o "Fazedor de Anéis".
 
Pelo que eu sei, mais nada foi dito sobre ele, Flavia. :think: Ou estou enganado?
 
Com certeza não era um anel muito poderoso. O meu palpite é que era, no máximo, um do tipo que o Gandalf chamou de "Anéis menores". Talvez ele ampliasse um pouco as capacidades do Saruman de controlar seus orcs e de fascinar seus servos em geral.
 
Creio que pudesse ampliar seu poder de persuasão e controle, como já disse Maglor.
O fato de Saruman usar um anel em seu dedo pode representar a sua tentativa de ser como Sauron, de tentar tornar-se o próprio Senhor do Escuro.
 
Estive pensando aqui: apesar de Saruman nomear-se como o "Fazedor de Anéis", é possível que o anel lhe tenha vindo como presente de Sauron, pois ele havia capturado todos os anéis menores feitos pela Gwaith-i-Mírdain quando invadiu Eregion, e teriam uma utilidade adequada como um modo muito gentil de conseguir a confiança de Saruman. Talvez.
 
Duvido que Saruman usasse um anel que fosse presente de Sauron. Se ele fizesse isso estaria sob o domínio dele e não era isso que Saruman queria! Ele próprio fez uma anel pra si, mas deve ter usado as técnicas de Sauron. Então a pergunta: Até que ponto o fato dele ter usado as técnicas de Sauron faria com que ele ficasse à mercê do mesmo?
 
Mas a intenção de Saruman naquele momento era exatamente se "submeter" a Sauron, nas palavras dele: "Um novo Poder se levanta. (...) Enqüanto o poder crescer, os que se mostrarem seus amigos também crescerão; e os Sábios, como você e eu, poderão, com paciência, vir finalmente a governar seus rumos e a controlá-lo. Podemos esperar nossa hora, podemos guardar o que pensamos em nossos corações..."

A idéia é que, quem sabe, em alguns milênios, lá pela ducentésima Era, Sauron chamasse Saruman para uma conversa e dissesse: "Olhe, fiel servo, este é meu Um Anel. Experimenta para ver como é bom! Mas me devolve.".

Até lá, ele teria de manter as aparências, e aceitar presentes faz sentido. Mas é só uma hipótese.
 
Salve amigos e Companheiros e companheiras( tá é meio lula Blá )

Não concordo, acredito que apesar da cobiça de Sarumam pelo poder e consecutivamente pelo (Um), o que realmente motivou Sarumam foi o medo pois ele afirma que "quem não se juntar há este novo poder que crescer será destruido" e ele achava que se não conseguise pegar o um anel antes que o proprio senhor do escuro o pega-se não teria chance de pegar mais por esta razão ele crio o Uruk-hai, seus servos não de Sauron, se não ele teria utilizado os orcs do Sauron, mas como ele teria controle sobre eles. Claro que não teria, e ele não conseguiria pegar o um anel antes do Sauron. Caso não consegui-se pegar o um anel, só restaria servi-lo, pois na mente dele não teria outro poder que consegui-se derrota-lo, o prende-lo de alguma forma.
Desculpe mas eu tenho esta ideia sobre o que aconteceu no livro

Namárië
 
Última edição:
Morpheu disse:
A idéia é que, quem sabe, em alguns milênios, lá pela ducentésima Era, Sauron chamasse Saruman para uma conversa e dissesse: "Olhe, fiel servo, este é meu Um Anel. Experimenta para ver como é bom! Mas me devolve.".
Até lá, ele teria de manter as aparências, e aceitar presentes faz sentido. Mas é só uma hipótese.

Você supõe confiança entre duas criaturas que queriam derrubar uma à outra? Ou você é ingênuo ou muito otimista. Sauron NUNCA daria seu anel de livre vontade à NINGUÉM, por mais fiel que esse lhe parecesse. E isso que você supôs nunca aconteceria, pois só existe um Senhor dos Anéis e ele não divide o poder.(não sei se essa fala é do livro ou do filme, mas o importante é que está certa). Saruman era, foi e sempre seria apenas um instrumento que Sauron usou para alcançar seus objetivos, quando esses fossem alcançados, das duas um: Ou Saruman se tornaria um servo de Sauron, mas JAMAIS, dividiria o poder com ele ou ele seria descartado, caso Sauron o percebesse como ameaça.

Morpheu disse:
Mas a intenção de Saruman naquele momento era exatamente se "submeter" a Sauron, nas palavras dele: "Um novo Poder se levanta. (...) Enqüanto o poder crescer, os que se mostrarem seus amigos também crescerão; e os Sábios, como você e eu, poderão, com paciência, vir finalmente a governar seus rumos e a controlá-lo. Podemos esperar nossa hora, podemos guardar o que pensamos em nossos corações..."]
Isso aqui foi só pra tentar convencer Gandalf de que não adiantava lutar contra Sauron, porque o poder dele era inabalável, mas no fundo ele queria passar a perna em Sauron. E isso fica claro quando ele ordena que seus Orcs capturem os pequenos e o levem à Isengard.
 
Última edição:
Eu sei, eu sei. Estava apenas brincando.

Mas o louco objetivo de Saruman, como mostra o trecho, é aumentar progressivamente a própria importância nos domínios de Sauron, fingindo-se de amigo e aliado até se tornar uma espécie de Língua de Cobra para ele. Esse plano falhou cedo, quando ele não ajudou os nazgûl na caçada ao Anel e revelou-se um traidor.

E como ele diz depois, o domínio passaria imediatamente para ele se conseguisse o Um Anel, daí todo o esforço para emboscar a Comitiva.
 
Díficil é compreender Saruman em sua essênssia.
Dizem servir como instrumento, ele buscou avidamente pelo Um Anel, chegando até mesmo a encontrar o corpo de Isildur e a Elendilmírë, guradando-a em seu cofre.
Sendo um Maia, servo de Aulë, seu interesse pela forjadura de anéis é natural, creio assim que ele mesmo tenha feito seu anel, e se auto entitulado o "fazedor de anéis".
Não creio que se tivesse achado o Um teria entregado-o a Sauron, então concordo que as palavras ditas a Gandalf: "Um novo Poder se levanta. (...) Enqüanto o poder crescer, os que se mostrarem seus amigos também crescerão; e os Sábios, como você e eu, poderão, com paciência, vir finalmente a governar seus rumos e a controlá-lo. Podemos esperar nossa hora, podemos guardar o que pensamos em nossos corações..." eram apenas para persuadi-lo.
Saruman ansiava por tornar-se o novo Senhor do Escuro, subjugando Sauron.
Suas buscas se iniciam realmente para encontrar o Anel afim de destruir Sauron, mas a busca pelo poder o corrompe.
Vejam uma coincidência nesses pontos, não era Sauron no ínicio também um dos servos e aprendizes de Aulë? Não foi ele quem imitou Melkor tentando tornar-se o novo Senhor do Escuro?
Porém Sauron era “maior”, efetivamente, na Segunda, que Morgoth no final da Primeira Era. Pois, embora ele fosse muitíssimo menor por envergadura natural, ele ainda não tinha caído tão baixo. Com o tempo, ele também dissipara seu poder (de ser) no esforço de ganhar o controle de outros. Mas não foi obrigado a consumir-se tanto. Para dominar Arda, Morgoth havia deixado a maioria do seu ser passar para os componentes físicos da Terra - portanto, todas as coisas que nasceram na Terra e viveram dela e por causa dela, feras ou plantas ou espíritos encarnados, estavam sujeitos a ser “maculados”.
Pobre Saruman, pequeno perante os demais, sucumbiu em sua tentativa de alcançar ao poder antes mesmo de pereceber.
 
Concordo, mas em partes.

Realmente acho que se Saruman achase o Um Anéu primeiro não teria dado a Sauron (pelo menos não tão facil).
Mas o que realmente me intriga é que Saruman permaneceu servo de Aulë por mais tempo que Sauron (creio eu) logo suas habilidades em confecções de anéis e trabalhos manuais sejam tão surpreendentes quanto as dele, na minha opinião ele poderia ter criado um anéu com poderes grandiosos, mas como seu senhor já possuia de tal artefato, pode ter opnado por um anél com habilidades que sirva mais de ajuda a sua campanha junto a Sauron ou que de certa forma contribua com o poder do Um.

Claro que isso é uma opinião propria e que não exclui a ideia que se ele achase o Um Anéu primeiro, não o teria dado de volta a Sauron, embora pudesse ficar com medo em saber o quão forte era seu exército o suficientimente bem para não querer que ele se vire contra o seu
 
Última edição:
É algo interessante de se pensar, porém creio que Saruman não tivesse poderes equivalentes a Sauron para poder forjar artefatos tão grandiosos, nem mesmo que tenha feito seu anel para auxiliar Sauron, pois em sua mente ele seria o novo mestre.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo