• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ordinário (Rafael Sica)

Izze.

What? o.O
Uma trilha de sinais inunda o chão de uma casa. Passando por portas e cômodos do lugar, ela termina em um quarto, saindo dos ouvidos de um homem que acabou de chegar ao lar. Ele está esvaziando sua cabeça de tudo o que viu no trabalho, no ônibus, nas ruas, na fila do banco. Todas as músicas que tocaram nos alto-falantes dos celulares, todas as fofocas sobre novelas e os papos sobre futebol. E ao chegar em casa, a primeira coisa que faz é se livrar desses vestígios da cidade grande, de tanto barulho e poluição visual, para poder dormir em paz e abrir espaço para novas coisas que irá ouvir e ver no dia seguinte. Não, isso não é explicitamente narrado por Rafael Sica em seu livro lançado pelo selo Quadrinhos na Cia. Essa é a minha interpretação da primeira tirinha de Ordinário, um trabalho que fala de coisas corriqueiras, digamos simples, mas complexas ao olhar atento do leitor.

O livro reúne as tiras publicadas por Sica em seu blog desde 2009. Sem o menor traço de diálogo, um balãozinho sequer, o autor abre as portas para a imaginação de quem acompanha diariamente as suas criações. Ele entra com o material, o leitor com a história. Nenhuma tirinha possui um significado certo, é algo mutante, que se molda à bagagem do próprio leitor – estranho se referir a “leitor” quando não há letras. Mesmo quem pouco entende de desenho – eu – percebe que os traços de Sica oscilam entre o suave e o pesado: hora rabiscos que remetem à confusão, hora limpos e calmos. E assim como o próprio traço parece mudar de tirinha a tirinha, o efeito delas sobre o leitor também tem seus momentos de alegria e tristeza.

CONTINUE A LER ESSE ARTIGO NO BLOG MEIA PALAVRA
 
Genial sua resenha Izzie, admito que estava ansioso para ler e ver sua percepção...

E eu digo mais, pode sim chamar quem "observa" a obra do Rafael de leitor, por que a leitura pode não conter letras, palavras ou frases do Rafael, mas sem dúvida contém as nossas próprias em cada quadrinho...
 
Obrigada, Palazo ^^

Ordinário é um ótimo livro mesmo, pra olhar e pensar na vida, ficar minutos e minutos olhando pra um quadro só e procurando os detalhes dele. =D
 
Alguns podem dizer que não é possível ler o livro de Rafael Sica, simplesmente por que não há parágrafos, frases ou palavras no seu interior. O único resquício de texto é a assinatura do autor, quase como um garrancho. Mas esse equívoco some logo que o livro é aberto e descobrimos inúmeras tiras com ilustrações detalhadas que dispensam por completo a necessidade de palavras.

A obra de Rafael Sica é composta por tirinhas publicadas originalmente no seu blog. As ilustrações do autor contêm uma riqueza de detalhes, emoções e sentimentos que é impossível simplesmente folhear o livro sem parar em cada página e analisar as tiras com mais cuidado. O silêncio é necessário nesse tipo de leitura, cujo enredo é montado com nossos olhos na identificação de situações que são a paródia do nosso próprio cotidiano moderno.

Continue lendo...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo