• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Retorno do Rei: Eu Vi!!!!

Alguém pode me dizer pq foi que PJ não colocou Legolas e Gimli no último Navio nos Portos Cinzentos?

Pior!! Onde enfiaram o Gimli depois da batalha em frente ao Portão Negro?? Será que ele caiu junto com os orcs no chão q se abriu? Rsrs

Acho que tirando isso, ficou praticamente perfeito! A cena de Legolas no Olifante ficou FENOMENAL, Theoden incitando seu exército me fez chorar igual criança (e nem tentei disfarçar), Elrond entregando a espada ao Ararogn tb ficou um show (me lembra uma entrevista q li com o Viggo dizendo que, nas gravações, Hugo Weaving se levanta para falar com ele e quando abaixa o capuz está com o óculos do Agente Smith e diz "e agora Mr. Anderson, o que vc fará com essa espada?" rsrs não pude deixar de lembrar).

Muito bom mesmo. Tb ficou claro que o personagem preferido do PJ é o Sam, não? Alguém duvida? :wink:

Depois escrevo mais, com mais calma.

TatiBanana
 
Atenção!

Grandes amigos, depois do que vi ontem é DIFÍCIL tolerar algumas sandices por aqui! MUITA COISA foi cortada! MUITA MESMO! Porque será? Hmmm... Pois é, O FILME TÁ GIGANTE! Ficar 4 horas no cinema é só para fãs! E tá todo mundo careca de saber que as versões do cinema são para os não fãs tb! Vamos esperar a EE para depois vermos o que poder ser reclamado ou não... Por hora, vamos aproveitar.
 
Carcharoth disse:
Lady Undomiel disse:
É verdade q eles inventaram algumas coisas(a ligação de Arwen com o Um Anel) e modificaram mts outras..."

Acho que isso não foi nenhuma invenção.... pelo menos eu achei que ele tivesse apenas se referindo que ela tinha esolhido se tornar humana e seu destino estava ligado ao anel (como da humanindade toda, jah q eles não podem fugir de fininho e viver pra sempre em praias paradisíacas....)

É isso neh? ou eu to delirando?
Exato! Outra cena atacada injustamente. O que Elrond diz é uma força de expressao, nao uma verdade literal.

Ah e aproveitando o Post, alguem sabe o q eh q o Aragorn diz em élfico antes de dar os primeiros passos depois de ser coroado? :o?:
Sao as primeiras palavras de Elendil ao chegar à Terra-média: "Do Grande Mar para a Terra-média eu vim, e aqui vou morar, junto de meus herdeiros, até o fim do mundo".
 
Eu também adorei o filme.
Putz, Gollum, Sam e Frodo na montanha da Perdição foi muito bom, os Rohirins passando por cima dos orcs com cavalo e tudo também foi muito emocionante. Palmas pro neo zeolandês. :clap:

Boreli Bolseiro disse:
Pois é, O FILME TÁ GIGANTE! Ficar 4 horas no cinema é só para fãs

Isso é verdade com pouco mais de 3 horas de filme tinha gente gritando ontem ESSE FILME NÃO ACABA NÃO? :gotinha:
 
Eu achei que nao precisava ter aquele comeco do Gollum. Contaram a mesma estoria 3 vezes nos 3 filmes. Sem contar q eu achei ela tosca: o peixe estava tosco, a cara do Deagol estava comica demais e o Smeagol ja falava em "nós" sem nunca ter pego o UmAnel (sem contar a voz q ja era de Gollum).

Mas tb foi a única coisa que eu nao curti. O resto TODO do filme me pareceu perfeito. Até as coisas mais atacadas como o "destino da Arwen esta ligado ao anel" me pareceu bom pq, assim como o LEOFF, tb entendi como força de expressao.

Outra coisa muito criticada foram as cajadadas do Mago no Denethor. Eu achei aquilo lindo eheheh.. e todo mundo vibrou qd ele caiu em chamas la de cima.

Esse é um dos melhores filmes que eu ja vi na minha vida! NOTA 9,8 pq o 10 vai pra versao estendida ehehehhe
 
Kana disse:
...e o Smeagol ja falava em "nós" sem nunca ter pego o UmAnel
Putz, eu vim aqui perguntar exatamente isso. Acho que ele ficou "analfabeto" antes da hora, hehe. Mas tudo bem, se eu reclamar disso é porque não está sendo fiel ao livro, e quanto a mudanças eu não reclamo (dentro de alguns limites. E digo que NENHUMA mudança na trilogia inteira foi digna de reclamação, na minha opinião). O que importa é que a cena em si funcionou no filme.

Mas não contaram aquela história, Kana. A única coisa que é dita nos outros dois é "Gollum não foi muito diferente de um hobbit." Pelo menos a cena mostrou exatamente como Sméagol achou o Anel. Foi alco curioso pra quem não leu o livro.

Mas eu também esperava mais dessa cena. Tipo, o peixe é pequenininho pra começar... quando li essa passagem no livro, tava imaginando um bicho do tamanho de um tubarão, sei lá. Pra ter força pra jogar uma pessoa no mar e ainda carregar, até que aquele peixinho tava bem forte, hein?
 
TatiBanana disse:
Alguém pode me dizer pq foi que PJ não colocou Legolas e Gimli no último Navio nos Portos Cinzentos?

Pior!! Onde enfiaram o Gimli depois da batalha em frente ao Portão Negro?? Será que ele caiu junto com os orcs no chão q se abriu? Rsrs


Talvez pq eles não estivessem lá?

O Gimli aparece no quarto do Frodo junto com o resto da Sociedade (se bem que eu tenho que concordar que ele some depois)


Bom... o que eu tenho a dizer é que o filme é FODÍSSIMO!!!!!!

Assim como os outros dois. É bom ver aquele povo todo que mete o pau no Peter Jackson mordendo a língua. Afinal, se não fosse ele, quem faria tudo isso? Um fã?? Certamente eu não teria o mínimo SACO pra ver o Tom Bombadil cantando entre uma cena tensa de cavaleiros negros e outra.

Olha... sobre o filme. Está perfeito. Denethor não está um vilão esterotipado, ele é apenas um monarca enlouquecido pela possibilidade iminente de perder o trono. Faramir se redimiu da sua atuação não tão boa das Duas Torres. Os Hobbits cantando.... Ah, os hobbits, em Rohan, em Minas Tirith, em Mordor, no Condado, os hobbits estavam perfeitos.

Gollum também... PERFEITÍSSIMO!

Os fantasmas estavam foda! (no meio do filme tive que mandar um cara que estava do meu lado falando "esses fantasmas estão ridículos, parece coisa de filme do Didi" tomar naquele lugar)


MAS EU AINDA MATO OS CARAS DO CINEMA QUE ME METERAM UM INTERVALO BEM NA HORA QUE A LARACNA ESTÁ CORRENDO ATRÁS DO FRODO! ISSO NÃO SE FAZ, PÔ! :x
 
O filme é MARAVILHOSO!!!! :D Eu quase q não ia assisti ele ontem mas felizmente meu primo me convidou pra ir com ele e sua noiva :P . Voltando ao filme, eu não consigo nem dizer qual foi a melhor parte, a cena do exército dos mortos chegando na batalha é de arrepiar, Mordor caindo é incrível! Mas na minha opiniaõ a cena mais bonita é quando os hobbits reverenciam o Rei Aragorn e ele diz: "Meus amigos não reverenciam ninguém", e então ele reverencia os pequenos e uma por uma, todas as pessoas fazem o mesmo, é lindo d+! :D Laracna está perfeita e não tenho nem palavras para falar de Gollum. A trilha sonora é maravilhosa! Os atores estavam perfeitos, atuaram muuuuuiiiiiiito bem! A batalha dos campos de Pelenor é de arrepiar. A luta de Éowyn e Merry contra o Rei Bruxo de Agmar é linda. Já ia me esquecendo da hora q mostra os faróis acendendo de um por um, foi de cair o queixo. e o beijo q Aragorn deu em Arwen foi lindo. :D O reencontor da sociedade e a despedida dos hobbits foram super emocionantes. O pessoal da sala q eu assisti o filme toda hora batia palmas e eu discretamente tb batia. :D
Eu tive q segurar as lágrimas, mas no fim não consegui e dechei rolar pelo rosto umas três. Meu coração batia tão rápido e eu me tremia tanto q parecia q não conhecia a história. Agora fica o vazio no coração por saber q próximo ano eu não terei mais nenhum encontro com a bela Terra-Média. :( Espero q PJ resolva filmar o Hobbit, quem sabe após as filmagens de King Kong? Seria bem legal ter mais um último passeio pela Terra-Média. :wink:
Esse filme merece ganhar o Oscar de Melhor Filme e o PJ de Melhor Diretor, também merece ganhar o de Melhor Trilha Sonora, Fotografia e vários outros, e um dos atores tem q ganhar um tb! :D
Chega! Já falei d+!
Hoje eu vou assistir o filme novamente.
Adeus Terra-Média!
 
Mestre Merry disse:
TatiBanana disse:
Alguém pode me dizer pq foi que PJ não colocou Legolas e Gimli no último Navio nos Portos Cinzentos?

Simplesmente porque eles não viajaram junto com Frodo, Bilbo e os elfos. Na verdade, Gimli e Legolas somente viajam para Valinor depois da morte de Aragorn, num barco construido pelo proprio Legolas.

[]´s

RS
 
Gilmallen disse:
4- Aqui eu discordo, porque as Aguias não são simples animais. Por que elas ajudam o Gandalf? Porque aparecem do nada? Porque Gwaihir responde ao chamado do Istari no primeiro filme? Um simples "As grandes aguias são antigos espiritos, mensageiros dos deuses." "Aquele se chama Gwaihir, e é o rei das grandes aguias. Ele estava em divida comigo...". Coisas simples que o publico entenderia e que não tomariam mais que alguns segundos de projeção.
Até pro Scadufax eles fizeram uma explicação bem mais simples, mas serviu pra justificar o aparecimento do nada (literalmente).

Não, não precisa ter explicado as Águias.

Lembra quando Gandalf é preso por Saruman em Orthanc? Ele pede ajuda a uma libelula que vai chamar as águias. Nesse, acontece a mesma coisa (talvez você nãoi tenha visto). Gandalf para, aparece uma libelula, ele diz algo que não pode ser ouvido e pimba, lá vem as águias. É tudo uma questão de relacionar os filmes. :wink:

Ristow disse:
Kana disse:
...e o Smeagol ja falava em "nós" sem nunca ter pego o UmAnel

Putz, eu vim aqui perguntar exatamente isso. Acho que ele ficou "analfabeto" antes da hora, hehe. Mas tudo bem, se eu reclamar disso é porque não está sendo fiel ao livro, e quanto a mudanças eu não reclamo (dentro de alguns limites. E digo que NENHUMA mudança na trilogia inteira foi digna de reclamação, na minha opinião). O que importa é que a cena em si funcionou no filme.

Mas não contaram aquela história, Kana. A única coisa que é dita nos outros dois é "Gollum não foi muito diferente de um hobbit." Pelo menos a cena mostrou exatamente como Sméagol achou o Anel. Foi alco curioso pra quem não leu o livro.

Mas eu também esperava mais dessa cena. Tipo, o peixe é pequenininho pra começar... quando li essa passagem no livro, tava imaginando um bicho do tamanho de um tubarão, sei lá. Pra ter força pra jogar uma pessoa no mar e ainda carregar, até que aquele peixinho tava bem forte, hein?

Olha, eu gostei da cena. Passou a impresão de que Smeagol foi dominado pelo anel por ser uma mente mais fraca, mais suscetiva aos poderes e mais fácil de ser controlada. Ajudou a entender o por que de ter sido ele e não Deagol, a ter ficado com o Anel.

O peixe era meio pequeno mesmo, mas é muito mais fácil do que se parece para você cair de um barco. Ele era pequeno, mas suficiente.
 
O filme tava muito bom!! Achei bem melhor que os outros dois.
O rei bruxo é O cara do filme. A cena do Faramir e do Pippin cantando ficou ótima.
A única coisa que eu não gostei foi a morte do Denethor... parece que o Scadufax que matou o homem.
 
uau8!!!Vi o filme ontem, tá mutio, mutio, mutio, mutio bom!!!Adorei a parte do gollum, do frodo e do sam, o PJ fez\ fikr mais emocionante! :mrgreen: tbm adorei a parte do exército fantasma , quando eles falam que matam qualquer humano que netra lá, e nessa hora o aragorn mostra a espada de isildur!!uuhu, nessa cena o cinema inteiro gritou!!mas a melhor parte que não tava no livro mais até que foi bom ele ter colocado foi quando o Aragorn :grinlove: está sendo coroado, ele lha para os hobbits e reverencia eles e todo mundo tbm!!q lindo!!~po nessa parte eu gritei que nem uma loka :grinlove: , quando o Sam se casou tbm, q lindo!!eu addoooro sam e tomaram na kra quem fala q o sam é gay :twisted: !só achei que deveria ter mostrado toda a fellowship indo embora até chegar no Sam...mas tudo bem terminou como tava escrito no livro msm!! :mrgreen:
FILME NOTA 10.0!! :P
______________________
ps:O Billy canta mutio bem :mrgreen: mas o Viggo 8O
 
Eu amei o filme!!!
Achei q avacalharam legal o Denethor..mas de critica,acho q só isso.
Foi mto bem feito,os atores interpretaram muito bem,as batalhas foram incriveis..
Acho o PJ conseguiu passar mto bem a emoção q sente quem lê o livro.
E o q mais gostei foi exatamente isso..é MTA emoão.Em uma hr vc tá com pena do Sam,na outra feliz pela chegada dos Rohirrim,na outra brava por causa do Gollum e suas maldades.E ao mesmo tempo q vc tem raiva dele,da pena pq a culpa não é dele...
Nossa!
Realmente uma montanha-russa d emoção q me surpreendeu.Não achei q seria tão bom assim!
 
03:28 da manhã do dia 26/12...

O Retorno do Rei sem dúvida é o melhor dos três fimes! Como película é um épico marcado pela emoção e heroísmo de seus personagens. Porém, quanto a nós (fãs de Tolkien) é um excelente resumo do terceiro livro....

Algumas partes ficaram inacreditávelmente sensacionais, como por exemplo o exército dos mortos e os Rohirrim no Pelenor (estupidamente f***), Laracna, Éowyn x Capitão de Angmar, Sméagol, a montanha da perdição, Grond (principalmente os orcs gritando: Grond! Grond!; Todos curvando-se perante os 4 hobbits em minas tirith - lindo!) entre muitos outros...

Porém alguns momentos dramáticos importantes (na minha opinião) foram muito breves.... (ex. Denethor e Faramir - grande decepção, apenas um diálogo onde em segundos Faramir chora ao ser mandado para a missão suicida em Osgiliath, comovendo apenas quem já conhece a história; Os portos cinzentos - uma curta cena meio sem pé nem cabeça no final do filme, fazendo com que alguns se perguntassem: ué, para onde o frodo vai? por que?; A convocação do exército dos mortos por Aragorn - nada daquela grande convocação na Pedra de Erech, mas sim um bate papo com um fantasma e seu exército, bem ao estilo ghost - poderia ter sido muito mais sutil, como no livro).

Alguns detalhes não presentes também quebraram um pouco (ex. nada de dunedain, Elhohir ou Elladan, nada das casas de cura, o funeral de théoden, Imhahil, Beregond, nada de Éomer coroado rei, Faramir e Éowyn, a árvore branca tem uma breve aparição queimando num sonho de pipin e depois reaparece florida novamente sem explicação, e outros), além do excesso de exposição da relação entre frodo e sam (nos primeiros 2 filmes essa forte conexão entre os dois fica bem marcada, mas no terceiro beira o exagero, pois quase em todas as cenas cria-se um clima de trocas de olhares entre os amigos - forçado demais na minha opinião)

Obviamente essas críticas não tiram o brilho da história (também não sou nenhum purista!). Quem nunca leu os livros com certeza ficará maravilhado com a história, mas para nós fãs do conto original e dos filmes, fica um certo clima de "quero mais" ou "poderia ter sido um pouco melhor"...

Tomara que a versão estendida (seja de 3h 30 ou de 4h 30) consiga apagar essa impressão, e que o brilho dramático tolkeniano seja mais explorado na edição, para que realmente se possa assistir ao filme e se emocionar de verdade, lembrando da história de cada personagem...

Bom, essa foi minha opinião, aguardo respostas de todos para saber se alguém teve a mesma impressão...

Um abraço a todos!
_________________
"Ouçam agora as palavras do herdeiro de Isildur! O juramento que fizeram está cumprido. Partam então e não voltem a perturbar os vales de novo! Vão e fiquem em paz!"
 
...

Em uma frase?

PERFEIÇÃO, ABSOLUTA E TOTAL.

Eu li todos os reviews, Não estava preocupado em chegar no filme e perder o impacto das cenas, afinal eu reli esse livro N vezes. Imaginava me emocionar, vibrar, me escandalizar com os efeitos especiais. Eu estava errado, estava pensando baixo demais.

Esse filme é, muito mais que os demais, TOLKIEN. Em sua forma pura. PJ merece reverência sincera por mostrar sua paixão de fã e o quanto é um cineasta fantástico. Mas Tolkien merece minha paixão eterna por ter ter escrito uma história tão fantástica como essa.

Não é justo com o filme tentar escolher UMA cena interessante, já que quase todas são inesquecíveis. Basta dizer que nenhum filme nunca me fez chorar tanto, arrepiar todos os meus pêlos e não me conter na cadeira de tanta excitação. Não tenho a menor vergonha de dizer que esse é o melhor filme que eu vi, em toda a minha vida.

Mas acho que cabe aqui o reconhecimento e adoração por um personagem que já era amado, mas agora ainda mais: Samwise Gamgi, você é o melhor.

:grinlove: x100

:clap: x500
 
Caracas!!! O filme é praticamente perfeito!!! Não sei nem direito o que postar aqui! Eu gostei de praticamente tudo.

O começo arrebentou. Minas Tirith tava espetacular, do jeito que eu sempre imaginei. Minas Morgul também, pena que não mostraram mais.

A batalha nos campos de Pelenor (inteira) foi a melhor cena de ação que eu vi na minha vida!!! Quase chorei na hora que os Cavaleiros de Rohan apareceram.
A hora que o Legolas e o Gimli entram na batalha contando, também foi ótima. Eu quase chorei de rir. Mas o melhor mesmo foi a parte que o Legolas acaba com o Olifante, para todo triunfante e o Gimli fala: "Mesmo assim conta como um" :lol: . Foi ótimo. E o exército de fantasmas então??!! Parecia uma onda varrendo orcs, olifantes, tudo... foi demais.

E a cena da Laracna não foi tão assustadora como no livro, mas também detonou. Mas o que eu gostei mais, foi a cena na torre de Cirith Ungol. Do jeito que o filme tava caminhando, eu cheguei a pensar que não teria essa cena, mas quando a Ferroada brilhou eu falei "legal".

Emocionante também foi a cena no portão negro de Mordor. Aquele exército gigantesco cercando os exércitos de Gondor e Rohan foi demais. E as águias então? Chegaram arrebentando.

Mas acho que a cena que mais me emocionou, foi do povo se ajoalhando perante os quatro hobbits. Adorei.

As atuações também estavam ótimas. Andy Serkis detona. Denethor tava f#$@!!! O Elijah tava ótimo nesse último filme. A cara que ele faz antes de colocar o anel foi assustadora. E a Liv Tyler tava mais Arwen do que nunca. Não vou nem falar dos outros pra não me estender demais, porque todos estavam demais nesse filme

Mas como nem tudo é totalmente perfeito, teve uma coisa que eu não gostei. Aquele final com o Sam foi totalmente desnecessário. Eu já não tinha gostado desse final no livro, mas no filme ficou pior ainda. Pô, PJ mudou tanta coisa, bem que ele podia ter mudado o final também. Pra mim, se o filme tivesse acabado nos Portos, teria ficado perfeito.

Eu só não dou nota 10 pro filme, porque senão eu teria que dar nota 11 pra versão extendida. Eu vi a versão extendida de SdA também, mas é na versão extendida de ADT que você percebe como as cenas cortadas fazem a diferença. Um filme que, na primeira versão, eu achei apenas legal, na versão extendida ficou espetacular!!! Então, como será que ficará um filme que já é espetacular na primeira versão em formato extendido???? Cara, eu mal posso esperar...

Quando o filme terminou eu fiquei meio triste, pensando "acabou", mas logo depois eu pensei: "Ei! Acabou nada! Falta a versão extendida!!!"
Ou seja, lá vamos nós de novo ficar na expectativa... :lol:
Porque mesmo com toda a má vontade da Warner em lançar as versões extendidas aqui, depois das versões dos dois primeiros terem sido lançadas no cinema, a minha experança de que todos, inclusive RdR, sejam lançados aqui em DVD, aumentou pra caramba...
 
leoff disse:
Por último, o melhor: a cavalgada dos rohirrin. Mais que o duelo Rei-bruxo/Éowyn, Théoden é destaque absoluto. Seu discurso é O grande momento do filme. Sua morte chega muito perto em emoçao.
Tambem penso assim.É a sequência mais poderosa do filme.
Mas ao contrario de vc Leo, eu já vi três vezes e na segunda sessão com o devido distanciamento...se é que vou conseguir isso um dia.Foi mole com SDA e ADT , mas em RdR ta sendo barra.

Bom, mas o que me incomodou em RdR foi o seguinte:

1.Que diabos de doença é essa da Arwen ? Foi a forma que o PJ arrumou pra sublinhar o sacrificio dela por escolher ficar na Terra média ao lado de Aragorn.Funciona pro grande publico que não leu o livro, mas ficou uma pulga atras da orelha...
2.Pena que Eomer apareceu pouco, e a relação de amizade dele com Aragorn não foi explorada no livro.Tudo bem, são as tais concessões a simplificação no processo de adaptação. Fica a esperança de um Éomer menos "bad guy" e mais humanizado na versão estendida.
3.A cajadada de Gandalf em Denenthor.Na verdade foi até engraçado ouvir o Maglor do meu lado reclamando.Porra, o Petre jackson come coco ? Mas vamos admitir que funciona como recurso dramatico (comico) no filme.A segunda vez que assisti foi com uma platéia asséptica para SDA.Gente que tava ali por que tinha ganho ingresso e ia ter sorteio de brindes.Quase ninguem tinha lido o livro.Porem a cena funcionou.Houve risadas e empolgação com Gandalf assumindo a defesa de Minas Tirith.
Só que...com os diabos, isso é só uma conseqüência de uma escolha feita por PJ no segundo filme.Já que eles iam passar Laracna pra RdR,para PJ, a jornada de Frodo e Sam se torna dramaticamente vazia.Então ele criou todo aquele clima de suspense entre Faramir e os hobbits.Dessa forma o Farmir do altivo, nobre e gentil do livro deu lugar a um Faramir inseguro, sinistroe até mesmo violento.Ta certo que na versão estendida , existe a clara intenção de atenuar um pouco mais o personagem.Porem as cconseqüências dessa escolha do PJ se tornam claras em RdR com um Denenthor insano, irracional e sem nenhuma nobreza.O personagem se tornou bidimensional, sendo que nem mesmo o merito de chamar Roham lhe foi concedido, passando esse feito para Pipin (alias em uma sequencia maravilhosa dos faróis).
Aqui o filme perder muito em relação ao livro, pois faz questão de concentrar todas grandes ações nos personagens principais.
Existe uma leitura manequeista da obra que pode ser contestada no sentido de que as grandes ações são obra de todos, e nesse caso até mesmo Denethor tinha seu mérito.Denenthor é um personagem dificil de classificar.Ele foi mocinho ou vilão no livro ? Essa é uma pergunta sem resposta, pois na verdade os personagens não podem ser simplificados de forma tão rasa.O proprio discurso de Sam sobre as mentiras que o senhor do escuro teria contado para fazer um homem guerrear tão longe de sua casa (e que na versão estendida foi parar nos labios de Faramir), é uma prova de que não podemos simplesmente sair rotulando de vilão ou mocinho todos os personagens.
O livro fala sim de uma batalha entre o bem e o mal, o que da margem para interpretações manequeistas.Porem as escolhas de seus personagens são mais complexas e menos rotulaveis.
O filme perde esse sentido no momento que simplifica o time dos mocinhos e dos vilões.Nesse caso Denthor é apenas um arrogante insano e cruel.

Bom, mas apesar de tudo esse é o filme com menos alterações.E talvez seja o que contem mais frases saidas direto do livro.Até agoa me parece unanime que este seja tambem o melhor dos três.A critica especializada já ta apostando no Oscar, incluindo ai a "Le Cahiers du Cinéma" que consagrou um cinema que é exatamente o oposto do cinemão americano e cineastas como Godard, Bergman, Truffaut e outros caras que fazem um cinema já rotulado de lento e chato aqui nessa lista.
Mas RdR tem umas passagens fantasticas.Pippin cantado para Denenthor enquanto Framir parte para uma batalha perdida é uma delas.
Aragorn "dialogando" com Sauron no filnal do filme tambem é brilhante.Reparem que ai PJ nos remete ao primeiro filme quando o Anel tenta o herdeiro de Isildur: "Aragorn...Elessar".
E outra mostra da força do filme é o tom declamatorio de Sean Astin quando Sam parte para carregar Frodo nas costas.Esse tipo de interpretação é teatral e tempos não encontra respaldo no cinema.Porem esse tipo de interpretação é conveniente a adaptação de um livro que foi buscar beber no passado tanto na forma como no conteúdo.
Bom, pra mim a chegada de Theoden é fantastica.O momento mais emocionante do filme.Reparem como acontece exatamente como no livro_O rei de Rohan chega e por um momento ele parece quebrado, assustado com as tropas de Mordor.Porem ele se recompõe:"Lança será sacudida, escudo estilhaçado! Um dia de espada, um dia vermelho, antes de o sol raiar! Cavalguem agora, cavalguem para a ruína e para o fim do mundo!" e clama por MORTE.Como disse o Reinaldo, esses homens estão diante da morte mas não a temem,e sim a abraçam.Maldito ar condicionado do cinema que irritou meus olhos...
Éowyn contra o Rei Bruxo só não é perfeito por que rola uma bobeira na lengendagem.A tradução da ameaça do Nazgul para Éowyn é "sua tola", quando deveria ser "seu tolo".
A sequencia é fantastica mas na minha opinião PJ erra em cortar para a chegada de Aragorn na batalha.Nesse momento a montagem paralela podia esperar um pouco.Todas as atenções estão voltadas para Éowyn e o Rei Bruxo, e cortar a cena naquele momento dispersa a emoção desse confronto.Mas vá lá...ainda assim funciona.E como.Só gostaria que PJ mostrasse o grito de agonia do Nazgul em plano geral, e em detalhes de outros personagens na luta compreendendo que naquele momento um grande mal deixou a Terra-média.
Bom, e tem algo de muito legal na chegada de Aragorn, Gimli e Legolas.
Gimli diz:
"Tem orc bastante para todos.Que vença o melhor anão."
Muiiiiiito Obelix essa frase.E quem reparar bem no meu nick vai entender o por que isso mexeu comigo.
Legolas e como disse o Reinaldo , a forçada de barra mais divertida da trilogia tambem é fantastica.Uma daquelas cenas para a platéia aplaudir gritar: Uh-uhhh.
E o elfo após derrubar o olifante ainda sai com todo estilo, surfando na tromba do bicho.Muito legal esse jeitão pop adrenalina radical que o PJ agregou ao principe elfo.E ainda assim ele não perde a elegancia.A sequencia toda é um primor tecnico.Impressionante como a WETA casou CG com personagens reais e a gente não identifica o que é o que.E pra terminar o alivio comico no comentario de Gimli.
Falando em primor tecnico, muito tempo vai se passar até que o cinema mostre alguma batalha tão espetacular como a do Pelenor.Talvez essa tenha sido a maior catarse épica na história do cinema de entretenimento o que vai cajudar a colocar esse filme na lista das grandes obras primas do cinema, coladinho com SW.
Sim, RdR é um marco histórico.Tecnicamente é algo nunca antes realizado de tão grandioso e épico.Mas o merito do filme não para por ai.Quantas vezes a gente tentou explicar aqui que a saida do Expurgo era compreenível ? Então imaginem agora o filme com o Expurgo.
PJ arriscou pacas trazendo para o filme a mesma melancolia lirica do livro_O final do filme vem recebendo algumas ressalvas por ser longo.Rubens Ewald Filho por exemplo achou o filme fantastico, mas os varios finais dispensaveis.Outros criticos pensam o mesmo.
Porem existem os que aplaudem a ousadia de PJ em fazer um final assim, a antítese de tudo que deveria ser o fim de um filme blockbuster.Final após final.
Parece que o PJ sabia naquele momento que a platéia já estava conquistada e disse:
"Que se dane as formulas.Agora vou terminar o filme como ele deve ser terminado".
Apela pro sentilmentalismo, e isso não chega a ser nenhuma virtude, pois a coisa mais facil para um diretor é fazer uma platéia chorar.Mas horas...o livro é assim e na falta de argumento melhor eu defendo essa escolha por que tenho o coração na Terra média.
"É aqui estou de volta."
 
Pirata do Espaço disse:
As atuações também estavam ótimas. Andy Serkis detona. Denethor tava f#$@!!! O Elijah tava ótimo nesse último filme. A cara que ele faz antes de colocar o anel foi assustadora. E a Liv Tyler tava mais Arwen do que nunca. Não vou nem falar dos outros pra não me estender demais, porque todos estavam demais nesse filme

Falando sobre Denethor...

Bem, ele é um dos personagens que eu mais gosto do livro, justamente por ser um dos poucos a se entregar a loucura. No filme eu achei ele fodastico! Aquela conversa que ele tem como Faramir me fez colar na cadeira! Ele nem mesmo olha pro filho! E ta mandando ele pra morte!! AAAHHHHH!!!

Infelizmente aquelas cajadadas que o Gandalf dava nele ficaram meio... estranhas. Se ele tivesse ficdo recluso na torre, como no livro, não ia precisar daquilo e o personagem ia ficar mais fiel. Mesmo assim, eu achei fodastico. Aquela cena dele comendo, demonstrando o mínimo interesse pelo destino do filho e logo depois percebendo o que fez... :grinlove: :grinlove:
 
Eu li isso no E-Pipoca e achei muito legal. Concordo com cada palavra:

O escritor e mitólogo Cláudio Quintino, que junto com o tradutor R. Kyrmse fundou o grupo Heren Hyarmeno, lembrou que na cultura celta existe a presença do bardo, que é ''aquele que não memoriza a história palavra por palavra, mas capta a sua essência''.

Quintino defendeu a idéia de que ''Tolkien foi um bardo e que Jackson agiu como um'', fazendo referência e justificando as alterações feitas na adaptação para o cinema.

Eu to louco pra ver o filme novamente. Mas vou esperar dar uma acalmada. A confusao da estreia foi um pé no saco. Aqui eles tiveram que abrir uma sessao antes da hora pq tinha MUITA gente na porta querendo comprar ingresso (os belezas do Cinemark divulgaram q nao iriam vender antecipado, mas fizeram isso sem avisar ninguem).
 
Kanawati disse:
Eu li isso no E-Pipoca e achei muito legal. Concordo com cada palavra:

O escritor e mitólogo Cláudio Quintino, que junto com o tradutor R. Kyrmse fundou o grupo Heren Hyarmeno, lembrou que na cultura celta existe a presença do bardo, que é ''aquele que não memoriza a história palavra por palavra, mas capta a sua essência''.

Quintino defendeu a idéia de que ''Tolkien foi um bardo e que Jackson agiu como um'', fazendo referência e justificando as alterações feitas na adaptação para o cinema.

Vindo de quem veio, é um belo argumento pra bater nos puristas.O Ronald tava lá na pré.Eu fui até la e cumprimentei ele... :mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo