• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Retorno do Rei: Eu Vi!!!!

minha review

segue a minha review do filme, que pode ser conferida tb no meu blog:
http://www.spiceee.com/pensaletes/000380.php

e mais tarde no site da mtv, assim que alguem da redacao dar um copydesk geral no texto:

-------------------

sinto que é fácil, e todos meus instintos me levam a falar, no calor do momento, que o retorno do rei, o terceiro e derradeiro filme da adaptação da história mais célebre de j r. r. tolkien para o cinema, é o melhor filme de todos os tempos.

provavelmente não o é, ou talvez tal coisa como colocar um filme acima de todos os outros é uma grande besteira. eu sei disso, e é por isso que eu deva te pedir para sentar agora, aí do outro lado e me ouça explicar tal disparate.



após assistir a uma montanha russa de emoções que é esse retorno do rei, preciso te falar que acho que nunca antes alguém foi tão longe para contar uma história.

nunca se viu nada que se assemelhasse ao que o diretor neo-zelandês peter jackson e sua equipe de produção levou às telas. é como se pudéssemos ver, na tela do cinema, um espectro maior daquilo que só podíamos imaginar parcialmente, em nossas mentes, naquela exata hora em que não estamos nem acordado (para questionar a racionalidade de tudo que vemos) e nem dormindo (para descartar tudo como fruto do nosso subconsciente).



e segundo atrás de segundo somos servidos de imagens inacreditáveis, direto da mitologia de tolkien, como "um raio caído de um céu azul" - frase que, não por acaso, foi usada pelo escritor c.s. lewis para descrever os livros em que a trilogia se baseia.



mas o retorno do rei não é só uma viagem visual alucinante. é também um épico onde, de uma maneira ou outra, todas as peças, todos os personagens, precisam buscar forças no último segundo, na virada da maré, para ajudar na tarefa da destruição do "um anel".

e isso acontece não só graças a uma boa adaptação do texto de tolkien para a tela grande, mas também ao desempenho de uma equipe de atores de primeira em atuações igualmente prístinas: sean austin (samwise gamgee) dá um show como o fiel escudeiro de frodo (elijah wood) e arranca lágrimas até de quem já acha que já viu de tudo, miranda otto (como éowyn) rouba cada cena em que aparece.



as 3 horas e 20 minutos do filme passam como um piscar de olhos, a urgência de se chegar a uma conclusão só deve existir na cabeça de quem está esperando na fila para a próxima sessão.

quem está dentro está muito preocupado em absorver a grandiosidade empactante das batalhas no portão de minas tirith, os últimos degraus da árdua escalada de frodo para tentar jogar o anel na boca do monte da perdição, a inevitabilidade de começar a perceber que ninguém sairá ileso caso a missão seja cumprida ou não.



o triunfo de se completar uma saga que fez com que o mundo mantivesse os olhos fixos na nova zelândia desde que a sociedade do anel estreou em 2001 (muito como sauron, o dito senhor dos anéis, manteve seu olho sempre aberto à procura de seu precioso biju) vem de idéias como a cena fantástica em que um dos hobbits acende uma fogueira no topo da capital de gondor, cidade onde grande parte da ação se baseia neste terceiro filme, que dá seqüência a várias outras fogueiras, acessas seguidamente em topos de outras altíssimas montanhas como sinal de um pedido de ajuda.

ou da cena em que o hobbit pippin (billy boyd) entona uma canção triste que ecoa por um palácio vazio enquanto uma pequena parte do exército de gondor parte para a luta com milhares de orcs, luta que eles já praticamente perderam mesmo antes de colocar os pés para fora dos portões da cidade.

lembranças que me trazem um frio na espinha e me lembram que durante a sessão nunca se sabe se, ao ver esses personagens que acompanhamos por esses três últimos anos chegarem cada vez mais perto do fim de suas jornadas - ora para o bem, ora para o mal, choramos, rimos ou simplesmente nos reviramos na cadeira do cinema, atônitos.

por esses momentos proporcionados pelo último filme da trilogia, esse o retorno do rei fica na memória desde o primeiro momento que saí de casa, às conversas e ansiedade na fila, aos créditos finais e à olhada para o lado, só para confirmar que todos que estavam comigo tinham a mesma cara arrasada e corações apertados.

é como assistir E.T. ou o goonies pela primeira vez. pensando bem, é até melhor!

-------------------


valeus!
 
Adoro esses reviews em tons poéticos. O que contribui muuuito para as expectativas saltarem para fora do corpo, de tão altas.Eradan, muito bonita sua resenha. Parabens!!
 
valeu metalium, escrevi a resenha, como falei, no calor do momento.

e ainda estou nas nuvens e ao mesmo tempo me sentindo emocionalmente arrasado com o retorno do rei!

acabei de abrir meu cd da trilha sonora do rdr e encontrei a passagem com billy boyd cantando numa das faixas... muito bom!!!
 
Boa resenha Eradan, parabéns.

é como assistir E.T. ou o goonies pela primeira vez. pensando bem, é até melhor!

Kra se é como ver Goonies pela primeira vez intaum é msm de arrasar. Quem nunca quis ser um Goonie?

E dáli Sean "Sam" Austin!!!!! :cheers:
 
cacete, mal posso esperar de ansiosidade!
maldita hora q eu vi esse topico...

ja peguei o livro pra reler e ver se me acalmo, mas nao to conseguindo...

:disgusti:
dia 25 chega rapido, dia 25 chega rapido 8O
 
albuquerque disse:
dúvida.
- No filme, ao cair do portal de Minas Tirith, destruído pelo imenso aríete "Grond", existe aquele encontro do Gandalf com o "Rei Bruxo" (Witch King)?

Embora a cena apareça no trailler, não me recordo de a ter visto no filme :( É pena, por acaso :(
Tenho mesmo de ver o filme outra vez :mrgreen:
 
Eu vi, eu vi !!! bem, adorei o filme ! Algumas cenas cortadas, ok, mas tinha de ser, penso k a maioria concorda com isso... Gostei da batalha, foi emocionante ver o ataque dos rohirrim aos orcs, mas sempre ao som das magnificas pautas de Howard Shore, foi mto bom... :D
O final teve bom e houve mtas palmas e lágrimas , todo o mundo gostou mto e saiu dizendo : " amanhã eu volto!".
Surpreendente pela positiva!
E vcs k axaram?? :)
 
Fiwen Nioraliniel disse:
Eu vi, eu vi !!! bem, adorei o filme ! Algumas cenas cortadas, ok, mas tinha de ser, penso k a maioria concorda com isso... Gostei da batalha, foi emocionante ver o ataque dos rohirrim aos orcs, mas sempre ao som das magnificas pautas de Howard Shore, foi mto bom... :D
O final teve bom e houve mtas palmas e lágrimas , todo o mundo gostou mto e saiu dizendo : " amanhã eu volto!".
Surpreendente pela positiva!
E vcs k axaram?? :)

vc viu onde? por aki só dia 25!! vc ta nos EUA? :o?:
 
Eu vou ver uma 4 vezes no mínimo 8-) !

Uma vez apenas não basta,já que o impacto é inevitável;na segunda vez é apenas um aperitivo;na terceira é que conseguimos assimilar ao filme e na quarte vez é só nostalgia e melancolia por saber que "acabou" a fantástica Trilogia...
 
Para os desinformados: pessoal,vcs deviam dar uma lida no tópico fixo criado pelo Taura antes de postar aqui;porque AQUI é apenas para elaborarmos nossas críticas,relatar nossas emoções de ver o filme,etc.Mas como o filme ainda não estreiou,é melhor não postarmos muita coisa aqui,a não ser no caso de quem mora fora do Brasil(como a Ehlana)que viu e postou sua crítica.

Quando eu criei este tópico(idéia do Tisf) já advertia todos qual era a finalidade do mesmo.Quem quiser dêem uma olhada na primeira página deste tópico ou no tópico do Taura...
 
NightRaven disse:
vc viu onde? por aki só dia 25!! vc ta nos EUA? :o?:

è que eu tou em Portugal e por aqui a estreia foi ontem...e eu fui... tinha medo de n conseguir ingressos, mas consegui...e adorei, obviamente o livro é melhor, mas axo k n devemos comparar pk o filme é a visão do PJ, embora mtas das vezes compativel com a nossa visão... lembrei agora k Minas Tirith ficou linda!!
Eu pensei k a estreia no Brasil fosse dia 17, cm cá...vcs vão adorar, e já n falta mto para o dia 25! :D
 
Para começar: "eu não li os spoillers da menina que tem o nick que começa com a letra e". Prefiro guardar a surpresa para o dia 25. E espero não encontar ninguém que foi a pré-estréia. Vou me desesperar, vou ficar com aquele friozinho na barriga horas antes do filme, vou fazer a maior festa na fila, vou ficar com a mão gelada na hora que as luzes apagarem. Ou seja, vou arrancar os cabelos primeiro, para rir e chorar de felicidade depois.
 
Amanhã à tarde posto meu review aqui...

Caraca..tô nervoso, muito nervoso... faltam menos de 8 horas pra eu ver o filme... 8O
 
DESCULPE MAS............NÃO TIVE CORAGEM DE LER TUDO QUE ESSA VERDADEIRA SORTUDA ESCREVEU.EU COMEÇEI LENDO MAS ME DEU UM TEMOR TÃO GRANDE QUE RESOLVI PARAR......


.....O MOTIVO..........NÃO SEI......MAS....QUERO VER COM MEUS PRÓPRIOS OLHOS :aham:
 
Saudações,

Muito rox os reviews... Principalmente o da Ehlana (o primeiro que eu li sobre o filme...) Eu estava conseguindo me segurar até agora, mas não deu... Bateu um angústia aqui enquanto eu trampava e não deu pra segurar... Comecei a navegar com o intúito de ler um review, depois desisti, depois queria ler denovo, enfim, acabei por ler o da Ehlana... E não me arrependo...

Só não gostei de saber que não vai ter boca de Sauron, nem Imhail, nem os Dúnedain... E essa de colocar o Gandalf desferindo cajadadas no regente de Gondor?! Sem comentários... Só PJ pra conceber isso mesmo... Ele deve ser um daqueles leitores do Tolkien que ODEIAM o Denethor... Tá certo que todo mundo tem direito de odiar ele (Eu me amarro no Denethor, o trecho do livro em que ele tem aquela reunião com o Gandalf é ROX BIG TIME!) mas fazer o Gandalf desferir cajadadas já é demais...

Bem, não vejo a hora de ir assistir o filme... e tenho certeza que será o melhor filme que já assisti...

...É... estou vendo que não vou conseguir me concentrar mais no trabalho nem em mais nada até assistir o filme... Poutz... to tremendo de ansiedade...

Saudações Fianna,
Fiquem em paz.
 
(desde um aviso, que pode conter alguns spoilers)

Finalmente o esperado e ansiado final da avassaladora trilogia do Senhor dos Anéis, chegou e esperemos, para permanecer, pois tive também eu a oportunidade de o visionar em Portugal!
Acabo eu também de regressar de uma sala de cinema na qual momentos de drama, alegria e emoção senti, e posso agora afirmar que obti uma experiência pela qual nunca antes havia passado, algo que me fez vibrar e sentir a magia do cinema, fez-me reviver a inocência de criança e momentos de um dramatismo brutal que fizeram o meu coração pular. Mas então, como descrever por palavras, com toda a certeza, a melhor obra do século e milénio? Uma trilogia que ficará na memória de todos, e terá o mesmo ou maior impacto que teve Star Wars? Algo que trouxe de novo a verdadeira fantasia do cinema há muito antes perdida?
Podem crer que é dificel já que a magia da inocência não se descreve, e talvez apenas o próprio Tolkien o possa fazer, mas vou tentar e dar o meu melhor!
FENOMENAL, BRUTAL, AVASSALADOR, ESPETACULAR, LINDO... mmm, talvez existam e com toda a certeza, mais adjectivos para descrever tal filme, mas neste momento é tudo o que me vem à cabeça, apesar de achar injusto descreve-lo apenas sob estes aspectos! Desde o primeiro segundo de filme ao ultimo momento, o espetacador vive uma experiencia indescritivel, algo que vai para além do que todo até agora foi visto e sentido, algo para ser relembrado para todo o sempre durante as épocas vindouras da cinematografia! Uma experiência que só o cinema nos pode dar!
Com este filme, penso que a forma de criação e realização de filmes vai para sempre ser alterado, pois tudo o que se considerava impossivel concretizar foi afinal visionado neste filme! É um filme que perdurá nas mentes daqueles que o visionaram e amaram, como um épico sem igual e que possivelmente nunca terá um rival!
Com todo isto, concluio finalmente que é... O MELHOR FILME DE TODOS OS TEMPOS! Duvidas? Não... nenhumas, e podem crer que já foram muitos os filme que visionei desde criança e posso dizer que sou um amante do cinema, mas este ultrapassou todo aquilo que achei espetacular... e mesmo do que achei possivel! Todos os momentos grandiosos e épicos deste grande filme merecem ser aplaudidos, e o nosso sentimento varia entre rápidos momentos da mais real alegria à mais profunda tristeza!
Um filme sob todos os aspectos perfeito, por todo o que é!
Bem, e agora que descrevi o que realmente sinto, se é como já disse, possivel fazê-lo, posso então descrever os aspectos deste espetaculo avassalador:
Em primeiro, os actores... bem afinal já vimos o que eles fizeram nos dois anteriores filmes, mas neste todos eles se forçam para alcançar a perfeição da interpretação! Não queria destacar nenhum pois nenhum merece menos destaque que outros, apenas quero transmitir o quanto me sinto lisonjeado por ter visionado fenomenais interpretações como estas, já que é um filme com diferentes caracteristicas dramáticas. Mas podem crer que toda a aflição de Frodo e Sam, nas terras de Mordor, é demonstrada com toda a clareza e perfeição.
Quanto à batalha nos campos de Pelennor, como já muitos disseram, é o maior confronto já alguma vez visto no ecra, no qual Peter Jackson sob gerir com toda a clareza e magnitude não tornando as imagens num simples jogo de video. Os ângulos da camera trabalham na perfeição, com vistas fenomenais sob o cerco à bela cidade de Minas Tirith e os confrontos nos campos. Também de destacar aqui a entrada dos Rohirrim em cena, bem... simplesmente brutal, e claro, Bernard Hill como Theóden supera também o discurso de Mel Gibson em Braveheart.
Muitas mais cenas como esta o filme possui, tal com as escadas sem fim junto a Minas Morgul, o confronto com a Shelob, a batalha junto ao Morannon e de Osgiliath, as discussões e dialogos entre Frodo, Sam e Gollum... E mais uma vez o argumento encontra-se muito bem coordenado trabalhando na perfeição, desde a pequena história de Deagol e Smeagol ao momento, quase sem dialogo, que os hobbits regressam ao Shire.
Pronto, fico-me por aqui, mas para entenderem realmente o quanto bom é este filme, têm que vocês o visionarem. Podem crer, que nunca mais voltaremos a ver um filme assim, com toda esta magnificiência, perfeição e magia, uma obra de que nos podemos orgulhar de ter amado e visto!
 
Mas haverá alguém que consiga dizer mal do filme? :lol:

As cajadadas do Gandalf ao Denethor... bem, apesar de ter sido um tanto ou quanto estranho... o Denethor mereceu e, no livro, o Gandalf devia ter feito o mesmo :lol: Para além de que a cena ficou divertida e deu para, por uns breves momentos, quebrar a tensão :lol:
 
Bom, segue abaixo o review que eu fiz pro Sobrecarga, às pressas, depois de ter assistido ao filme hoje de manhã. Depois eu faço um comentário mais decente falando o que eu gostei e o que eu não gostei :)

"O filme está terminando". Esse foi o único pensamento que eu consegui formular durante os minutos finais de O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, conclusão da grandiosa adaptação da obra de J.R.R. Tolkien. Entretanto, não estava preocupado com as mais de três horas passadas em frente à tela, muito menos insatisfeito com o que tinha acabado de ver.

Era uma sensação de dever cumprido, para mim, como espectador, e para Peter Jackson e sua equipe que, durante três anos, levaram milhões de pessoas aos cinemas e realizaram o que muitos consideravam impossível: adaptar a obra literária sem que ela perdesse a sua profundidade e o seu encanto.

Antes do início de todas as sessões de O Retorno do Rei, deveria haver um aviso bem grande na tela: "respire bem fundo, tome o máximo de fôlego que você puder". Ao contrário dos episódios anteriores, onde havia sempre uma piadinha aqui e outra ali para aliviar a tensão, nesse filme a história não permite pausas.

Desde o início, onde é mostrada a origem do asqueroso Gollum (Andy Serkis), o ritmo é acelerado, e o clima, tenso. Não há tempo para descanso, nem para o espectador, nem para os heróis, que precisam correr para impedir o massacre em Gondor, enquanto esperam que Frodo cumpra a sua jornada e destrua o Um Anel.

Tanto na literatura como no cinema, O Retorno do Rei é uma sucessão interminável de seqüências épicas. Quando espera-se que a poeira vai baixar e os personagens terão alguns poucos momentos de descanso, alguma coisa acontece para perturbar o sossego. A trama vai crescendo e a tensão aumentando até chegar ao clímax, que é a monumental batalha nos Campos de Pelennor.

Desse ponto em diante, nada que tenha sido feito antes na trilogia se compara ao que Peter Jackson reservou para o final. Se o Abismo de Helm, em As Duas Torr, foi um combate cruel entre o bem o mal, espere algo muito maior e, com certeza, muito mais violento. O diretor não poupa o público de cenas fortes, mas nada é gratuito. Apesar de ser uma batalha que envolve seres fantásticos em um mundo imaginário, consegue ser tão (ou até mais) verossímil quanto as sangrentas seqüências de Coração Valente.

Com tantos personagens envolvidos, é claro que não foi possível fazer com que todos tivessem o destaque merecido. Denethor (John Noble), o atormentado regente de Gondor, tem pouca participação, mas é algo que com certeza será remediado na versão estendida. Entretanto, há algumas participações que melhoraram bastante. Sam Gamgi (Sean Astin), o fiel escudeiro de Frodo, está menos piegas e protagoniza uma das mais belas cenas da trilogia, quando ajuda seu mestre a suportar a dolorosa missão que lhe foi designada.

Em alguns momentos, o sentimentalismo exagerado faz com que a trama dê umas derrapadas, mas é um mero detalhe diante de um excepcional filme. O Retorno do Rei é o amadurecimento das obras de fantasia e ficção no cinema e uma prova de que, com competência e dedicação, é possível transformar seres digitais em algo palpável. Boas histórias com certeza virão. Melhores que essa? Só o tempo dirá...
 
Ótimo Review Peregrin,principalmente porque agora eu sei que a Batalha em Pelennor vai ser tão sangrenta quanto a do Coração Valente :twisted: ,mesmo assim,não passa de mais um detalhe,já que o filme todo tem cenas memoráveis...
 
Ótimo Review Peregrin,principalmente porque agora eu sei que a Batalha em Pelennor vai ser tão sangrenta quanto a do Coração Valente ,mesmo assim,não passa de mais um detalhe,já que o filme todo tem cenas memoráveis...

Bom, não é que seja mais sangrenta. No final das contas eu acho que não é não. Mas me passou mais realismo, sabe? Me pareceu mais... palpável...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo