• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O que define um escritor como bom?

Um bom escritor, na minha opinião, tanto é aquele que consegue mirabolar uma história, seja a mais estranha que seja, e mantê-la, sem que perca o sentido lá na frente, ou sem que faça com que o leitor comece a achar entediante lê-la. Além de saber criar histórias, um bom escritor é aquele que consegue prender o leitor ao livro, conseguindo levá-lo a viver aquela história, o que eu diria que é magnífico.
 
Última edição:
A capacidade que ele tem de transmitir ao leitor cada detalhe de cada cena, lugar, o jeito dos personagens falar, de se expressar, tem que fazer com que o leitor pareça na hora que esté lendo o livro como se estivesse com um TV na frente vendo tudo, tipo como se ele tivesse invisivel na cena.
 
Se ele vende bem seus livros é porque atendeu à algum público com eficiência independente do conteúdo e da forma como foi escrito. Opiniões de críticos e tal fica em segundo plano.

Você me lembrou de um ponto importantíssimo: para se vender um livro depende muito do público que você quer atingir. Como há um grande número de jovens hoje em dia, a literatura infanto-juvenil é uma das que mais vende. Exemplo: "Eragon", escrito por um adolescente que ficou rico com sua história, sendo a mesma transformada em filme. Muita gente achou o livro super demais, só que a grande maioria dos fãs eram adolescentes/adultos que gostavam de RPG e Ficção Científica, tanto que ao ler uma crítica escrita por uma pessoa fora desse público, lia-se coisas do tipo "Drogon".

Então, não é só uma questão de opinião pessoal. Depende muito do público. É claro que uma pessoa que não gosta de ler provavelmente não vai se identificar com Machado de Assis ou Camões, por exemplo.

Isso é um pouco fora do tópico, mas enfim, acho que os preços de livros encontrados em grandes livrarias estão aumentando de uma forma absurda. Antes com 50 reais eu comprava pelo menos um livro grande e um outro "de bolso", agora ao ir a uma livraria eu preciso levar no mínimo uns 100 para conseguir o que eu quero. Pode ser um erro dizer que a internet e a televisão são o que afastam os jovens da leitura (às vezes é muito pelo contrário) se for levar em conta esse exigência financeira toda. No final a única solução é recorrer aos sebos...
 
Última edição:
Um bom escritor é aquele que:

1- escreve de forma que, quando você repara, o livro de 1500 páginas (sem ilustrações) já acabou.

2- escreve de forma coerente, em que uma "vida morta" ou um "sol negro" são tão plausíveis quanto a própria realidade.

3- tem um excelente domínio da linguagem.

4- tem personagens que são mais parecidos com pessoas reais do que muita gente que eu conheço.

5- consegue escrever com prólogo, começo, meio, fim e dedicatória sem ficar tedioso.

6- escreve uma história digna de virar um filme e ter milhares de fãs por todo o mundo.

IMNSHO, é isso.
 
Eu estava lendo uma revista de literatura e vi uma definição bem legal de "bom escritor". Feita pelo resenhista Manuel da Costa Pinto ao tratar da obra de Camus em que ele cita a crítica americana Susan Sontag em artigo de 1963:

"Os grandes escritores", escreve Sontag, "são maridos ou amantes. Alguns oferecem as sólidas virtudes de um marido: confiabilidade, inteligibilidade, generosidade, decência". Outros teriam vícios - "a obsessão, as dolorosas verdades, mentiras, gramática precária" - só toleráveis num amante em troca de momentos de excitação extrema.
Revista Caderno Entre Livros - panorama da literatura francesa, página 72.

Me parece claro que eles tentam passar a idéia de que alguns livros até podem ser agradáveis, mas que só alcançam o status de grande obra mediante certas qualidades. Entres elas o domínio da escrita e o enredo bem desenvolvido. Isso me parece o essencial.
 
Alguns autores de livros que são verdadeiros best-sellers, como Paulo Coelho, Sidney Sheldon ou Dan Brown, não são considerados bons escritores. Mas quais as características que um escritor (e suas obras) precisa ter para ser considerado um bom escritor?

Eu não me prendo muito ao rótulo. Eu julgo se um escritor é bom ou não. Não sou da maioria não!

Agora esses que você citou eu tenho algumas considerações:

Paulo Coelho: Eu até hoje, não entendo seu enorme sucesso. Não vi nada de tão singular nele assim!

Sidney Sheldon: Fez sucesso no final da década de 80. Nessa época eu estava terminando meu ensino fundamental. Tive que ler escondida da minha mãe, e com razão, ele fala de sexo de uma maneira tão nítida que é como se você estivesse enxergando a cena (devo confessar, que na época que eu li, não entendi muita coisa, coitadinha...). Mas eu acho que é só isso. Esse tipo de literatura, eu comparo a Jorge Amado. Denigre a imagem da mulher. Elas se tornam meio como objetos sexuais. As protagonistas dessas histórias usam o sexo para conseguirem algo, fica difícil entender: É a mulher miserável, por usar algo extintivo do homem, ou é o homem um fraco, por se deixar influenciar por algo tão normal de sua natureza? Enfim, essas literaturas expurgam demais a mulher. Porque toda mulher sabe, nós não somos só sexo. E todo homem sabe, quando uma mulher não quer fazer sexo, nem todas as juras de amor as obrigam a isso. Então porque tratar essa relação como se fosse botões de ligar-desligar.

Dan Brown: Cara, ele fez uma confusão de várias coisas. Acho que toda pessoa que entende um pouco de história, e um pouco de baixa idade média, sabe que ele fez umas considerações mmmuiiittooo forçadas. Ele precisa estudar mais um pouco prá falar sobre esses assuntos encontrados no seu livro. Só fez sucesso, porque muitos não entendem desses assuntos.

É isso!:mrgreen:
 
Para mim, um bom escritor é aquele que a cada momento põe duvidas em nossa mente de modo que temos de continuar lendo até matar todas as duvidas e quando matarmos essa duvidas, crie outras e fique nos entretendo até o final.
Mas isso é um julgamento pessoal, exemplo, pressuponho que eu goste de J.K., e acho ela uma boa escritora, não quer dizer que todos tenham que achar ela boa tambem
 
Eu creio o que caracteriza um escritor com bom, seria de fato ele prender a atenção do leitor até o fim do livro.Não ser apenas uma história simples que já se prevê o final, mas sim uma história que instiga e impressiona o leitor.
 
Na minha humilde opinião, o que define um escritor como bom é, no mínimo, a capacidade de escrever uma história que consiga prender a atenção do leitor em geral, em especial quando se destina a um público-alvo. Uma narrativa bem arquitetada, com boas sacadas e personagens bem desenvolvidos, que não sejam unidimensionais e imutáveis, porém sejam acima de tudo humanos.

Mas uma coisa é um escritor bom, outra coisa é um escritor excepcional, que se destaque de forma ímpar entre milhares, como os grandes autores da literatura universal. São escritores que inauguraram um estilo linguístico singular; ou pelo menos deram origem a uma prosa extraordinária, mesmo não sendo única. Autores que conseguem traduzir as inquietações e paixões da alma humana de forma densa, propiciando-nos autênticos mergulhos na alma humana. Homens e mulheres com a capacidade de dar à luz obras atemporais e universais, verdadeiras traduções do espírito humano, de forma vívida e longeva.
 
bem.... li o topico todo... existem boas ideias, nao concordo com algumas
Vamos lá.

escritor q vende é escritor bom, dai musica q vende é musica boa.... vamos todos ouvir calipso

escritor bom tem q fazer a gente visualizar todas as cenas claramente , Dostoyevsk esta num mato sem cachorro né? um " narrador de ideias"

escritor bom tem q brincar com a lingua... ser um as na construçao, entender de metrica e afins, dai o parnaseanismo nao seria um saco e nao teria deixado (praticamente) de existir


bem eu acredito que, o importante para ser um bom escritor é a construçao dos personagens e das situaçoes, ambos tem q ter PROFUNDIDADE mesmo sendo inverosimeis tais como elfos, magias e reinos encantados.

existem alguns focos alguns autores se focam mais no detalhismo da descriçao e das situaçoes Tolkien outros na pisique dos personas Dostoyevsk outros nas situaçoes Poe mas oq todos eles tem em comum é a profundidade com q eles abordam o tema.

ps.: mesmo os grandes usam clixés o lance é saber como, quando e onde.
 
Um bom escritor é acima de tudo aquele que consegue por suas idéias em letras de forma coerente e interessante. Isso vale para qualquer gênero.
 
Bom, na minha opinião um escritor de qualidade deve entender do que ele está escrevendo. Por exemplo, não pode inventar de fazer uma obra sobre Moda e não procurar informações reais sobre isso. Além disso, tem que ser objetivo, principalmente ao descrever. Aquele estilo José de Alencar que levava três páginas pra fazer isso é mto cansativo. Outro fator importante é ter boa qualidade na escrita. Conhecer palavras fáceis, sinônimos(livros cheios de palavras repetidas saum entediantes), e saber fazer com que elas cativem o leitor e naum o façam desistir de ler, por maior que seja o livro.
E o principal...chamar a atenção de quem ler. Inovar, claro. Mas de uma forma que faça seu leitor se sentir aguçado...curioso...preso a leitura..
Temos grande mestres nisso..pra mim Agatha Christie, Bernard Cornwell, Philippa Gregory ..J K Rowling e Tolkien, entre outros, saum mto bons nisso.
 
não consigo entender como Dan Brown é bom escritor, eu só queria chegar no final pra ver o que acontece...mas tipo, eu não tava mais aguentando ler...ele escreve mal...eu não sei explicar porque, mas eu não tinha o menor interesse no desenrolar da história, só queria saber o final e pronto, geralmente eu gosto de saber o que aconteceu até chegar lá...mas com ele foi mega dificil...Sheldon eu achei ele mediano, a leitura é tão facil que você le rapidinho, mas não me entreteve muito e nem fiquei muito curiosa, sí li por ler mesmo...
Autor bom é aquele que sabe como fazer pra você ficar grudado no livro e angustiado até não chegar na próxima linha (tá exagerei...)mas é assim mesmo, vc quer saber de tudo o que aconteceu até acontecer uma coisa, e depois outra e outra, olha o caso da Torre Negra do Stephen King, são 7 livros, haja imaginação!! e você consegue ficar sem esperar pelo próximo capítulo? eu não!e quando chega no final, você tipo...hunft e agora? acabou mesmo? aaahh u.u
 
Sei lá, acho esse de bom escritor uma coisa bem pessoal. Tem gente que depois que lê Paulo Coelho não quer ler mais nada e tem outros que acham o cara um bosta. Então não dá para dizer se ele é bom ou ruim, só concluir que o que vale é a opinião de quem está falando do escritor em questão.
Eu, por exemplo, detesto Paulo Coelho, acho o Sheldon um chato e o Brown sem imaginação...
 
PElo fato de criar algo novo,e que suas obras sejam detalhadas

e pra mim,Rowling só enriqueceu por modismo,pra mim um livro que ficou famoso pela moda,não vale nada.
 
um bom escritor é aquele que nos passa a verdadeira magia da historia ou seja nos faz viajar pelas linhas ,versos e paragrafos de cada pagina,
que nos emociona ,nso deixa curiosos e so no final da historia descobrimos ,e quele que bola um plano ,uma historia com fantasias ,ilusoes e um pouco de realidade ,que nos transporta para outro mundo ,que nos transforma em cada personagem .
um bom escritor e aquele que acima de tudo ama escrever
e viajar em outras dimensoes.
 
Para mim é aquele que consegue entrelaçar bem as histórias, fazer com que os personagens evoluam independente da vontade dos leitores, surpreendendo-os. E que principalmente consiga transmitir bem os ideais que ele quis passar ao escrever o livro.
 
. pelo número expressivo dos seus leitores. acho uma grande bobagem a crítica (em sua maioria uma gama de velhacos que mal consegue suprir suas próprias necessidades físicas) delimitar o que é bom ou ruim. se a voz do povo é a voz de deus, façamos dela a nossa conclusão!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo