• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Poderoso Chefão (The Godfather, 1972)

Sua nota para o filme:


  • Total de votantes
    37
Eu raramente posto aqui no Cinema, mas sobre esse filme eu tinha que falar. Nunca tinha assistido, mas resolvi alugar toda trilogia em DVD nesse Final de Semana. O problema é que só hoje consegui ver o primeiro filme, por isso evitei ler o tópico pra não ler algum 'spoiler'.

Mas eu ainda estou boquiaberto. Que coisa maravilhosa esse filme !! É fantástico, perfeito, lindo, magistral. E a trilha sonora é de chorar de tão linda.

E Marlon Brando ?!? Cara, o que aquele filho da puta fez nesse filme ?!? Que foda !!

O Al Pacino é soberbo, dá um show mesmo (o final é espetacular), mas o Brando é o nome do filme.


Até amanhã devo ter terminado de assistir toda trilogia, aí comento mais,,,
 
Nossa, eu nunca postei aqui? 8O

Enfim, os dois primeiros filmes estão no meu top 10, sendo o primeiro o segundo filme que mais gosto no mundo.

Simplesmente soberbo. Eu adoro o tema da máfia, e em nenhum filme ele foi tratado com tamanha maestria. Sim, Os Bons Companheiros (que também adoro) tem uma abordagem mais realista, mas é menos cativante.

O lance dos Dons Corleone (Vito em especial, mas também Michael) não serem meros criminosos, e sim homens que, através da máfia, buscam dar "cuidar" de suas famílias, dá à saga um elemento mais familiar às pessoas em geral do que algo mais cru, mais próximo da violência e bandidagem organizadas, etc.

As atuações são estupendas. Marlon Brando e suas sutis mudanças de expressão estão no mais alto patamar de interpretação que consigo imaginar. Al Pacino também é fantástico (embora caia um pouco no terceiro filme, ele é talvez o personagem melhor construído - até como realmente deve ser - da saga, e muito graças a interpretação). O resto do elenco também está excelente.

Ah, nem vou falar muita coisa. Achei que já tivesse postado aqui e tal. Depois falo mais.

Sobre o terceiro filme, revi ele algumas vezes recentemente, e cada vez gosto mais dele. É bem inferior aos dois primeiros, mas ainda tem a força da saga, e a atuação da Sofia Copolla, que realmente é ruim, não é suficiente para estragar as cenas onde ela aparece, muito menos o filme.
 
Marlon Brando e suas sutis mudanças de expressão estão no mais alto patamar de interpretação que consigo imaginar.

Spoiler:


É verdade. A atuação de Brando no instante que seu personagem recebe a notícia da morte de seu primogênito é um momento clássico das grandes interpretações do cinema. É incrível, e fugiu totalmente do convencional.
 
Waters, não cito apenas essa cena, que foi uma das que pensei ao postas, mas também a:

SPOILER

pouco depois, na cena dele olhando pro corpo do Sonny e pedindo pro Buonasera dar um jeito... aí ele começa com "Look how they messed with my boy"...

putz, só de lembrar a cara dele já arrepia... foda
 
Estranho, também não postei aqui :eh:

Eu não me apaixonei por "O Poderoso Chefão" logo na primeira vez que vi. Foi quando estava assistindo lá pela 4ª vez que notei que mesmo sabendo absolutamente tudo o que ia acontecer na história, ela ainda me emocionava e prendia a minha atenção. Isso não é normal em uma época que tanto filme descartável é feito, não é mesmo?

Mas os méritos da trilogia não param no enredo. São atuações de gente grande que nos fazem nos apaixonar pelos personagens, e que chegam a dar cores realistas a todos os personagens, desde o Don até qualquer parente ou funcionário do mesmo. É uma história de máfia, mas interpretada com uma humanidade realmente cativante.

Já falaram do Marlon Brando aqui, que está realmente fantástico no filme. Mas acho que o Al Pacino tem um mérito *muito* grande também...

...A PARTIR DAQUI PODE TER ALGUM SPOILER, ENTÃO SE VOCÊ AINDA NÃO VIU, SUMA!!!!


... afinal de contas, temos desde o jovem "eunãoseioquequerodaminhavida" assumindo o controle dos negócios da família, até o velho que esboça a decadência e procura a redenção. Sim, é claro que existiu um intervalo razoavelmente grande entre o I e o III, mas é no Michael do II é que esse amadurecimento realmente chama a atenção. É apaixonante! Mais do que ele só o Durvall como o Hagen.

É uma trilogia foda, com personagens fodas e uma história foda. Em outras palavras: é impossível não gostar. A pessoa pode até ver e não achar tuuuuudo isso, mas que vai gostar, vai. :obiggraz:

Never let anyone outside the family know what you're thinking
 
Eu adoro essa trilogia, e o II é o meu favorito, sem sombra de dúvida.

Ele tem um dos finais mais perfeitos da história do cinema.
 
Terminei de ver todos finalmente. Sempre ouvi comentários de que O Poderoso Chefão era um dos únicos filmes da história a terem uma continuação melhor que o original. Eu discordo.


O primeiro filme é o melhor dos três, mas realmente o segundo chega muito (mas muito) perto mesmo, enquanto o terceiro perde muito em relação aos outros dois, mas ainda sim é ótimo também.


SPOILERS
No primeiro filme o que eu mais gosto é o fato do Michael ser extremamente vingativo. Don Vito já havia selado a paz entre as famílias, mas foi só ele morrer que o Michael se vingou de todo mundo, naquela cena do batizado que é o ponto alto de toda trilogia pra mim. Nesse filme, até as partes mais piegas, como o Michael com sua primeira esposa são ótimas (graças a trilha sonora, outro destaque absoluto).

No segundo filme, eu curti muito o Robert DeNiro, especialmente na cena que ele volta para a Itália para se vingar e mata o assassino de sua família com uma facada atravessando o peito. O final é ainda mais surpreendente. Por mais que o Michael fosse frio e tudo mais, eu não achei que ele teria coragem de matar o Fredo. Você vê que durante toda a trilogia eles prezam muito a família, principalmente o Don Vito, que nem amante tinha.

No terceiro eu até gostei do Andy Garcia como Vicent Mancini e desde o início fica meio óbvio que ele se tornaria o futuro Don. No entanto ele é meio manjado até, mesmo sendo ótimo. Com excessão do final (que é um dos mais tristes que eu já vi), você saca logo tudo o que vai acontecer. Porém, eu achei muito emocionante a cena em que o Michael se confessa e se mostra arrependido por ter mandado matar seu irmão.
FIM DOS SPOILERS


Em suma, uma das melhores trilogias de toda história do cinema (senão a melhor mesmo). Espetacular, estou pensando seriamente eu comprar a caixa com os DVD's. Aliás, alguém, tem uma noção de preço sobre a mesma ?


NOTAS:
O Poderoso Chefão I: 10
O Poderoso Chefão II: 10
O Poderoso Chefão III: 8,5
Música Tema: 10
 
Olha, até que não tá tão caro assim.

Quer dizer, claro que tá caro, mas eu não esperava menos mesmo.

E vem na caixinha, 5 DVD's e tudo mais.


Vale o investimento com certeza !! :D
 
A única coisa que não entendo até hoje é como o Folco pode não gostar desse filme.

Aliás, nesse tópico ele ainda admite que é bom, mas já vi ele falando bem mal.
 
Melhor trilogia imo !!!


SPOILER


Faz um tempinho q assisti... uma das cenas que eu mais gostei foi no final do segundo, qdo o Michael diz pro Tom cuidar daquele amigo deles, o gordinho q eu esqueci o nome.... dae ele chega falando como a família Corleone era como o império romano, e conta aquela história de q qdo alguem traia uma autoridade e o imperador dava ordens de assassinato, ele se matava antes para salvar a familia. E o gordinho entendeu a mensagem e cortou os pulsos na banheira. Q método estiloso !!!

Aliás, o q aconteceu com o Tom no 3°? Eu não lembro de ele ter participado..
 
Knolex disse:
A de 4 DVD's tem um DVD só de extras, oras. :eek:
Afinal, são só 3 filmes.
A de 4 DVDs só tem os filmes. O filme 2 é dividido em dois discos... :roll:
 
Aliás, o q aconteceu com o Tom no 3°? Eu não lembro de ele ter participado..
Tom já tinha morrido na época. Ou melhor, o Robert Duvall não assinou contrato, dinheiro imagino.
 
Exatamente não chegaram a um acordo pq o Robert Duvall queria receber a mesma coisa do Al Pacino, e aí não dava. O Coppola disse que tinha grandes planos para o personagem dele na terceira parte. Uma pena.

Eu continuo achando o segundo o melhor da trilogia. É extremamente bem cuidada a construção e transformação do personagem de Al Pacino de um homem já ambicioso e vingativo em uma pessoa impiedosa e sanguinária. É talvez o mais lento e menos movimentado dos três, mas a progressão de acontecimentos é incrivelmente bem lapidada.


Spoilers:


E aquele final com o flashback do aniversário do Don? Espetacular. Mostra muito como a família acabou sendo destruída em nome do poder.
 
Spoilers:


E aquele final com o flashback do aniversário do Don? Espetacular. Mostra muito como a família acabou sendo destruída em nome do poder.

Sim, sim. Era pro Marlon Brando fazer parte dessa cena, só que ele não quis fazer por ter sido maltratado pelos produtores do primeiro filme. O segundo é o melhor porque ele é só sobre o Michael, até nas cenas com o Robert De Niro.
 
Aliás nem queriam ele né?

É engraçado ver essas histórias do pessoal não querer certa pessoa no papel e no fim ela faz e acaba detonado.

E o Robert De Niro fazendo o MArlon Brando mais novo é realmente espetacular!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo