1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O Parentesco de Gil-galad

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Deriel, 22 Ago 2003.

  1. Deriel

    Deriel Administrador

    Será que O Silmarillion é confiável? Afinal, quanto foi que Christopher Tolkien meteu da própria mão ali dentro?

    [
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ]
     
  2. dan_lorenzato

    dan_lorenzato Usuário

    :o?: Não entendi...

    Gil-Galad seria um filho de criação de Fingon então!?
     
  3. Deriel

    Deriel Administrador

    Não, não seria nadica de nada de Fingon
     
  4. dan_lorenzato

    dan_lorenzato Usuário

    O Silmarillion pra mim ainda continua confiavel....

    os manuscritos do Tolkien deviam ser muito complexos de se entender, sem contar que o filho dele deve ter tido um baita trampo pra cruzar todas as informações....algumas não conformidades teriam que aparecer mesmo...
     
  5. Riff

    Riff Usuário

    Eu não gosto dessa versão tardia de Gil Galad ser filho de Orodreth, q é filho de Angrod, isso reduziria mto a "realeza" de Gil galad, e sendo irmão de Finduilas, como ele sobreviveria a queda de Nargothrond
     
  6. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    O problema principal, segundo o texto, eram as versões conflitantes dos vários textos escritos ao longo dos anos. Era um problema conciliar versões que pareciam mais "maduras" com algumas partes do enredo que não estavam tão acabadas assim. E a ascendência de Gil Galad ficou obscura. :?

    O que o Christopher faz é reconhecer a última, e provavelmente mais tardia idéia do pai, e dizer que ele não a seguiu no Silma publicado.

    E dificilmente ele seria filho de Fingon mesmo. Ereinion era aquele tipo de batata-quente (alguém usou essa metáfora antes...) mas com alguma organização: ele sempre variou, mas sempre na casa de Finarfin, e Fingon é filho de Fingolfin. Como está no texto, Tolkien chegou a escrever que o próprio Gil-galad assinara seu nome como "Gil-Galad da casa de Finarfin". Ter aparecido diferente nos livros publicados foi idéia do Christopher, sabe-se lá por quê.
     
  7. Riff

    Riff Usuário

    Mas é a q melhor se encaixa no contexto da obra, se Cristopher o coloca-se na casa de Finarfin mta coisa ia mudar no Silma, e ia ficar mais inconsistente ccom o SdA
     
  8. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Ia mudar em relação ao Silma que você conhece, que provavelmente tem alguns "detalhes" como esse que provavelmente não correspondem à idéia mais tardia do autor da obra sobre a própria obra.

    Claro que o mais óbvio é que o herdeiro seja o filho imediato do Rei. O Rei era Fingon; Fingon morreu, assume o filho, Gil Galad. Mas não era essa a idéia de Tolkien. Nem na vida e nem na literatura as coisas são simples assim. E se Fiñgon não tivesse filhos?

    É que como a história foi mostrada pra nós, Oredreth era um coadjuvante bem coadjuvante, que de repente vira rei de Nargothrond. Isso já é estranho, um personagem sem destaque sendo herdeiro de Finrod, mais sábio dos Noldor. Só que lendo com atenção o texto, a gente percebe que para Tolkien ele não era assim tão "coadjuvante", pelo menos em relação à estima do Finrod. Por mais que ele tenha mudado de posição nessa árvore genealógica, dá pra se depreender que, como a amada do Rei não havia ido para o exílio, faz sentido o fato de ele ser por direito e por amor o herdeiro de Nargothrond.

    Se nós dermos a memsa importância a Oredreth que Finrod dava, não é tão estranha a idéia de Gil Galad como filho dele. É mesmo complicado se desfazer de algumas idéia feitas e cristalizadas pelo tempo e pela leitura.
     
  9. Uruk-hai

    Uruk-hai Usuário

    O mais dificil mesmo é, ele sendo irmão de Finduilas não ter morrido na queda de Nargothrond. Isso que fica dificil de se explicar.
     
  10. Riff

    Riff Usuário

    Se viajar fica facil, Orodreth pode ter o mandado aos portos qndo passou a governar a cidade, ou ele fugiu etc...
     
  11. Dyeison

    Dyeison Usuário

    Sim, mas alem disso mesmo filho de Orodreth ele não tem um papel muito importante, lider dos elfos mas nãoaparece muito, só na 2ª Era, a era mais escura e conflitante de todas :P
     

Compartilhar