• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Melhor filme de todos os tempos

Maborosi - a fotografia, que deveria ser extraordinária e que contaria a história e simbolismo do filme sem necessidade de palavras, é fraca. Pálida. O filme não tem energia nenhuma, muito menos sentimentos. É como o D'Angelo diz, uma galeria de imagens bonitas mas sem emoção.

É exatamente esse o objetivo do filme. Mostrar o contexto de frieza da personagem central. Nesse caso, o cinema vai ao espectador e cria uma das melhores experiências cinematográficas que já tive. Belíssimo...

Oito e Meio - nem me pergunte, assisti a muito tempo atrás, não lembro de nada. Eu preciso re-assistir os filmes do Fellini que já vi, mas não gosto muito do diretor.


Re-Assista então.
E vc tah sendo muito antipático com o Fellini. Vc já me explicou pq naum gostou de Amarcord, mas seus argumentos não chegam ao núcleo do filme, que é justamente tirar um pouco de sarro de todos nós... E o mundo Fellianiano é totalmente extravagente, hilário e sensível. Dê mais uma chance pro gênio, Folco!

Gritos e Sussurros - tipo, eu respeito o filme imensamente, a fotografia vermelha é muito linda, as personagens se interagindo, os momentos sangrentos e dolorosos, eu gosto muito disso. Mas, eu só vi o filme uma vez, e essa assistida me deixou um pouco cansado e em alguns momentos eu senti tédio.

Também dê mais uma chance pro Cries & Whispers... Só esses momentos de rara beleza no filme já são suficientes para tirar o tédio. No momento que vc entra na alma dos personagens, nada mais é tedioso. Experimente assistir o filme sem critica-lo, simplesmente deixe Bergman te levar... Não é tão fantpastico como Persona, mas dê mais uma chance...

Nostalgia - O pior do Tark até agora, que não é necessáriamente ruim. É decente, mas eu também senti um pouco de tédio na única vez que vi, assim como em Gritos e Sussurros. E o filme se perde um pouco tentando explicar a trama e sentido, fica meio que um exercício de fotografia do Tarkovsky. Mas tem momentos fodas, e isso vale.


Esse foi um comentário bem estranho...
Para começar, o filme não tem uma trama ou história, muito menos um sentido. É só sentar, aproveitar e sentir a beleza da arte, que segundo o Tarkovsky, é o único objetivo do cinema (alguém aí leu o livro dele, "Esculpir o Tempo"? Eu recomendo fortemente...). Aquelas cenas da água caindo são tão fortes, tão relaxantes, tão profundas... E tambpem tem pérolas de di(mono)logos, como: "Listen to what they're saying in the pool. I must be somewhere else form here"... Mais uma vez, dê outra chance...
 
Para começar, o filme não tem uma trama ou história, muito menos um sentido.

Tem sim, ele tem uma trama, e tem um sentido, apesar do Tarkovsky gostar de usar metáforas bem abertas. Tipo, o cara vai estudar a vida de um compositor e acaba se perdendo nas suas memórias do passado. É claro, o filme é cheio de cenas com significado distinto, mas o fato de que o Tarkovsky não deu um trilho pra carregar esses significados, ele acaba machucando o filme.
 
Tem sim, ele tem uma trama, e tem um sentido, apesar do Tarkovsky gostar de usar metáforas bem abertas. Tipo, o cara vai estudar a vida de um compositor e acaba se perdendo nas suas memórias do passado. É claro, o filme é cheio de cenas com significado distinto, mas o fato de que o Tarkovsky não deu um trilho pra carregar esses significados, ele acaba machucando o filme.

Pode até ter uma ultra-mini-trama, mas o sentido do filme não é necessariamente entendê-la... Os significados estão lá, Folco. No caso do cinema do Tark, não precisa de um sentido forte, pelo menos se vc assistir o filme preparado para isso...
 
Andrei Tarkovsky disse:
Pode até ter uma ultra-mini-trama, mas o sentido do filme não é necessariamente entendê-la... Os significados estão lá, Folco. No caso do cinema do Tark, não precisa de um sentido forte, pelo menos se vc assistir o filme preparado para isso...

Já que você tocou no assunto, eu gostaria de te perguntar uma coisa que eu já tô pra perguntar faz tempo: qual foi a sua interpretação da cena final de Stalker?

(Não esqueça da tag spoiler! :mrgreen: )
 
Andrei Tarkovsky escreveu:

Pode até ter uma ultra-mini-trama, mas o sentido do filme não é necessariamente entendê-la... Os significados estão lá, Folco. No caso do cinema do Tark, não precisa de um sentido forte, pelo menos se vc assistir o filme preparado para isso...


Já que você tocou no assunto, eu gostaria de te perguntar uma coisa que eu já tô pra perguntar faz tempo: qual foi a sua interpretação da cena final de Stalker?

(Não esqueça da tag spoiler! )

SPOILERS:

Vc estah falando da cena final mesmo??? Aquela no mundo "real"??
Se for essa, signifca que o homem talvez nunca possa escapar de seu mundo. Estará sempre dentro dele, onde a flama humana estará sempre acesa... Embora essa interpretação seja um pouco diferente da do Tarkovsky mesmo (quem leu "Esculpir o Tempo" sabe)...

Mas ele mesmo disse, em outro capítulo, que não acredita em uma interpretação fixa das coisas. "Meus filmes têm muito simbolismo, mas deixo o espectador entender o que quiser deles" - e daí ele fala um pouco sobre o final de Solaris e Stalker...

Qual a sua visão??
 
Andrei Tarkovsky disse:
SPOILERS:

Vc estah falando da cena final mesmo??? Aquela no mundo "real"??
Se for essa, signifca que o homem talvez nunca possa escapar de seu mundo. Estará sempre dentro dele, onde a flama humana estará sempre acesa... Embora essa interpretação seja um pouco diferente da do Tarkovsky mesmo (quem leu "Esculpir o Tempo" sabe)...

Mas ele mesmo disse, em outro capítulo, que não acredita em uma interpretação fixa das coisas. "Meus filmes têm muito simbolismo, mas deixo o espectador entender o que quiser deles" - e daí ele fala um pouco sobre o final de Solaris e Stalker...

Qual a sua visão??

[spoiler:f24b49ceb6]Eu não me refiro ao diálogo entre o Stalker e a esposa. Aquilo ficou bem claro. O professor e o escritor, com toda sua formação acadêmica e whatsoever, na verdade não eram diferentes do Stalker, que era um marginal. Todos procuram subterfúgios para não enfrentarem aquilo que se esconde dentro de si, e sentem necessidade da aprovação alheia.

Mas eu me refiria à cena da menina mexendo os copos por telecinésia. Ignorando a possível explicação (é irrelevante se ela é mutante, ou se por ser filha da Zona ela pode realizar os próprios desejos fora dela), eu quero saber o que vc acha q aquilo significou no contexto do filme.[/spoiler:f24b49ceb6]
 
Enviada: Qui Jul 17, 2003 12:01 am Assunto:



Andrei Tarkovsky escreveu:

SPOILERS:

Vc estah falando da cena final mesmo??? Aquela no mundo "real"??
Se for essa, signifca que o homem talvez nunca possa escapar de seu mundo. Estará sempre dentro dele, onde a flama humana estará sempre acesa... Embora essa interpretação seja um pouco diferente da do Tarkovsky mesmo (quem leu "Esculpir o Tempo" sabe)...

Mas ele mesmo disse, em outro capítulo, que não acredita em uma interpretação fixa das coisas. "Meus filmes têm muito simbolismo, mas deixo o espectador entender o que quiser deles" - e daí ele fala um pouco sobre o final de Solaris e Stalker...

Qual a sua visão??


SPOILER! (contém informações que você pode não querer saber, selecione o texto abaixo para ler):
Eu não me refiro ao diálogo entre o Stalker e a esposa. Aquilo ficou bem claro. O professor e o escritor, com toda sua formação acadêmica e whatsoever, na verdade não eram diferentes do Stalker, que era um marginal. Todos procuram subterfúgios para não enfrentarem aquilo que se esconde dentro de si, e sentem necessidade da aprovação alheia.

Mas eu me refiria à cena da menina mexendo os copos por telecinésia. Ignorando a possível explicação (é irrelevante se ela é mutante, ou se por ser filha da Zona ela pode realizar os próprios desejos fora dela), eu quero saber o que vc acha q aquilo significou no contexto do filme.

SPOILERS:

Talvez tenha um pouco da idéia que eu falei antes... Se na telecinésia não há um contato "normal", talvez queira dizer que estaremos sempre dentro de nosso mundo, e enquanto quisermos acreditar que só ele é existente, viveremos sem nos questionar. Fingir esquecer o outro lado...

Mas não tenho certeza... "Stalker" é o mais difícil dos Tarkovsky's, e tem muitas coisas cujos signifcados não tenho a mínima idéia. Talvez seja necessário assisti-lo pela 3ª vez... Eu acho que é isso, aliás, mal lembro desta cena... O que vc acha dela?
 
Andrei Tarkovsky disse:
SPOILERS:

Talvez tenha um pouco da idéia que eu falei antes... Se na telecinésia não há um contato "normal", talvez queira dizer que estaremos sempre dentro de nosso mundo, e enquanto quisermos acreditar que só ele é existente, viveremos sem nos questionar. Fingir esquecer o outro lado...

Mas não tenho certeza... "Stalker" é o mais difícil dos Tarkovsky's, e tem muitas coisas cujos signifcados não tenho a mínima idéia. Talvez seja necessário assisti-lo pela 3ª vez... Eu acho que é isso, aliás, mal lembro desta cena... O que vc acha dela?

Eu acho a cena muito boa! Eu gostei pra caramba de Stalker. Mesmo o filme deixando várias coisas no ar, ele te dá tanta coisa pra pensar q isso se torna irrelevante.

A sua interpretação faz sentido, mas pense bem: [spoiler:157c280169]se é isso, então a menina transcendeu esse "aprisionamento" dos personagens. Assim sendo, o final é otimista. Tanto que o filme fica colorido nessa cena. É a única parte do filme que é colorida fora da Zona. [/spoiler:157c280169]
 
Eu acho a cena muito boa! Eu gostei pra caramba de Stalker. Mesmo o filme deixando várias coisas no ar, ele te dá tanta coisa pra pensar q isso se torna irrelevante.

A sua interpretação faz sentido, mas pense bem: SPOILER! (contém informações que você pode não querer saber, selecione o texto abaixo para ler):
se é isso, então a menina transcendeu esse "aprisionamento" dos personagens. Assim sendo, o final é otimista. Tanto que o filme fica colorido nessa cena. É a única parte do filme que é colorida fora da Zona.

SPOILERS:

Otimismo em filme do Tarkovsky?? No way. Aliás, ele é provavelmente o cara mais depressivo e pessimista do mundo. Algumas coisas em "Esculpir o Tempo" revelam sua personalidade. Tem até uma hora que ele fala: "Não sei o que é este conceito de felicidade que as pessoas tanto buscam..."

Anyway, quanto à Stalker, a menina pode até ter transcendido o aprisionamento dos personagens. Mas ele não tinha mais a "flama humana", virou outra coisa, talvez... A vida fica colorida, mas sem essência humana. Ela pode enxergar tudo de uma forma melhor, mas ela não é mais parte daquele grupo. Então, qual seria a razão para isso?

Se você for pensar, é bastante pessimista... O que você acha disso, V?
 
Andrei Tarkovsky disse:
Eu acho a cena muito boa! Eu gostei pra caramba de Stalker. Mesmo o filme deixando várias coisas no ar, ele te dá tanta coisa pra pensar q isso se torna irrelevante.

A sua interpretação faz sentido, mas pense bem: SPOILER! (contém informações que você pode não querer saber, selecione o texto abaixo para ler):
se é isso, então a menina transcendeu esse "aprisionamento" dos personagens. Assim sendo, o final é otimista. Tanto que o filme fica colorido nessa cena. É a única parte do filme que é colorida fora da Zona.

SPOILERS:

Otimismo em filme do Tarkovsky?? No way. Aliás, ele é provavelmente o cara mais depressivo e pessimista do mundo. Algumas coisas em "Esculpir o Tempo" revelam sua personalidade. Tem até uma hora que ele fala: "Não sei o que é este conceito de felicidade que as pessoas tanto buscam..."

Anyway, quanto à Stalker, a menina pode até ter transcendido o aprisionamento dos personagens. Mas ele não tinha mais a "flama humana", virou outra coisa, talvez... A vida fica colorida, mas sem essência humana. Ela pode enxergar tudo de uma forma melhor, mas ela não é mais parte daquele grupo. Então, qual seria a razão para isso?

Se você for pensar, é bastante pessimista... O que você acha disso, V?

[spoiler:fc6249310f]Principalmente se observarmos que ela pode mexer as coisas com a mente mas não pode mexer as próprias pernas. Chega a ser irônico. :think:[/spoiler:fc6249310f]
 
Top 10 KuKu

01 - 2001: Uma Odisséia no Espaço
02 - O Iluminado
03 - Dersu Uzala
04 - Laranja Mecânica
05 - Os Sete Samurais
06 - Ran
07 - Rashomon
08 - De Olhos Bem Fechados
09 - Sonhos
10 - Barry Lyndon
 
Meu Top 10 KuKu:

1- Laranja Mecânica
2- Os Sete Samurais
3- O Iluminado
4- Dersu Uzala
5- 2001
6- Ran
7- Nascido Para Matar
8- Rashomon
9- Dr. Fantástico
10- Sonhos

8-)
 
Top 10 Filmes Com Extra-Terrestres (Alienígenas é um termo ofensivo, etc)

01 - 2001: Uma Odisséia no Espaço
02 - Contatos Imediatos de Terceiro Grau
03 - Solaris
04 - Solaris (remake)
05 - Aliens, O Resgate
06 - O Enigma de Outro Mundo
07 - Sinais
08 - Predador
09 - Alien
10 - Invasão

alienautop3.jpg
 
Folco Gamgee disse:
Top 10 Filmes Com Extra-Terrestres (Alienígenas é um termo ofensivo, etc)

01 - 2001: Uma Odisséia no Espaço
02 - Contatos Imediatos de Terceiro Grau
03 - Solaris
04 - Solaris (remake)
05 - Aliens, O Resgate
06 - O Enigma de Outro Mundo
07 - Sinais
08 - Predador
09 - Alien
10 - Invasão

Eu fiz um Top 15. 8-)

1- Contatos Imediatos do Terceiro Grau
2- O Império Contra-Ataca
3- Aliens: O Resgate
4- Star Wars
5- O Enigma de Outro Mundo
6- Marte Ataca!
7- Alien
8- O Retorno de Jedi
9- O Dia Em Que a Terra Parou
10- Sinais
11- Predador
12- Contato
13- Arquivo X - O Filme
14- Independence Day
15- Eclipse Mortal

bean-alien.jpg
 
Top 7,4 Filmes Envolvendo Robôs

01 - 2001: Uma Odisséia no Espaço
02 - Blade Runner
03 - Fantasma do Futuro
04 - A.I. - Inteligência Artificial
05 - Aliens, O Resgate
06 - Alien
07 - Star Wars Ep1: Ameaça Fantasma
07,4 - Short Circuit

robot.jpg
 
Folco Gamgee disse:
Top 7,4 Filmes Envolvendo Robôs

01 - 2001: Uma Odisséia no Espaço
02 - Blade Runner
03 - Fantasma do Futuro
04 - A.I. - Inteligência Artificial
05 - Aliens, O Resgate
06 - Alien
07 - Star Wars Ep1: Ameaça Fantasma
07,4 - Short Circuit

1- Blade Runner
2- 2001
3- O Império Contra-Ataca
4- Aliens
5- AI
6- T2
7- Star Wars
7,4- O Homem Bicentenário (pq ele é só 0,4 de filme, apesar da duração)

realrobot.gif


Ei, isso é divertido. É quase um jogo. :mrgreen:

A gente podia fazer um tópico disso. Se algum mod do cinema subdividisse a partir dos Tops KuKu... :think:
 
Alex deLarge disse:
vou fazer um também...

TOP 5 FILMES DE HORROR

1-Carrie, A estranha
2-O Iluminado
3-O exorcista
4-Ringu
5-O massacre da serra elétrica

Blorgh. Top 10 de gêneros já é batido. Tenta ir pra algo mais estranho/excêntrico (tipo, melhores filmes envolvendo cenas de masturbação, etc) ou algo assim.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo