• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Livro de Eli (The Book of Eli, EUA, 2010)

Nota do filme


  • Total de votantes
    22
É uma maneira mais bonita de dizer que eu acho (antes que alguém se ofenda) que o filme é um lixo! prontofalei:lol:
Reparou que eu to usando conjunto de avatar e banner do filme, né? :gotinha:

Mas não vejo porque o filme é um lixo. O roteiro é redondo e criativo, mas daquele tipo que te deixa sempre com uma pulga atrás da orelha (sobre a cegueira do personagem, por exemplo) e ainda expõe uma visão interessante sobre a Bíblia.

Além disso, as atuações são ótimas (principalmente a de Gary Oldman) e a fotografia é muito boa. Os ambientes externos são dessaturados, implicando a "nova atuação" do sol sobre a terra, enquanto os ambientes fechados são cheios de tons quentes e cores fortes, contrastando com o ambiente externo, como se viver escondido passasse a ser mais prazeroso que andar ao ar livre sob o sol.

É um filme feito pra ser cult! Daqui há alguns anos será como Mad Max ou Blade Runner!
 
Não foi pra você o negócio do "antes que alguém se ofenda" (como se eu me incomodasse de te ofender :lol: :abraco:) ...

Eh... Não achei tudo isso. E pra mim o Denzel Washington interpreta quase sempre o mesmo papel. Gary Oldman estar ótimo não é novidade e eu assisti após ver A Estrada, então passou meio batido. Talvez seja isso, talvez não.

Agora falar que vai se equiparar a Blade Runner e Mad Max é pegar muuuuuuito pesado Snaguinha...
 
Em comparação com A Estrada, O Livro de Eli é pior sim, mas lixo tb não é. E Kyra, vc deu nota 6 pra um filme lixo??? Lixo é 3 pra baixo, não?
 
O que eu entendi é 2 possibilidades de final ou ele realmente era cego ou ele ficou cego pois todos para sair ao sol tinham que usar oculos escuros vcs perceberam isso??? pois tem uma parte que ele pergunta para uma cega se ela era assim de antes ou tinha se tornado cega depois de um desastre que causou a desertificação do planeta, logo pensei os raios solares tornaram-se fortes o suficiente para queimar a retina e tornar uma pessoa cega. E no final do filme ele fica um bom tempo no sol sem oculos principalmente quando ele apanha dos seus perceguidores. Vcs pensaram nessa ipotese tbm???
Msm assim achei o final ruim.
 
O que eu entendi é 2 possibilidades de final ou ele realmente era cego ou ele ficou cego pois todos para sair ao sol tinham que usar oculos escuros vcs perceberam isso??? pois tem uma parte que ele pergunta para uma cega se ela era assim de antes ou tinha se tornado cega depois de um desastre que causou a desertificação do planeta, logo pensei os raios solares tornaram-se fortes o suficiente para queimar a retina e tornar uma pessoa cega. E no final do filme ele fica um bom tempo no sol sem oculos principalmente quando ele apanha dos seus perceguidores. Vcs pensaram nessa ipotese tbm???
Msm assim achei o final ruim.

Bem pensado, pode ter sido a radiação.
 
Mas não vejo porque o filme é um lixo. O roteiro é redondo e criativo, mas daquele tipo que te deixa sempre com uma pulga atrás da orelha (sobre a cegueira do personagem, por exemplo) e ainda expõe uma visão interessante sobre a Bíblia.

É um filme feito pra ser cult! Daqui há alguns anos será como Mad Max ou Blade Runner!

Que visão interessante sobre a bíblia?!?!?!

A lógica de que a bíblia ( e outros livros que vão contra o 'regime') é um mal que precisa ser extirpado é antiga pacas. Veja bem, até a Alemanha nazista tinha esse argumento :lol:

Mesmo assim, essa lógica de que precisamos nos abster a religião para o ser humano evoluir idem, só que, no filme, não tive essa impressão. O filme é muito tendencioso ao supor que sem o cristianismo a humanidade esta fadada às trevas. É bem hipócrita, na verdade. Qual a motivação para esse expurgo dos livros? Qual o dogma que veio à suplantar a religião no enredo do filme? Nenhum. Em síntese, não há justificativa no roteiro para essa mudança na linha de raciocínio da humanidade demonstrada no filme. E depois ainda tem o papo de que Jesus Cristo vai salvar o mundo. Clichê.

Gente, se todas as bíblias do mundo desapareceram (sobrou algum alcorão?) o mais lógico - pro roteiro - seria sobrar uma que quase ninguém conseguisse identificar como tal. A solução do roteiro pelo braile foi ótima. Só que Eli não era cego, Deus o guiou a ler braile, como a atirar. Era em braile para que, se alguém eventualmente a pegasse, não caísse em mãos erradas. Por isso o tempo todo que ele ficou vagando até decorar. E o Eli morrer ao passar à mensagem aos intelectuais brancos que irão repovoar o mundo foi muito clássico tbm, rs.
 
Última edição:
Em comparação com A Estrada, O Livro de Eli é pior sim, mas lixo tb não é. E Kyra, vc deu nota 6 pra um filme lixo??? Lixo é 3 pra baixo, não?

Pra mim não. Existe coisa pior que lixo. Existe filme "deplorável" e afins que nem valem o comentário.
 
Ontem assisti novamente para tirar a dúvida sobre a possível cegueira de Eli. Já na primeira cena, quando ele olha em direção ao rato, ou para o sapato novo que ele roubou de um suicida, eu cheguei a conclusão de que ele não era cego.

Mas durante todo o filme a minha dúvida foi brotando, e no final, quando ele está repassando a Bíblia pro cabelodealgodão, a câmera foca bem o olho dele, e me passa a impressão de que sim, ele era cego.

Ou seja: ainda não sei. :lol:

Mas é um filmaço.
 
Ontem assisti novamente para tirar a dúvida sobre a possível cegueira de Eli. Já na primeira cena, quando ele olha em direção ao rato, ou para o sapato novo que ele roubou de um suicida, eu cheguei a conclusão de que ele não era cego.

Mas durante todo o filme a minha dúvida foi brotando, e no final, quando ele está repassando a Bíblia pro cabelodealgodão, a câmera foca bem o olho dele, e me passa a impressão de que sim, ele era cego.

Ou seja: ainda não sei. :lol:

Mas é um filmaço.

Tudo isso para continuar na dúvida?
 
Isso! :lol:

Olhem bem no final, quando a câmera foca seus olhos; ou quando ele mostra um grande interesse sobre a cegueira da mãe de Solara...
 
Devo dizer que gostei do filme, tem historia e um desenrolar empolgante para quem quiser se envolver.

Quanto ao lance da cegueira, sim de fato eu acredito que ele seja cego. Entretanto esse fator lhe causou uma percepção extremamente sensivel (lembrando bastante o Demolidor dos quadrinhos!), ou caso não seja sua visão é semelhante a de Ridick, mas ainda acredito que seja a primeira opção pois seus reflexos são surpreendentes.

Penso assim, porque desde o começo do filme fiquei me perguntando sobre como ele tinha tantos reflexos, e quando chegou as partes finais eu liguei o personagem ao demolidor.
 
Eu não li todos os posts, mas darei minha opinião mesmo assim xD

Eu realmente gostei do filme, demais!!! Eu assisti nesse sabado, por pura curiosidade e falta do que fazer, e no fim, me surpreendi muito!... É aquele tipo de filme que quando acaba, você fica alguns momentos olhando para os créditos, sem conseguir se mover.

Eu concordo com a 'teoria' de que a radiação solar se tornou forte demais, e esse era o motivo de serem obrigados a usar óculos escuros daquela forma. Quanto á questão da biblia, ela daria esperança ao povo, e áquele que a tivesse, iria obter o controle sobre eles. Em um mundo como áquele, a única coisa que pode dar esperança ás pessoas é o divino, é Deus, e aquele que obtesse o conhecimento que está na bíblia iria se tornar a 'palavra de Deus", pelo menos foi dessa forma que interpretei.

Mais é muito interessante como eles dão a impressão, através da fé do Eli, de que Deus realmente existe de uma forma não muito apelativa. Até eu, que sou ateu, me interessei por esse ponto, agente quando entra no 'mundo' do filme fica curioso e até ficamos tentados a acreditar nisso. xD

Estou até com vontade de assistir de novo haha, pena que o tempo não permite :T



Tenken :lily:
 
Depois de ver o Snaga com o conjunto do filme esperava tão mais...

Achei bem sem-gracinha.

O final pra mim foi péssimo

WTH a Solara virar uma aprendiz de Eli? A troco do que?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo