• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Livro de Apocalipse

Antes de mais nada......Eu sou ateu e não creio na bíblia... vamos aos questionamentos:

Já não há mais dúvida entre os teólogos e sábios de que estamos durante o Apocalipse

Cite um teólogo e um "Sábio" q disseram isto....

Eu acho que sim!
Há vários sinais de que estamos nele.
O aumento das guerras, os terremotos, o progresso tecnológico...

Guerras - sempre houveram na humanidade, ou vc acha qs os romanos conquistaram meio mundo com ajuda de resoluções da ONU?
Terremotos - Sempre houveram,ou vc acha q a cordilheira dos Andes ou o Himalaia foram criados por Deus, e não pelo movimento das placas tectônicas?
Progresso tecnologico - Se vc acha o progresso coisa de fim dos tempos, jogue fora seu computador, mude pra uma montanha e viva com um heremita. Olha aqui, tomara que vc não precise de fazer algum transplante, isso requer alta tecnologia

Eu acho que as coisas tendem a evoluirem, e os homens a se civilizarem, aos poucos, bem devagar, e acho q um dia as coisas iriam se equilibrar, num futuro nao muito proximo quem sabe, nao viveriamos em paz?

seria ótimo,se não fosse tão utópico.o mundo tem cada vez mais pessoas,cada vez mais ideologias diferentes, complicado chegar a um equilibrio, mas pelo menos a nossa parte a gente pode fazer neh? vlw
 
Eu havia esquecido de colocar as figuras de linguagem do apocalipse, que nós aprendemos no curso de teologia, claro acredita quem quer.

Branco = vitória e pureza
Vermelho = sangue e matança
escarlate = luxo
preto = morte
asas = mobilidade
pernas = segurança
mãos = poder
chifre = dominação
coroa = rei
espada = destruição
cordeiro = Jesus
estrela = anjo
Babilônia = Roma
Três = trindade
quatro = mundo/criação (pontos cardeais)
sete = totalidade
seis = imperfeição
mil = muitos
dragão = mal
esverdeado = podridão


Esquema do Livro do Apocalipse
Do cap 1 ao 4 = sete cartas
cap 4 ao 7 = sete selos (segredos)
cap 8 ao 11 = sete trombetas (avisos)
15 ao 18 = sete taças (celebrar a vitória)
19 ao 22 = sete visões ( como será após a perseguição)

O cap 4 fala dos 24 tronos = 12 tribos de israel + 12 apóstolos
fala de 4 animais = leão (nobreza) , touro (força) , homem (inteligência), águia (altura/asas)

O cap 7, 3-4 fala dos 144 mil eleitos =
3 x 4 = 12 x 12 = 144
(trindade 3 ) x (mundo 4 ) = 12 ; (tribos/antigo 12) x (apóstolos/novos 12) = 144 mil/muitos
quem será salvo? = todo mundo, os antigos e os novos.

no cap 13 fala de 2 monstros:
Um que vem do mar = exército romano que chegava pelo Mediterrâneo
Outro que vem da terra = os governadores das provincias que perseguiam os cristãos.

O 666
Em hebraico as letras tem correspondência a numeros:
+ 50 = N
+ 200 = R
+ 6 = W
+ 50 = N
+ 100 = C
+ 60 = S
+ 200 = R
-------
666 N R W N C S R = junta-se as vogais N e R w N C e S a R, Nerwn Cesar. A besta do apocalipse é o imperador Nero Cesar e todos os imperadores que vieram a perseguir os cristãos.

Acreditam nisso? Lembrando que isso é um estudo de teologia popular que participei, não sou mestre nem nada disso só estou repassando para não procurarmos saber o que fala realmente o livro do apocalipse. Mesmo muitos que fizeram o curso não acreditaram e pararam o curso por ai. Tirar o véu isso é apocalipse: revelação.
 
Æ[Aff disse:
Edµßµt¢[¦]ë®]O Codorna flw e disse. pronto, tem nem mais o q discutir. o Apocalipse foi soh uma forma de denunciar as perseguições,chega de crenças no fim do mundo

Fosse você, eu permitiria que as pessoas acreditassem no fim do mundo se elas assim desejarem.
 
Glorwendel disse:
Æ[Aff disse:
Edµßµt¢[¦]ë®]O Codorna flw e disse. pronto, tem nem mais o q discutir. o Apocalipse foi soh uma forma de denunciar as perseguições,chega de crenças no fim do mundo

Fosse você, eu permitiria que as pessoas acreditassem no fim do mundo se elas assim desejarem.
è isso aí. Cada um acredita no que quer...já aconteceu uma vez, porque não poderia acontecer de novo..mas a informação do Codorna foi bel legal! realmente faz um bocado de sentido...

Ainda mais lembrando que Purpura e escarlate eram as cores de Roma...legal. Gostei.

Mas que o fim do mundo vai acontecer se a gente não cuidar dele..ah isso vai...Ou vcs. Acham que o Planeta vai deixar a gente emporcalhar ele? Que nada...a Terra cospe a gente antes. :mrgreen:
 
Mas que o fim do mundo vai acontecer se a gente não cuidar dele..ah isso vai


hehe, mas eh claro, seja por uma guerra atômica (ó o doido do Bush æ), ou pelo choque de um meteoro (não é impossível), ou pela explosão do sol em uma gigante vermelha daki alguns bilhões de anos (nossa única certeza de fim)...

mas convenhamos que nenhuma besta apocalíptica vai vir aki acabar com a parada, não iremos acabar por umcapricho divino....... foi nesse sentido q eu quis colocar
 
é, concordo com o último post aí... Não acho que haverá nenhuma criatura celestial virá nos destruir e banir-nos da terra... Pode haver guerra, bombas, destruição natural, isso é viável... Um dia, muito distante, ou muito perto, ninguém sabe quando, niguém sabe como, iremos acabar, ou evoluir, ou só, mudar... Não sei... Só sei que não acredito nesse apocalipse bestial...
 
A Besta é uma matáfora. Conhece? Figura de linguagem e tals.
Não é um bichinho de chifrinhos, como o Godzilla...

Vocês andam lendo revistinhas demais. :eek:
 
Æ[Aff disse:
Edµßµt¢[¦]ë®]Eu acho q alguns tbem curtem a Vigilia dos 318 pastores da Igreja Universal. hahahah um bando de fanaticos andam soltos por aí....

Tipo, um pouco de respeito à religião alheia vai bem. :mrgreen:
 
Gostei muito das explicações do Codorna. Faz sentido. Agora, tem muitas metáforas ainda, elas todas aplicam à essa teoria?

E tambem existem outras teorias que também têm sentido, que interpretam cada passagem, etc. Por exemplo, tem uma( acho que é até bem conhecida) que fala que a estrela que no apocalipse cai sobre a terra, queimando, etc etc seria Chernobyl. E Chernobyl (assim q escreve?) significava Absinto que é o nome da estrela. Agora, não sei se é verdade que significa absinto,emesmo que significa, o nome poderia muito bem vir da leitura do Apocalipse.

Para mim o mais legal do apocalipse é que existem várias interpretações, e fica sempre nesse mistério.
 
acho que estamos no apocalipse sim....

outro dia tava 41 graus a sombra, 5:30 da tarde... :mrgreen:

voltar da escola de carro na hora do rush, sem ar-condiocionado, nessa temperatura, foi um apocalipse... :lol:
 
não iremos acabar por umcapricho divino....... foi nesse sentido q eu quis colocar

Não por enquanto pelo menos...huahuahua...

Tipo, um pouco de respeito à religião alheia vai bem.
Ele não fez por mal, linda...Acho que "Universal" foi como algo genérico... :mrgreen:
 
Para mim o mais legal do apocalipse é que existem várias interpretações, e fica sempre nesse mistério.


Qual o mistério? jah tah mais q provado q o apocalipse eh um livro de contexto historico,mas não contem nada de sobrenatural, apenas a denuncia de perseguições
 
Æ[Aff disse:
Edµßµt¢[¦]ë®]
Para mim o mais legal do apocalipse é que existem várias interpretações, e fica sempre nesse mistério.


Qual o mistério? jah tah mais q provado q o apocalipse eh um livro de contexto historico,mas não contem nada de sobrenatural, apenas a denuncia de perseguições

Só pelo texto do Codorna já pode-se considerar provado essa teoria do Apocalipse? E ele trouxe para cá somente um pouco desse curso que fez.Para mim ela faz bastante sentido, mas por enquanto, com o tanto que sei, pode ter outros motivos desconhecidos que levaram os cristãos(ou o cristão) da época a escrever esse livro. Motivos históricos ou espirituais. Como você não aceita os espirituais, então imagine somente os históricos. Ainda assim é um mistério saber exatamente todos motivos do Apocalipse, todas as possíveis interpretações.
 
Só pelo texto do Codorna já pode-se considerar provado essa teoria do Apocalipse? E ele trouxe para cá somente um pouco desse curso que fez.Para mim ela faz bastante sentido, mas por enquanto, com o tanto que sei, pode ter outros motivos desconhecidos que levaram os cristãos(ou o cristão) da época a escrever esse livro. Motivos históricos ou espirituais. Como você não aceita os espirituais, então imagine somente os históricos. Ainda assim é um mistério saber exatamente todos motivos do Apocalipse, todas as possíveis interpretações.

Realmente. Mesmo que o Apocalipse possa ser explicado apenas pelo lado histórico das perseguições, também pode-se lê-lo pelo seu aspecto místico ou com outras teorias. Fica assim qual interpretação resolve melhor a questão, mas a teoria das perseguições é fato estudado e não apenas conjecturas.

Só gostaria de acrescentar que esta explicação para os eventos do livro do Apocalipse foi tirada de um curso de teologia que estamos fazendo e tem 2 anos de duração e foi ministrado por professores da PUCPR. Mas é claro, não sou dono da verdade e apenas vi este tópico e coloquei informações que gostaria de compartilhar com todos. Podem existir outras explicações, mas a princípio esta de que o Apocalipse é uma forma de alertar para as perseguições que os primeiros cristões estavam sofrendo é a teoria mais aceita pelos teologos.
 
Eu tbm acho essa teoria que vc trouxe para nós aqui no forum bastante provavel. O que quis dizer é que é apenas uma parte, o Apocalipse é um Livro muito complexo. E por isso pelo tanto de informação que tenho (e grande parte eu peguei nas suas explicações, o resto eram só interpretações místicas) ainda não é suficiente para me dar 100% satisfeito. Eu estou expklicando isso, pq as vezes pelo meu post anterior pode ter ficado parecendo que eu menosprezei suas informações, mas muito pelo contrário, achei muito úteis.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo