• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Fim de Arda

A Enciclopédia Valinor diz :

''... Momento em que Melkor retornou à Arda e destruiu as Lamparinas dos Valar, causando muitos tumultos e destruindo as primeiras obras deles, abalando a simetria da terra e fazendo com que o poder maligno se infiltrasse nas entranhas da terra. A partir daí, passou a se considerar Arda como Desfigurada"

Foi a única coisa que eu encontrei sobre o 'fim' qualquer coisa dá uma busca lá na enciclopédia :cool:
 
Esse texto aqui fala sobre aquilo que poderia ser considerado o apocalipse de Arda, vale a pena dar uma olhada.
 
Se formos pensar bem, que Arda "é" a Terra, o final de Arda seria algo ainda por vir, uma versão mitológica de Tolkien do apocalipse mesmo.

Existe um outro texto (que eu adoro), que faz algumas referências ao final de Arda. Por exemplo, diz que os elfos acreditavam que ele seria catastrófico, ou seja, aconteceria por meio de tragédias, guerras e coisas agradáveis assim. Uma outra informação legal é que não seria o final de fato de Arda, seria o final "daquela" Arda, porque, em seguida, surgiria outra, em que o Mal só existiria como parte do passado.

Comentário do Diálogo de Finrod e Andreth: http://www.valinor.com.br/artigos/t...ario_sobre_o_athrabeth_finrod_ah_andreth.html
 
Luthien Faelivrin disse:
A Enciclopédia Valinor diz :



''... Momento em que Melkor retornou à Arda e destruiu as Lamparinas dos Valar, causando muitos tumultos e destruindo as primeiras obras deles, abalando a simetria da terra e fazendo com que o poder maligno se infiltrasse nas entranhas da terra. A partir daí, passou a se considerar Arda como Desfigurada"

É, mas isso tem no Silmarillion, foi ainda no início de Arda... antes mesmos das duas árvores...

Eu vou mais pelo ponto de vista do Maglor, já que Arda é a Terra.
 
Eu concordo com Shantideva!!! Eu acredito que o "final dos tempos" ou o "Apocalipse" de Arda é muito bem explicado pelo texto de Tolkien em que ele deixa escrita a profecia de Mandos que fala sobre a Dagor Dagorath (ou a Batalha Final) que diz :
quando o mundo for velho e os Poderes se tornarem cansados, então Morgoth retornará através da Porta, saído da Noite Atemporal; e ele destruirá o Sol e a Lua, mas Earendel cairá sobre ele como uma chama branca e o derrubará dos ares. Então a última batalha será lutada nos campos de Valinor. Naquele dia Tulkas combaterá Melkor, e à sua direita estará Fionwe e à sua esquerda Turin Turambar, filho de Hurin, Conquistador do Destino; e será a espada negra de Turin que infligirá a Melkor sua morte e fim definitivo; e assim serão os Filhos de Hurin e todos os homens vingados.
Você pode ler o texto completo "O Apocalipse segundo Tolkien!" na Valinor, eis o link já previamente postado por Shantideva, mas que o faço novamente: http://www.valinor.com.br/artigos/tirith_aear/o_apocalipse_segundo_tolkien.html
Realmente vale a pena conferir!! Dá pra entrar em umas discussões filosóficas e existencialistas bem interessantes!! Por que ele diz que todos os povos livres (homens, elfos e anões) lutarão juntos contra Morgoth nas planícies de Valinor.... aí vai pro espaço aquele negócio de que só os elfos e portadores do anel podem entrar nas Terras Imortais.... Alguém se habilita a ir mais a fundo??? :think: hehehehehe
Ah... e se quiserem ir além, eu li que a Dagor Dagorath se assemelha em muito à lenda nórdica de Ragnarok (ou o Destino dos Deuses). Vale a pena dar uma olhada na net!!
 
Realmente é bem descrito como se dará o fim de Arda. Mas muita coisa ficou pendente ou sem explicação, como a escolha de Túrin para dar fim ao maior dos Ainur e a ausência dos Homens no "fm da festa". Os elfos voltarão e nós não?
 
Elring disse:
Realmente é bem descrito como se dará o fim de Arda. Mas muita coisa ficou pendente ou sem explicação, como a escolha de Túrin para dar fim ao maior dos Ainur e a ausência dos Homens no "fm da festa". Os elfos voltarão e nós não?

Oh... isso eu não tenho certeza... então algum dos moderadores ou mentes mais evoluídas no mundo de Tolkien do forum podem confirmar ou não!!!

Mas eu li na internet, em um artigo publicado na "Biblioteca dos Fanáticos por Senhor dos Anéis" (hehehehe) que diz na Hitória da Terra-média II, no Livro dos Contos Perdidos II, está escrito que os elfos que escolheram ficar na Terra-média irão lentamente desvanecer e morrer. Mas diz que tem uma parte que fala sobre os elfos de Valinor irão voltar para tentar resgatar estes elfos perdidos. E quando eles o fizerem, os homens decidirão o seu destino. Caso os homens ajudem os elfos, então todos os homens que desejem ir para Valinor, poderão. Porém, caso os homens decidam ajudar Morgoth e fiquem contra os elfos, então o mais provável é que os elfos morrerão e também os Valar, e que esse será provavelmente o fim da própria Arda.

O artigo completo pode ser encontrado no link que segue:
http://www.lotrlibrary.com/agesofarda/dagordagorath.asp

Espero ter ajudado!!! :D
 
Só esclarecendo, e que alguém me confirme por favor a informação. Coloquei o link como curiosidade, pois é o único texto(que eu conheço) que fala explicitamente sobre o apocalipse de arda, mas se não me engano, esse texto foi "abandonado" por Tolkien. Mas ao menos, através dele, podemos ter uma idéia de como Tolkien imaginava que seria o fim de seu mundo.
 
Em sua aparição a Tuor, Ulmo se refere à "Plenitude que vocês chamam de Fim".

Tolkien explica em algum lugar que Arda hoje não correspondeira só à Terra, mas ao Sistema Solar inteiro.
 
Não, Arda é o planeta Terra.
Não há paralelo tolkieniano para o nosso sistema solar.
Já para o nosso universo, Tolkien o chamou de .
 
A ecolha de Turim é até justificada, ele foi um dos humanos que mais sofreu nas mãos do Melkor, ele e sua familia. Mas os elfos cumprirão sua parte no designio de Eru, e os homens? E fala que os elfos que permaneceram iriam devanecer e morrer. Com a queda do Senhor dos aneis e a partida de Elrond e Galadriel ainda permaneceu algum elfo na Terra media?
 
Bombadil, foi o próprio Tolkien quem disse que seria mais sensato associar Arda a todo o SS e não apenas à Terra. Considere o Sol e a Lua, por exemplo, e mesmo Aman, e Tol Eressea, que saíram dos círculos do mundo.

Sim, Laninha, o próprio Legolas ainda ficou na TM por um tempo, mas julgo que muitos moriquendi passaram ainda mais. O desvanecimento dos elfos é o "simples" fato de que seus espíritos, com o passar do tempo (muito tempo para nós) consomem seus corpos. E mesmo que seus corpos sejam subitamente destruídos, eles podem permancer na TM, rejeitando a convocação de Mandos.
 
Creio eu que logo os links estarão no ar de volta. O Deriel deve estar trabalhando nisso =)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo