1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O fëa dos Atani é imortal?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Elring, 8 Abr 2006.

  1. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Essa pergunta ficou martelando em minha cabeça por muito tempo. Mais precisamente depois de ler e reler a Balada de Lúthien e Beren onde termina dizendo que de todos os Eldar, Lúthien Tinúviel foi a única a morrer de fato. Então me pergunto... o espírito dos Homens não é imortal? Parece, na minha opinião, que Tolkien em momento algum utiliza a palavra imortal para os Homens, sejam eles vivos ou mortos. E mesmo depois que morrem, não podem caminhar nas Terras Imortais. Vão direto para os Salões e somem de toda a existência. Somos mortais em espírito também?
     
  2. Proview

    Proview Go

    Os fëar dos homens são imortais sim.
    E eles não somem da existência, eles seguem para um destino desconhecido. Vale lembrar que Arda Curada (após o final dos tempos) é "reservada" para todos os homens viverem eternamente.
     
  3. Erulasto

    Erulasto Equipe Valinor

    A referência a Luthien morrer de fato é que os Eldar estavam sujeitos a uma "morte" bem diferente, por ferimentos ou cansaço e se recolhiam a Mandos, podendo reencarnar e viver em Aman, ou seja, não tinham uma morte "definitiva" enquanto Arda durar. Luthien de fato morreu para todos os Eldar, pois seu destino está fora dos círculos do mundo, junto aos Atani.
     
  4. Eriadan

    Eriadan Usuário Usuário Premium

    Todos os fëar são indestrutíveis, não? Não foi o próprio Eru quem definiu esse fundamento?
     
  5. Witchking

    Witchking Usuário

    sim, os fëar sao indestrutiveis, mas, como todos sabem, o destino dos homens apos a morte é desconhecido... seus fëar nao morrem, vao pra um lugar diferente dos palácios pros quais os elfos vao...

    quanto tempo!!!
     
  6. Imadofus

    Imadofus Banana Hammock!

    Sim. Nem Eru poderia destruir um fëa.

    Sobre Eldar morrendo: Arwen também entraria na lista de Eldar que efetivamente morreram, certo? Quer dizer, ela era uma meio-elfa que decidiu ser mortal, então não sei se conta. Acho que Elros também teria que entrar aí.
     
  7. Proview

    Proview Go

    O caso de Arwen sim, mas Elros é considerado edain.
     
  8. Laninha

    Laninha Usuário

    :oops:Perguntinha: Sendo Arwen filha de Elrond ela também não tinha escolha, por exemplo ser contada entre os Eldar ou entre os Edain, se ela escolheu ser contada entre os edain ela não pode ter seu destino comparado ao de Luthien, somente no fato de que ela morreria e os seus parentes não?
     
  9. Proview

    Proview Go

    Na verdade o caso de Arwen é um pouco complexo.
    O pai dela é meio-elfo, mas escolhou contar entre os Eldar e a mãe é uma elda, logo ela era um elda também, mesmo tendo escolhido a mortalidade (mais ou menos como Luthien, uma elda que se tornou mortal).
     
  10. Laninha

    Laninha Usuário

    :oops: Outra perguntinha: os filhos de Elrond nunca são contado entre os Eldar, eles sempre são citados como "os filhos de Elrond", como na coroação de Aragorn "... cavaleiros de Rohan e vós, filhos de Elrond(...) elfo e anão..." eles se referem a Legolas como elfo, mais não aos filhos de Elrond.:ahn?:
     
  11. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Eles eram meio-elfos, como o pai. Na verdade, o problema dos meio-elfos é um dos mais intrincados, porque temos algumas informações que parecem desencontradas, até. Mas dê uma lida nesse texto, é muito bom:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  12. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Bem, eu fiz essa pergunta por que Tolkien em momento algum se refere aos homens possuindo fëa ou hröa imortais. E sendo o mundo de Arda onde tudo é diferente, não seria improvável o espírito humano estar ligado à Dádiva de Eru. Vala, maia e eldar são sempre citados como Imortais, ou seja seus fëa retornar ao mundo material, já os atani morrem sem retornar. Então, dentro da ótica dos quendi, nós morremos mesmo, seja fëa ou hröa. Seria uma forma de Tolkien evitar qualquer referência à reencarnação?
     
  13. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Tanto nos elfos quanto nos Homens, morre apenas o corpo. O fëa dos elfos continua em Arda, mas o dos Homens, não. Eles têm um destino desconhecido. Mas temos algumas referências à cura de Arda, quando ela será reconstruída, e os Homens estarão lá também.
     
  14. N'liärien

    N'liärien Banned

    E ñ vamos esquecer dos anões, caríssimos... Seus espíritos tb são imortais e eles tb dão suas voltinhas pelos salões de Mandos.
    Julgo, portanto, t todos os fëar são imortais, até mesmo s de nazgûl e balrogs... EMBORA EU SAIBA Q ESTA OPINIÃO PODE SER CONSIDEADA UM ABSURDO, POR MUITOS...

    Abraços a todos.
     
  15. Proview

    Proview Go

    Você está certo N'liärien, todos os fëar são indestrutíveis, sem excessão.
     
  16. Capitão Nemo

    Capitão Nemo Cientista Maluco

    é o seguinte: os feas são indestrutíveis. o conceito de morte não existe para eles. Seria como se dizer se nossas almas podem morrer no paraiso.

    Jáo hroa pode ser destruído, tanto os dos elfos quanto os dos homens. A diferença é que os hroa dos homens deveria envelhecer e mais tarde morrer de velhice, por doença ou assassinato, de modo que seus feas deixassem Arda.
    Os elfos não deveriam morrer, por isso são imunes à doença ou a velhice, po´rem podem ser assassinados. Eru queria que os elfos não podessem morrer de qualquer geito, mas a maldade de Melkor fez com que a morte (o assassinio) existisse entre os eldar (a destruição do hroa). Como o destino dos seus feas é permanecer em Arda, eles então reencarnam
     
  17. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Essa é a questão, Maglor. O fatos de apenas os homens serem chamados de Engwar e outros adjetivos deixa claro que o dom da morte nos foi dado. Senão, por que nenhum elfo de Aman nunca encontrou alguém da raça humana por lá? Já que os fëa são todos imortais, não haveria impedimento em caminhar por Valinor uns tempos. E tanto os Valar, maiar ou eldar podem caminhar sem seus hroa por lá.
     
  18. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Ah, mas Valinor é outra história, Elring. Tem um texto em que Tolkien explica porque os Homens não poderiam viver em Valinor:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Os Hobbits que foram para lá, então, são grandes exceções. Os fëar dos Homens são imortais tanto quanto os dos elfos, neste conto de Arda, mas eles não continuam aqui, eles seguem outro destino, que provavelmente inclui eles estarem em Arda Curada.
     
  19. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Li o texto e realmente é assustadora a hipótese do fëar abandonar o hroa do homem, caso este se tornasse imortal. Que criatura terrível os eldar enfrentariam! Pior do que qualquer Nazgûl! Indestrutível e sem o menor vestígio de humanidade... QUE BARATO!!! Na próxima vez que jogar RPG de mesa vou tentar botar essa criatura no jogo! XD
    Brincadeiras à parte, foi justamente essa possibilidade de um fëa mortal preso em um hroa imortal que me fez escrever uma história com um personagem assim. Mas parei, tava ficando muito parecido com Harry Potter =/
     
    Última edição: 14 Abr 2006
  20. Numenorean

    Numenorean Usuário

    todos os fea sao imortais, apenas o dos Elfos esta ligado a Arda e dura enquanto ela durar, e o dos Homens parte para fora dos circulos do mundo, para onde so Eru sabe ;)
     

Compartilhar