• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Diário De Tony Stark

IronMan59A.jpg

IRON MAN 59
(Junho de 1973)


A história "A Madness In Motown!" foi escrita por Mike Friedrich e desenhada por George Tuska, com arte final de Mike Esposito. A volta de Inferno! A volta de Mike Friedrich como escritor da revista do Homem de Ferro! Uma história bem datada, mostrando o clássico conflito entre ideais. De um lado, o vilão clama por uma nova ordem mundial através da violência; por outro, sua irmã prefere mudar as coisas através da não-violência.

Tony Stark tem a notícia de que Marianne Rodgers está cada vez mais lelé e só está piorando no sanatório. Ele se culpa por ter abandonado a garota e a feito duvidar de seus próprios poderes de prever o futuro.

Como se os problemas fossem pouco, o industrial é contactado pela filha de Simon Gilbert, executivo corrupto que morreu ao tentar se unir ao vilão Inferno (na verdade, Inferno era seu filho). Stark e Pepper vão até a casa da garota, chamada Roxanne, e são recebidos pelo vilão, que escapou da polícia desde sua última aparição. Sem saber a identidade secreta de Stark, Inferno exige que ele alerte o Homem de Ferro.

IronMan58B.jpg


Stark veste a armadura e encontra Inferno (que tem Roxanne, Pepper e o taxista que os levou como reféns). O vilão enterra o Homem de Ferro em uma cova de cemitério. Idéia de vilão mequetrefe, já que o herói consegue respeirar graças a sua armadura lacrar-se automaticamente e seus raios repulsores logo cavam um caminho pra longe dali.
Novamente encarando Inferno, o Homem de Ferro nota que a roupa especial do vilão está soltando chamas mais intensas que da última vez em que se encontraram. Sua armadura resiste graças a um aparato criogênico que criou justamente para ameaças desse tipo, mas não vai resistir muito tempo. É então que ele cria imagens de si mesmo para confundir seu oponente. Isso funciona e o vilão tem sua roupa danificada pelo herói.

Desesperado, Inferno acaba atingindo e ferindo a própria irmã. Atordoado pelo remorso, o vilão acaba levando uma surra do Homem de Ferro, suficiente para ser entregue a polícia novamente. O herói livra os reféns e leva Roxanne a um hospital.

Avengers112A.jpg

AVENGERS 112
(Junho de 1973)


A história "The Lion God Lives!" foi escrita por Steve Englehart e desenhada por Don Heck, com arte final de Frank Bole. Englehart finalmente mostra a que veio com esta movimentada história.

Uma entidade africana, conhecida como Deus Leão, encarna na Terra e dirige sua fúria para o herói Pantera Negra. Segundo ele, o leão e a pantera são rivais dentro da mitologia africana. Como Tchala detém o espírito da Pantera... e como ele fazia parte, nessa época, da equipe Vingadores, o grupo é atacado dentro de sua própria Mansão. O vilão mostra-se um páreo duríssimo mesmo para pesos pesados como o Poderoso Thor, mas é justamente o deus do trovão que, depois de uma surra, consegue afastá-los de seus colegas.

Avengers112B.jpg


O Homem de Ferro aprende uma dura lição de liderança: jamais coloque em dúvida os atos de uma mulher apaixonada. No calor da batalha, ele tenta lembrar a Feiticeira Escarlate que seus companheiros precisam de ajuda, mesmo quando ela socorre o seu amado andróide Visão. Ela retruca lembrando de que não é criança para ser lembrada desse detalhe. Ui!

Curiosidade: O Deus Leão utiliza de manifestantes para invadir a Mansão do Vingadores e eles tem a aparência (vestimentas) dos Panteras Negras, grupo revolucionário que agiu nos Estados Unidos na década de 60. Justamente esse grupo foi o motivo do HERÓI Pantera Negra não ter sido lá bem visto com a censura, por fazer apologia a esse grupo, que lutava contra o racismo de forma nem um pouco pacifista. Nesta história, quando o herói é atacado pelos manifestantes, é como se estivessem mostrando que ele nada tem a ver com o modo de agir dos Panteras.

MarvelTeamUp010B.jpg

MARVEL TEAM UP 10
(Junho de de 1973)


A história "Time Bomb!" foi escrita por Gerry Conway e desenhada por Jim Mooney, com arte final de Frank Giacoia. Segunda parte da saga de viagens no tempo da revista Marvel Team-Up. Seguindo o estilo da revista, reúne dois heróis Marvel (geralmente o Homem Aranha) com outro da editora. Nessa, o parceiro é o Tocha Humana (que, no começo do título, também era um dos heróis fixos a fazer parceria com outro).

Pra não dizer que o Homem de Ferro faz pouco nessa edição, podemos dizer que ele não faz nada! Literalmente nada, já que sua armadura foi avariada na última aventura e está paralisada, deixando Stark preso dentro dela, indefeso. Ele e o Homem Aranha conseguem ouvir os planos de Zarrko e Kang para dominar o tempo. Em sua base no futuro, os vilões ameaçam se unir para um propósito em comum, mas a ambição de ambos vai impedir isso. Zarrko, para se garantir, envia três bombas temporais para o passado, que levarão a Terra a voltar aos seus primórdios.

Homem Aranha, que se recupera, deixa o Homem de Ferro pra trás (já que este está imobiizado e lembra que o Aranha é a única esperança dele e dos Vingadores, que também estão presos na base do futuro) e volta ao passado, conseguindo a ajuda do Tocha Humana para destruir as bombas. A saga ainda continua na próxima edição, onde o Aranha irá recorrer aos Inumanos para resolver a parada.

Continua...

GaleriaAzulCp.jpg

GaleriaIronMan059.jpg

Arte de Bob Layton

Matéria publicada originalmente em:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark
 
IronMan60A.jpg

IRON MAN 60
(Julho de 1973)


A história "Cry Marauder!" foi escrita por Mike Friedrich e desenhada por George Tuska, com arte final de Mike Esposito. O vilão desta história mostra bem o clima/fase em que o personagem passa. O Saquador (Masked Marauder, no original) é um daqueles personagens tão obscuros e sem motivo de existir, que nem uma origem ele tem. Consequentemente pouco dá pra saber o que ele é ou o que ele faz (poder ou habilidade que tem). Inimigo do Demolidor (que também passava por uma fase de histórias pouco memoráveis), o Saqueador invocou agora de encher o saco (e talvez ESSE seja seu maior superpoder) do Homem de Ferro.

Homem de Ferro entrega Roxanne Gilbert aos cuidados médicos, depois que ela se feriu impedindo que o irmão (o vilão Inferno) destruísse o herói. Ela está muito agradecida, porém, tem uma forte aversão a Tony Stark, uma vez que é pacifista e o industrial ficou famoso por ser um fabricante de armas. Um dilema para Star que, afinal, É o Homem de Ferro.

Para desanuviar um pouco, Stark convida Pepper para irem jantar. Claro que fica uma situação meio embaraçosa. Afinal, os dois tiveram lá sua atração no passado. Mas agora, Pepper é casada com Happy Hogan, ex-motorista de Stark. Então a situação se torna uma pré-chifre. Antes que a coisa role para os finalmente, o industrial recebe uma ligação avisando que sua fábrica está sendo invadida e um projeto espacial está sendo roubado. Ele sai no meio do jantar e veste a armadura.

IronMan60B.jpg


O Homem de Ferro consegue alcançar os ladrões e percebe que eles possuem armamento avançado. Logo encontra um vilão (que não é o Saqueador) vestindo uma semi-armadura de aço (ele parte do princípio de que aço é mais forte que o ferro...). O herói não consegue abalar o seu oponente e ainda leva uma lufada de gás lacrimejante na cara. Apesar de levar uma surra, o que o vilão de aço não esparava é que nem sua armadura poderia aguentar os raios repulsores do Homem de Ferro, que destroem a armadura inimiga.

Logo, Homem de Ferro se depara com o cabeça da operação: o Saqueador. Percebe que, apesar da aparência, não é um vilão tão fácil de derrotar, uma vez que a arma que carrega, pulveriza uma construção atrás dele. Como se já não tivesse problemas o suficiente, ainda tem que se preocupar com o espectadores que assistem a luta. Como ele pode voar e o vilão não, consegue atingi-lo pelas costas. No entanto, o Saqueador diz que seu traje pode absorver impactos... mais do que a armadura do herói pode aguentar seus disparos. Com isso, o Saqueador consegue derrubar o Homem de Ferro e levá-lo para a nave roubada.

Continua...

Avengers113A.jpg

AVENGERS 113
(Julho de 1973)


A história "Your Young Men Shall Slay Visions!" foi escrita por Steve Englehart e desenhada por bob Brown, com arte final de Frank Bolle. Quem imaginaria que a então ingênua Marvel Comics fosse capaz de publicar uma história onde a principal são cidadãos comuns que se tornam homens(e mulheres)-bomba! E por um motivo polêmico: preconceito! Incomum e nada ingênuo.

Os Vingadores ajudam a reconstruir a Estátua da Liberdade, depois que ela foi destroçada pelo monstro Gog em uma história do herói selvagem Kazar (que estava de visita a Nova Iorque). O Homem de Ferro consegue segurar a "coroa" da Estátua, quando o Capitão América a deixa cair (nem me perguntem como o Capitão América, por mais forte que fosse, conseguia segurar um pedaço da Estátua... mas foi algo simbólico... tipo, o personagem "símbolo da América deixando a Liberdade cair").

O público e a imprensa rodeiam a Mansão dos Vingadores, afim de especular sobre o romance do momento: a mutante Feiticeirra Escarlate e o andróide Visão. No geral, as pessoas os tratam como celebridades e pedem autógrafos. Uma velha índia oferece um bolo recheado para o Visão. O motivo? É que o andróide tem PELE VERMELHA (literalmente, é claro...).

Avengers113B.jpg


Mas apesar da maioria incentivar o romance, nem todos tem a mesma opinião. Uma encapuzada se aproxima do andróide e aciona um enorme detonador que explode bombas em seu que cobrem seu próprio corpo. O Visão é seriamente danificado. Homem de Ferro, Thor e Feiticeira Escarlate o socorrem.

Em um avançado laboratório, Tony Stark (identidade do Homem de Ferro), o doutor Donald Blake (identidade do Thor) e o Pantera Negra se preparam para "consertar" o Visão. Stark regula um equipamento que capta a energia solar e envia diretamente para o corpo do andróide. O desafio agora é tentar "abri-lo", uma vez que suas defesas automáticas tornaram seu corpo tão denso quanto rocha.

A Feiticeira Escarlate entra desesperada no laboratório, avisando que terroristas parecidos com a mulher-bomba invadiram o local. Stark pede para Blake e o Pantera continuarem a operação. Ele irá procurar o Homem de Ferro. Logo o herói se junta a batalha e alerta para que seus companheiros façam o possível para manter a mão dos terroristas longe dos detonadores. Um deles consegue colocar a mão no detonador, mas o Homem de Ferro consegue levá-lo alto o suficiente para que a explosão não atinja o Capitão América.

Stark (que tira a armadura) volta ao laboratório e pede que Blake encontre Thor. Ao fazer isso, dá uma piscadela para o amigo, dando a entender que ele conhece a identidade secreta do médico. Os Vingadores conseguem derrotar os Homens Bomba e Stark avisa que o Visão está se recuperando.

MarvelTeamUp11B.jpg

MARVEL TEAM UP 11
(Julho de de 1973)


A história "Doomsday Gambit!" foi escrita por Len Wein e desenhada por Jim Mooney, com arte final de Mike Esposito. Terceira e última parte do encontro do Homem Aranha com outros heróis da Marvel, em luta contra os vilões temporais Kang e Zarrko.

Homem Aranha chega de volta ao futuro, momentos antes da briga entre os vilões (quando havia voltado ao passado para procurar ajuda). Desta vez ele traz a ajuda dos Inumanos. Justamente o líder deles, Raio Negro, com o poder de emitir potentíssimas ondas sonoras apenas com uma palavra, atordoa os vilões e liberta os Vingadores que havíam sido presos. Homem Aranha prende Zarrko em uma bola de teia. Kang, no entanto, consegue fugir.

Os Vingadores e o Homem Aranha são transportados para sua época (no presente) e os Inumanos voltam para sua cidadela.

CaptainMarvel027B.jpg

CAPTAIN MARVEL 27
(Julho de de 1973)


A história "Trapped on Titan!" foi escrita por Mike Friedrich e desenhada por Jim Starlin, com arte final de Pablo Marcos. No Brasil, foi publicada no primeiro número da revista A Saga de Thanos, pela Editora Abril, com o título de "Aprisionado em Titã". Discreta aparição do vingador dourado em mais um capítulo da saga cósmica do vilão Thanos (arquitetada pelo desenhista Jim Starlin).

Os Vingadores recebem a inesperada visita de uma garota, que traz o cartão de identificação de Rick Jones. Ela avisa que o jovem corre perigo e cita o nome do vilão Thanos. Logo em seguida, ela cai, debilitada e à beira da morte. Mais tarde, os Vingadores recebem a visita de um extropiado Capitão Marvel, que encontra a garota em estado crítico.

GaleriaAzulCp.jpg

GaleriaIronMan060.jpg

Arte de Bob Layton

Matéria publicada originalmente em:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark
 
IronMan61A.jpg

IRON MAN 61
(Agosto de 1973)


A história "Death Knells Over Detroit!" foi escrita por Mike Friedrich e desenhada por George Tuska, com arte final de Mike Esposito. De fato, o Saqueador é o estereótipo de vilão, sem muita originalidade na categoria. Até suas ameaças são as básicas dentro da etiqueta do supervilão moderno. Ou o governo lhe dá um bilhão de dólares ou ele joga uma bomba atômica e detona uma cidade americana. Original, não? A batalha entre o Homem de Ferro e o vilão é eclipsada pela subtrama da revista, que mostra Happy Hogan enciumado e de saco cheio da esposa ter se bandeado com o chefe, dando a entender que o casamento dos dois está acabado.

IronMan61B.jpg


O Saqueador prendeu o Homem de Ferro em um maquinário que dificulta seus movimentos. Isso dá tempo para seus asseclas retirarem uma das luvas de sua armadura e aprenderem um pouco sobre os raios repulsores (e da tecnologia da armadura como um todo). Mas, num esforço heróico, o Homem de Ferro consegue escapar e espancar vilão e asseclas.

No final da história, Stark encontra Pepper chorando sobre um telegrama de seu marido, Happy Hogan, que diz estar deixando-a.

Na próxima edição: A Volta do Chicote Negro!






Avengers114A.jpg

AVENGERS 114
(Agosto de 1973)


A história "Night of The Swordsman" foi escrita por Steve Englehart e desenhada por Bob Brown, com arte final de Mike Esposito. No Brasil, esta história foi publicada na revista Heróis da TV número 65, pela Editora Abril, em novembro de 1984, com o título de "A Volta do Espadachim". A introdução de um casal cult na mitologia dos Vingadores: Espadachim e Mantis. Os desenhos de Brown ora parecem que vão engatar, ora são tão caricatos que chegam a ser constrangedores.

Homem de Ferro e Capitão América testam as capacidades do Visão, afim de constatar se o andróide está realmente em condições de lutar após os ataques que recebeu na edição passada. Bom, além de provar que está apto, causa uma cena pastelão no meio do treino: tornando-se intangível quando seus dois colegas iam atacá-lo, faz com que eles acertem uma ao outro.

Mais tarde, a Feiticeira Escarlate apresenta uma amiga que conheceu e também é heroína: Mantis. O Capitão América (quem diria) lembra Wanda das restrições quanto a trazer estranhos para a Mansão dos Vingadores. O desconforto fica mais evidente quando Mantis apresenta seu companheiro: o Espadachim. O Capitão lembra que esse anti-herói já trouxe muita dor de cabeça para os Vingadores. E é o Homem de Ferro (quem diria!!!) quem defende a oportunidade de uma segunda chance para o Espadachim, lembrando que a Feiticeira Escarlate e o Gavião Arqueiro também eram criminosos antes de entrar para os Vingadores. O grupo é convencido em deixá-los entrar.

Avengers114B.jpg


Apesar de nos dias seguintes o Espadachim ajudar os Vingadores, seu temperamento e arrogância deixam um clima estranho na casa. Esse temor é justificado quando o Deus Leão (agora em forma gigante) invade novamente a Mansão... auxiliado justamente pelo casal de novos integrantes. Todos os heróis são abatidos. O Homem de Ferro é detonado pelo próprio Deus Leão.

O vilão monta um altar para queimar o Pantera Negra (vingador que é o motivo de seu desafeto pelo grupo). No meio do "ritual" Mantis inicia uma dança que hipnotiza a entidade. O Homem de Ferro se recupera a tempo de acionar um enorme tubo de adamantium que prende o Deus Leão. É quando o Espadachim e Mantis revelam que tudo não passou de um estratagema para capturarem o vilão. Todos ficam felizes pela confissão dos dois... menos o Capitão América, que ainda não engoliu a história de regeneração do Espadachim e sua companheira.



CaptainMarvel027A.jpg

CAPTAIN MARVEL 28
(Agosto de de 1973)


A história "When Titans Collide" foi escrita por Mike Friedrich e desenhada por Jim Starlin, com arte final de Dan Green. No Brasil, foi publicada no primeiro número da revista A Saga de Thanos, pela Editora Abril, com o título de "Quando Os Titãs Se Confrontam". A cada número da revista do Capitão Mar-vell, o desenhista Jim Starlin vai deixando sua marca registrada (sagas cósmicas) e seu traço cada vez mais dominantes. E a Mansão dos Vingadores é novamente invadida. Pra um grupo que defende o planeta (e além) eles tem um sério problema de segurança interna!

Os Vingadores e Rick Jones estão preocupados com o estado da jovem Lou Ann. Ela chegou até a Mansão, tentou avisar o grupo da ameaça de Thanos e simplesmente... desmaiou. O grupo comenta sobre isso com Rick e o Homem de Ferro diz que já conhece o vilão Thanos (na verdade, ele enfrentou um robô-réplica do vilão na edição 55). Rick explica os últimos acontecimentos e revela que Thanos pretende conquistar o Universo, provavelmente começando pela Terra.

CaptainMarvel028B.jpg


O jovem bate as pulseiras e troca de lugar com o Capitão Marvel. O herói reúne os Vingadores e revela que o vilão está atrás do Cubo Cósmico. Homem de Ferro e Capitão América conhecem o poder do artefato e sabem que Thanos terá poderes infinitos se o conseguir. Pantera Negra pede para o Homem de Ferro explanar sobre Thanos afim de o grupo saber mais dados sobre quem estão enfrentando.

O Homem de Ferro encontra e reconhece um dos artefatos encontrado em Lou Ann: é um disco de controle mental feito por um inimigo dele, o Controlador. Esse aparelho retira a energia mental de quem o usa e transfere em forma de força para o vilão. É isso que está enfraquencendo a jovem.

De repente, eles escutam um barulho, como se alguém tivesse sido atingido. O Visão foi atacado. Antes que alguém fizesse algo, a Feiticeira Escarlate tenta socorrê-lo e também é atacada em um cômodo escuro da Mansão. O Capitão América tenta lançar seu escudo, mas também é atingido. O Homem de Ferro, que segue até o local (tsc, tsc, tsc... que trabalho em grupo, hein, vingadores?) também é posto fora de combate... justamento pelo Controlador, que invadiu a Mansão graças ao artefato colocado em Lou Ann. Resta para o Capitão Marvel enfrentar o vilão sozinho.

Continua...


GaleriaAzulCp.jpg

GaleriaIronMan061.jpg

Arte de Bob Layton

Matéria publicada originalmente em:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo