• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Diário De Tony Stark

darkmarcos

Usuário
IronMan027A.jpg

IRON MAN 27
(Julho de 1970)

A história "The Fury of the Firebrand!" foi escrita por Archie Goodwin e desenhada por Don Heck, com artefinal de Johnny Craig. Cada vez mais, as histórias do Homem de Ferro se aprofundam nos conturbados anos 70. Principalmente politicamente. Não que isso seja exclusividade do personagem, já que o Universo Marvel saturou de tanto explorar temas políticos da época. Aqui, a questão é a luta das minorias raciais e a violência que essa questão gerava. Roteiro também político de Goodwin, com muuuuuita discussão sobre o assunto e desenhos de Heck têm que se expremer no meio de tanta falação.
O conselheiro Lyly Brandshaw liga para Tony Stark afim de convidar o Homem de Ferro a visitar seus empreendimentos, que centralizam contruções nas áreas pobres da cidade. Um dos nativos dessa área, inclusive, é Eddie March, que já vestiu a armadura do Homem de Ferro (mas se deu mal logo de primeira, acabando sendo hospitalizado).
Stark vai buscar Eddie da clínica onde estava internado e o coloca num avião que irá levá-lo até a pobre Bay City. Ele garente que o Homem de Ferro também está no local. Acontece que Stark, assim que o avião sai, veste a armadura e gruda nela, chegando ao local junto com o ex-boxeador.
No local, Eddie vê como certas coisas nunca mudaram por ali, como a miséria dos habitantes, por exemplo. Uma pequena confusão entre um grupo de moradores está se formando. O conselheiro Brandshaw se mostra arrogante e intransigente. Quando o Homem de Ferro tenta acalmar os ânimos, surge o vilão Inferno. Além de sua estranha aparência, o vilão também se mostra um agitador e incita aos moradores a resistirem. A confusão está armada. Herói contra vilão e polícia contra moradores.
IronMan027B.jpg

Homem de Ferro persegue Inferno e descobre que ele, além de agitador, é uma espécie de fanático em incitar pancadaria. O vilão, utilizando seus poderes de disparar rajadas de fogo, graças a seu uniforme/armadura (que insinua ter criado com tecnologia Stark), foge sem deixar rastro.
Eddie March, Homem de Ferro e uma moradora (amiga de March) tentam conversar com Brandshaw mas este mantém sua arrogância. Inferno surge e sequestra o conselheiro. No meio da confusão, um cofre é atingido pelo disparo de Inferno, revelando documentos que comprometem toda e qualquer boa intenção do conselheiro, mostrando que sua arrogância é apenas a ponta de sua ganância. Homem de Ferro voa até o local onde estão Inferno (que está prestes a causar mais um conflito entre moradores e a polícia) e mostra a verdadeira face de Brandshaw. Inferno foge e deixa no ar a questão de que se ele, por lutar por seus ideiais, ainda que por meios nada amistosos, realmente pode ser considerado um... vilão.
GaleriaAzulCp.jpg

GaleriaIronMan027.jpg

Arte de Gene Colan
Matéria publicada originalmente em:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark
 
IronMan028A.jpg

IRON MAN 28
(Agosto de 1970)


A história "The Controller Lives!" foi escrita por Archie Goodwin e desenhada por Don Heck, com artefinal de Johnny Craig. Pela primeira vez é mostrado o pai de Tony Stark (Howard Stark), em uma recordação do passado. O roteiro, simples, segue a linha de uma história de suspense. Mas, justamente por ser "pé-no-chão" se mostra mais interessante do que as viageiras das últimas edições.

Tony Stark está incomodado com a presença do "carrapato" da SHIELD, Jasper Sitwell, mesmo quando esse apenas está indo fazer uma visita social ao Sanatório Pinewood. É bem verdade que Sitwell, mesmo sendo o chato que é, dessa vez tem lá suas segundas intenções. Na verdade, o agente está na aba de Stark pra ver se descobre mais algum segredo sobre sua amada, Whitney Frost (vulga Madame Máscara).

De repente, um toco cai no meio da estrada, quase atingindo o carro onde estão os dois. O susto é seguido por um grito. Jasper se embrenha na floresta local para ver o que está acontecendo. Stark aproveita e viste a armadura de Homem de Ferro. O herói encontra uma mulher desmaiada no meio da floresta e se mostra mais surpreso ainda por reconhecê-la. Ela murmura que o Controlador a está perseguindo. Jasper chega em seguida, surpreso e ofendido pela presença do "guarda costas de Stark". Homem de Ferro repassa a situação e entrega a moça a seus cuidados. Isso lhe dá tempo de voar até o local e tirar a armadura.

Quando Sitwell chega com a moça, Stark diz que a conhece. Trata-se de Meredith McCall, sua primeira namorada, dos tempos de sua adolescência. Conta também que o romance não durou muito graças a rivalidade dos pais de ambos, que eram concorrentes ferrenhos.

Chegam ao Sanatório e são recebidos por um brutamontes. Sitwell, saca a arma, imaginando que é o Controlador. Mas trata-se de um paciente do Doutor Eric Thorne, diretor do Sanatório. O doutor, vendo Meredith sendo carregada, explica que a moça é paciente do local e que vem tendo alucinações com o Controlador desde que o vilão, sem seus poderes e debilitado, foi internado no Sanatório. De fato, lhes é mostrado um desacordado Basil Sandhurst, homem que já foi o poderoso Controlador.

IronMan028B.jpg


Vendo que está tudo bem, porém com a pulga atrás da orelha, Sitwell deixa Stark no local e parte. Mas logo o industrial vê que há mentiras ali. Encontra em um documento evitdências de que Meredith não é paciente, mas sim uma terapeuta que trabalha no local. Ao tomar satisfações do doutor, esse parece paralisado, enquanto o brutamontes que era seu paciente, tira a máscara e revela ser o vilão Controlador. A intenção do vilão em capturar Stark é que ele deseja construir uma versão capacete de sua máquina de absorção de poderes mentais. Stark é obrigado a trabalhar como escravo para cumprir essa tarefa (curiosamente em uma situação muito parecida com a qual deu origem a sua armadura, na primeira aventura do personagem).

Stark e o Controlador são surpreendidos com a volta de Sitwell, que não foi muito longe e encontrou evidências do vilão em volta do imóvel. Enquanto Sitwell leva uma surra do vilão, Stark consegue vestir a armadura, partindo para cima do Controlador. O vilão, no entanto, está mais forte do que nunca. Homem de Ferro chega a comparar sua força com a de Thor ou mesmo do Hulk. Para piorar, ele veste o capacete criado por Stark, que transforma as ondas mentais que o vilão usa para ganhar força em rajadas de energia. Porém, justamente por ter sido criado por Stark, o aparato dá pane e desacorda o vilão (criar aparelhos que pifam na mão dos vilões é meio que uma especialidade de Tony Stark).

Jasper e Stark parte do Sanatório. Jasper não entende porque o industrial não se despediu ou mesmo falou com Meredith. Stark explica que, além de ser coisa do passado, quando leu os documentos que comprovavam que ela era terapeuta do Sanatório, percebeu que a moça já estava casada. Garanhão politicamente correto.


GaleriaAzulCp.jpg

GaleriaIronMan028.jpg

Arte de Gene Colan

Matéria publicada originalmente em:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark
 
gostei do desenho, a capa do quadrinho...hum....me lembra os caçadores da liga da justiça!!:think:
 
IronMan029A.jpg

IRON MAN 29
(Setembro de 1970)


A história "Save The People... Save The Country!" foi escrita por Mimi Gold e desenhada por Don Heck, com artefinal de Chic Stone. Não me lembro de nenhuma ficção científica sobre Cuba (alguém conhece?). Mas não me espanto em saber que existe uma história em quadrinhos americana criticando o sistema ditatoria cubano. De qualquer forma, quem imaginaria uma história de ficção sobre Cuba sendo salva por um super-herói americano. Quase inimaginável. QUASE porque é isto que acontece nessa edição. Os desenhos de Heck, finalizados por Stone (parceirão do desenhista Jack Kirby) dão a impressão de que a máscara de ferro do herói não é tão dura quanto parece. É possível notar expressões faciais nela, dando a impressão de que se trata de um rosto humano.

Tony Stark tenta relaxar velejando, mas seu barco é atingido por uma forte tempestade. Auxiliado por um empregado, Sandy, ele consegue estabilizar a embarcação. Quando a tempestade passa os dois avistam um bote com pessoas desacordadas dentro. Como logo percebe ao resgatá-las, tratam-se de fugitivos de algum país latino vizinho (vizinho dos Estados Unidos? De quem deve ser a Cuba... digo... a culpa?). A líder do fugitivos, Maria, constata que eles fugiram do sistema opressor e ditatorial e que existe uma força superior controlando o exército. E que não está apenas fugindo, mas indo até o encontro dos americanos para solicitar ajuda.

IronMan029B.jpg


Stark os deixa em segurança para que as autoridades tomem as providências, mas veste a armadura de ferro e parte para o tal país tropical oprimido. Chegando lá, além de encontrar uma população escravizada e tristonha, nota que há um estranho maquinário a sua volta, cheio de armadilhas e camêras de vigilância. Ludibriando a parafernália (afinal, sua armadura também é uma parafernália) consegue chegar ao centro de comando das máquinas, que parece ter consciência própria (uma espécia de Matrix tosca setentista... pois é, a coisa fica mais estranha a cada página). Ele luta contra o sistema de defesa do local, até enfrentar um enorme robô estranhamente chamado de Myrmidon (com tanta coisa estranha acontecendo, um robô com esse nome aparecendo do nada até que é a coisa mais normal do mundo).

O Homem de Ferro consegue chegar a fonte de energia e destruir as máquinas. Descobre ainda que tudo era controlado por um cientista ganancioso (não lembrando Fidel; mais parece um Woody Allen... alguém assistiu Bananas?), que é capturado ao tentar salvar sua criação. Ao levá-lo pra fora, encontra a população enfurecida e revoltosa. O motivo é que um garotinho, aliás irmão de Maria, foi atingido por uma das máquinas e eles depredaram todas elas, além de afugentar o exército. Mas o garotinho está bem e o vilão ditador é preso. Nos Estados Unidos, Maria agradece Stark por ter mandado o Homem de Ferro. E ele, admirado pela determinação da garota em defender suas causas, se pergunta... qual a causa de lutar como herói afinal?



Avengers080A.jpg

AVENGERS 80
(Setembro de 1970)


A história "The Coming of Red Wolf!" foi escrita por Roy Thomas e desenhada por John Buscema, com artefinal de Tom Palmer. De que lado você está? Hã... Não, não dei um salto nas histórias nem pousei na recente Guerra Civil. Mas é interessante notar que as rusgas por ideais (fossem quais fossem) sempre foi uma constante na vida dos Vingadores. As reuniões do grupo costumavam (e costumam) ser mais acaloradas do que reunião de condomínio com síndico ladrão. Tudo bem que o grupo talvez seja um dos mais numerosos em matéria de quantidade de heróis, mas haviam tantas divergências em escolher qual missão seguir que era bem capaz de sobrar uma missão para cada um.

Numa dessas reuniões, Homem de Ferro lidera o grupo para que direcionem seus objetivos em capturar o grupo de vilões conhecido como Zodíaco (como o nome diz, cada vilão tinha o nome e o poder característico conforme o signo. Qual vilão do Zodíaco você é?). O primeiro aparte vem da parte do Pantera Negra, que gostaria que as atenções fossem voltadas para problemas do cotidiano como a violência urbana.

Avengers080B.jpg


Como se não bastasse essa questão, o Visão (que tinha dito não querer mais participar do grupo) chega carregando um indígena desmaiado com uma fantasia e que se intitulava Lobo Vermelho. Ah, sim... o índio é seguido por seu mascote chamado de Lobo. Este, assim que acorda, conta sua origem, que está ligada a exploração das terras indígenas e de como assumiu o totem do lendário Lobo Vermelho, entidade que protege os nativos americanos. Desde então, persegue os exploradores das terras nativas e chegou até a cidade grande perseguindo um desses rufiões... quando foi abordado pelo Visão.

Sensibilizado com a história de Lobo Cinzento, o Capitão América abraça mais essa causa a ser defendida pelos Vingadores. No entanto, pondera que a ameaça do Zodíaco não pode ser deixada pra trás. Talvez para não causar mais confusão, apesar de defender o Lobo, diz que irá com Homem de Ferro e Mercúrio atrás dos vilões zodiacais. Formam-se assim, subgrupos que irão cuidar de missões diferentes.



IncredibleHulk131A.jpg

INCREDIBLE HULK 131
(Setembro de 1970)


A história "A Titan Stalks TheTenements!" foi escrita por Roy Thomas e desenhada por Herb Trimpe, com artefinal de John Severin. Primeira participação do Homem de Ferro na revista mensal do Hulk. O quase onipresente Roy Thomas também escreve essa revista. A arte característica de Trimpe ganha muito com a artefinal de Severin. Aqui, o Hulk e Bruce Banner são pessoas distintas, resultado da separação dos dois em histórias passadas (fenômeno que voltaria a ocorrer no futuro).

Homem de Ferro atende a um pedido do General Ross para ajudar na captura do Hulk. Agora que Banner foi separado do corpo do monstro, o cientista usa sua genialidade com a do Homem de Ferro (Tony Stark) para formularem um plano que dê cabo ou controle do monstro. Ao plano é adicionado, de última hora, a ajuda do amigo do Hulk, Jim Wilson, que leva o exército até o gigante verde na melhor das intenções. A idéia é disparar uma arma chamada Gammatron no Hulk para que a massa desse volte a fazer parte de Banner e ele suma (não podiam simplesmente destruir o Hulk, pois isso mataria Banner também... não que o plano original não tivesse esse risco).

IncredibleHulk131B.jpg


O exército e o Homem de Ferro são levados por Jim Wilson até onde o Hulk está. Feita a emboscada, tentam disparar a arma no mostro, mas este coloca Jim na linha de tiro. Para livra o rapaz, Homem de Ferro parte pra cima, mas acaba levando uma surra do monstro. No último instante, o herói dispara seus raios repulsores contra um prédio abandonado, que cai sobre o Hulk e o deixa tonto o suficiente para ser atingido. No entanto, Banner aparece e é pego por ele. Mesmo assim, o raio é disparado. O efeito disso tem um resultado contrário ao que imaginavam: Banner some. E some mesmo, pois o Hulk desmaia e não volta a ser Banner (como ocorreria antes nesse tipo de situação).

Continua...




GaleriaAzulCp.jpg

GaleriaIronMan029.jpg

Arte de Gene Colan

Matéria publicada originalmente em:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark
 
IronMan030A.jpg

IRON MAN 30 (Outubro de 1970)

A história "The Menace of The Monster-Master!!" foi escrita por Allyn Brodsky e desenhada por Don Heck, com artefinal de Chic Stone. Homem de Ferro em uma típica história de monstros gigantes, bem ao estilo dos antigos seriados japoneses. Inclusive, a história se passa no Japão! O roteiro continua rodando na mão de colaboradores, como é o caso de Allyn Brodsky. Esta história foi publicada no Brasil pela editora Bloch, na revista Homem de Ferro número 12. Nela o vilão é chamado de Mestre do Monstro. Já a Editora Abril, quando a publicou na revista Heróis da TV número 18, preferiu chamar o personagem de Senhor dos Monstros. Apesar da tradução da Ebal ter sido mais literal, fez mais sentido quanto ao contexto da história.

Homem de Ferro vai até o Japão para demonstrar mais traquitanas tecnológicas para os japoneses. Alguns cientistas presentes ficam encantados com os feitos, como Goro Watanabe. Já outros, como a filha de Goro, Fujiko, sentem a demonstração como uma espécie de invasão americana aos costumes orientais. Calando a boca da filha, Goro comenta com o Homem de Ferro sobre uma estranha força magnética emanada por uma das ilhas que permeiam o mar do Japão. O herói, de prontidão, diz que Tony Stark não pode estar presente, mas que ele ficaria feliz em poder ajudar (Stark, dentro da armadura, cientista que é, morre de curiosidade por qualquer fenômeno desse tipo).

Chegando na tal ilha, acompanhado por exploradores japoneses (inclusive Goro, sua filha e o namorado dela, Toru), a equipe se depara com um gigantesco monstro alado, conhecido pelas lendas como Zoga. Além de voar, a criatura também dispara raios pelos olhos. Sua força é proporcional a seu tamanho e o herói acaba sendo pego pelo monstro, quase sucumbindo em suas garras. A equipe, fugindo da ilha, ajuda o Homem de Ferro a voltar ao Japão.

IronMan030B.jpg


Tony Stark se reúne com um grupo de cientistas e alerta sobre o perigo que o monstro representa para o país. Como se em resposta aos temores de Stark, uma sombra gigantesca sobrevoa a cidade (provavelmente Tóquio... onde mais seria? A cidade sempre era vítima nos seriados...). É Zoga! O monstro dá uma surra nos caças japoneses, quando o Homem de Ferro, com sua armadura ajustada para a ocasião, dá uma forcinha. Os ajustes, no entanto, não parecem surtir muito efeito.

É então que Stark tenta usar de seu poder de malandragem. Atrai o monstro pelos céus até que este dispare seus raios contra um espelho parabólico, que faz a rajada voltar para o monstro. Assim que a criatura cai no chão, descobrem que ela não passava de uma espécie de aeronave e que, dentro, era controlada por um vilão conhecido como Mestre do Monstro. E ainda, descobrem que o tal vilão, que acaba morrendo, é ninguém menos do que o jovem Toru.

GaleriaAzulCp.jpg

GaleriaIronMan030.jpg

Arte de Gene Colan

Matéria publicada originalmente em:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark
 
IronMan031A.jpg

IRON MAN 31
(Novembro de 1970)


A história "Anything... For The Cause!" foi escrita por Allyn Brodsky e desenhada por Don Heck, com artefinal de Chic Stone. História que não acrescenta muita coisa a mitologia do personagem, mas que serve para apresentar um importante coadjuvante de suas histórias: Kevin O'Brian. Esta história foi publicada no Brasil, pela Editora Abril, na revista Heróis da TV número 3.

Tony Stark chega na remota ilha de Lakani e se depara com uma manifestação contra a instalações de um reator contruído pela sua Indústria no local, sob a alegação de que a poluição irá prejudicar o futuro dos habitantes. Logo, a manifestação toma um rumo violento e Stark é obrigado a vestir a armadura de Homem de Ferro. Antes que a contusão se alastre, no entanto, um jovem cientista consegue dispersar os manifestantes com uma estranha arma. Homem de Ferro agradece o estranho, que se apresenta como Kevin O'Brian e diz que trabalha justamente para as Indústrias Stark. Kevin tem uma namorada que é partidária da idéia de expulsar as Indústrias Stark da ilha.

IronMan031B.jpg


Stark visita Kevin em seu laboratório e descobre que seu funcionário é um cientista brilhante, que inventa maquinários em suas horas vagas, já que o supervisor local não lhe dá muita chance de desenvolver seu talento. Stark pergunta ao supervisor, conhecido como Sr Bowers, porque não dá mais espaço para Kevin. Estranhamente, o supervisor se esquiva de cada pergunta. Mais ainda do que quando Stark lhe pergunta sobre o porque do dinheiro investido acabar tão rápido. O industrial, independente da opinião de Bowers, provove Kevin e o convida a trabalhar em sua matriz.

Os manifestantes se reúnem com Tony Stark, que explica como pretende trazer desenvolvimento ao local. Eles ainda relutam, temerosos pela poluição que uma grande indústria poderá trazer. No meio do discurso, Stark percebe um helicóptero suspeito nos céus e decide investigar. Aproveitando que o debate ficou acalorado, veste a armadura e voa em direção ao veículo. Descobre que a facção violenta dos manifestantes raptaram Kevin. Destrói o helicóptero, salva Kevin, captura a gangue e descobre um estranho mascarado lá dentro. Kevin avisa que há uma bomba pronta a detonar o reator. Homem de Ferro leva o mascarado e o líder da gangue para desmantelarem a bomba. Após desativá-la, descobrem que o líder mascarado é ninguém menos que Bowers, que vinha roubando o investimento de Stark e, temendo ser descoberto, financiou a manifestação para afastar o industrial. A gangue e o seu líder são presos.



Avengers082A.jpg

AVENGERS 82
(Novembro de 1970)


A história "Hostage!" foi escrita por Roy Thomas e desenhada por John Buscema, com artefinal de Tom Palmer. Lembram quando os Vingadores se separam em subgrupos para cuidar cada qual de uma ameaça? Pois é, aqui é onde deu essa decisão. Apesar do roteiro de Thomas dar a impressão de que tudo TINHA QUE TERMINAR nessa história, os desenhos de Buscema e Palmer dão um ar apocalíptico para a história.

Homem de Ferro, Capitão América, Thor e Mercúrio foram capturados pelo vilão Áries, do supergrupo Zodíaco (onde cada vilão tem o nome de um signo... mas vocês já sabiam disso... Então... já viram que vilão vocês são?). Tendo prendido os vingadores mais poderosos e o Mercúrio (putz... desculpe aí, Mercúrio...), o vilão pôde ter tempo suficiente para invadir Manhattan.

Avengers082B.jpg


Com a população dominada, até os heróis locais remanescentes se viram com as mãos atadas. Menos o Pantera Negra e o Demolidor que, se infiltrando em uma reunião dos terroristas, conseguem libertar os Vingadores. Esses obviamente, dão uma surra ao estilo "Avante Vingadores" em todo o bando e livrando a cidade.

Reunidos novamente, todos os Vingadores (ou seja, todos os subgrupos remanescentes) trocam informações e percebem que, apesar de problemas distintos, todos eles estavam interligados de forma a ajudar no plano de Áries. Mas tudo acaba bem no final e eles chegam a conclusão de que, mesmo separados, ainda são um grupo lutando contra o mal.

GaleriaAzulCp.jpg

GaleriaIronMan031.jpg

Arte de Gene Colan

Matéria publicada originalmente em:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark
 
IronMan032A.jpg

IRON MAN 32
(Dezembro de 1970)


A história "Beare... The Mechanoid!" foi escrita por Allyn Brodsky e desenhada por George Tuska, com artefinal de Joe Gaudioso. No Brasil, esta história foi publicada no primeiro número da revista Heróis da TV, da Editora Abril, com o título de Amargo Adeus. História que pode parecer estranha a primeira vista, mas era bem comum na época em que foi publicada. O destaque do roteiro de Brodsky fica por conta do início da trama, que mostra 3 sub-histórias diferentes, aparentemente sem nenhuma ligação, convergirem para um ponto em comum e se tornarem uma única história.

Ao testar aprimoramentos em sua armadura, Homem de Ferro, avista uma espécie de disco voador e decide investigar. Chegando perto demais, é capturado com um andróide-espião alienígena que se autoentitula Mecanóide. O herói é deixado dentro da nave, enquanto o robô decide explorar o planeta Terra.

IronMan032B.jpg


Quando o Homem de Ferro consegue se livrar e perseguir o alien, depara-se com presidiários perigosíssimos em fuga. Ao detê-los, encontra um casal como refém. Acontece que rapaz que serve de refém é ninguém menos que o Mecanóide disfarçado. Os bandidos mostram que têm sangue frio ao atirarem no rapaz. Este, sendo um robô, sofre avarias mas consegue dar uma sova nos bandidos.

O Mecanóide, nessa curta aventura pela nosso planeta, mostra-se sensibilizado pela preocupação da moça (que conheceu quando esta lhe deu carona) antes de se autodestruir e mostrar que não era tão frio afinal. Pelo menos era mais sensível do que o escrúpulo dos bandidos.

História com acontecimentos acelerados, mas que funcionam dentro da proposta de aventura com começo, meio e fim.



GaleriaAzulCp.jpg

GaleriaIronMan032.jpg

Arte de Gene Colan

Matéria publicada originalmente em:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark
 
IronMan034A.jpg

IRON MAN 34
(Fevereiro de de 1971)

A história "Crisis... and Calamity!!" foi escrita por Allyn Brodsky e desenhada por Don Heck, com artefinal de Joe Gaudioso. No Brasil, esta história foi publicada na revista Heróis da TV número 20, da Editora Abril, com o título de O Espião Mestre. História bem movimentada e que começa a tomar proporções nas quais o roteirista Brodsky surpreende.
Tony Stark, capturado pela Elite de Espionagem (grupo liderao pelo Espião Mestre) é levado como refém para guiá-los dentro das Indústrias Stark (que já estavam sendo pré-invadidas).
IronMan034B.jpg

Stark consegue distraí-los através de uma imagem gravada do Homem de Ferro, acionada por um botão de segurança. Além dessas distrações, o bando também é atacado pelo ousado cientista Kevin O'Brien e pelo agente da SHIELD, Jasper Sitwell (é tanta coisa que dá errado pros vilões, que chega-se a ter pena dos coitados).
Já vestido como Homem de Ferro, Stark enfrenta o Espião Mestre, mas este mostra ser um osso duro e traz muitos truques nas mangas (disparar raios, por exemplo, era algo que nem seus comparsas sabiam que ele fazia). Sobra pra Sitwell dar uma de herói e acabar levando um tiro dos seguranças da Stark no meio da confusão.
O grupo de espiões foge e o Homem de Ferro jura vingança contra o Espião Mestre por ter sido culpado de Sitwell ser atingido.

GaleriaAzulCp.jpg

GaleriaIronMan034.jpg

Arte de Bob Layton
Matéria publicada originalmente em:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark
 
IronMan035A.jpg

IRON MAN 35
(Março de de 1971)


A história "Revenge" foi escrita por Gerry Conway e desenhada por Don Heck, com artefinal de Mike Esposito. No Brasil, esta história foi publicada na revista Heróis da TV número 21, da Editora Abril, com o título de Vingança Alucinada. Gerry Conway, famoso escritor do Homem Aranha, assume os roteiros do Homem de Ferro.

Homem de Ferro presta socorro a Jasper Sitwell e acaba se encontrando com o chefe do rapaz na SHIELD, Nick Fury. Este, por sua vez, acalma a ansiedade do herói e lhe mostra um artefato conhecido como Chave do Zodíaco. Ao pegar tal artefato, Fury enlouquece e ataca o Homem de Ferro. Utilizando-se de magnetismo, o herói consegue retirar o objeto do diretor da SHIELD e este volta ao normal.

IronMan035B.jpg


Decidem fazer alguns testes com o objeto e descobrem queele é feito de parte alienígenas. No meio dos testes, são atacados pelo grupo de vilões conhecido como Zodíaco. O bando parece idolatrar a tal Chave. Logo Fury e o Homem são derrotados e presos. No meio da batalha, Homem de Ferro descobre que o Espião Meste esteve mancomunado com o grupo Zodíaco. Os heróis acabam presos em tubos de conteção, onde também se encontram como herói Demolidor e a Madame Máscara (capturados momentos antes.

Continua...




Daredevil073A.jpg

DAREDEVIL 73
(Fevereiro de de 1971)


A história "Behold... The Brotherhood" foi escrita por Gerry Conway e desenhada por Gene Colan. Apesar da confusão na data de publicação dessa revista do Demolidor, a ordem de leitura correta é essa mesma, sendo antecedida por Iron Man 35. Olhem a proporção que a coisa está tomando! Não só vimos uma nova saga do Homem de Ferro, como essa saga tem interligação com a revista mensal de outro personagem: Demolidor, também sendo escrito por Gerry Conway.

Homem de Ferro, juntamente com Madame Máscara e Demolidor, permanece preso pelo grupo Zodíaco e pelo Espião Mestre. Eles observam, indefesos, a Nick Fury ser forçado a empunhar a Chave do Zodíaco (uma arma que dominia quem a possui) para matá-los.

Daredevil073B.jpg


No entanto, o plano dos vilões não sai como previsto. Assim que Fury toca a chave, ele dispara contra a bandidagem. Ao invés de morrerem, todos são enviados a um local (ou dimensão) onde a chave foi criada. Lá o Guardião da arma incita heróis e vilões a lutarem para provar seu valor. Aqui, o Homem de Ferro tem a chance de acertar as contas com o Espião Mestre, mas o vilão parece ser mais forte do que aparenta.

O guardião encerra a luta pela metade e os devolve para suas respectivas dimensões, onde poderão continuar a contenda sem a presença da Chave.

Continua...




SubMariner035A.jpg

SUB-MARINER 35
(Março de de 1971)


A história "Confrontation!" foi escrita por Roy Thomas e desenhada por Sal Buscema. No Brasil, foi publicada no primeiro número da revista Almanaque do Homem Aranha e Seus Super Amigos, pela editora Bloch. Grande história. Pra quem espera por republicações de Vingadores versus Defensores (apesar do grupo não ter sido formado ainda nessa época), aqui está uma pequena amostra de briga entre as duas equipes que, por poucas páginas, empolga mais do que uma saga inteira.

Os Vingadores estão tão entediados que estão dividindo as tarefas do dia. O Capitão América, líder da reunião daquele dia, escolhe Golias (na época, o herói era Clint Barton, mais conhecido como Gavião Arqueiro), Thor e Homem de Ferro para acompanharem testes nucleares no Caribe. Qual não é a surpresa do trio quando recebem uma ligação do exército, dizendo que a base desses testes está sendo atacada por Namor, Hulk e o Surfista Prateado!

Os três heróis seguem para o Caribe, agora com o intento de deter os três defensores. Chegando ao local, ocorre a tal batalha entre equipes. Os "defensores", formados pelos três heróis que são considerados ameaça pela humanidae, aparentemente estão ali para sabotar os testes. Os Vingadores lutam com eles para impedir isso.

SubMariner035B.jpg


Homem de Ferro faz a observação de que já conhecem o Hulk (afinal ele foi um dos membros fundadores dos Vingadores) e Namor. Mas o Surfista Prateado é um enigma para ele. Algo que é contestado por Thor, que já havia enfrentado o Surfista em outras ocasiões. No embate, o Homem de Ferro enfrenta justamente o Surfista. O estranho dessa história é que, pelo menos com essa dupla, não é mostrado quem vence. Lutam uma guerra de poderes que aparenta estar empatada... já que a briga foi interrompida a tempo.

Lady Dorma, noiva de Namor, consegue acalmar os ânimos e mostrar que os heróis e os atlanteanos (povo de Namor) estão ali não para sabotar o maquinário nuclear, mas para consertar uma deficiência que poderia causar uma explosão catastrófica. Desfeito o mal-entendido, o único que saiu ofendido de tudo isso foi Hulk, que queria mesmo era sentar o braço no Thor.


GaleriaAzulCp.jpg

GaleriaIronMan035.jpg

Arte de Bob Layton



Matéria publicada originalmente em:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark
 
Já que pelo jeito a sutileza não funcionou vamos do meu jeito:

Que catso é isso? Explica ai darkmarcos, pq se é pra postar resumos de histórias importantes.. bem... mais útil seria levantar alguma discussão sobre isso.
 
Já que pelo jeito a sutileza não funcionou vamos do meu jeito:

Que catso é isso? Explica ai darkmarcos, pq se é pra postar resumos de histórias importantes.. bem... mais útil seria levantar alguma discussão sobre isso.

Na verdade, se trata de uma réplica do material que venho publicando no blog Âmago, contando a carreira do Homem de Ferro em ordem cronológica.

É claro que, mesmo sendo formada por artigos relacionados as respectivas edições comentadas, elas não ali apenas para informar e entreter (apesar de ser esse o objetivo), mas também para incitar discussões a respeito a análise, discussão e a lembrança dos leitores de tais artigos. Ou seja, participem! Dêem vossa opinião.

E agora, continuamos com a programação normal:

IronMan036A.jpg

IRON MAN 36
(Abril de de 1971)

A história "...Among Men Stalks The Ramrod!" foi escrita por Gerry Conway e desenhada por Don Heck, com artefinal de Mike Esposito. É notável o estilo de Conway no roteiro dessa nova fase. Um clima de desconstração paira no ar da movimentada história. Piadinhas saem não só da boca dos personagens principais, como dos figurantes. Figurantes mesmo, e não coadjuvantes, pois são policiais, cidadãos comuns e sem nome que estão no fundo de cada quadro, sendo irônicos diante de um mundo infestado de heróis e vilões. Um estilo que é a cara de Stan Lee, da Marvel e, principalmente de seu principal ícone, o Homem Aranha, personagem do qual Conway foi um dos principais escritores na década de 70.
Terminando a saga do Zodíaco, Homem de Ferro, Nick Fury, Demolidor, Madame Máscara, o grupo Zodíaco e o Espião Mestre retornam a dimensão de origem, depois de uma batalha no mundo da Chave do Zodíaco.
Enquanto os outros heróis perseguem o resto dos vilões, o Homem de Ferro vai atrás do Espião Mestre. Este, por sua vez, dispara contra um automóvel em uma rodovia, fazendo com que o herói distraia-se ao tentar impedir um acidente e deixe o vilão fugir.
IronMan036B.jpg

Frustrado, Homem de Ferro se despede de seus colegas. Porém, Madame Máscara usa o ombro dele para desabafar problema amorosos (bom mocismo é isso...). Ela diz que Tony Stark foi o primeiro a dar-lhe importância, porém seu coração pertencia ao agente Jasper Sitwell. O Herói dá as costas pra ela e diz que não pode ajudar. Na verdade, foi dor de cotovelo... afinal, ela não sabia que ele era Stark.
Cansado de esconder seus sentimentos por trás da máscara, Stark deixa Kevin O'Brien responsável pela administração da empresa e cai na gandaia. Mas sua folga não dura muito, quando um robô espacial que se autodenomina Ramrod começa a destruir a cidade...
No primeiro embate, o herói parece levar a melhor, mas uma forte dor no peito o faz cair desmaiado. Seu coração começa a sentir o esforço de ser o Homem de Ferro.
Continua...


Avengers087A.jpg

AVENGERS 87
(Abril de de 1971)

A história "Look Homeward, Avenger!" foi escrita por Roy Thomas e desenhada por Sal Buscema, com artefinal de Frank Giacoia. Edição sem acontecimentos importantes, usada mais para contar a origem do Pantera Negra.
Avengers087B.jpg

Os Vingadores estão descansando na sala de sua Mansão, conversando sobre acontecimentos recentes. A coisa começa a ficar descontraída e o Homem de Ferro percebe que o Pantera Negra está tristonho. O Pantera revela que o motivo é saudades de sua terra, na África. Antes que os demais vingadores comecem a reclamar de suas tristezas pessoais, a Feiticeira Escarlate incita o herói negro a contar mais sobre sua nação. Então todos ouvem a origem do Pantera Negra.


GaleriaAzulCp.jpg

GaleriaIronMan036.jpg

Arte de Bob Layton
Matéria publicada originalmente em:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark
 
Ahhh tá.... Agora sim posso dizer sem resalvas:

WTF?! (3)

rsrsrsrsrs.... Bem meu amigo... O que é isso? Isso é o Diário de Tony Stark aqui em Valinor. E vamos a mais uma edição:

IronMan037A.jpg

IRON MAN 37
(Maio de de 1971)

A história "In This Hour Of Earthdoom" foi escrita por Gerry Conway e desenhada por Don Heck, com artefinal de Jim Mooney. No Brasil, esta história foi publicada na revista Heróis da TV número 22, pela Editora Abril, com o nome de A Luta Pela Vida. O que parecia ser apenas um robô gigante, se torna uma invasão alienígena.
Homem de Ferro consegue se levantar e cambaleira para um beco. Conseguindo tirar a armadura, Tony Star milagrosamente chega ao próprio carro, mas desmaia devido ao estado frágil de seu coração (ele havia feito um transplante a pouco tempo). Quem o encontre desmaiado no carro é o cintista e seu funcionário Kevin O'Brien. Stark pede que não o leve para o hospital, mas para a Mansão dos Vingadores.
Na mansão, Stark, que não pde se mover muito, pede que Kevin pegue algo em um armário que pode salvá-lo. Kevin se surpreende quando vê que se trata da armadura do Homem de Ferro. Stark revela a Kevin que ele é o Homem de Ferro e pede que o ajude com a placa peitoral, antiga parte da armadura que lhe dava suporte cardíaco antes do transplante.
IronMan037B.jpg

O alienígena por trás da invasão de robôs, rapta Marianne, amiga de Tony, pois a acha semelhante com sua companheira, morta a meio século atrás. De repente, o Homem de Ferro surge para resgatar a garota. No meio da luta, Homem de Ferro retira um capacete do alienígena e esse cai morto no chão, porque esse capacete era um experimento de imortalidade, e os anos que permaneceu intocável pelo tempo lhe cobra o merecido.
Como saldo final, além das lamúrias de sempre, Stark acaba a história com um Kevin pasmo por saber que o patrão é o Homem de Ferro e Marianne já não tem certeza se Tony é uma boa companhia. Afinal ele fugiu em uma hora de perigo, deixando-a pra trás. Aos olhos da moça ele é um vilão. Aos olhos de Stark, ser o Homem de Ferro implica nesses sacrifícios.


Avengers088A.jpg

AVENGERS 88
(Maio de de 1971)

A história "The Summons of Psyklop" foi escrita por Roy Thomas e Harlan Ellison, desenhada por Sal Buscema, com artefinal de Jim Mooney. No Brasil, esta história foi publicada na revista O Incrível Hulk número 19, pela Editora Abril, com o nome de O Despertar de Psyklop. Outro crossover entre revistas, ou seja, uma saga que começa na revista mensal de um personagem e continua na revista de outro, depois de outro... e de outro... Aqui no Brasil, essa saga ficou conhecida como a Saga de Jarella e tinha ligações mais imediatas com o Hulk.
Avengers088B.jpg

Os Vingadores partem para Louisianna, para investigar uma ameaça originada em cultos vudu. No meio dos pântanos, realmente algo estranho deve estar acontecendo, pois encontram enormes monstros alienígenas vagando por eles. Coincidentemente, encontram o vilão Psyclops tentando reduzir o tamanho do Hulk para sequestrá-lo e usá-lo para seus experimentos.
Acontece que os heróis e vilão começam a lutar, esquecendo o tal raio redutor sobre o Hulk. Resultado? Quando deram por percebido, o coitado do gigante verde foi reduzido a nível molecular. Psyclops aproveita a surpresa de todos e, com o mesmo raio (multi-uso esse raio), os teleporta para uma estação de metrô em Nova Iorque.


GaleriaAzulCp.jpg

GaleriaIronMan037.jpg

Arte de Bob Layton

Matéria publicada originalmente em:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark
 
IronMan038A.jpg

IRON MAN 38
(Junho de de 1971)

A história "When Calls Jonah...!" foi escrita por Gerry Conway e desenhada por George Tuska, com artefinal de Mike Esposito. Algumas vezes, um escritor de quadrinhos pode ter uma história pra contar que não é exatamente feita para o estilo de super-heróis. Mesmo assim, como assume a responsabilidade de escrever mensalmente histórias de um determinado personagem, o jeito é adaptar a idéia ao universo ao qual pertence. É o que, de certa forma, acontece nessa bizarra história. Na verdade, um típico conto policial onde o Homem de Ferro foi inserido.
As Indústrias Stark recebem um peculiar candidato a uma vaga na empresa. Trata-se de Frankie Majors, um ex-presidiário que é um homem brilhante, mas tem toda uma história de infância pobre no Harlem, lado a lado com a criminalidade (que culminou com a sua prisão). Tony Stark, sabendo que, apesar da vida bandida, Majors foi preso por um homicídio que não cometeu, além de dar-lhe uma chance de se reintegrar a sociedade, decide investigar o caso... como Homem de Ferro.
Vestido a armadura, encontra os gangsteres culpados pela prisão de Majors. No entanto, não pode fazer muito sem as devidas provas, além do que também invadiu a propriedade dos safados (afinal, o bom gangster anda sempre com a lei na ponta da língua...). Além disso, depois do ataque cardíaco das últimas edições, Stark está enfraquecido dentro da armadura (tanto que voltou a usar a antiga placa peitoral)
IronMan038B.jpg

Majors se mostra um funcionário dedicado e até está namorando uma boa moça (integração total). Uma noite, quando saía das Indústrias Stark, é abordado pelos bandidos. Foi tão rápido que Stark não tem tempo de vestir a armadura e parte pra cima, levando um tiro no ombro. Major decide pedir demissão dias depois, mas Stark, apesar de não poder impedir, não se conforma com a situação. Afinal, ele é o Homem de Ferro... já enfrentou ameaças piores. Como não defender um inocente de simples bandidos?
Novamente vestindo a armadura (e com uma absurda tipóia no braço), o herói encontra Majors discutindo com os bandidos. Vê agora que houve um motivo maior para sua demissão. Eles pegaram sua namorada. Mesmo assim, os dois ludibriam os bandidos e salvam a moça. Majors diz que irá voltar ao trabalh no dia seguinte.
Homem de Ferro consegue se levantar e cambaleira para um beco. Conseguindo tirar a armadura, Tony Star milagrosamente chega ao próprio carro, mas desmaia devido ao estado frágil de seu coração (ele havia feito um transplante a pouco tempo). Quem o encontre desmaiado no carro é o cintista e seu funcionário Kevin O'Brien. Stark pede que não o leve para o hospital, mas para a Mansão dos Vingadores.
Na mansão, Stark, que não pde se mover muito, pede que Kevin pegue algo em um armário que pode salvá-lo. Kevin se surpreende quando vê que se trata da armadura do Homem de Ferro. Stark revela a Kevin que ele é o Homem de Ferro e pede que o ajude com a placa peitoral, antiga parte da armadura que lhe dava suporte cardíaco antes do transplante.


GaleriaAzulCp.jpg

GaleriaIronMan038.jpg

Arte de Bob Layton
Matéria publicada originalmente em:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark
 
IronMan039A.jpg

IRON MAN 39
(Julho de de 1971)

A história "A Twist of Memory... A Turn Of Mind!" foi escrita por Gerry Conway e desenhada por Herb Trimpe. No Brasil, esta história foi publicada na revista Homem de Ferro número 3, da editora GEA. Já que o Mandarim está morto (sei...), o jeito é usar outro vilão oriental: o Dragão Branco, personagem usado pouquíssimas vezes pela editora. Os desenhos de Trimpe estão diferentes de seu traço mais conhecido nas páginas do Hulk (onde, inclusive, criou o persongem Wolverine. Conhece?). Dá a impressão de ter arte final de Marie Severin.
Tony Stark sai do hospital, onde foi visitar o ainda debilitado Jasper Sitwell, com a consciência pesada por ter sido indiretamente culpado pelo estado do agente (aliás, Sitwell é o nerd supremo, mesmo... só isso explica como alguém pode ficar inconsciente numa cama de hospital e ainda assim continuar com óculos!!!). Filosofando dentro do seu carro sobre os últimos acontecimentos, percebe tarde demais uma fumaça surgindo no interior do veículo. Acaba perdendo a direção e caindo dentro de um rio. No fundo, inconsciente, é abordado por mergulhadores que o levam a um estranho submarino. Lá, ainda meio zonzo, é abordado pelo vilão oriental Dragão Branco. Sem poder se defender, é submetido a um estranho equipamento que lhe faz lavagem cerebral.
IronMan039B.jpg

Stark reaparece em seu escritório. Kevin O'Brien estranha como seu patrão está faltando a alguns compromissos. Com uma estranha dor de cabeça, mostra um estranho projeto em que está trabalhando. Kevin não estranha o fato mais do que a intromissão de um estranho "alfaiate oriental" que entra na sala.
Sobrevoando a cidade como Homem de Ferro, a dor de cabeça de Stark o desestabiliza. O Dragão Branco, que não sabe que o herói e o industrial (que está controlando) são a mesma pessoa, acha que ele foi mandado para capturá-lo e envia seus asseclas para abate-lo. Tonto, o Homem de Ferro é derrotado, mas é salvo pelos Vingadores que aparecem respondendo a um inconsciente chamado do herói.
Incorformado com a derrota, o vilão utiliza do artefato cerebral que implantou em Stark e acaba derrubando-o quando esse ainda voltava para as Indústrias Stark ainda como Homem de Ferro. Kevin O'Brien (que sabe a identidade do herói) o encontra... e o vilão, que não é tão burro afinal, também descobre esse segredo.
Continua...
GaleriaAzulCp.jpg

GaleriaIronMan039.jpg

<i>Arte de Bob Layton</i>
Matéria publicada originalmente em:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark
 
IronMan040A.jpg

IRON MAN 40
(Agosto de de 1971)


A história "Night Walk!" foi escrita por Gerry Conway e desenhada por George Tuska, com arte final de Jim Mooney. O coadjuvante Kevin O'Brien começa a tomar mais e mais importância nas histórias do Homem de Ferro.

Stark, com a cabeça estourando de dor devido a lavagem cerebral do Dragão Branco, está delirando diante do sempre fiel empregado Kevin O'Brien. Pra piorar a situação, o industrial, mesmo se recuperando mas ainda cambaleante, leva um esporro de Nick Fury por faltar a seus compromissos.

Tentando se lembrar de alguma coisa, parte em busca de respostas. O Dragão Branco, ao notar sua aproximação (se bem que o herói nem fazia idéia de quem o onde o vilão estava) manda seus asseclas o atacarem. Grande erro. Pois é aí que Stark começa, aos poucos a se lembrar de que foi atacado e teve sua mente fuçada. Agora, com a memória reforçada, consegue atacar o submarino do Dragão, que está dentro de um rio.

IronMan040B.jpg


Mais perigoso do que o Dragão Branco, porém, é sua aparentemente indefesa consorte, Princesa Shara-Le, que não pensa duas vezes em explodir Manhattan com um aparato nuclear (mulherzinha casca-grossa...). Antes, porém (e os vilões sempre se ferram nos "Antes, porém"...), o Dragão e a Princesa decidem mostrar que a destruição começou pelas fábricas das Indústrias Stark, matando todos os amigos e funcionários de Stark (já que eles sabiam a identidade secreta do herói). Homem de Ferro, desesperado, voa para suas empresas afim de tentar salvar o que restou. O Dragão, desonrado por seus planos não terem saído como previsto, decide cometer suicídio e explode o submarino (levando a Princesa casca-grossa consigo).

Ao chegar nas Indústrias Stark, o Homem de Ferro se surpreendo ao ver tudo nos seus devidos lugares. Tudo não passou de uma imagem, criada por Kevin O'Brien quando este encontrou a câmera espiã do vilão dentro do escritório de Stark, para ludibriar o vilão.


GaleriaAzulCp.jpg

GaleriaIronMan040.jpg

Arte de Bob Layton

Matéria publicada originalmente em:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark
 
Embora seja muito legal sabermos sobre a história do Ironman, seria mais legal você postar uma história por vez pra gente ir discutindo, tipo, com um intervalo generoso entre cada post.
Uma dica pra você que eu tenho certeza que tá bem intencionado e acha que não há problema em postar desse jeito:
Delete quase todos os seus posts e mude o rumo dele para apenas comentar certas revistas, já que isso daqui não é pra ser um anexo do seu blog, ao menos acho eu.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo