• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Diário De Tony Stark

Embora seja muito legal sabermos sobre a história do Ironman, seria mais legal você postar uma história por vez pra gente ir discutindo, tipo, com um intervalo generoso entre cada post.
Uma dica pra você que eu tenho certeza que tá bem intencionado e acha que não há problema em postar desse jeito:
Delete quase todos os seus posts e mude o rumo dele para apenas comentar certas revistas, já que isso daqui não é pra ser um anexo do seu blog, ao menos acho eu.

Na verdade, o espírito da coisa é que este seja o Diário de Tony Stark, ou seja, com posts díarios (quando possível). Os comentários dos outros usuários surgem conforme o andamento das histórias. Isso torna, de certa forma, o acompanhamento mais interativo. Afinal, temos muuuuita história por vir e esperamos chegar ao final (dias atuais)

E a intenção não é ser um anexo do blog, mas uma extensão dele. E matérias sobre os criadores também surgirão em breve.

Agora, um novo capítulo:
IronMan041A.jpg

IRON MAN 41
(Setembro de de 1971)

A história "The Claws of The Slasher!" foi escrita por Gerry Conway e desenhada por George Tuska, com arte final de Jim Mooney. Festa estranha, com gente esquisita. O tal Slasher anunciado na capa não é a criatura bizonha que nele aparece. O chifrudo (entenda-se por chifres aqueles tentáculos) é Demetrius, parceiro do tal Slasher. Enfim... demonstradas as tais confusões, vamos a história.

Tony Stark viaja com Marianne Rodgers para Washington afim de responder a comissão de senadores sobre falhas que estão havendo em equipamentos que suas indústrias comercializam para o governo. Na verdade, não só as dele, mas de outros empresários também.
IronMan041B.jpg


Assim que seu avião pousa, um exemplo dessas falhas acontece diante dos olhos do casal. O prédio do Departamento de Defesa começa a ruir do nada. Stark veste a armadura e consegue salvar os civis que começam a cair. O esforço, devido a seu coração fraco, o faz ficar cambaleante. Ele pede ajuda a Marianne que fica dando faniquito e se recusa a dar apoio (na verdade, a garota tem poderes sensoriais e isso, junto com a paixão desenfreada que sente por Stark, está deixando ela com "pobremas"). Fora a garota, o herói encontra uma alma bondosa que o ajuda.

Na reunião do Senado, um novo atentado. Stark veste e armadura novamente e encontra dois terroristas: Slasher (que tem mãos de aço e dispara raios) e Demetrius (que tem poderes mentais). No meio da batalha, a cabeça de Demetrius começa a crescer e sair tentáculos deles. Até Slasher fica surpreso. A criatura só recua quando Marianne chega perto do local e seus poderes latentes causam interferência.

Os terroristas são presos e a moça desmaia.

Avengers092A.jpg

AVENGERS 92
(Setembro de de 1971)

A história "All Things Must End!" foi escrita por Roy Thomas e desenhada por Sal Buscema, com arte final de George Roussos. No Brasil, esta história foi publicada no primeiro volume da série Os Maiores Clássicos dos Vingadores, pela editora Panini. O começo da saga que ficou conhecida como a Guerar Kree-Skrull. Apesar do auge da saga ser o traço revolucionário do desenhista Neal Adams, aqui quem cuida das páginas é Sal Buscema. Mesmo assim, o artista dá dinamismo e mostra que estava a altura dessa clássica história.
Avengers092B.jpg

Homem de Ferro, Capitão América e Thor aparecem apenas na última página para desfazer o grupo Vingadores (formados por Feiticeira Escarlate, Visão, Mercúrio e Golias) após caírem na impopularidade por defenderem o Capitão Marvel (não o Shazam, mas o alienígena criado como personagem da editora Marvel), em plena euforia xenofóbica-alienígena.
Clássico.

GaleriaAzulCp.jpg

GaleriaIronMan041.jpg

Arte de Bob Layton
Matéria publicada originalmente em:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark
 
IronMan042A.jpg

IRON MAN 42
(Outubro de de 1971)

A história "When Demons Wail" foi escrita por Gerry Conway e desenhada por George Tuska, com arte final de Frank Giacoia. Uma aventura pseudomística do Homem de Ferro. Nem mesmo a capa condiz com o conteúdo. Não se engane pensando que a nova vilão é essa tal de Demon Queen, porque é outra mulher que é centro da aventura, com outro enfoque e tão estranho quanto toda a história.
Depois da última aventura, Tony Stark ainda está em Washington afim de esclarecer seus problemas com o Senado. Ele acorda de um terrível pesadelo, bem como sua consorte, Marianne Rodgers, que está cada vez mais preocupada com suas visões e premonições.
IronMan042B.jpg

O Homem de Ferro vai até o Capitólio se encontrar com Ben Crandel, outro industrial que está sendo vítima de sabotagens e, coincidentemente, foi amigo de faculdade de Tony Stark. Para surpresa de ambos, o senador McJavit (pivô das acusações) aparece com soldados para prenderem o Homem de Ferro, alegando que o herói, por salvar o mundo do seu jeito, é um anarquista.
O herói se deixa prender e até se comporta para ver até onde a palhaçada vai (permite isso, já que prisão nenhuma seguraria o poder da armadura). Dentro da cela ele é acometido por uma espécie de visão, onde vê Marianne ser capturada por um estranho vilão. Desesperado, destrói a cela e parte em defesa da moça. Por um portal luminoso, vai parar em uma dimensão mais parecida com o Inferno, onde o tal vilão, de posse de Marianne em transe, apresenta-se como Mikas, the Soulfather. Além de superforça, o vilão dispara rajadas e controla hordas de demônios. Apesar do Homem de Ferro dar o máximo da armadura, ele acaba se esgotando e desmaiando diante de uma Marianne enfeitiçada por Mikas.
Continua...

Avengers093A.jpg

AVENGERS 93
(Outubro de de 1971)

A história "This Beachhead Earth" foi escrita por Roy Thomas e desenhada por Neal Adams, com arte final de Tom Palmer. No Brasil, esta história foi publica na revista Heróis da TV número 44, da editora Abril com o nome Viagem Ao Centro do Andróide, e no primeiro especial de Os Maiores Clássicos dos Vingadores, pela editora Panini, com o nome de Cabeça de Ponte Terra. Classicaço! Um número especial anunciando uma nova fase na revista dos Vingadores, marcada por quase 50% a mais de páginas e os espetaculares desenhos de Neal Adams. Inesquecível.
O Visão chega cambaleante e desmaia diante do Homem de Ferro, Capitão América e Thor. O trio assiste a incursão do Homem Formiga (que visitava o grupo) dentro do corpo do andróide para "consertá-lo". Quando se recupera, Visão conta que o grupo foi desfeito pelos três Vingadores presentes (então descobrindo que eram impostores) e que os heróis remanescentes foram capturados pelo... Quarteto Fantástico.
Avengers093B.jpg

Partindo para o resgate, os heróis chegam bem a tempo de descobrir que o Quarteto também não passava de um bando de impostores, formados pelos transmorfos alienígenas conhecidos como skrulls. Eles lutam com o falso Quarteto, sendo que o Homem de Ferro é derrotado pelas chamas do falso Tocha. Apesar de vencerem, o saldo final é negativo pois não conseguiram impedir o rapto do Capitão Marvel.
Continua...

GaleriaAzulCp.jpg

GaleriaIronMan043.jpg

Arte de Bob Layton
Matéria publicada originalmente em:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark
 
IronMan043A.jpg

IRON MAN 43
(Novembro de de 1971)

A história "Doomprayer" foi escrita por Gerry Conway e desenhada por George Tuska, com arte final de Jim Mooney. Conclusão da aventura pseudomística do Homem de Ferro. Apesar de aparentemente abusurda, o roteiro é mais pé no chão dessa vez, centrado no embate entre herói e vilão e os diálogos esclarecedores entre eles. A capa tem um layout que seria usado em todas as outras revistas da Marvel, com uma cena de impacto envolta em um requadro, separando o fundo de uma cor forte com o chamado em letras garrafais. Ficou bem conhecida nos anos 70.
IronMan043B.jpg

Homem de Ferro se encontra preso, pelo vilão Mika, no subterrâneo cheio de enxofre e vulcões (imitação de Inferno). Apesar de conseguir se soltar, o vilão dá mais trabalho do que imagina, avariando muito sua armadura. É revelado que o chefe de Mika é um andróide chamado Sr Kline, que também é usado nas histórias do Demolidor. Marianne que encontrava-se passiva diante da luta, sai do transe e decida ajudar do herói. Os dois são materializados em um palácio que aparenta se do vilão. Lá, além da ameaça do mesmo, o casal vislumbra guerreiros enorme e uma cobra gigante sob seus pés.
Numa tentativa desesperada de livrar a garota, Homem de Ferro dispara seu mais potente jato de raios repulsores, o que pifa a armadura de vez. Porém, a tentativa parece surtir efeito, uma vez que destrói todo o palácio e até Mika. Amparando o esgotado herói, Marianne vê a chegada de um homem com uma armadura verde, que os resgata dos escombros.

Avengers094A.jpg

AVENGERS 94
(Novembro de de 1971)

A história "More Than Inhuman!" foi escrita por Roy Thomas e desenhada por Neal Adams e John Buscema, com arte final de Tom Palmer. No Brasil, esta história foi publica na revista Heróis da TV número 47, da editora Abril com o nome Heróis Fora-da-Lei, e no primeiro especial de Os Maiores Clássicos dos Vingadores, pela editora Panini, com o nome de Mais do Que Inumano. Dobradinha de desenhistas perfeita, pois o traço de Buscema é tão impressionante quanto o de Neal Adams, mesmo porque a arte final de Tom Palmer casa bem com ambos. E a volta dos famigerados patins do Homem de Ferro, um clássico da tosqueira Stark.
Avengers094B.jpg

Capturado os alienígenas skrulls, os vingadores restantes descobrem que eles já havias sido exilados por Reed Richards (O Senhor Fantástico, líder do Quarteto Fantástico) anteriormente. O próprio Richards alerta sobre outros remanescentes.
O grupo é alertado discretamente por Nick Fury, mas eles entendem tarde demais que o Senador Craddock mandou prendê-los. Eis que o político louco usa os soldados de armadura conhecidos como Mandróides para capturar os heróis. A batalha segue meio que liderada pelo Homem de Ferro, já que esse, como Tony Stark, foi o inventor de tais armaduras (e ele se esforça para manter isso discretamente, uma vez que, nessa época sua identidade não era conhecida pelos seus companheiros).
Continua...

GaleriaAzulCp.jpg

GaleriaIronMan043b.jpg

Arte de Bob Layton

Matéria publicada originalmente em:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark
 
Antesmente,
ERRATA: A EDIÇÃO 94 DE AVENGERS, COMENTADA POR MIM ONTEM NÃO É DE NOVEMBRO DE 1971, MAS DE DEZEMBRO. INCLUSIVE, UMA IMPORTANTE NOTA: EM DEZEMBRO DE 1971, O HOMEM DE FERRO APARECEU APENAS NA REVISTA AVENGERS. O MOTIVO? O PERSONAGEM COMEÇOU A FICAR DESGASTADO E, PARA QUE SUA REVISTA NÃO FOSSE CANCELADA DE VEZ, A MARVEL DECIDIU TORNAR O TÍTULO BIMESTRAL OUTRAS DECISÕES EDITORIAIS SERÃO TOMADAS, COMO PODEREMOS VER ADIANTE. ENTÃO ACOMPANHE NÃO SÓ A LUTA DO HERÓI CONTRA OS SEUS INIMIGOS... MAS A LUTA DE UM PERSONAGEM CONTRA A EXTINÇÃO DE SUA REVISTA.

IronMan044A.jpg

IRON MAN 44
(Janeiro de 1972)


A história "Weep For a Lost Nightmare" foi escrita por Robert Kanigher e Gerry Conway e desenhada por George Tuska, com arte final de Vince Coletta. História escrita pelo criador da personagem Canário Negro (da DC Comics). Mais mudanças editoriais para salvar a revista do personagem do cancelamento. O número de páginas de suas aventuras foi reduzido quase pela metada, sendo que o restante do título apresentava histórias de outro personagem da Marvel (no caso dessa edição, divide espaço com o Homem Formiga). Feito a parte editoral, resta ao artistas responsáveis a tarefa de trazer novos leitores. Portanto, vamos a história...

Kevin O'Brien, utilizando a armadura verde que criou (mais tarde seria conhecido como O Guardião), leva um estropiado Homem de Ferro para a Mansão dos Vingadores. Após resolver um mal ententido como o Capitão América, consegue espaço e equipamento para tratar do herói.

IronMan044B.jpg


Tony Stark, muito ferido devido a última batalha, agora está preso em uma cadeira de rodas. Ele é atormentado por pesadelos onde encontra seu velho inimigo, Night Phantom. Esse pesadelo se torna realidade quando o vilão invade o apartamento de Stark. O industrial descobre que o ataque é arquitetado pelo misterioso Mister Kline (também responsável pelo ataque com o vilão Mika, na última edição).

Enquanto Night Phantom tenta atacar Marianne Rodgers, Stark consegue vestir a armadura. Com ela, consegue sustentação para sair da cadeira de rodas. Ao lutar com o vilão, descobre que esse, na verdade, é um andróide de Mister Kline.

Continua...



Avengers095A.jpg

AVENGERS 95
(Janeiro de de 1972)


A história "Something Inhuman This Way Comes..." foi escrita por Roy Thomas e desenhada por Neal Adams, com arte final de Tom Palmer. No Brasil, esta história foi publicada na revista Heróis da TV número 48, com o nome de Eis Que Surge Algo Inumano! E no primeiro especial de Os Maiores Clássicos dos Vingadores, pela editora Panini, com o nome de Algo Mais Que Inumano. O negócio é o seguinte.. este é mais um capítulo da saga Guerra Kree-Skrull (duas raças alienígenas do universo Marvel). Acontece que o povo conhecido como Inumanos, que aparecem nessa histórias, meio que foram criados pelos Krees. Daí a ligação entre os obscuros personagens e essa saga.

O Homem de Ferro consegue ludibriar o ataque dos soldados vestidos com armadura Mandróides. Afinal de contas, foi ele (Tony Stark) quem criou tais vestimentas. No meio da briga, aparece o inumano anfíbio conhecido como Triton. Ele pede ajuda pelo seu povo, que está sendo dominado pelo louco Maximus, enquanto seu primo, Raio Negro, o verdadeiro rei daquele povo, está desaparecido e amnésico em algum local da cidade.

Avengers095B.jpg


Há uma pequena discussão entre Homem de Ferro e Visão, já que o segundo prefere não dispersar a atenção, uma vez que eles têm que resgatar os outros Vingadores das mãos dos Skrulls (na verdade, Visão, apesar de ser um andróide, estava mais preocupado com a Feiticeira Escarlate, por quem sempre foi apaixonado). Decide-se dividir o grupo para que a ajuda seja mais eficiente e a situação se resolva logo. Capitão e Golias conseguem encontrar e resgatar o Raio Negro, e o resto do grupo parte para a cidade dos inumanos, Attilan, para tentar desativar a redoma de luz negra indestrutível que cobre o local. Essa redoma só é desfeita quando chega Raio Negro (a voz desse personagem é tão forte, que apenas um sussurro pode ter a força de várias ogivas nucleares).

Dentro da redoma Maximus está mais do que preparado para revidar e manter seu status. Mas os inumanos e os vingadores conseguem dominar a cidade e o vilão entra em um estado mental deplorável. No meio da confusão, um puxa-saco dos krees rapta o jovem Rick Jones (um simples jovem que sempre acompanha as aventuras dos amigos Vingadores). Ou seja, temos casos de raptos nos dois lados da guerra, sendo que os Vingadore tem mais do que motivos para se envolverem.

Continua...



GaleriaAzulCp.jpg

GaleriaIronMan044.jpg

Arte de Bob Layton

Matéria publicada originalmente em:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark
 
Avengers096A.jpg

AVENGERS 96
(Fevereiro de de 1972)

A história "The Andromeda Swarm!." foi escrita por Roy Thomas e desenhada por Neal Adams, com arte final de Tom Palmer. No Brasil, esta história foi publicada na revista Heróis da TV número 49, com o nome de A Batalha de Andrômeda, e no primeiro especial de Os Maiores Clássicos dos Vingadores, pela editora Panini, com o nome de Coração de Andrômeda. Capítulo da Guerra Kree-Skrull. Homem de Ferro indo onde nunca esteve antes! É a primeira vez que o personagem vai para o espaço.
Os vingadores (Homem de Ferro, Capitão América, Thor, Visão e Golias) encontram-se em uma base espacial da SHIELD, onde o seu diretor, Nick Fury, lhes fornece tecnologia para viajarem para o espaço atrás de seus companheiros de grupo (já que eles foram sequestrados pelos alienígenas krees e pelos skrulls). A situação é urgente e eles tem que agir rápido, não só para resgatar os amigos, mas porque Fury está ajudando escondido do governo (em especial do senador Craddock, que acusa o grupo de traição por ajudar o herói kree Capitão Marvel). A nave fornecida mostra-se capaz de ir muito além do que o homem já teria ido naquela época. Uma das explicações fantásticas é que o martelo de Thor está fornecendo energia extra para ela.
Avengers096B.jpg

No espaço, o grupo avista uma esquadra Skrull, que manda um batedor interceptá-los. Homem de Ferro, Thor e Visão são os únicos que podem sair no espaço sideral (respectivamente por usar uma armadura que fornece oxigênio, ser um deus asgardiano e ser um andróide) e invadem a nave batedora. Capitão América e Golias vestem uniformes adequados, mas o segundo, por falta do soro de Hank Pym que lhe permitia aumentar seu tamanho, permanece na nave.
Dentro da sala de comando, o grupo recebe uma mensagem visual do Imperador Kree, que lhes mostra o Capitão Marvel lhes construindo um aparato que lhes dará vantagem na guerra. O grupo não acredita que Marvel seja um traidor. Homem de Ferro lembra que é possível, uma vez que conhecem pouco sobre ele. Mas, na mesma mensagem (ao vivo!) é mostrado que Marvel monta uma emboscada e liberta Feiticeira Escarlate e Mercúrio (os vingadores sequestrados). O imperador, como emergência, manda seus asseclas executarem o plano Delta: outra nave rumo a Terra para destruí-la. Sobra pro Golias interceptar e invadir essa nave, com o pouco poder que lhe resta.
Continua...

GaleriaAzulCp.jpg

GaleriaIronMan044AVG96.jpg

Arte de Bob Layton
Matéria publicada originalmente em:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark
 
IronMan45A.jpg

IRON MAN 45
(Março de de 1972)


A história "Beneath the Armor, Beneath A Heart!" foi escrita por Gary Friedrich e desenhada por George Tuska, com arte final de VinceColletta. Apesar do título, agora bimestral, do Homem de Ferro aparentemente dividir espaço entre o personagem título e uma segunda história com outro personagem da Marvel, o novo roteirista Gary Friedrich conseguiu dar um ritmo movimentado a esta história, a ponto precisar da segunda parte da revista para não perder o pique. É mostrado, explicitamente, que Tony Stark conhece a identidade por trás do homem de armadura verde (aqui se autodenominando Guardião). Ou melhor dizendo... TODO MUNDO sabe, já que o cientista Kevin O'Brien não faz questão de esconder de ninguém, tirando a armadura em meio a uma reunião empresarial

Homem de Ferro tenta se levantar do golpe dado pelo robô Night Phantom. Marianne tenta reerguê-lo e ele pede que vá embora. Uma surpresa: ela diz saber que o Homem de Ferro e Tony Stark são a mesma pessoa. Tanto por seus poderes precognitivos e... bem... a moça não é besta e sabe observar as brechas que Stark dava (problemas cardíacos em ambos, por exemplo). O herói se recupera dos golpes e destrói o robô vilão.

Enquanto isso, uma reunião de diretoria na Stark decide expulsar seu presidente. Liderados por Simon Gilbert, a diretoria chega a conclusão que a falta de satisfações de Stark ao governo estão levando as Indústrias Stark a perder contratos. Tudo isso é acompanhado pelo misterioso Mister Kline, que também enviou o Night Phantom.

IronMan45Bjpg.jpg


Stark recebe um telegrama informando do desejo de sua diretoria, mas tenta dar a volta por cima, uma vez que consegue finalmente ficar a sós com Marianne. Inclusive, o relacionamento começa a ficar sério, já que ele a pede em casamento. Nesse exato momento romântico, chega Kevin O'Brien que se remói de ciúmes por guardar sua paixão pela garota do patrão (deve ser mal de empregado do Stark... lembram do Happy Hogan?).

Os poderes de Marianne dizem que há problemas nas Indústrias e Tony, que confia na intuição da garota, decide investigar. Acaba por encontrar uma revolta estudantil em frente a sua fábrica (claro que encomendada por quem queria lhe puxar o tapete...) e um burburinho em cima do Guardião, já que esse detonou um manifestante com um versão dos raios repulsores de Stark.

A situação começa a sair cada vez mais do controle, principalmente quando o Guardião, impulsionado mais pelo seu ciúme, luta contra o Homem de Ferro. Isso e os diretores traidores que ficam lhe tentando a derrubar Stark e o Homem de Ferro. Com a chegada da polícia, a situação fica cada vez mais tensa.

Continua...


GaleriaAzulCp.jpg

GaleriaIronMan045.jpg

Arte de Bob Layton


Matéria publicada originalmente em:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark
 
Avengers98A.jpg

AVENGERS 98
(Abril de de 1972)

A história "Let Slip The Dogs Of War!" foi escrita por Roy Thomas e desenhada por Barry Smith, com arte final de Sal Buscema. Preparando terreno para a centésima edição da revista dos Vingadores. Esta história se passa após a Guerra Kree-Skrull, que foi resolvida pela segunda célula do grupo. O Homem de Ferro estava com a outra metade do grupo que praticamente serviu de grupo de resgate e recepção. Aqui, a arte de Smith (também conhecido como Barry Windsor Smith) está com um traço mais característico pelo qual ficou conhecido.
Homem de Ferro participa de uma reunião após a Guerra Kree-Skrull, no qual estão debatendo sobre um problema que ficou no ar. Onde foi parar o Golias (Clint Barton)? Ele partiu sozinho para impedir que uma nave skrull destruísse a Terra e... bem... se eles estão reunidos alí, é porque ele obteve sucesso em sua tarefa. Mas... onde ele foi parar. Como sempre, quando a poeira abaixa, é o Homem de Ferro e Thor quem saem primeiro alegando que precisam cuidar de problemas particulares. Essa decisão talvez seja mais editorial do que característica dos personagens. Uma forma de mantê-los independentes em suas próprias revistas, mesmo pertencendo a um grupo de heróis. Se isso funcionou antes, aqui fica meio esquisito. Demonstram ter fé de que Clint irá aparecer logo, pois contam com suas habilidades. Pra não ficar tão forçado, afinal, é mostrado que os dois realmente estão preocupados e que vão tentar ajudar de alguma forma.
Avengers98B.jpg

Mais tarde, o Visão e Thor (que, estranhamente, não conseguiu voltar para Asgard) tentam contactar o Homem de Ferro para enfrentarem uma ameaça que está dominando a mente da população, incitando-a a vários conflitos (inclusive, pedindo para expulsarem os comunistas do país, nem que seja na base do conflito nuclear). O Homem de Ferro, no entanto, também está dominado por essa euforia. Ele ataca o Visão e diz que o mundo (em especial, pelas armas que Tony Stark cria) merece uma guerra. A luta entre o herói e o andróide termina com o segundo aparentemente levando a pior, o que tira Homem de Ferro de seu estado alterado (bem como as pessoas a sua volta, que também estavam dominadas).
Os dois chegam até o epicentro da bagunça, onde Capitão América, Feiticeira Escarlate e Mercúrio, mais uma multidão enfurecida, tentam linchar o Thor. O culpado de tudo, como observa o deus do trovão, é Ares, o deus da guerra, que está hipnotizando a população. Utilizando de uma estranha música incitadora, ele acaba dominando novamente o Homem de Ferro e esse ataca novamente o Visão, antes de partir pra cima de Thor. Junto a Feiticeira, eles conseguem separá-lo de seu martelo e começam a socá-lo... até que uma estranha flecha surge do nada e devolve o controle a Thor. O Visão termina o serviço, desmascarando o vilão e libertando a todos.
É mostrado de onde, ou melhor, de quem veio a flecha. Ninguém menos do que o próprio Clint Barton, que não mais utiliza o nome de Golias mas, com um novo uniforme, volta a usar o nome de Gavião Arqueiro. Junto a ele (que prefere dar explicações em outra ocasião), outro ex-vingador retorna de forma dramática: Hércules, cambaleante e pedindo ajuda para que a Terra e Asgard não sejam dominadas.
Continua...

GaleriaAzulCp.jpg

GaleriaIronMan045Avengers98.jpg

Arte de George Tuska

Matéria publicada originalmente em:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark
 
IronMan46A.jpg

IRON MAN 46
(Maio de de 1972)

A história "Beneath the Armor, Beneath A Heart!" foi escrita por Gary Friedrich e desenhada por George Tuska, com arte final de John Verpoorten. O herói finalmente recupera o espaço de sua própria revista, tendo todas as páginas dedicadas as suas aventuras. O finalista Verpoorten surpreende em algumas ocasiões, dando um acabamento especial para a regular arte de Tuska.
Após os eventos conflituosos da edição passada, Tony Stark relaxa no apartamento com sua namorada, Marianne Rodgers. Eles conversam sobre os últimos acontecimento e principalmente sobre o ciúme de Kevin O'Brien (que ama a moça) e seu descontrole na armadura que criou, chamando-se de Guardião. A conversa é interrompida por um telefonena, avisando que as coisas voltaram a esquentar nas Indústrias Stark. O industrial parte para o local e, atentendo a insistência da Marianne, a leva junto.
IronMan46B.jpg

O casal chega ao local e tenta conversar com Kevin, mas este está enlouquecido pelo ciúme e, com sua armadura, decidido a espancar os manifestantes que ameaçam incendiar as Indústrias Stark. O executivo Simon Gilber, que é quem vem incitando toda a situação, se vangloria da sinuca de bico em que Stark se encontra e acaba levando uma muqueta no meio da cara do patrão.
Stark veste a armadura e tenta conversar com os manifestantes, que estão bastante ocupados atacando o Guardião. Este, tentando impressionar Marianne, toma uma atitude mais agressiva e incita que os baderneiros devem ser punidos. Aproveitando que o Homem de Ferro discorda, começa uma briga de armadura entre os ex-amigos. Apesar do Homem de Ferro manter uma atitude defensiva, já que sente pena do ciúme insano de Kevin, fica em desvantagem quando seu oponente mostra-se disposto até mesmo a matá-lo. O Guardião entra em um aerotanque experimental para destruir o Homem de Ferro. O tanque acaba explodindo e Kevin morre. Simon Gilbert continua se vangloriando, vendo as vantagens dos acontecimentos a seu favor.
Continua...

Avengers99A.jpg

AVENGERS 99
(Maio de de 1972)

A história "...They First Make Mad!" foi escrita por Roy Thomas e desenhada por Barry Smith, com arte final de Tom Sutton. No Brasil, esta história foi publicada na revista Heróis da TV número 57, pela editora Abril, com o título de Três Mundos em Guerra. Roteiro sob medida para servir de prelúdio para a centésima edição de Avengers, e ainda poder explicar fatos desconhecidos, como a volta do Gavião Arqueiro. Homem de Ferro, como sempre, está de bobeira pela Mansão dos Vingadores quando a encrenca o persegue.
Avengers99B.jpg

O grupo está reunido em volta de um maquinário criado por Tony Stark (potencializado pelo martelo de Thor), que tenta trazer a memória de Hércules de volta. Aproveitando as tentativas, o Gavião Arqueiro explica como escapou da nave Skrull, pousou na Europa e se juntou a uma trupe de circo. Foi quando encontrou Hércules desmemoriado e trabalhando como o Homem Fortão do circo. Clint faz menção a ter tentado pedir ajuda do Homem de Ferro mas, nas Indústrias Stark, atendia um tal de Kevin O'Brien que acabou não passando o recado (menção aos eventos vistos na revista do Homem de Ferro).
De repente, no meio da Mansão, surgem dois gladiadores gregos, que são reconhecidos por Thor como Kratos e Bia, as personaficações de força e poder. Os dois lutam contra o grupo tentando raptar Hércules. Nem o poder de todos os heróis presentes são páreo para a dupla. No entanto, a intervenção do ousado Arqueiro, da Feiticeira Escarlate e do Visão faz com que ele partam.
O grupo, se recuperando e liderados por Thor, agora tem a missão de ir até o Olimpo e lutar contra a ameaça das entidades gregas, que ameaçam destruir a Terra.
Continua...

AmazingAdventures12A.jpg

AMAZING ADVENTURES 12
(Maio de de 1972)

A história "Iron Man: D.O.A." foi escrita por Steve Englehart e desenhada por Tom Sutton, com arte final de Mike Ploog. Esta revista era dedicada ao personagem Fera, dos X-Men, na fase em que ele se transformou, literalmente, em uma fera cheia de pelos. Mais um herói trágico da Marvel, fugindo até mesmo dos pupilos do Professor X. A arte de Sutton é marcada pelo forte estilo do artefinalista Ploog.
Tony Stark visita a Corporação Brand e conhece o brilhante cientista Hank McCoy. Apesar de simpático, McCoy demonstra estar incomodado e tem reações imprevisiveis e antisociais. Stark não perde tempo e faz um galanteio pra cima da assistente do cientista, Linda, mesmo na presença da namorada Marianne. Esta, usando seus poders precognitivos (e não por ciúme) diz que há alguma coisa errada por ali. De fato.
AmazingAdventures12B.jpg

A noite, Stark investiga vestindo a armadura de Homem de Ferro. É então que ele encontra uma criatura meio-homem, meio-animal, mas dotado de certa inteligência. Logo, os seguranças do local também chegam onde os dois estão lutando, acompanhados da assistente Linda. Apesar do Fera (ele chama a si mesmo por esse nome) parecer ser uma criatura civilizada, começa a ficar cada vez mais selvagem e ataca o Homem de Ferro com tamanha fúria que afeta até mesmo o coração do herói. Ao ver seu oponente desmaiado, o Fera, que é na verdade Hank McCoy, foge para a mata, num misto de medo e frustração pelo que se transformou

GaleriaAzulCp.jpg

GaleriaIronMan046.jpg

Arte de Gene Colan
Matéria publicada originalmente em:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark
 
IronMan47A.jpg

IRON MAN 47
(Junho de de 1972)

A história "Why Must There Be an Iron Man?" foi escrita por Roy Thomas (baseado no original de Stan Lee e Larry Lieber) e desenhada por Barry Smith, com arte final de Jim Mooney. A revista do Homem de Ferro volta a ser mensal. E nada melhor para comemorar do que ter uma equipe de peso recontando a história do latinha. Thomas e Smith estavam fazendo sucesso com a revista dos Vingadores e dão o ar da graça por aqui. Algumas pouca diferenças são notadas nessa recontada origem do personagem. O traço de Smith deixa a armadura cinza (original) parecendo mais leve do que deveria... Não que seja ruim, apenas diferente. Também fica mais evidente a explicação sobre o que é, afinal, o raio repulsor da armadura (magnetismo reverso em alta intensidade).
O Homem de Ferro comparece ao funeral de O'Brien (Guardião) e não é recebido muito bem, uma vez que é visto como culpado pela morte do empregado (que estava enlouquecido de ciúmes, uma vez que amava a mesma garota que Stark). A hostilidade (com direito a polícia intimando) leva o herói a repensar seu papel no mundo e se realmente vale a pena arriscar-se dentro de uma armadura.
Stark relembra como tudo começou. A invenção da força que formaria os raios repulsores. Sua viagem ao Vietnã e o acidente que colocou um estilhaço perigosamente perto de seu coração. Mesmo em situação debilitada, foi sequestrado por um tirano local e forçado a criar uma arma que daria vantagens a ele na guerra (lembrando que, na época da publicação dessa história, a Guerra do Vietnã estava mais selvagem e mais no auge do que quando o personagem surgiu).
IronMan47B.jpg

Junto com o Professor Yinsen, Stark cria a placa peitoral que evitava que o estilhaço atingisse seu coração. Junto com a placa, criaram a armadura que o tornaria conhecido como Homem de Ferro. Após a morte/sacrifício de Yinsen, Stark derrota o tirano e foge de seu cativeiro.
Voltando ao presente, Stark revê sua antiga armadura cinza que, mais tarde, foi pintada de dourado para deixar suas aparições menos sombrias. Lembrando de ameaças que já enfrentou (em especial, o executivo Simon Gilbert, que vêm lhe dando dor de cabeça dentro de sua própria indústria), chega a conclusão que o mundo realmente precisa de heróis como ele.
Final poético. Homenagem sincera da dupla Thomas e Smith, que fizeram essa história com ar de quem admira e realmente quer salvar a revista do personagem do cancelamento. Nesse sentido, missão mais que cumprida.

Avengers100A.jpg

AVENGERS 100
(Junho de de 1972)

A história "Whatever Gods There Be" foi escrita por Roy Thomas e desenhada por Barry Smith, com arte final de Joe Sinnot. No Brasil, esta história foi publicada na revista Heróis da TV número 57, pela editora Abril, com o título de O Destino dos Deuses. É a centésima edição da revista dos Vingadores. E, como deve imaginar, essa edição tem mais páginas, pois merece uma história especial. Ledo engano. Ela tem o mesmo número de páginas das edições passadas. Bom... então a história tem que ser muito especial, com ação do começo ao fim, mostrando uma batalha épica entre heróis e vilões? Quase. Na verdade, metade da revista é dedicada a flashback. Bom... então essa centésima edição, com esse monte de limitações, foi um fiasco? Errou de novo! Por incrível que pareça, Roy Thomas conseguiu deixar interessante o embate final contra os vilões, tornando um corte na ação (o tal flashback, explicando o que está acontecendo) meio que um trampolim para a ação. Prova de que não é necessária uma megalosaga para apresentar uma boa história.
Vários vingadores, inclusive membros reservas e outros já esquecidos (o Hulk por exemplo, não dava as caras no grupo a muito tempo), se reúnem na Inglaterra, onde o Cavaleiro Negro explica que sua espada ébano foi roubada e foi parar nas mãos do deus da guerra, Ares. Tudo, na verdade, foi planejado pela deusa asgardiana Encantor, que ajuda Ares a conquistar o Olimpo, transformando os deuses em estátuas de vidro (nem Zeus foi poupado). O próximo passo da dupla é dominar Asgard, cortando caminho pela Terra.
Avengers100B.jpg

Os Vingadores se dividem em dois grupos, um para enfrentar o problema no Olimpo e outro na Terra. Homem de Ferro vai junto com o grupo do Olimpo que é formado por ele, Thor, Hulk, Visão e Cavaleiro Negro. Nosso amigo de armadura não se dá muito bem nessa aventura, já que é alvejado por um centauro assim que chega ao Olimpo e desaba de tal forma que sua armadura fica toda detonada. Quando finalmente consegue se recuperar (após todas as batalhas terem sido resolvidas e os Vingadores saírem vitoriosos), Homem de Ferro chega mancando, todo extropiado e pedindo para ninguém perguntar o que aconteceu (frase que é relembrada por Thor, a um guarda londrino, quando esse pergunta o que houve ali.
Épico emocionante.

GaleriaAzulCp.jpg

GaleriaIronMan047.jpg

Arte de Bob Layton
Matéria publicada originalmente em:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark
 
IronMan48A.jpg

IRON MAN 48
(Julho de de 1972)

A história "The Fury and The Inferno!" foi escrita por Mike Firedrich (nenhuma relação com Gary Friedrich) e desenhada por George Tuska, com arte final de Vince Coletta. Uma interessante revisão sobre um vilão clássico do Homem de Ferro: Inferno (Firebrand). Sem a necessidade de mudar o uniforme do mesmo (como é comum em revisões desse tipo), mas lhe dando um motivo a mais para odiar o herói. Talvez seja o vilão com motivo mais pessoal para destruir o Homem de Ferro até então. Ponto positivo para o novo roteirista (que irá se firmar após um entra e sai de escritores) Mike Friedrich.
Tony Stark chega puto no sua empresa, doido para dar aquele esporro nos traíras que pertencem a sua diretoria. Mesmo diante da fúria do patrão, Simon Gilbert não perde a pose e peita Stark para que se mantenha no controle das Indústrias. Stark, então, decide jogar de acordo as regras que eles mesmos definiram. Sugere uma votação para recolocá-lo no lugar de seu direito: o dono e inventor de todas as empresas Stark. Mas diz isso de uma forma que os traíras dão pra trás e até Simon fica se borrando.
Nem relaxar o coitado do Stark pode. Em uma festa formal, o papo entre ricaços é que ele só vem fazendo besteiras e levando sua firma a falência. Puto, sai cantando pneu e, mesmo sendo alertado por Marianne, acaba levando uma multa por excesso de velocidade. É quando recebe um chamado de sua fábrica em Bay City, dizendo que o vilão Inferno está atacando as instalações. Veste a armadura ali mesmo e parte atrás da ameaça.
IronMan48B.jpg

Em Bay City, descobre o furioso Inferno destruindo tudo que encontra pelo caminho. Mais do que isso. Percebe que a capacidade que o uniforme do vilão tem em gerar chamas está mais potente do que da última vez em que se encotraram. Tanto que até consegue dar pane nos seus raios repulsores. Homem de Ferro tenta ganhar distância e tempo para consertar seu arsenal. No útlimo instante, os repulsores voltam a funcionar e ele atinge o ombro do vilão.
No meio da batalha, Simon Gilbert sai das sobras correndo. Ele acaba de acionar explosivos para destruir tudo. Mas se dá mal na fuga e despenca de um andar avarido pela batalha dos dois, ficando preso entre os escombros. Estranhamente, Inferno tenciona salvar Gilbert, mas é impedido pelo Homem de Ferro, que diz não haver mais tempo. Realmente, a fábrica explode logo a seguir. Inferno, ainda agindo estranho, ataca o herói com fúria total. Homem de Ferro, com a armadura quase derretida pelo calor do vilão, consegue chegar perto e destruir o uniforme.
Quado a polícia chega para levar Inferno, o vilão revela o motivo de suas estranhas atitudes. Ele queria salvar Gilbert, porque o corrupto era... seu pai! Cria-se, então, mais um (forte) motivo para que Inferno jure vingança contra o Homem de Ferro.

Avengers101A.jpg

AVENGERS 101
(Julho de de 1972)

A história "Five Dooms To Save Tomorrow" foi adaptada por Roy Thomas, a partir de um conto do escritor Harlan Ellison, e desenhada por Rich Buckler, com arte final de Dan Adkins. No Brasil, esta história foi publicada na revista Heróis da TV número 59, pela editora Abril, com o título de Cinco Vidas Para Salvar O Amanhã. Uma história além da ingenuidade da década passada, com um tom e uma mensagem mais sombria do que estamos acostumados a ver em uma aventura da Marvel. Isso devido a incursão de um escritor que não era exatamente desse meio, Harlan Elisson, mais afeito a contos de ficção cientíica (o que, convenhamos, em uma época que gritava alerta contra um holocausto nuclear (Guerra Fria), não apresentava motivos para ser otimista). Os desenhos de Buckler surpreendem nessa edição, tentando chegar ao brilhantismo de Neal Adams. A esta altura (na verdade, a algumas edições passadas... eu que não citei... sorry), o Homem de Ferro está mais do que de volta ao grupo, sendo tratado até como subtítulo, na capa, como integrante do triunvirato principal do grupo: Thor! Capitão América! Homem de Ferro!
Numa história mais parecida com um aventura do Professor Pardal (personagem da Disney), os vingadores participam de um evento onde campeões de xadrez irão enfrentar um supercomputador criado por Tony Stark. Um dos participantes, mais ranzinza e pertencente a uma nação estrangeira, sofre um misterioso ataque cardíaco durante a partida. Misterioso porque não aconteceu de causas naturais.
De fato, assim que o doutor Donald Blake (identidade secreta do Thor) entra na sala, ele confirma que o homem foi envenenado por uma toxina produzida por aborígenes de Foz do Iguaçu, no interior do Brasil (Sim! É essa Foz do Iguaçu mesmo que você está pensando! Sim, neste Brasil mesmo! Mas... aborígenes????? Enfim...). A encrenca é que a morte do enxadrezista pode trazer consequências como um incidente internacional.
Avengers101B.jpg

Mais tarde, os vingadores encontram o Capitão América socorrendo o Visão do ataque de um estranho homem brilhante (literalmente brilhante), que pode estar ligado a morte do jogador e some diante dos olhos dos heróis. Assim que desaparesce, o grupo tem uma visão (inclusive O Visão... ah! Eu tinha que dizer isso) revelando que o homem foi recrutado pelo Vigia para destruir cinco mentes brilhantes pela Terra, para impedir uma futura catástrofe nuclear. A missão dos heróis é impedir que tais assassinatos ocorram.
Homem de Ferro permanece no laboratório do grupo, até que Mercúrio e Feiticeira Escarlate (que tentaram salvar uma das vítimas) aparecem com o homem brilhante desmaiado). Nisso, cria um elmo que irá drenar toda a força do "vilão". Nem ele sabe como ou porque criou aquilo, até que, ao usá-lo, o Vigia aparece explicando que foi outra de suas intromissões. A verdadeira ameaça era o tal homem brilhante e os Vingadores foram alertados sobre os assassinatos (de mentirinha) para que esgotassem sua energia e, assim, ele não se tornaria uma ameaça no futuro. Mesmo parecendo um pobre coitado, o homem tinha um poder latente que se tornaria um grande problema para humanidade. Ele então é eliminado (tipo, apagado da existência de forma indolor) pelo Vigia.
Final com gosto de dever cumprido (apesar de manipulado) pelo grupo... Mas um gosto meio amargo, em um tom sombrio.

GaleriaAzulCp.jpg

GaleriaIronMan048.jpg

Arte de Bob Layton
 
IronMan49A.jpg

IRON MAN 49
(Agosto de de 1972)

A história "...There Lurks The Adaptoid" foi escrita por Mike Firedrich e desenhada por George Tuska, com arte final de Vince Colletta. No Brasil, esta história foi publicada na revista Heróis da TV número 57, publicada pela Editora Abril, com o nome de O Macabro Adaptóide. Iniciando (ou ainda se ajustando) uma nova fase na vida do Homem de Ferro, depois de derrubar de vez o corrupto Simon Gilbert da diretoria das Indústrias Stark.
Tony Stark é recepcionado com alegria por seus funcionários, uma vez que está retomando as rédeas de sua empresa. Em seu escritório, entra a chorosa Marianne Rodgers alertando-o sore perigos futuros que seus poderes captaram. Nessas "visões" ela pode ver um estranho vilão metálico atacando o herói e ele caindo em uma tina de ácido. Ainda chorando, os poderes da garota recebem outro alerta, dessa vez vindo do momento presente: a sede dos Vingadores está sendo invadida. Stark veste a armadura e parte para investigar.
IronMan49B.jpg

Chegando ao local, o Homem de Ferro não demora a encontrar o invasor: o andróide Adaptóide, que imita e combina o poder de todos os Vingadores. O intento da criatura era esconder-se ali a espera do Capitão América, já que foi derrotado por ele em sua última aparição. Segue uma batalha que não é nada fácil para o herói já que, sozinho, tem que enfrentar os poderes de todos os seus companheiros em um único vilão. Mesmo assim ele, consegue soterrar o andróide e impedir que esse mate seu amigo Capitão.
Debilitado, o Homem de Ferro cambaleia para Marianne. Nesse momento, a criatura de sua visão futura aparece e a moça, para impedir que seu amado sofra o que havia previsto, parte com ele em um facho de luz. O herói, fraco, não consegue impedir sua partida.
Continua...

Avengers102A.jpg

AVENGERS 102
(Agosto de de 1972)

A história "What To Do Till The Sentinels Come!" foi escrita por Roy Thomas (baseado em uma idéia de Chris Claremont) e desenhada por Rich Buckler, com arte final de Joe Sinnot. No Brasil, esta história foi publicada na revista Heróis da TV número 60, pela editora Abril, com o título de Meu Ódio Será Sua Herança. Os desenhos de Buckler não chegam a ser algo como os desenhos de Neal Adams ou de John Buscema, mas dão o impacto necesário quando o roteiro requer um "algo mais". Por falar em roteiro, a presença dos Sentinelas marca uma discreta colaboração do escritor Chris Claremont, famoso por ser reponsável pelo sucesso do grupo X-Men.
Pela TV, os Vingadores ficam sabendo de um estranho acontecimento vindo da órbita do Sol, captado pela estação espacial Starcore. Mercúrio tem um mal pressentimento a respeito dessa ameaça.
Avengers102B.jpg

Os temores de Mercúrio são justificados quando sua irmã, a Feiticeira Escarlate, vai passear no parque e é raptada por um gigantesco robô. Alertados pelo Visão, os outro vingadores tentam livrar sua companheira. Mas o robô se adapta ao poder dos heróis e acaba fugindo com a heroína. Mercúrio explica que aquele é um dos Sentinelas, robôs criados para caçar mutantes (como ele, sua irmã, os X-Men..). Eles haviam sido lançados no centro do Sol mas, de alguma forma, consiguiram retornar a Terra. Mercúrio fica transtornado com o rapto da irmã e o restante do grupo parte para o resgate.
Continua...

GaleriaAzulCp.jpg

GaleriaIronMan049.jpg

Arte de Bob Layton

Matéria publicada originalmente em:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark
 
IronMan50A.jpg

IRON MAN 50
(Setembro de de 1972)

A história "Deathplay!" foi escrita por Mike Firedrich e desenhada por George Tuska, com arte final de Vince Colletta. Friedrich tenta montar uma estrutura diferente (mesmo que discreta) para esta história, dividindo-a em cenas e numerando-as no decorrer dos acontecimentos.
Homem de Ferro só tem mais alguns minutos para recarregar sua placa peitoral, já que Marianne fugiu em disparada, deixando-o enfraquecido no chão de seus aposentos. Ele consegue tirar a armadura aos poucos e se conectar a uma tomas (é... fazia tempo que não víamos esse momento pitoresco). O mordomo Jarvis entra no local e encontra seu patrão, Tony Stark, se trocando. Ele acha estranho que partes da armadura do Homem de Ferro estão espalhadas pela casa. Stark lembra Jarvis de que o herói também é seu funcionário e que foi ele quem criou a armadura. Nessa época, Stark ainda mantinha sua identidade em segredo de todos. Dos Vingadores até o seu fiel mordomo.
IronMan50B.jpg

Mais tarde, em meio a uma entrevista para a TV, Stark é atacado pela cobra da vilã Princesa Piton. Ele consegue disparar uma rajada elétrica de um dispositivo em seu cinto, livrando-se do animal e vestindo a armadura. Segue-se uma perseguição dentro das instalações das Indústrias Stark, onde o herói acaba por jogar a cobra dentro de uma tina de ácido. A Princisa tenta se matar, após ver seu bichinho de estimação morrer, mas o herói consegue salvá-la, quase caindo ele mesmo na tina. Na verdade, o fato de estar tão próximo de tanto ácido, só confirma as premonições de Marianne, que alertavam sobre o Homem de Ferro morrer caindo no meio desse líquido. E desse perigo, o herói ainda não está livre.
Continua...
Avengers103A.jpg

AVENGERS 103
(Setembro de de 1972)

A história "The Sentinels Are Alive And Well!" foi escrita por Roy Thomas e desenhada por Rich Buckler, com arte final de Joe Sinnot. Rusgas e mais rusgas dentro dos Vingadores. Principalmente entre a diferença de opiniões de (quem diria...) Homem de Ferro e Capitão América.
Homem de Ferro, Thor, Capitão América, Gavião Arqueiro e Visão estão reunidos para estudar o que são os tais robôs Sentinelas, que raptaram sua companheira Feiticeira Escarlate. Capitão quer logo partir para o ataque/busca (mesmo sem saber por onde começar), enquanto o Homem de Ferro bate de frente e prefere obter dados mais seguros sobre o que estão enfrentando e onde atacar (mesmo que, também, não saiba por onde começar). O fato é que Mercúrio, irmão de Feiticeira e revoltado com a morosidade do grupo (fácil falar quando se é um velocista) não está presente na reunião, na qual poderia ser de vital importância, já que conhece os robôs sequestradores de mutantes.
Avengers103B.jpg

Nem mesmo Nick Fury, com as informações da agência governamental SHIELD, pode ajudar muito no caso, além de informar que uma ameaça maior está se desenrolando. Homem de Ferro contacta Peter Corbeau, responsável pela estação espacial Starcore, que confirma essa ameaça, que não é pequena: tem a ver com explosões solares, o que terminaria com a vida na Terra. Sol, inclusive, de onde os Sentinelas apareceram. Pelo menos, a fonte de problema é identificada como vinda do deserto australiano. Tendo onde começar a busca, e devido a urgência da situação, Homem de Ferro pede que Thor use seu martelo para "turninar" o jato dos Vingadores.
Ao chegarem na Austrália, a nave explode. Os Vingadores escapam para avistar um grande monte, mais parecido com um grande formigueiro. Ao chegarem mais perto, descobrem que ali é o esconderijo dos Sentinelas, que começam a atacá-los. Os robôs, conforme programados, se adaptam rapidamente aos poderes dos heróis. Homem de Ferro, por exemplo, ganha uma pequena vantagem, já que nunca encontrou-os e as rajadas de sua armadura ainda não foram assimiladas... por pouco tempo, já que ele se adaptam desde a primeira rajada.
Continua...
AmazingAdventures14A.jpg

AMAZING ADVENTURES 14
(Setembro de de 1972)

A história "The Vampire Machine" foi escrita por Steve Englehart e desenhada por Tom Sutton, com arte final de Jim Mooney. Pequena participação do Homem de Ferro na revista que apresentava aventuras do herói mutante Fera (aquele mesmo, dos X-Men). Importante passo para o personagem peludo e seu futuro fora do grupo de Charles Xavier.
Fera tem uma atitude mais do que nobre ao procurar o Homem de Ferro para tentar desfazer o mal-ententido do encontro anterior com o herói. O problema é que o mutante decidiu fazer isso justamente no meio de um campo de teste de armas da Stark, desviando de vários misseis e outros cacarecos bélicos inventados pelo industrial. Apesar do perigo, Homem de Ferro se surpreende com a agilidade do Fera.
AmazingAdventures14B.jpg

Assustado com a presença e a aparência do mutante, um dos guardas locais atira nele, mesmo sob protestos do Homem de Ferro. Graças a seu fator de cura, Fera recupera-se rapidamente. O mais importante, no entanto, foi que os dois se reconciliaram e o Homem de Ferro admirou tanto a atitude quanto as habilidades desse estranho herói. Essa amizade ainda renderá boas reviravoltas no futuro.
GaleriaAzulCp.jpg

GaleriaIronMan050.jpg

Arte de Bob Layton, sobre traço de Jack Kirby
Matéria publicada originalmente em:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark
 
IronMan51A.jpg

IRON MAN 51
(Outubro de de 1972)

A história "Now Stalks The Cyborg-Sinister!" foi escrita por Mike Firedrich e desenhada por George Tuska, com arte final de Vince Colletta. No Brasil esta história foi pubicada na revista Heróis da TV número 58, pela Editora Abril, em abril de 1984, com o nome de Premonição Macabra. História com cara de final de saga e realmente há o diferencial do herói estar agindo realmente como herói, sem lamúrias, sem arrependimentos, só vontade de agir.
O herói acordou inspirado! De cara evita uma catástrofe vinda do lançamento de um foguete e, ao mesmo tempo, evita um assalto. Mas a adrenalina está mais presente do que se possa imaginar. Stark já está farto do modo misterioso que sua namorada, Marianne Rodgers, vem agindo (na verdade, ela está atormentada pelas visões que teve sobre a morte do herói). Chegando ao apartamento, ele lhe dá uma chacoalhada e um basta naquilo tudo. Chega ao extremo de dizer que ela possivelmente seja apenas mais um peixe em seu oceano (de mulherada... herói cafajeste é issaê!).
IronMan51B.jpg

Assim que a moça sai, ele recebe uma ligação dizendo que sua fábrica está sendo atacada (de novo... alguém da segurança vai rodar...). Já que está com sangue quente, veste a armadura e parte pra dar porrada, seja lá em quem for. Isola a área e até tira Marianne do caminho (que ainda estava indo embora). Do local onde é deixada, ela vê a tina de ácido de suas visões e alerta o herói. Como ele já está de saco cheio da conversa dela, nem dá muita bola pro fato. Segue-se então um quadro a quadro com a moça observando como as suas previsões se concretizarão.
O que o Homem de Ferro tem que enfrentar, afinal, é um vilão que se autoentitula Ciborgue Sinistro. O herói nota uma semelhança entre essa criatura e o vilão Adaptóide (de fato, o ciborgue foi feito a partir do vilão que se adapta a qualquer poder). Os jatos de suas botas falham, forçando-o a usar seus patins (só forçando mesmo pra usar aquela tosquice). Apesar de tudo o levar ao final que a previsão de Marianne captou, a tal tina de ácido lhe dá uma idéia e ele joga o produto no ciborgue (provando, consequentemente, que o poder da garota não é tão exato assim).
O ciborgue derrete totalmente e o Homem de Ferro pode observar o lançamento de um novo satélite. Marianne se afasta, perdendo um pouco da fé em seu poder.

Avengers104A.jpg

AVENGERS 104
(Outubro de de 1972)

A história "With a Bang... And Whimper!" foi escrita por Roy Thomas e desenhada por Rich Buckler, com arte final de Joe Sinnott. Outro classicaço dos Vingadores, marcando a despedida do roteirista (e, nessa época, promovido a principal editor da Marvel) Roy Thomas. Ele ainda voltaria ocasionalmente, mas é o fim de uma bela fase (inclusive com a saída do também compentente desenhista Buckler). E o mais curioso é que os vilões são os conhecidos robôs caçadores de mutantes Sentinelas (comuns nas histórias dos X-Men). Uma história importante para a mitologia desses robozões também, já que ocorre a morte de Larry Trask, filho de Bolivar Trask, criador deles.
Os Vingadores ainda tentam entrar na montanha/esconderijo dos Sentinelas, mas tem dificuldades em passar por um deles, uma vez que o mesmo se adapta a seus poderes. Só conseguem devido a intervenção do Visão que desmaterializa e atravessa esse guardião destruindo sua parte mecânica. Percebem, ao entrar na montanha, que o local é bem maior do que parece, indo muitos metros abaixo do solo. Logo são recepcionados por mais Sentinelas e tentam atacá-los mais rápido do que o poder de adaptação deles possa funcionar.
Surpreendentemente, os robôs têm um líder. Um Sentinela que se entitula Número Dois. Ele explica que o intento daquele grupo é acabar de vez com a ameaça mutante, utilizando o poder da Feiticeira Escarlate para potencializar um raio que causará uma explosão solar. O problema é que tal plano não só vai acabar com os mutantes, mas com toda a vida na Terra. Bom... Número Dois está pouco se lixando pra esse detalhe.
Avengers104B.jpg

O poder de Número Dois é, obviamente, maior que o de seus companheiros. Mas os Vingadores só escapam devido a intervenção da Feiticeira Escarlate que foi liberta graças a ajuda do Visão (que, na época, começava a arrastar sua asinha pra cima da vingadora). Larry Trask, que havia sido levado até o local pelo vingador Mercúrio, intervém ligando uma aparelhagem que deixa Número Dois brilhando. O estranho é que esse brilho identifica quem é mutante. Mas... como pode um robô ser mutante? A explicação é que Número Dois, ao ser lançado com seus compadres no Sol, de alguma forma se alterou a ponto de livrá-los da extinção. Adaptou-se tanto que adquiriu até certa personalidade e poderes. Ou seja, mudou... Mudou a ponto de ser considerado um mutante. Seus companheiros, caçadores de mutantes (lembra?) entendem isso e acabam com seu líder.
A extinção de Número Dois causa uma desativação em cadeia entre os Sentinelas e eles começam a desabar. Um deles cai em cima de Larry Trask e o esmaga feito uma barata. Os Vingadores deixam o local como se ali fosse uma tumba dos Sentinelas.

CaptainAmerica154A.jpg

CAPTAIN AMERICA 154
(Outubro de de 1972)

A história "The Falcon Fights Alone!" foi escrita por Steve Englehart e desenhada por Sal Buscema, com arte final de John Verpoorten. Uma aventura protagonizada pelo herói Falcão, onde ele luta sozinho contra um falso Capitão América e um falso Bucky. Falso em termos, pois a dupla acredita serem os verdadeiros heróis... mesmo sendo psicopatas e racistas.
CaptainAmerica154B.jpg

O Homem de Ferro só aparece no finalzinho (apesar da capa dizer o contrário, pois denota mais ação do que realmente há), em um momento relax ao lado de seus companheiros vingadores Feiticeira Escarlate e Gavião Arqueiro (se é que "relaxar" se aplica a ficar sentado em uma poltrona dentro daquela armadura). É quando recebem a vistia de um aflito Falcão, alertando sobre a falsa dupla de heróis e seu intento em encontrar o verdadeiro Capitão América (Steve Rogers).
Infelizmente, por um vascilo de Jarvis, o falso Capitão não só descobriu onde Steve se encontra (curtindo umas férias com Sharon Carter), como também já sabe que foi descoberto pelos Vingadores. O grupo chega a sala de vídeo tarde demais. Ele já partiu em sua busca psicopata.
Continua...

GaleriaAzulCp.jpg

GaleriaIronMan051Teste2.jpg

Arte de Bob Layton
Matéria publicada originalmente em:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark
 
IronMan52A.jpg

IRON MAN 52
(Novembro de de 1972)

A história "Raga: Son Of Fire!" foi escrita por Mike Firedrich e desenhada por George Tuska, com arte final de Vince Colletta. Uma história que uma verdadeira ode a vida de solteiro! Stark curte a vida adoidado já que não está mais amarrado a Marianne Rodgers. É o primeiro caso em que o herói não perde um amor de forma dramática ou que o deixe pra baixo. Muito pelo contrário. Há uma sensação de alívio no ar, graças ao fora que ele deu na garota na última edição.
Após as falhas da armadura na última edição, quando enfrentou o Ciborgue Sinistro, Stark deixa os raios repulsores mais potentes e faz alguns testes para tentar sanar possíveis e futuros problemas com seu equipamento. Próximo passo, curtir um merecido descanso longe de suas indústrias, já que está livre para ir e vir sem nenhuma namorada fixa a tiracolo. Passeios, jogos, baladas e mulherada como só Stark sabe curtir.
IronMan52B.jpg

Maaaas... trata-se do Homem de Ferro. E ser um herói significa ter sempre algum problema rondando. Stark bem sabe disso, tanto que leva sempre sua maleta com a armadura em qualquer lugar onde esteja.
Dito e feito! Do hotel onde está instalado, ele vê fumaça nas montanhas que o cerca e decide averiguar. Dá de cara com uma espécie de sociedade alternativa de hippies malucos. Não iria se meter a não ser por um detalhe: uma moça está amarrada de forma pouco confortável nesse acampamento. Quando intervém, os hippies o atacam... sem muitos danos, é claro. Até que um deles parece ter um diferencial: seu toque pode queimar qualquer coisa.. até a armadura! Inclusive, o esquentadinho parece ser o líder do grupo. Ele consegue se defender do vilão (que se entitúla Raga) e liberta a moça. Isso só traz mais fúria do hippie, que extravasa na forma de muito calor liberado por suas mãos... Tanto que consegue produzir lava, afugentando todo o acampamento e prendendo o Homem de Ferro perigosamento ao chão.
Continua...
Avengers105A.jpg

AVENGERS 105
(Novembro de de 1972)

A história "In The Beginning Was... The World Within!" foi escrita por Steve Englehart e desenhada por John Buscema, com arte final de Jim Mooney. Na estréia do novo escritor dos Vingadores, o grupo de heróis enfrenta o bando de mutantes selvagens criados pelo vilão Magneto nas páginas da revista dos X-Men. Tudo isso procurando uma pista sobre o paradeiro do herói Mercúrio, que sumiu na Austrália, ao tentar salvar sua irmã das mãos robóticas dos Sentinelas.
A Feiticeira Escarlate está fula! Nem o Homem de Ferro e o Gavião Arqueiro conseguem aplacar a fúria da heroína, que está nervosa pelo sumiço de seu irmão Mercúrio. E quando essa mulher fica brava... é melhor deixar ela quieta. A dupla vai recepcionar o Pantera, que agora se chama Pantera Negra. É quando a Feiticeira, que ficou monitorando nos computadores dos Vingadores, alerta sobre o sumiço de cientistas na Terra do Fogo.
O grupo parte para o local e lá descobre que as vítimas podem estar atrás de uma caverna que foi soterrada. Gavião Arqueiro tenta abrir a entrada com sua flecha explosiva, mas só causa mais desmoronamento. Sobra para o Homem de Ferro (agora com repulsores mais poderosos) destruir as rochas que caem e ainda abrir caminho. O grupo é recepcionado por mutantes da Terra Selvagem (uma floresta tropical conservada no meio da região polar), mas Thor espanta-os com certa facilidade.
Avengers105B.jpg

Guiados por Pantera Negra (acostumado a andar em selva fechada), os vingadores encontram os escombros da base de Magneto, desde que o vilão enfrentou os X-Men e o Homem Aranha em seu último encontro. Mais mutantes aparecem para enfrentar o grupo. Homem de Ferro fica com vertigens graças aos poderes do mutante Equilibrius, mas logo começam a ganhar vantagem na batalha. Quando Lorelei, mutante com capacidade de hipnotizar qualquer criatura do sexo masculino com sua voz, domina o grupo... é o herói Visão quem consegue revidar, uma vez que ele é um andróide.
De volta a Mansão dos Vingadores, Feiticeira Escarlate tem um bate-boca com Visão quando este fica imparcial ao encontrarem novas pistas do paradeiro de Mercúrio. O grupo parte novamente em sua busca, deixando um Visão pensativo para trás.
GaleriaAzulCp.jpg

GaleriaIronMan052.jpg

Arte de Bob Layton

Matéria publicada originalmente em:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark
 
IronMan53A.jpg

IRON MAN 53
(Dezembro de de 1972)

A história "The Black Lama!" foi escrita por Mike Firedrich e desenhada por George Tuska (e desenhos adicionais de Jim Starlin), com arte final de Vince Colletta. Como o próprio Homem de Ferro bem observa, nesta edição ele enfrenta um problema mais típico das aventuras do Doutor Estranho. Ou seja, é muito misticismo para um personagem acostumado a tecnologia. Enfim... O desenhista Jim Starlin, em começo de carreira, dá uma força desenhando três páginas dessa edição.
Homem de Ferro ainda consegue escapar da lava derretida criada pelo vilão Raga. Mas o problema maior é que essa mesma lava está escorrendo para um vilarejo do sul da Califórnia (onde Stark TENTOU tirar férias). A armadura não conseguiria deter a lava, muito menos seus repulsores. Resta ao herói usar os mesmos repulsores para derrubar parte de um morro e desviar a lava para o oceano. O movimento dá certo.
IronMan53B.jpg

Ao retornar para a batalha, Homem de Ferro encontra outro (novo) vilão: o Black Lama, que parece ser o mestre de Raga. Nada do que o herói faz consegue atingir Lama. Homem de Ferro e Raga lutam dando o máximo de seus respectivos poderes, até que Black Lama transfere a luta para o plano astral, onde os sentimentos dão a impressão de que o oponente aumentou de tamanho, tornando-se um gigante. O primeiro a usufruir dessa vantagem é Raga. Isso até um civil entrar no meio da briga (um integrante da "sociedade alternativa" onde Raga presidia) e é ferido pelo vilão. Isso é suficiente para que Homem de Ferro também aumente seu tamanho (no plano astral) e derrote Raga.
Diante da derrota do pupilo, Black Lama parte. Raga, desesperado pela partida de seu mestre e pela vindoura surra do Homem de Ferro que se aproxima, acaba se descontrolando e causando um pequeno terremoto com seus poderes. Com isso, o vilão e derrotado pelo seu próprio poder, já que é esmagado por um deslisamento de terra.
Avengers106A.jpg

AVENGERS 106
(Dezembro de de 1972)

A história "A Traitor Stalks Among Us!" foi escrita por Steve Englehart e desenhada por Rich Buckler e George Tuska, com arte final de Dave Cockrum. Os vingadores continuam a procurar pelo Mercúrio, tornando a situação um tanto quanto surreal, uma vez que eles partem nessa busca sem nenhuma pista. Ou quando, muito, com pistas que em nada lembram o paradeiro do herói.
Homem de Ferro, Feiticeira Escarlate, Pantera Negra e Gavião Arqueiro chegam a um beco abandonado. De repente o chão desaba sob os pés do Gavião. O outros integrantes entram no local escuro atrás de seu companheiro. O primeiro a achar o Gavião é o Pantera Negra, que é surpreendentemente atacado por ele. Segue-se uma espécie de blecaute. Quando a luz volta, Gavião Arqueiro está confuso e quem ataca o Pantera é o Homem de Ferro. Novo blecaute e agora quem ataca o grupo é o próprio Pantera.
Avengers106B.jpg

Esse vai e vem, com os heróis parecendo estar possuídos, continua até ficarem completamente confusos. Até que o verdadeiro vilão se revela: trata-se do Fantasma do Espaço, alieníegena capaz de assumir a forma de qualquer criatura, mandando o copiado para o limbo interdimensional.O Fantasma usa um raio paralisante para prender os quatro, quando aparece outro vilão que está mancomunado com ele: o Ceifador
Continua...

GaleriaAzulCp.jpg

GaleriaIronMan053.jpg

Arte de Bob Layton
Matéria publicada originalmente em:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark
 
IronMan54A.jpg

IRON MAN 54
(Janeiro de 1973)

A história "Sub-Mariner: Target For Death!" foi escrita por Mike Firedrich (a partir de uma idéia de Bill Everett) e desenhada por George Tuska, com arte final de Vince Colletta. Primeira aparição da personagem que seria conhecida como Serpente da Lua, aqui chamada de Madame MacEvil (e se você acha o nome ridículo, imagina que no final ainda comparam a coitada, que é careca, com o ator igualmente careca Yul Brinner!!!)
IronMan54B.jpg

Homem de Ferro tem sua armadura estranhamente controlada por uma força desconhecida. Tony Stark, então, se encontra preso dentro de sua armadura fora de controle. Diante dessa situação ele ainda é obrigado a lutar com Namor, o Príncipe Submarino. A batalha é tão ferrenha, que nem ele tem tempo de explicar o que está acontecendo (como se soubesse), nem Namor tem chance de entender o ataque.
O herói cansa de lutar para se livrar do controle e faz o inverso, de certa forma sobrecarregando esse controle. Mas a luta entre os dois chegou a tal ponto, que ele tenta um último golpe para ganhar tempo e distância de Namor, que está fulo e jura vingança no próximo encontro (pffff... esses dois se socam toda vez que se encontram, sendo que o cúmulo dessa regra acontece aqui, já que lutam sem querer lutar).
Avengers107A2.jpg

AVENGERS 107
(Janeiro de de 1973)

A história "The Masterplan of the Space Phantom!" foi escrita por Steve Englehart e desenhada por Jim Starlin e George Tuska, com arte final de Dave Cockrum. Além de mostrar a união dos vilões Fantasma do Espaço e Ceifador, o roteiro também mostra a intersecção entre os acontecimentos ocorridos com o Capitão América e qual a ligação que eles têm com os planos dos dois.
Avengers107B2.jpg

Uma história onde o Homem de Ferro fica literalmente parado... preso pelo raio antigravitacional do Fantasma do Espaço, juntamente com seus outros companheiros vingadores Pantera Negra, Feiticeira Escarlate e Gavião Arqueiro. De resto, só podem observar o desenrolar do plano dos vilões, que inclui capturar os outros vingadores e o Ceifador convencer o Visão a unir-se a eles.
Continua...

GaleriaAzulCp.jpg

GaleriaIronMan054.jpg

Arte de Bob Layton, sobre desenho de Gene Colan
Matéria publicada originalmente em:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark
 
IronMan55A.jpg

IRON MAN 55
(Fevereiro de 1973)

A história "Beware the... Blood Brothers!" foi escrita e desenhada por Jim Starlin (auxiliado pelo roteiro de Mike Friedrich), com arte final de Mike Esposito. É e não é a primeira aparição do supervilão Thanos. É, porque é a primeira vez que o personagem é visto. Não é, porque, nesta história, o que aparece é um robô com a forma de Thanos. De qualquer forma, é aqui em Jim Starlin começa a escrever suas sagas cósmicas (meio que uma resposta da Marvel ao Quarto Mundo, publicado pelo desenhista Jack Kirby, na editora concorrente DC Comics).
Em meio a uma reunião de negócios, Tony Stark é contactado mentalmente pelo alienígena Drax, o Destruidor. Mas o alerta chega um tanto quanto tarde, já que o herói é atacado e sequestrado pela dupla de trogloditas espaciais conhecidos como Blood Brothers.
IronMan55B.jpg

Levado ao deserto, Homem de Ferro tem conhecimento da existência de uma raça alienígena que vive em Titã, uma das luas de Saturno. Lá, Mentor teve dois filhos, conhecidos como Eros (mais tarde, este personagem seria conhecido como Starfox) e Thanos. Thanos nasceu para ser vilão e foi banido por fabricar armas destruidoras na pacífica Titã. Mas, não contente com sua condição, cruzou as galáxias reunindo a pior escória de alienígenas afim de conquistar o universo. Para detê-lo, Mentor e Kronos criaram Drax, o Destruidor, afim de que ele destruísse Thanos. Ao encontrá-lo, no entanto, foi capturado e contatou o Homem de Ferro mentalmente para que pudesse libertá-lo.
Chegando ao deserto, Homem de Ferro une-se a Drax e conhece o poderoso Thanos. Novamente ele luta contra os Blood Brothers, dessa vez auxiliado por Drax. A dupla de heróis descobre que Thanos, na verdade, é um andróide e que este irá destruir a base onde se encontram. Escapando da explosão, Homem de Ferro e Drax se despedem com a certeza de que ainda se encontrarão... uma vez que a ameaça de Thanos ainda está vagando pelo espaço.
Avengers108A.jpg

AVENGERS 108
(Fevereiro de de 1973)

A história "Check... and Mate!" foi escrita por Steve Englehart e desenhada por Don Heck, com arte final de Dave Cockrum e Joe Sinnott. Meio que virou uma tradição... toda vez que há uma briga pra valer entre vingadores e algum grupo de vilões, o Homem de Ferro é o primeiro a ser posto fora de combate. Seria porque é o primeiro a partir pra cima (vulgo "ir com muita sede ao pote")? Englehart continua desenvolvendo Visão e Feiticeira Escarlate, em subtramas separadas que servem, também, para desenvolver o estranho romance entre os dois.
Os vingadores presos pelo raio do Fantasma do Espaço são resgatados pelo Visão e Capitão América. Ele partem em busca do Fantasma mas dão de cara com o Ceifador e uma horda de agentes da Hydra (que estão hipnotizados pelo Fantasma). Existe uma rusga entre os dois vilões, uma vez que o Ceifador insistiu tanto em convencer que o Visão é seu irmão e acaba ele mesmo acreditando nisso. De fato, o andróide usa os padrões mentais de Magnum que, de fato, era seu irmão, morto em uma história passada dos Vingadores.
Homem de Ferro é abatido logo no início da batalha, mas se recupera para dar um safanões no Ceifador. Usando uma arma sônica, o Fantasma do Espaço recupera o controle da situação e prende todo mundo de novo. Ele nota a ausência da Feiticeira Escarlate e decide capturá-la, pois ela pode ter ido buscar Thor, contra o quem os poderes do vilão são inúteis (ele pode mimetizar apenas seres humanos; Thor é asgardiano).
Avengers108B.jpg

Fantasma do Espaço retorna trazendo, além da Feiticeira, o mordomo Jarvis e Rick Jones (que estavam na Mansão dos Vingadores). Rick tenta fazer alguma coisa para ajudar o grupo de heróis mas é alvejado. Quando o Fantasma tenta mimetizar o jovem (mandando sua contraparte para a dimensão conhecida como Limbo)... Rick troca de corpo com o Capitão Marvel, já que os dois trocam de espaço entre onde Rick está e a Zona Negativa. Com isso, o Fantasma fica preso no Limbo e Rick a salvo na Zona Negativa.O Capitão Marvel liberta os Vingadores, que prendem os agentes da Hydra e o Ceifador, que está indefeso já que suas armas foram destruídas.
Voltando a Mansão, a Feiticeira Escarlate lembra que seu irmão Mercúrio ainda está desaparescido (a busca por ele levou o grupo a essa aventura). O Visão, que diz entender o que é perder um irmão (lição que aprendeu ao ser defendido pelo Ceifador), conforta a Feiticeira e promete ajudá-la... dando mais um passo no relacionamento desse casal.
GaleriaAzulCp.jpg

GaleriaIronMan055.jpg

Arte de Bob Layton, sobre desenho de Jack Kirby
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark
 
IronMan56A.jpg

IRON MAN 56
(Março de 1973)


A história "Rasputin's Revenge!" foi escrita por Steve Gerber e desenhada por Jim Starlin, com arte final de Mike Esposito. Esta história foi publicada no Brasil na revista Capitão América número 34, pela Editora Abril, com o título de O Demônio de Pedra. História despretensiosa bem ao estilo do escritor de Steve Gerber, afeito a contos bizarros de horror (sem apelar para sangue e tripas, mas no estilão dos quadrinhos de terror dos anos 50). Starlin ainda está de passagem pelo título, provando que seu trabalho foi bem aceito, o que lhe serve de trampolim para seus projetos mais pessoais (e cósmicos).

Tony Stark passeia pelo Central Park, onde está havendo a inauguração de uma estátua feita por um escultor de vanguarda. Segundo o artista, sua obra é uma alegoria a toda maldade humana: um enorme demônio de pedra que ele chama de Fangor! Paralelamente, um estranho velhinho passeia pelo parque dizendo ser um poderoso feiticeiro chamado Rasputin. Atrapalhado, ninguém dá muita trela para o picareta.

IronMan56B.jpg


Após quase ser eletrocutado pelas câmeras que filmavam a inauguração da estátua, o atrapalhado Rasputin, não se sabe se devido ao choque, adquire realmente poderes suficientes para dar vida ao demônio de pedra. Acontece que ele só se ferra e fica no caminho do Homem de Ferro (Stark, que vestiu a armadura assim que percebeu a ameaça), quando o herói foi arremessado pelo monstro. O cajado de Rasputin se parte com o impacto e ele perde o controle da criatura. Resta ao Homem de Ferro deter o monstro, o que consegue atirando-lhe um solução congelante e o deixando quebradiço o bastante para ser destruído. O herói custa a acreditar que aquela absurda aventura tenha sido um ataque de seus costumeiros inimigos.

Avengers109A.jpg

AVENGERS 109
(Março de de 1973)


A história "The Measure Of A Man!" foi escrita por Steve Englehart e desenhada por Don Heck, com arte final de Frank McLaughlin. No Brasil, esta história foi publicada na revista Heróis da TV número 63, pela editora Abril, com o nome de O Discípulo do Terror. Homem de Ferro sendo coadjuvante do triângulo amoroso Feiticeira Escarlate / Visão / Gavião Arqueiro.

Homem de Ferro se surpreende com a animação da Feiticeira Escarlate. Apesar de seu irmão Mercúrio ainda continua desaparescido, ela esta contente pelo Visão ter se unido na busca. Na verdade, está é feliz por, de certa forma, estar sendo finalmente correspondida pelo andróide. Mas nem tudo são flores... Quem saiu perdendo com esta história foi o Gavião Arqueiro, ex da Feiticeira... que decide deixar os Vingadores para treinar o estranho e gigante milionário conhecido como Campeão.

Avengers109B.jpg


A Feiticeira Escarlate acha o tom da carta do Gavião um tanto quanto estranha e decide reunir os Vingadores para investigar essa nova ocupação. Chegam a ilha do milionário em tempo de salvar a vida do ex-companheiro, que foi traído pelo Campeão assim que ele foi treinado na arte do arco e flecha. O vilão não tem apenas uma força e tamanho descomunais, também conta com um exército particular e uma infinidade de badulaques tecnológicos (inclusive um campo de força capaz de deter o martelo de Thor!). Os heróis mais poderosos da Terra vão sendo derrotados um a um. Quem salva o dia é justamente o Gavião, que mostra ser o arqueiro mais rápido do universo ao atingir o arco do Campeão.

Mesmo esclarecendo as mágoas quanto ao novo casal de Vingadores, o herói arqueiro decide agir sozinho daqui pra frente.

GaleriaAzulCp.jpg

GaleriaIronMan056.jpg

Arte de Bob Layton

ESTA POSTAGEM É DEDICADA AO ROTEIRISTA STEVE GERBER (1947-2008).

Matéria publicada originalmente em:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark
 
IronMan57A.jpg

IRON MAN 57
(Abril de 1973)


A história "Strike!" foi escrita por Steve Gerber e desenhada por George Tuska, com arte final de Mike Esposito e Frank Giacoia. Pra quem gosta de pancadaria, esta edição é um prato cheio. Muuuuuuuuuuuuuuita porrada entre Homem de Ferro e seu arquiinimigo, Mandarim.

As Indústrias Stark são alvo de um protesto contra o próprio Tony Stark, que está sendo acusado de vender sergredos federais para os comunistas (ranço da guerra fria). A fofoca se propaga graças a panfletagem de um misterioso homem conhecido por Gene Khan. No meio da confusão que reaparece pedindo emprego é Pepper Potts que, claro, consegue o cargo de secretária imediatamente.

IronMan57B.jpg


Stark decide investigar o tal Khan e, logo de cara, descobre que o mesmo é ninguém menos que seu até então desaparescido arquiinimigo, o Mandarim! Não há muita surpresa por parte de herói em revê-lo (já que ele era dado como morto), já que haviam lhe avisado que o vilão estava vivo e enfrentara o grupo Inumanos. Nesse meio tempo, inclusive, o Mandarim ocupou-se em deixar seus anéis mais potentes do que nunca.

Segue-se um festival de pancadaria, com o Homem de Ferro se defendendo de cada ataque do Mandarim, lembrando que um golpe do vilão é tão preciso a ponto de ser capaz de destruir a armadura do herói. A batalha tem um pequeno intervalo, onde o Mandarim apresenta seu ás na manga: o vilão Unicórnio!

Continua...

Avengers110A.jpg

AVENGERS 110
(Abril de de 1973)


A história "...And Now Magneto!" foi escrita por Steve Englehart e desenhada por Don Heck, com arte final de Frank Giacoia e Mike Esposito. Mais um passo no desenvolvimento do romance entre Feiticeira Escarlate e Visão, mostrando os problemas que vêm junto com qualquer relacionament, algo que o Homem de Ferro conhece muito bem.

Finalmente é descoberto o paradeiro de Mercúrio. Ele está junto a raça dos Inumanos e iniciou um romance com a inumana Crystal. A notícia é recebida com alegria pelos Vingadores. Porém, quando a irmã do herói, Feiticeira Escarlate, anúncia que ela e o Visão estão se entendendo, Mercúrio dá uma lição de moral na coitada, o que deixa todos meio que sem graça (afinal, um esporro daqueles na frente dos amigos, ninguém merece...).

Avengers110B.jpg


Meio que pra disfarçar a saia justa, os outros Vingadores conversam sobre o futuro do grupo, com a saída do Gavião Arqueiro. É quando recebem um alerta da Mansão de Charles Xavier, mentor dos X-Men. Imagens mostram o local destruído e Xavier parece ferido. Chegando na Mansão, encontram Cíclope, Jean Grey e Homem de Gelo caídos nos escombros. Homem de Ferro ainda tira o Anjo de dentro do local. Antes de entrarem em sua nave, são atacados por enormes rochas. O agressor não é avistado, mas a Feiticeira Escarlate reconhece o estilo: é Magneto, líder da Irmandade de Mutantes, da qual ela e Mercúrio já fizeram parte. De fato, aparentemente com uma nova Irmandade, é o vilão quem estava disfarçado com o uniforme do Anjo (que o Homem de Ferro carregava).

Bom... nem é preciso dizer que não é uma boa idéia lutar contra Magneto, o senhor do magnetismo, usando uma armadura de ferro (mesmo que a mitologia do personagem remeta a histórias passadas que dizem que o "ferro" utilizado na armadura é antimagnético). Logo, o herói é usado como "peça" para derrubar os outros vingadores. Com isso, o vilão consegue sequestrar partes das duas equipes.

Continua.

GaleriaAzulCp.jpg

GaleriaIronMan057.jpg

Arte de Bob Layton, sobre desenho de George Tuska

Matéria publicada originalmente em:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark
 
IronMan58A.jpg

IRON MAN 58
(Maio de 1973)


A história "Mandarin and the Unicorn: Double-Death!" foi escrita por Steve Gerber e desenhada por George Tuska, com arte final de Mike Esposito e Frank Giacoia. Stark sem problemas cardíacos e o primeiro agitado dia de Pepper Potts em sua volta ao antigo emprego.

Homem de Ferro é atingido no peito (da armadura, claro) pelas rajadas dos anéis do Mandarim e do capacete do Unicórnio. Com isso, sua placa peitoral, grande responsável por segurar as pontas de seu coração transplantado, é irremediavelmente danificada.

O herói voa cambaleante para seu escritório, onde encontra Pepper e desmaia. Ela ainda tenta recarregá-la (a velha e boa tosquice de recarregar a armadura numa simples tomada... lembram?), mas nem isso funciona. Quando ela vai chamar o médico... ele a impede. Pelo jeito, os danos não foram tão fatais assim. Dentro de seu laboratório, Stark descobre que o coração transplantado finalmente está se adaptando e ele não precisa ser tão dependente da placa peitoral assim. Recuperado, ele inicia o conserto da armadura.

IronMan58B.jpg


Stark ouve um tumulto fora de seu laboratório e dá de cara com os manifestantes que ainda pensam que ele é um traidor da América. Com sua lábia, consegue convencer a todos que estão sendo enganados por Gene Kahn que é, na verdade, o vilão Mandarim.

Com os manifestantes se acalmando, Stark veste a armadura e parte para o destruído escritório de Kahn a procura de pistas dos dois vilões. Não procura muito, já que a dupla o ataca no local do crime mesmo. O Mandarim tenta deixar o herói sem visão ao disparar trevas de seus anéis. Ele, claro, usa lentes de contato especiais para ver na escuridão. Mas isso acaba causando uma pequena confusão e o Unicórnio o atinge. Inexplicavelmente, a mente do Mandarim vai parar dentro do corpo do Unicórnio, que estava agindo sob o comando do vilão. O poder do Unicórnio, desde sua última aparição, está consumindo o corpo do vilão. Devido a isso, Mandarim foge para tentar reverter o processo antes que ele mesmo seja vítima do mal que aflige seu comparsa.

Os manifestantes estão contidos por terem sido finalmente convencidos da inocência de Stark e o herói finalmente poderia dar uma descansada. Poderia... porque o telefone logo toca e... bom... continua na próxima edição.


Avengers111A.jpg

AVENGERS 111
(Maio de de 1973)


A história "...And Now Magneto!" foi escrita por Steve Englehart e desenhada por Don Heck, com arte final de Frank Giacoia e Mike Esposito. Mais um passo no desenvolvimento do romance entre Feiticeira Escarlate e Visão, mostrando os problemas que vêm junto com qualquer relacionament, algo que o Homem de Ferro conhece muito bem.

Parte dos Vingadores e os X-Men tiveram suas mentes controladas por Magneto. O que? Não sabia que o mestre do magnetismo podia fazer isso? Nem eu... Mas o próprio vilão explica: seu controle sobre o magnetismo atua sobre elementos metálicos. Logo, ele controla também o ferro que exista no nosso sangue. Com isso, controla o fluxo sanguíneo que corre para o cérebro... dando controle sobre o corpo no qual esse sangue corre. Com isso, tem vingadores e mutantes como seus escravos mentais.

Avengers111B.jpg


A nova "irmandade" de Magneto ataca e sequestra uma comissão sobre energia atômica. O intento de Magneto é usar energia nuclear para causar novas mutações e ter um exército de mutantes. Na mansão de um dos integrantes dessa comissão, o grupo é atacado pelos vingadores remanescentes, que agora tem a ajuda de Demolidor e Viúva Negra. Mas o vilão, mesmo sendo perseguido por um vingador poderoso como Thor, consegue fugir ameaçando obrigar seus "escravos" a cometerem suicídio caso ele seja seguido.

No esconderijo de Magneto, os vingadores remanescentes operam um novo ataque. Homem de Ferro e Capitão América (controlados por Magneto) atacam Thor, mas levam a pior. A situação só se resolve porque o Visão ficou intangível e entrou no corpo de um dos mutantes de Magneto (É... eu também não sabia que ele podia fazer isso...) controlando sua mente e atacando seu líder na traição.

Após a situação resolvida, com os heróis libertados, Capitão América convida Demolidor e Viúva Negra para serem vingadores. O herói cego agradece mas decide não entrar para o grupo. Já sua parceira, a Viúva Negra, decide se integrar ao grupo.



MarvelTeamUp009A.jpg

MARVEL TEAM UP 9
(Maio de de 1973)


A história "The Tomorrow War!" foi escrita por Gerry Conway e desenhada por Ross Andry, com arte final de Frank Bolle. A revista americana Marvel Team-Up reunia dois personagens da Marvel em uma mesma aventura. Inicialmente, essa dobradinha tinha dois personagens fixos, Homem Aranha e Tocha Humana, que se uniam a algum outro personagem. Com pouco tempo, a revista passou a priorizar os encontros do Homem Aranha com outros heróis. Esta é a primeira vez em que o Homem de Ferro aparece no título.

O Homem de Ferro aparece para investigar um estranho terremoto, cujo epicentro parece ser a Mansão dos Vingadores já que ela desaparece e reaparece constantemente. Há também uma espécie de barreira invisível e inviolável que nem mesmo o poderoso herói de armadura consegue penetrar.

O Homem Aranha chega ao local e oferece ajuda. Homem de Ferro dispensa, dizendo que aquele é um problema dele (historicamente, no primeiro encontro entre estes dois heróis, o herói de armadura também deu esse tipo de esnobada). A saia justa logo é desfeita quando um estranho buraco surge em pleno ar e os dois heróis pulam pra dentro dele, caindo em uma estranha e psicodélica dimensão, onde naves espaciais trocam tiros. O Homem de Ferro é preso por uma delas, que o devolve para seu parceiro. Dentro da nave, revela-se Zarrko, antigo inimigo do Thor.

MarvelTeamUp009B.jpg


Zarrko explica que o seu tempo, o século 25, foi invadido e dominado por um inimigo em comum entre ele e os Vingadores. Avisa ainda que o grupo de heróis está preso em uma fortaleza criada por tal inimigo. Levados por Zarrko, os dois heróis invadem a fortaleza, passando por um pequeno exército. Tudo segue fácil, até que um enorme robô soca o peito do Homem de Ferro e o deixa cambaleante (nessa história, Stark ainda estava dependente da placa peitoral). O Homem Aranha derruba o robozão e ajuda o companheiro a chegar até a câmara onde se encontram seus amigos vingadores, preso por... Kang, o Conquistador (eis o outro vilão).

Kang derruba tanto o Homem de Ferro (que já estava meio derrubado) e o Homem Aranha. Mas, enquanto cantava vitória, seu outro inimigo, Zarrko chega para dominá-lo... e não salvar os heróis, é bom explicar. A dupla de heróis encontra-se indefesa no meio da briga entre dois vilões, em um tempo que não é o deles. Percebe a encrenca?

Continua...

GaleriaAzulCp.jpg

GaleriaIronMan058.jpg

Arte de Bob Layton

Matéria publicada originalmente em:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo