• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

NÚMENOR É A "ATLÂNTIDA"?...

Fazem parte da Teoria. Creio que assim como a respeito de Arthur, a Lenda de Atlântida possa ser fundamentada. Os Hunos são um dos povos correspondentes a essa tese. Acho quea gora ficou claro?
Senão pode continuar que vamos conversando.
Almië, exatamente, sendo a história cíclica, não vejo nada que possa barrar a ligação dos mitos a um fundo verdadeiro.

Abraços.
 
Aracáno Elessar disse:
Fazem parte da Teoria. Creio que assim como a respeito de Arthur, a Lenda de Atlântida possa ser fundamentada. Os Hunos são um dos povos correspondentes a essa tese. Acho quea gora ficou claro?
Senão pode continuar que vamos conversando.
Almië, exatamente, sendo a história cíclica, não vejo nada que possa barrar a ligação dos mitos a um fundo verdadeiro.

Abraços.

Os hunos são asiáticos, não germânicos, por isso que eu não vejo nexo na citação dos mesmos.
 
*Os hunos eram um dos povos bárbaros mais violentos. Eram nômades (não tinham habitação fixa e viviam a percorrer campos e florestas) provenientes da região da Mongólia na Ásia Central. Eles começaram a migrar paro o Oeste no Século III, dizem alguns historiadores, por causa de mudanças climáticas!!


*Criaram um vasto império no sudeste e centro da Europa e empurraram os povos germânicos em direção ao interior do Império Romano. Hábeis cavaleiros, começaram a acumular poder a partir de sua primeira invasão do sudeste europeu, por volta do ano 370. Dominaram muitos dos povos que habitavam a Europa oriental, como os Ostrogodos e os Visigodos.

migração, nomadismo, mistura de culturas... coisas a refletir... :think:

espero que tenha ajudado...

:mrgreen: :joy:

p.s.: Aracáno vc recebeu minha MP??? eu gostaria mt de saber onde vc cursou historia e se gostou do curso!!! :roll:
 
Última edição:
*ALMIË* disse:
*Os hunos eram um dos povos bárbaros mais violentos. Eram nômades (não tinham habitação fixa e viviam a percorrer campos e florestas) provenientes da região da Mongólia na Ásia Central. Eles começaram a migrar paro o Oeste no Século III, dizem alguns historiadores, por causa de mudanças climáticas!!


*Criaram um vasto império no sudeste e centro da Europa e empurraram os povos germânicos em direção ao interior do Império Romano. Hábeis cavaleiros, começaram a acumular poder a partir de sua primeira invasão do sudeste europeu, por volta do ano 370. Dominaram muitos dos povos que habitavam a Europa oriental, como os Ostrogodos e os Visigodos.

migração, nomadismo, mistura de culturas... coisas a refletir... :think:

espero que tenha ajudado...

:mrgreen: :joy:

Até aí tudo bem. Eles foram inclusive convidados pelo Império ROmano a assumir certas porções de terra (Pannonia, em 361).
 
Que bom que ajudou!!

Pessoalmente acredito mt na teoria dos Celtas..mas mts historiadores acreditam que aquela crença em atlantida e sua cicilização avançada estava diretamente relacionada com Creta, sua cultura e seu suposto avanço ( igualdade quase que total entre homens e mulheres, a relação de respeito com os touros i tals..).
Li um livro sobre esse assunto a pouco tempo, mas não me recordo o nome... a hora que eu achar perdido em algum lugar eu posto o nome aqui!!

:mrgreen:
 
Exato Almië. Curso Unesp, e gosto muito do curso.
Deriel, o que quero dizer é, que de acordo com a teoria não tratemos os hunos como arianos, mas como Atlântides.
De acordo com isso, eles teriam antes da Ásia vindo de Atlântida, e por condições climáticas desfavoráveis nos meados do século III teriam vindo ao ocidente.
A menção que você mesmo fez a respeito dos milênios imcompatíveis são usados nesta teoria, de toda origem bárbara advir de Atlântida. Inclusive a referência a Creta.
Quando você os diz como arianos menciona algo posterior.
Mesmo sendo uma teoria não esqueça-se que delas provém nosso conhecimento.
Tendo a história como cíclica, basear-se no pressuposto do senso comum não parece-me interessante.
Quanto aos hunos, no âmbito que temos hoje:

As antigas crônicas chinesas mencionavam um povo nômade e guerreiro das estepes asiáticas, denominado Xiong-Nu os hunos. Parentes dos turcos, os hunos ganharam a fama de guerreiros invencíveis. Com seus inseparáveis cavalos, eram também considerados os mais hábeis cavaleiros do mundo. No século IV, apesar da Grande Muralha chinesa, os hunos conquistaram o norte da China. Enquanto isso, outro grupo, o dos hunos ocidentais, rumava para o oeste. Em 370, depois de atravessarem os rios Volga e Don, esses hunos entraram em contato com os ostrogodos, no sul da Rússia, e derrotaram-nos em 375. Os ostrogodos que não aceitaram submeter-se fugiram para o Ocidente e se juntaram aos visigodos. Mas estes, pressionados pelos hunos, inimigos que julgavam incapazes de vencer, suplicaram ao imperador da parte oriental do Império Romano, Valente (364 - 378), a permissão para ingressar em seus domínios.

Creio que Roma tenha agido duplamente nesta época, mas incerto é o fato de receberem terras em 361 d.c. Tendo em vista que as grandes invasões como a de 406 d.c deveram-se ao fato dos Hunos encurralarem suevos, vândalos e alanos, que pressionados devastaram a Gália. Valente também veio a cometer um erro a instalar os visogodos, pois em sua chegada pilharam tudo que encontraram pela frente.
A teoria de Atlântida poderia nos esclarecer a origem destes povos, até então desconhecidos, e de certa forma evoluidos com relação a Roma.
Se um ancestral em comum tivesse vindo de Atlântida, retomariam um curso evolutivo, e como gregos, não haveria unidade, formando assim várias tribos em lugares diferentes, onde a ínicio fora mais propício viver. Os Hunos poderiam ter encontrado na Ásia seu novo lar, até mesmo diria que se tornaram então agora Hunos, e desenvolveram de acordo com a necessidade suas técnicas. Os demais povos evoluiram como puderam, afinal, há tanta diferença entre Esparta e Atenas como entre Hunos e Godos.

Abraços.
 
Última edição:
E alguém aí já ouviu falar que Tolkien tinha um sonho de uma ilha destruída por um maremoto, e que só deixou de sonhar com isto após escrever "A Queda de Númenor"?...
 
Se não me engano foi citado sim, mas poderia complementar a nós como foi, não N'liärien?! =]

É que o tópico entrou em uma discussão histórica profunda...
 
Foi citado? Aqui?... Puxa, não vi... Desculpe-me o autor da citação; é que li apenas os últimos posts, antes de dar mais uma opinião.

Mas, fazendo o que a Fairy aconselhou, digo algo mais: Tolkien afirma, numa de suas cartas, que tinha esta saudade, esta impressão, este sonho renitente da destruição de uma ilha; NÃO SÓ ELE MAS UM DE SEUS FILHOS (Michael, e não Christopher; não é supreendente?...).

Ele diz, na carta, que o sonho cessou, após a escrita da Queda de Númenor.

Até, caríssimos.
 
E alguém aí já ouviu falar que Tolkien tinha um sonho de uma ilha destruída por um maremoto, e que só deixou de sonhar com isto após escrever "A Queda de Númenor"?...

Sim, eu já li sobre esse sonho e de fato, N'liaren, Tolkien afirmava crer que era um dos "filhos da Atlântida"; ele cria ser descendente do povo da ilha, como pode ser comprovado em algumas de suas entrevistas e cartas. Não vou citar quais unicamente porque me foge da memória quais são, e eu não as tenho no computador por agora.

Respondendo de uma forma melhor a sua pergunta, o sonho de Tolkien, ao menos no que li sobre ele, consistia em uma grande onda que vinha do mar e arrebentava-se contra uma ilha, "sugando", assim, essa ilha para o fundo do mar, exatamente o que, segundo a lenda, aconteceu com Atlântida (cf. mitos gregos referentes a Atlântida e "A ira dos deuses contra Atlântida", facilmente encontrados no nosso amigo Google).

Se ele era ou não um descendente de atlantes, só Deus e a Area 51 sabem...
 
Claro que sim! E acreditem, todo escritor adoraria ter a sua atlantida!! pelo menos eu, também tenho a minha hehehehe. criei ela antes de ler sobre a queda de númenor,mas é baseada em Atlândia, e aposto que o professro também se baseou nela!
Claro que a colocou, ao mesmo tempo, de uma maneira muito original!
Salve salve o Professor!! :cerva:
 
Bom, "viajando" BASTANTE...

Supondo que Atlântida tenha existido e realmente seus habitantes tenham deixado a terra antes da destruição, supondo que tenham dado origem a todos os povos dentre os bárbaros que foram citados pelo Aracáno Elessar (a quem fico grato pela "aula" de história, realmente uma teoria bem interessante...), pessoas e povos entre nós seriam descendentes de atlantes.

Já ouvi falar de teorias de que certos sentimentos, medos e traumas, passam através das gerações como se fossem uma "carga genética", como se os genótipos determinassem também certas características psicológicas, por exemplo: numa teoria que ouvi as meninas sentem mais medo de "monstrons embaixo da cama" e os meninos de "coisas estranhas" na janela ou no armário, pois na Pré-história os homens ficavam caçando no chão, e temiam que alguma fera os atacasse pelos "lados", já as mulheres permaneciam em lugares altos para se proteger e observavam as mesmas feras "de cima". Imagino que as gerações não transmitissem esse "medo" culturalmente, mas sim que é algo determinado mais biologicamente (é difícil aceitar e explicar essa teoria principalmente porque os estudos que relacionam a psicologia à genética são pouco desenvolvidos).

Aí chegamos a Tolkien e o sonho, sendo ele um dos descendentes dos Atlantes ele guardaria a "lembrança" (geneticamente determinada) de um trauma de seus antepassados, sem contudo saber o que e nem porque...

É, viajei bastante mesmo, espero que ninguém ache que sou algum tipo de doido varrido ou um ateu radical, não sou nem um nem outro (sou, como Tolkien, Católico Romano), apenas tentando dar uma explicação mais "científica" à coisa toda...

P.S.: Quanto a essas teorias de genética/psicologia eu já vi em vários lugares, mas um dos que mais me recordo foi um documentário na televisão há alguns anos...
 
Nobre Antigo Istaru, não é mais simples dizer: Tolkien é a reencarnação de um atlante e por isto lembra do que aconteceu a ele?...

Carga genética?... Tb conheço a teoria, que é - até onde sei - conseqüência do pensamento de Jung e do seu "inconsciente coletivo".

Ainda assim, fico com os filósofos que diziam que a resposta certa geralmente é a mais simples: Tolkien viveu em Atlântida...

"Muita maionese"?... Com certeza... Ou não.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo