1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Nova técnica facilita 'enxergar' atmosfera de planeta fora do Sistema Solar

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por Morfindel Werwulf Rúnarmo, 29 Jun 2012.

  1. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    A difícil tarefa de estudar a composição atmosférica de planetas além do Sistema Solar agora ficou mais fácil, segundo estudo publicado na revista científica "Nature".

    Até então, os gases dos ditos exoplanetas só podiam ser quantificados quando eles passavam na frente de uma estrela próxima para que essa luz, ao passar pela atmosfera, pudesse ser captada por astrônomos. Essa situação de planetas em trânsito é bem rara.

    Agora, com o advento de um novo tipo de detector infravermelho, instalado num telescópio do Observatório Europeu do Sul, no Chile, os cientistas podem enfim captar raios de luz vindos diretamente dos exoplanetas.

    Os primeiros registros são de um astro chamado Tau do Boieiro b, situado a 50 anos-luz da Terra. Ele é seis vezes maior que Júpiter e tem CO (monóxido de carbono) em sua atmosfera.

    afirma Ignas Snellen, da Universidade de Leiden, na Holanda.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     

Compartilhar