• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Nova pílula robótica vai revolucionar maneira de tomar remédio

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Nova pílula robótica vai mudar maneira de tomar remédio

Imagem: MIT/ScienceRobotics/Reprodução

Uma pílula robótica que absorve muco pode abrir caminho para uma nova forma de tomarmos remédio. O dispositivo do tamanho de um cápsula de vitamina leva um motor e compartimento de carga. Ali, podem ficar os mais variados medicamentos – inclusive os administrados por injeção ou via intravenosa, como insulina e antibióticos.

O MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, na sigla em inglês) apresentou o protótipo, que ganhou o apelido de RoboCap, na revista ScienceRobotics, na quarta-feira (28).

Segundo o estudo, a pílula robótica consegue “escapar” de agentes importantes do corpo, como o ácido estomacal e enzimas digestivas, por exemplo. Em muitos casos, o muco estomacal pode prender partículas das drogas, impedindo que entrem na corrente sanguínea e tenham 100% de absorção.

Pensando nisso, o RoboCap usa os sulcos em sua superfície para “esfregar” o muco intestinal. É como se fosse uma esponja em miniatura girando dentro de uma garrafa.

Nos experimentos com porcos, a pílula abriu um túnel através do muco que reveste as paredes do intestino delgado – onde alguns medicamentos são absorvidos com mais facilidade.

Depois de “esfregar” por 35 minutos, o RoboCap depositou insulina no local. O protótipo conseguiu fazer o mesmo com antibiótico vancomicina. Em seguida, a pílula seguiu sua viagem pelo intestino até sair do corpo.

O dispositivo é inovador porque pode se tornar uma saída para evitar injeções diárias ou internações hospitalares. “Seria uma grande virada de jogo”, disse Shriya Srinivasan, engenheiro biomédico do MIT e autor do estudo, ao site ScienceNews.

Segundo Srinivasan, o RoboCap também pode fornecer cargas maiores de remédios. A equipe do MIT já havia desenvolvido uma pílula semelhante em 2019, do tamanho de uma ervilha, mas sem capacidade de funcionar no intestino delgado.

 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo