• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notificação falsa rouba dados de usuários do Facebook

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
[h=2]Link para suposto download de mensagem de voz leva, na verdade, a malware, segundo Bitdefender[/h]

noticia_76030.jpg

Uma vez que o malware é instalado em uma máquina, instala-se também um mecanismo de propagação do malware​

Um comunicado divulgado nesta quarta-feira (16) pela Bitdefender alerta sobre uma nova prática criminosa que está sendo aplicada contra usuários do Facebook. Por meio de um e-mail com o mesmo padrão gráfico das mensagens oficialmente enviadas para o endereço cadastrado na conta da rede social, o usuário é informado de que há uma nova mensagem de voz, supostamente deixada por um dos contatos. Entretanto, o link para ouvir a mensagem, na verdade, faz o download de um malware que, quando executado, pode roubar dados do usuário e até mesmo prejudicar o funcionamento do sistema operacional.

Uma vez que o malware é instalado em uma máquina, instala-se também um mecanismo de propagação do malware. Os arquivos maliciosos, com extensão “clp” alojam-se na pasta Windows System32, e, a partir daí, o vírus se apodera da conta do usuário e começa a encaminhar mensagem para todos os contatos registrados.

De acordo com Eduardo D’Antona, Country Partner da Bitdefender no Brasil, ao receber esse tipo de e-mail, o usuário deve passar o mouse sobre o hiperlink e conferir se é uma mensagem segura, advinda realmente do Facebook. Caso contrário, o e-mail deve ser apagado imediatamente.
“Grande parte das mudanças nas políticas de acesso que se verifica junto ao Facebook ultimamente, gerando inclusive lentidão em alguns casos, se deve a cuidados de segurança que os gestores da rede precisam adotar para fazer frente a ataques que estão cada vez mais sofisticados”,
afirma D´Antona. Segundo ele, os danos para o usuário sem proteção adequada podem ser devastadores.

“Além do roubo de dados confidenciais, o vírus pode acarretar problemas ao sistema operacional do computador, impossibilitando a limpeza da máquina, a não ser via formatação. É importante lembrar ao usuário que, apesar de se mostrarem mais confiáveis, as mensagens enviadas por redes sociais são tão passíveis de falsificação como e-mails”,
adverte o diretor.

Fonte
 
Eu sai e voltei. Mas só voltei por conta da minha familia, é um modo de contato e eles não usam e-mail. ¬¬'
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo