Elring
Depending on what you said, I might kick your ass!
Segundo o The Hollywood Reporter, aconteceu na China, neste último mês, o Asian Youth Animation and Comics Contest, evento com o propósito de copiar o sucesso do Japão na exportação de anime. Em outras palavras, a China quer ser como (ou melhor) que o Japão nesse mercado, algo que está longe de acontecer.
Como parte dos esforços neste investimento, o Ministério da Cultura chinês tem aprovado inúmeros eventos voltados ao gênero, como competições e produções envolvendo desenhos animados, que possuem a probabilidade de serem exportados para os Estados Unidos. Desde 2007, o evento em questão se destaca na cidade de Guiyang, a qual este ano recebeu juristas, palestrantes, debatedores e demais participantes (com destaque para Mark Walsh, diretor da Pixar Animation Studios) de mais de 26 países, incluindo os Estados Unidos.
Leia mais em: China: País investe na produção de anime e mangá - Anime, Mangá e TV ANMTV
Não sei se o termo é o mesmo para as produções feitas nas terras de Mao, mas o apetite do Governo parece querer abocanhar as lucrativas produções de animes e mangás, um terreno que até hoje é dominado pelo Japão e pela Coréia do Sul. Levando-se em conta o gigantismo do país e o boom consumista dos chineses, não será surpresa se a China ultrapassar o Japão nesta área, também.