• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Nomes e Sobrenomes

Os hobbits eram, apesar de preguiçosos, um bocado organizados com essas coisas, também pouco brigavam entre si, eles são a sociedade utópica de Tolkien.
 
Estranho como os hobbits parecem mais avançados nesse quesito
Isso porque para os hobbits era sempre muito importante saber quem era parente de quem e em que grau, eles eram loucos por árvores genealógicas.
 
Mas vale qualquer mínima opinião, só pra valer o post! :beer:
E vale avisar pra não usar cores de letra exóticas porque as vezes é difícil de ler.
 
É, a chave de tudo foi as Árvores Genealógicas que a *laninha* falou. Olha só o que veio na minha cabeça quando eu li isso:

Essa questão de sobrenomes é uma coisa mais burocrática e representativa. Os homens, elfos, anões etc. estavam mais preocupados com outras coisas que não a burocracia, razão pela qual usavam só epítetos para apresentarem-se. Geralmente esses epítetos indicavam algo que eles haviam feito, o que serviria para distinguí-los por meio de suas ações, não predestinações (leia-se famílias). Como elfos, homens, anões e etc. estavam sempre se envolvendo em guerras, batalhas, negociações e outras ações do tipo necessitavam de algo que chamasse a atenção para o que eles haviam feito, que impusesse seu primeiro nome, e impusesse respeito também. Um exemplo é Thorin Escudo-de-Carvalho: toda vez que lemos o "Escudo-de-Carvalho", inevitavelmente (se soubermos da história) nos lembraremos do episódio em que ele se defendeu com um ramo de carvalho quando não tinha um escudo em mãos, e saberemos que ele, Thorin, é sagaz nos momentos precisos e blablabla.
Agora, pra fechar essa viagem que eu dei aqui: os hobbits não são seres guerreiros. São pacíficos até demais, então estão mais ligados a essas tradições de sobrenomes, respeito familiar e tal. São seres que só observam, que passam o dia num marasmo cachimbístico condadeiro total, só esperando a próxima colheita. Praticamente a maior diversão e prazer deles é o relacionamento com outros seres (principalmente da sua própria raça), uma vez que muito raramente saem do Condado para ter contato com o mundo exterior. Sendo assim, eles vêm nas suas famílias o círculo de relacionamento mais próximo que possuem, e sempre estão registrando-o e respeitando seus clãs.

Em resumou, o sobrenome na Terra-Média não é tão importante quanto a chance de dizer "Gimli, Membro Oficial da Comitiva do Anel ou Eu Vi o Chapéu Pontudo do Gandalf de Perto" :mrgreen:
 
Lembrei de uma coisa, os que se identifacam por casas se equivalem aos escoceses e seus clãs. E aqueles epítetos como filho de Arathorn aos escandinavos. Por exemplo:
Húrin, da casa de Hador => Húrin MacHador
Aragorn, filho de Arathorn => Arangorn Arathornsson
 
marasmo cachimbístico condadeiro total,
Adorei a expressão, posso usa-la qualquer dia desses?
Sendo assim, eles vêm nas suas famílias o círculo de relacionamento mais próximo que possuem, e sempre estão registrando-o e respeitando seus clãs.
Isso também pode vir do fato de que um hobbit quer sempre ser respeitado pelo o que é e a qual familia pertence, como ser um Tuk além de significar riqueza significava as vezes uma dose de loucura, Bolseiro (antes do Bilbo) era muito respeitado até Sam tinha orgulho de sua familia e seu sobrenome e também para deixar claro que não se era parente da parte hobbit indesejada como os Sacola-Bolseiro por exemplo. Só uma idéia minha é claro.
 
*laninha* disse:
Adorei a expressão, posso usa-la qualquer dia desses?

Claro que pode! :cerva:

Isso também pode vir do fato de que um hobbit quer sempre ser respeitado pelo o que é e a qual familia pertence, como ser um Tuk além de significar riqueza significava as vezes uma dose de loucura, Bolseiro (antes do Bilbo) era muito respeitado até Sam tinha orgulho de sua familia e seu sobrenome e também para deixar claro que não se era parente da parte hobbit indesejada como os Sacola-Bolseiro por exemplo. Só uma idéia minha é claro.

Eu não lembrei disso. Os hobbits levam mesmo essas coisas de "famílias normais" em conta, tanto que o próprio primeiro capítulo da Sociedade fala muito sobre isso. No Hobbit tem essa passagem, que confirma isso que você disse, Laninha: "alguns membros do clã Tûk saíam em busca de aventuras. Desapareciam silenciosamente e a família silenciava o assunto; mas permanecia o fato de que os Tûks não eram tão respeitáveis como os Bolseiros, embora fossem indubitavelmente mais ricos". Hobbit e aventuras, como eu havia falado, realmente não combinam... :mrgreen:
 
Os hobbits levam mesmo essas coisas de "famílias normais" em conta,
E uma coisa curiosa nos hobbits é que para eles herdavam o nome e as manias, Frodo era excentrico como Bilbo (como os Bolseiros ficaram conhecidos depois de Bilbo), Pippin era o mais curioso de todos fazendo jus ao nome Tuk, Merry o mais sensato seguindo a linha dos Brandebuques. Herdar o nome era herdar as esquisitices e tudo que vinha junto.
 
(Não consegui editar meu post por causa da droga da minha internet)
Corrigindo o post acima>> Sim, e ainda por cima diziam que bilbo era doido porque tinha sangue de Tûk, e diziam que Frodo era esquisito por ser parente dos Brandebuques.
 
Cara, na obra de Tolkien, há personagens e personagens, uns super importantes, como o Aragorn, outros mais secundários, como Legolas. Os mais importantes são mais conhecidos em Arda- o que faz com que o simples dizer de seu nome provoque medo em alguém, ou provoque uma lembrança. Aragorn é um deles- todo mundo sabia quem ele era. Legolas, já naum. Portanto, na minha opinião, sobrenome são para os personagens mais secundários e desconhecidos em Arda.
 
Isso não faz sentido...Frodo era um personagem principal e tem sobrenome! Isso é realmente uma questão cultural, tem nada a ver com a "importância" do personagem.
 
Concordo com a Shantideva. É uma questão ligada à cultura de cada povo, e de como eles encaram a necessidade de ter um sobrenome: se acham que é melhor colocar "Bolseiro" depois do primeiro nome para indicar seu clã ou em vez disso optar por "Escudo-de-Carvalho" para indicar algum ato heróico ou coisa do tipo.

Mas o melhor mesmo seria se tivéssemos uma fonte confiável para tirar afirmações quanto a isso, e eu não sei de nenhuma... :tsc:
 
Em Arnor e Gondor a família real não tinha sobrenomes, né?

Então isso seria algum tipo de cultura, como a Shantideva falou, herdada de Númenor? Ou talvez seja mais antiga ainda?
 
Post original de daeril
Em Arnor e Gondor a família real não tinha sobrenomes, né?

Em Gondor, na Quarta Era, Aragorn diz que "o nome da minha casa será Telcontar". Acho q isso poderia ser considerado um sobrenome.

Mas esse é o único registro q me lembro...Se achar mais algum, posto mais tarde!!
 
Post original de Calimbadil :
Sim, e ainda por cima diziam que bilbo era doido porque tinha sangue de Tûk, e diziam que Frodo era esquisito por ser parente dos Brandebuques.
Porque para o pessoal da Vila dos Hobbits tudo que vinha de fora era esquisito, lá sim era o centro do "marasmo cachimbístico condadeiro total", tudo que era diferente assustava como o fato de Frodo e Bilbo serem cultos e conversarem com os elfos.
 
Porque para o pessoal da Vila dos Hobbits tudo que vinha de fora era esquisito, lá sim era o centro do "marasmo cachimbístico condadeiro total", tudo que era diferente assustava como o fato de Frodo e Bilbo serem cultos e conversarem com os elfos.

e, ironicamente, mesmo depois de Frodo ter salvado a Terra-Média eles ainda o desprezavam:think:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo