Eis que após vários meses sem entrar muito na questão, a Sony aproveitou o Hotchips, um congresso de semi-condutores realizado na Universidade de Stanford, para abrir o "core" do processador do PSP e revelar ao mundo detalhes mais específicos sobre o coração do portátil.
A empresa revelou que o PSP será baseado em 4 blocos principais: a CPU principal, o processador de mídia, o processador gráfico e o "engine portátil virtual", que nada mais é que um chip de assistência reconfigurável, também presente nos walkmans da empresa, para conservar mais as baterias.
Como já sabemos, o portátil incluirá tela TFT LCD widescreen de 4.3 polegadas com resolução máxima de 480x272, bateria de lithium-ion, processará música em formato AAC e MP3 e AVC/@MP para fotos e filmes. Os jogos e outros conteúdos como filmes será armazanados em discos ópticos especiais chamados UMD com capacidade para até 1.8 GB. As medidas do aparelho são 70mm x 74mm x 23mm, psando 260 gramas.
Masanobu Okabe, designer da Sony, resumiu o chipset do PSP com as seguintes palavras: "um único chip DRAM LSI (Large Scale Integration) de 90nm, um engine com gráficos 3D e um processador reconfigurável". Ele também cita que o engine terá um acelerador de hardware capaz de rodar mídia no formato de compressão de vídeo H.264, um algotirmo de vídeo baseado em MPEG-4 (part 10).
A CPU MIPS R4000 de 32-Bits que a Sony no passado mencionou estar presente no sistema terá uma velocidade de clock de até 333MHz, com bus de até 166MHz, dependendo da aplicação, e fará uso de 4MB de memória DRAM embutida (2MB para jogo e 2MB para mídia). Em situações de baixo carregamento, o chip então diminuiria o uso dos blocos, consumindo menos energia dessa forma. O chip inteiro totaliza 6 milhões de portas lógicas e uma quantidade não revelada de transistores. A produção do chip será feita com processo de 90 nanômetros, em cobre, usando 7 camadas.
Ainda sobre a ecomonia de energia do portátil, a voltagem do chip principal variará entre 0.8 V e 1.2 V. Okabe disse que o consumo do chip ou do engine 3D terá variações de acordo com o tipo de aplicação, mas preferiu não entrar em muitos detalhes. Sabe-se apenas que o consumo do sistema quando estiver sendo usado para processamento de mídia com o H.264 será menor que 500 miliWatts.
Okabe mencionou que a CPU terá um sub-bloco de segurança especialmente desenvolvido para proteger o sistema e os dados, ajudando a prevenir possíveis ataques de hackers sobre os dados salvos e até sobre os games.
Estranhamente, Okabe não mencionou a capacidade de comunicação do sistema via 802.11b WiFi, informando apenas como funções de I/O as portas USB e de Memory Stick (Memória Flash) do aparelho. Claro que isso não quer dizer que o PSP não tenha mais o prometido suporte a rede, preferindo a Sony entrar em detalhes sobre esse tipo de conexão em outra ocasião, mas que isso coloca algumas desnecessárias pulgas atrás da orelha...
Segundo Okabe, o engine gráfico do PSP terá uma interface de 512-bit com capacidade para 664 milhões de pixels ou 35 milhões de polígonos por segundo. Algumas primitivas gráficas estarão sendo suportadas pelo sistema como luzes direcionais, clipping, projeção de cenários e texture mapping, fogging, alpha blending, dithering, testes de profundidade e estêncil, tudo usando 16 ou 32-bit de cor. O chip gráfico de 166 MHz incluirá 2MB de memória embutida.
A parte gráfica do PSP terá capacidade de gerar vertex blending e morphing. Okabe mostrou ao público no evento uma ilustração de um personagem tipo cartoon que parecia mais real do que um mero modelo baseado em polígonos, graças ao suporte da novo modelo gráfico baseado em superfícies (curvas) ao invés de polígonos, usando a mesma quantidade de dados. "Tamanho reduzido de dados é vantajoso em softwares para portáteis", disse Okabe.
O chip está sendo produzido em uma fábrica própria da Sony (Sony Semiconductor Kyushu Corporation), situada em Nagasaki. Se não houver mais problemas, o PSP deverá ser lançado ainda este ano no Japão e no início de 2005 nos States.