• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Moscou não acredita em lágrimas (versão Putin)

Luciano R. M.

vira-latas
Stalin morreu
e suas estátuas
são apenas pó.
Maiakovisk foi picado
pelo escorpião
e hoje é apenas
uma carcaça sob a neve.
Até mesmo a KGB
perdeu seu posto
de deusa invisível
e insensível.
Mas, como em um
faroeste oriental,
ninguém chora,
nem crianças,
nem mulheres,
nem padres,
nem comunistas desacreditados,
nem imigrantes turcos,
nem mesmo poetas efeminados.
Moscou não acredita
em lágrimas, apenas
no sangue derramado.
 
Como era mesmo o nome daquela personagem russa do Dia de Finados? Lembra aquela parte em que ela chega na casa do Arno num dia de neve e ela fala que estava "coberta de lágrimas"?
 
Sabe, eu li um artigo que o JLM postou no Prosa que se refere a escritores em geral, mas fala bastante de poetas e de como as pessoas reagem mal em relação à poesia. Confesso que a carapuça me serviu, então, depois de alguns meses de fórum, tomei coragem de vir aqui olhar.
E logo me deparei com esse poema, que adorei!!!
Em poucas palavras, um retrato fiel da Rússia, que apesar dos pesares, eu tanto gosto!
Em março li um livro que falava sobre a Guerra da Tchetchênia e as últimas três linhas do teu poema sintetizam tudo o que ocorreu por lá.
Estou lendo sobre a História da Rússia e também busco na literatura livros que se passam no país.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo